Mais uma acha para a fogueira: Twitter está a ser processado por trabalhadores despedidos

30 Comentários

Ainda a compra não havia sido oficializada e Elon Musk já era sinónimo de polémica para o Twitter. Agora, e enquanto dono da rede social, o empresário está a vê-la a ser processada pelos trabalhadores que foram despedidos.

Segundo alegam, não foram avisados do despedimento com a devida antecedência.

Elon Musk e o Twitter. Fonte: TechCrunch

Conforme adiantou a CNBC News, o Twitter está a ser processado pelos antigos trabalhadores que se viram despedidos após a chegada de Elon Musk à chefia da rede social. Segundo alegam, não foram avisados do despedimento com a devida e esperada antecedência.

A documentação que dá conta do processo contra o Twitter deu entrada no tribunal federal de São Francisco, nos Estados Unidos da América, ontem, dia 3 de novembro.

Apesar de (nas palavras de Elon Musk) o pássaro só ter sido libertado oficialmente na passada sexta-feira, a polémica em torno do empresário já dura há mais tempo. Isto, porque, enquanto ainda era uma incerteza, este foi lançando ideias de possíveis alterações que levaria a cabo, caso investisse na rede social, agitando as águas em torno do Twitter.

Elon Musk

Uma das primeiras notícias após a compra por Elon Musk deu conta do despedimento de um grande número de funcionários – a estimativa aponta para 3.700, de acordo com O Jornal Económico. Agora, os lesados estão a processar a rede social por não terem sido avisados com a antecedência devida.

Recorde-se que, nos poucos dias que se passaram desde que Elon Musk se tornou dono do Twitter, já várias iniciativas foram levadas a cabo: preço do Twitter Blue, botão editar nos tweets, entre outras metas quase impossíveis de atingir, que estão a deixar os seus funcionários sob grande pressão.

 

Leia também:

YouTube é mais eficiente no combate da desinformação do que o Facebook e o TikTok

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de secalharya
    secalharya

    Fazem muito bem.

    O Sr. Charlatão anda desgovernado.
    “free speech” ficou arrumado numa gaveta.

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Primeiro diz que a empresa podia dar prejuízo, depois diz que o custo era 20€ e a seguir mudou pra 8€

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Sou só eu ou essa novela à volta do Twitter já enjoa?

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Bem vindo ao mundo da esquerda.

      1. Avatar de Pedro Pintas
        Pedro Pintas

        lol, reALMENTE

  3. Avatar de z-life
    z-life

    Uma empresa ser comprada e haver despedimentos em seguida.

    Coisa inédita, nunca antes vista…..como é que esta gente é capaz.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Isto é mesmo um comentário de quem vive do RSI

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        Ironía, ora lê lá outravez o que escrevi, mas acrescenta um tom sarcástico 😉

    2. Avatar de Castro
      Castro

      esse sarcasmo é dirigido a quem?
      Existem leis sobre despedimentos, e a Twitter não está a respeitar essas leis, aliás ignora deliberadamente as diferenças na legislação entre os vários países em que tem funcionários. Isso vai dar para o torto, e vai levar a investigações e muito provavelmente a multas!

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        Como na Delphi em Portugal?
        Como na Altice?
        Como na microsoft?
        Como na Apple?
        Ou como na Opel da Azambuja?

        1. Avatar de Castro
          Castro

          ok! já deu para perceber que não entendeste patavina do que se está a passar.
          A questão não é com haver despedimentos, é com o processo e os prazos não seguirem a lei, e fê-lo em vários países em simultâneo

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Na verdade seguiram a lei. Nos Estados Unidos podes despedir na hora e mandar para casa desde que pagues os 15 dias de pre aviso. Igual do lado do colaborador, pode despedir-se na hora e perder direito aos 15 dias remunerado de pre aviso.
            Só se o Twitter se estivese a recusar pagar os 15 dias incorreria em alguma penalização, mas como isso é standard duvido que o fossem fazer.

          2. Avatar de Castro
            Castro

            sr. Zé Fonseca A, o Twitter não se limitou a despedir apenas nos Estados Unidos, se tivesses prestado atenção ao que escrevi não terias vindo com esse argumento!!
            Para além disso cada estado dentro dos Estados Unidos também tem leis próprias, e ao que parece a Twitter não estará a respeitar as leis da Califórnia, que por sinal é até onde está a sede e a maioria dos empregados.

    3. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Adquirir uma empresa e tentar torná-la mais eficiente é o normal num bom empresário…e muitas vezes ,infelizmente ,é necessário fazer ajustes na força e no número de trabalhadores.Mas…e existe sempre um “mas”é necessário que esses “ajustes” sejam feitos de acordo com a lei o que não parece ser o caso. Mesmo num mercado de trabalho (quase) “selvagem” como o dos USA existem algumas regras a serem cumpridas!

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Continuas com falta de capacidade de interpretação.

      A notícia é sobre o facto dos trabalhadores terem sido despedidos sem que tenha sido respeitada a lei e não pelo facto de ser normal (segundo dizes) despedir pessoas após se adquirir uma empresa.

      Tens de começar a prestar atenção antes de escreveres.

  4. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Grande Musk, a comunada que nao faz nada a nao ser censurar tem que ser toda despedida!
    Deixem la que ele iria despedir a comunada se nao tivisse fundamentos para tal!
    GRANDE Musk!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      o que é que isso tem haver comm comunismo? Há cada um.

    2. Avatar de Sara
      Sara

      Esse comentário transpirou ignorância. Um homem que teve um império DADO, fruto de anos e anos de exploração claramente não tem um mínimo de humanismo e/ou empatia. Pegar em algo que todos deviamos ser – seres humanos – e gritar OOGA BOOGA COMUNISMO só mostra falta de inteligência, cultura, informação e empatia. Mas força. Ignorance really is a bliss.

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        Império dado, essa inveja tem de ser controlada senão ainda ficas el comunista.

        1. Avatar de Naodouonome
          Naodouonome

          Ele só construiu a spacex

      2. Avatar de PTO
        PTO

        100% de acordo!

      3. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Que? Ao que parece a ignorante aqui és tu, o homem teve perto de perder tudo na vida, arriscou, dormiu no seu carro muitas vezes para chegar onde chegou e tu toda invejosa o que é que fizeste da vida? que criatura ridícula, se não fosse por ele, ainda hoje gastávamos imensos recursos para ir e vir da estação internacional e poupar recursos ao planeta não é ser humano e empatia que tavas aí a falar? E os carros elétricos que pelo menos melhoram um pouco quando comparados aos de combustão relativamente ao mundo? Este pessoal não pensa antes de abrir a boca

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Coitado, já pensaste ir a um médico?
      Olha que isso pode piorar ainda mais.

      1. Avatar de Z-life
        Z-life

        Essa inveja e azia ainda te vão causar problemas de estômago.

  5. Avatar de Infinity
    Infinity

    E se todos os funcionários se despedissem no mesmo dia. Lá ia a empresa à vida

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Empresas dessa dimensão têm o mesmo número de trabalhadores em outsourcing/contractors que os dos quadros e assegurados por contratos com outras empresas, podiam sair todos que o trabalho continuava a ser feito.

      1. Avatar de JP
        JP

        Sim sim, por isso é que ele ainda não os despediu a todos, e já teve que voltar atrás na decisão e chamar empregados que já tinha despedido. Imagine-se…a empresa estava um caos.

  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    É aquele tipo de notícia que deixa sempre dúvidas no ar. Então o homem sabe que está debaixo do holofote e vai fazer uma asneira dessas? Munido dos melhores conselheiros legais que o dinheiro pode comprar?

    Ainda ontem li as supostas cartas de despedimento, os funcionários vão ficar até dia 2 de Fevereiro a receber 100%, sem trabalhar, claro. E no fim vão receber os prémios de produtividade a que têm direito pelo que fizeram e ainda a indemnização de fim de contrato. A única regra é cumprirem o código interno do Twitter (como é óbvio, se ainda são funcionários têm de o cumprir) e não falar sobre o processo de forma pública.

    Honestamente, haver uma reestruturação e o funcionário ir para casa, com ordenado pago a 100%, durante 3 meses, para poder reorganizar a sua vida e encontrar outro local para trabalhar não me parece assim tão ditatorial como estão a tentar pintar.

    Mais, o negócio é dele, para o bem ou para o mal. É altamente improvável ele ter mandado 44B$ (que não tinha, teve de pedir empréstimo) para o lixo.
    A pergunta que não vejo ninguém a fazer é: Que circo ele deve ter encontrado quando começou a olhar para as contas para ter esta reacção quase imediatamente após ter entrado na sede da empresa?

    E não se preocupem com o Twitter, ele passará de rede social para tudo-em-1 app, pagamentos e transferências crypto entre users incluídos, usando Doge como base de pagamento de fees.
    O negócio vai explodir, e ele vai voltar a ganhar dinheiro com isto tudo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ele não pediu empréstimo, fez uma ronda de financiamento junto de grandes investidores.

  7. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Queres ver que o homem agora já não pode fazer o que quer (dentro da lei) na sua empresa? este pessoal pseudo marxista que se instalou nos EUA são piores que parasitas.. se está dentro da lei o despedimento é calarem e porem-se a andar que só fizeram porcaria na empresa