Mais de 70% das pessoas não gostam do novo layout do Facebook (versão web)

26 Comentários

O Facebook já tinha anunciado um novo layout para a versão web da rede social. No entanto, apesar de o ter integrado aos poucos, ainda era possível migrar para o layout clássico durante 24h.

Agora a mudança foi definitiva e todos os utilizadores têm agora o novo design do Facebook nos seus computadores. Mas, de acordo com os resultados da nossa questão semanal, a esmagadora maioria não gosta do novo layout da versão web da rede social de Mark Zuckerberg.



Gosta do novo layout do Facebook (versão web)?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.440 respostas obtidas.

Não há qualquer dúvida de que ao novo formato da rede social de Mark Zuckerberg não agrada à grande maioria das pessoas. Isto porque 72% dos leitores responderam que não gostam do novo layout da versão web do Facebook (1.031 votos).

Por suave, apenas 28% diz que gosta das mudanças de design da rede social (409 votos).

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue o gráfico com os resultados:

Mas mesmo que o novo layout da rede social não seja do agrado da grande parte das pessoas, a mudança já está feita e não parece que Zuckerberg esteja disposto a voltar atrás.

Os utilizadores que não gostam deste formato queixam-se sobretudo que o Facebook ficou mais lento, a informação essencial ficou mais escondida e os pormenores menos importantes ganharam mais destaque, quando deveria ser o contrário.

Para além disso há ainda quem se queixe que a prevalência do tom branco deixa a rede social menos organizada e menos apelativa, uma vez que se torna mais complicado distinguir as diversas ferramentas.

Se não respondeu diga-nos agora se gostou do novo layout do Facebook (versão web).


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Para si, quais os fatores mais importantes na compra de um smartphone?

  • Preço (16%)
  • Bateria (12%)
  • Processador (12%)
  • Memória RAM (11%)
  • Armazenamento interno (10%)
  • Sistema Operativo (10%)
  • Câmaras fotográficas (9%)
  • Ecrã (8%)
  • Tamanho e Peso (4%)
  • Marca (4%)
  • Conectividade (3%)
  • Aplicações (1%)
  • Operadora (1%)

Total Votos: 2.597

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rúben Antunes
    Rúben Antunes

    Estranhamente ainda não tenho o novo layout.

  2. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Mas eu gosto do novo layout do Facebook…e o gráfico que mostram diz que 72% das pessoas GOSTAM do novo layout!

    1. Avatar de David
      David

      72% não gostam, aprenda a ler.

  3. Avatar de andarilho
    andarilho

    isto é verdade : “o Facebook ficou mais lento, a informação essencial ficou mais escondida e os pormenores menos importantes ganharam mais destaque, quando deveria ser o contrário”

  4. Avatar de Almaister
    Almaister

    Apesar de não usar Facebook, tenho cá em casa quem o use. É diferente mas não sei até que ponto é melhor ou pior que o “layout” antigo…

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Quem é gestor de páginas ainda consegue mudar para o aspecto antigo.

  6. Avatar de Mario Silva
  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Detesto o novo layout do Facebook em ambiente desktop e o facto de agora se arrastar uns segundos.Nunca mais o usarei sem ser no telemóvel.

  8. Avatar de LA
    LA

    Eu não desgosto. Tem um aspecto, muito mais clean.

  9. Avatar de Paulo Jaime Silva
    Paulo Jaime Silva

    Lento, confuso, baralhado, disperso e destaques inconvenientes!

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    “Agora a mudança foi definitiva e todos os utilizadores têm agora o novo design do Facebook nos seus computadores…”. Vão me desculpar mas a minha página de perfil continua exatamente como sempre foi…calculo que essa implementação esteja a ser feita por fases! Para a utilização que lhe dou nada de grave…

  11. Avatar de carlos costa
    carlos costa

    Horrivel!!

  12. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Como sempre foi.. Uma mísera a nulver de layout

  13. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Mais do que o aspecto visual, é o site usar mais recursos e se sentir a lentidão na utilização

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Exactamente.Tem toda a razão.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O Facebook desiludiu, devia estar a mudar o aspecto gráfico pelo menos uma vez por ano, e já há muito que não mudava… eles não aprenderam com os erros dos outros? Tem que estar constantemente a mudar, gostem as pessoas ou não.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “Tem que estar constantemente a mudar, gostem as pessoas ou não.”
      Não podias estar mais errado e o facebook é a prova disso. As pessoas que deixaram o facebook não foi por causa do aspecto.

  15. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Para a publicidade e para organizar os grupos, é muitíssimo mais eficaz… o que quer dizer que dá lucros 6000 vezes superiores à empresa.
    O anterior era fácil e até existiam adblockers que conseguiram bloquear a publicidade, neste já não dá, pois usa HTML5, permitindo carregar anúncios em background e mostrá-los debaixo da publicidade que já aparece.
    Com as mudanças do final do ano, cada vez mais vamos ver estilos parecidos e as páginas super lentas, pois a publicidade vai ser carregada ao mesmo tempo daquilo que queremos, sem a nossa autorização.

  16. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    De um modo geral o problema da mudança dos websites não está na mudança do layout, nem mudança da posição dos conteúdos, está sim na alteração de comportamentos humanos que nós não gostamos de fazer. As pessoas quando habituadas a um determinado hábito diário, onde já sabem onde estão as opções, os conteúdos e já estão familiarizadas com a forma como o website funciona, quando existe uma mudança parcial ou radical que vai forçar os hábitos dos utilizadores a mudanças, a tendência é as pessoas não gostarem, mas não gostam não é porque o layout é feio ou por que as cores são feias, mas sim porque as pessoas não gostam de mudanças, porque não gostam de reaprender a trabalhar com um website.

    1. Avatar de danny
      danny

      tens apenas um bocadinho de razão. Mas isto se estivesses a falar sobre sistemas operativos ou programas mais conhecidos. Mas aqui falamos de um website onde deveriam tornar a experiência mais agradável. Mudaram o visual para algo agradável, acredito que sim, no entanto o carregamento da pagina ficou mais lento. E então no modo escuro nem conto. neste modo, muitos dos vídeos não funcionam como deveriam de funcionar e para abrir comentários é muito mau.

  17. Avatar de moonlightz
    moonlightz

    Já algum tempo atrás que me foi pedido para testar o novo layout e eu troquei e fiquei com a sensação de que o layout tinha medidas exageradas ou que os contornos tinham desaparecido e eu experimentei por algum tempo e voltei atrás. Há pouco tempo, voltou a pedinchar e desta vez, não voltei atrás. É verdade que já não o uso muito o site. Tenho-o em inglês porque não gostei dalguns termos brazukas usados. O fundo claro não me afecta muito por ter um addon no firefox. Na altura da troca, queixei-me da lentidão da página e do próprio messnger ser lento.

  18. Avatar de Helena Lopes
    Helena Lopes

    Também não gosto, penso que não tem toda a informação a que costumava aceder.

  19. Avatar de Thiago
    Thiago

    Novo layout é horrível, horrendo, horripilante, grotesco, bizarro…

  20. Avatar de Pedro Caiado
    Pedro Caiado

    Não, não gosto. Ficou ‘com aspeto pouco apelativo’ um visual mais ‘morto’.
    Porque mudaram? Não sei, refazerem tudo do zero ‘uma limpeza do código’, talvez.

  21. Avatar de Jose Dantas
    Jose Dantas

    O facebook teve tanto sucesso que esqueceu quem foi que lhe deu esse sucesso.
    Evoluir é para melhor, mas não é de todo este o caminho que estão a seguir com este layout, já parece o windows quando apareceu sem botão de iniciar, esses pelo menos tiveram a humildade de reconhecer o erro e voltaram atrás. Se o facebook quer inverter o sucesso que teve, pois bem que continue vai no caminho certo para que outras plataformas os ultrapassem.