Um dos fundadores do WhatsApp lançou um desafio: Apaguem o vosso Facebook

95 Comentários

A relação dos utilizadores do Facebook com a rede social tem vindo a deteriorar-se desde que os recentes problemas de privacidade surgiram. O Facebook tem tentado alterar esta ordem de eventos, nem sempre com sucesso.

Seguindo esta linha de pessimismo contra o Facebook, um dos fundadores do WhatsApp veio a público lançar um desafio. Pediu a quem estava consigo numa palestra para que eliminem as contas de Facebook.

Facebook WhatsApp fundadores apaguem desafio

Foi durante uma conferência na Universidade de Stanford que Brian Acton, um dos fundadores do WhatsApp, veio a público apresentar as suas ideias sobre a maior rede social da Internet e alertou para os perigos do Facebook.

Segundo este antigo responsável do Facebook, que sempre foi um dos maiores críticos dentro da rede social, os utilizadores dão demasiado poder a estas redes ao usarem os seus sites e comprarem os seus produtos.

Foi em jeito de provocação que Brian Acton terminou a sua conversa em Stanford deixando um desafio à sua plateia. A ideia era que estes eliminassem as suas contas do Facebook, libertando-se do poder que veio mostrar.

Facebook WhatsApp fundadores apaguem desafio

Esta não é a primeira vez que o ex-homem forte do WhatsApp, que já trabalhou na Yahoo e estudou em Stanford, sugere que as pessoas devem deixar a rede de Mark Zuckerberg. Em março de 2018, ele lançou um Tweet onde apelava ao fim do Facebook: “está na hora. #deleteofacebook”.

Acton vendeu o WhatsApp ao Facebook em 2014 por 19 mil milhões de dólares. Em 2017, deixou a empresa por discordar da decisão de vender anúncios dentro da plataforma através do canal de mensagens, direto entre empresas e os seus clientes.

Curiosamente, estas declarações e este desafio de Brian Acton surgiram durante o período em que o Facebook, o WhatsApp e o Instagram apresentaram problemas. Vêm também depois do próprio Mark Zuckerberg se comprometer em aumentar a privacidade no Facebook e em misturar de forma segura os seus diferentes serviços de mensagens.


Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fulano
    Fulano

    Chama-se a isto azia… e não é pouca.

    1. Avatar de Just Saying
      Just Saying

      Azia de que? de ser bilionário? de ser alguém que criou algo que praticamente todo o planeta usa?

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        Então segue a moda como bom carneiro e faz o que ele te disse….

    2. Avatar de Joao
      Joao

      azia de que ahahah? comentario completamente sem sentido

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        Então segue a moda como bom carneiro e faz o que ele te disse…

        1. Avatar de Ora ora
          Ora ora

          Carneiro é quem tem Facebook.

          1. Avatar de Anti-rede social
            Anti-rede social

            Hahahaha verdade! Eu já deixei de ser Carneiro a quase dois anos….

          2. Avatar de Hugo Nobre
            Hugo Nobre

            Porque? É uma ótima plataforma para negócios e publicidade.

        2. Avatar de sicrano
          sicrano

          Serves de exemplo? Andas por lá a balir a pedir likes ou a pores fotos do que comes a mendigares atenção?
          Olha que a seleção natural costuma de tratar de casos como o teu.

    3. Avatar de Dk
      Dk

      Asia me dá quando a pessoa não observa o que esta sendo dito, ou seja, nao tem senso crítico, e julga a “coisa” por pessoal. Os algoritmos estão aí pra pessuadir e convencer vc s que se perceba absolutamente nada.

    4. Avatar de Sóstenes
      Sóstenes

      Acho que ele quis dizer ” queimação” rsrsrs

  2. Avatar de Gabriel Allon
    Gabriel Allon

    Devia apagar, e quero, mas tenho lá grupos que dependem de mim humm. É a única razão pela qual mantenho, os grupos

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Muito facil, leva-os para o Telegram.

      1. Avatar de Tuaregue
        Tuaregue

        nem todos usam telegram, nem todos querem usar telegram.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Ou usam a força ou ele apaga o perfil e todos sabem perdendo, você que escolhe.

          1. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            pois la esta, assim como tu escolhes não usar o facebook há outros que escolhem usar. ja viu essa coisa do livre arbítrio e de liberdade é bonito não é? que coisa espectacular, se não conhece comece a usar e a deixar os outros usarem essa coisa de liberdade. Eu sei é difícil para alguns entenderem que os outros tb tem os mesmo direitos.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Nada é mais prazeroso que o sofrimento alheio ao fugir do mainstream.

        2. Avatar de Elisa
          Elisa

          Vdd. Nem sabia que existia

    2. Avatar de spyvspyaeon
      spyvspyaeon

      Fácil, eu ultrapassei isso criando uma conta fake, sem qualquer dado meu, só para aceder/gerir 2 grupos que mantenho no FB e que estão fechados. 😉

  3. Avatar de barrs
    barrs

    Por estes lados é coisa que não existe, apesar de lamentavelmente ainda estar preso ao whatsapp porque alguns dos meus contactos de trabalho ainda se manterem na app.
    De resto uso o TELEGRAM.
    Questões de segurança??? informem-se bem.
    https://beebom.com/telegram-vs-whatsapp-messenger/

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já foi, em 2011. Não faz cá falta nenhuma.

    1. Avatar de somewhereovertherainbow
      somewhereovertherainbow

      +1

  5. Avatar de eu
    eu

    Uso 99% como página de grupo profissional.
    1% quando quero desligar o cérebro e ligar nas fofoquices.

  6. Avatar de eu
    eu

    Dúvido que a maioria tenha feito.
    Os que fizeram, foi para mostrar que são kool.

    Nunca fui apologista de movimentos extremistas mas há pessoas que gostam de ser guiadas.

    1. Avatar de João Santos
      João Santos

      Verdade… Até porque no facebook ninguém é ovelha, não é?

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isso são só justificações falaciosas.
      Desde quando apagar uma conta é extremismo? Extremismo pode ser ter a conta.
      A questão de suma importância é não só o que tu fazes com o facebook mas o que o facebook faz contigo.

  7. Avatar de André
    André

    Apaguei a mais de um ano e não faz falta

  8. Avatar de André
    André

    Apaguei a mais de um ano e não faz falta

  9. Avatar de miguel
    miguel

    Facebook isso é coisa de velhotes e com pouca formação.

    1. Avatar de homedoleme
      homedoleme

      Nota-se que foi formado por esses velhotes: nem conhecimento, nem educação… mas tem opinião…

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Sim porque os putos de hoje em dia sao muito formados lol

    3. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Por alguma razão 99,5% das contas registadas tem a idade entre os 14 e os 35 anos de idade… esses jovens com superior formação certo?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        35 anos já é considerado velho

  10. Avatar de oleg677
    oleg677

    Hoje em dia ter uma conta no Fakebook é como andar com cuecas sujas.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Ahahah muiiiiiito bom

  11. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Como dou muito valor à minha privacidade, e não sou mainstream nada de redes sociais e afins. Para comunicar com as pessoas mais perto de mim uso os velhos copos de iogurte (natural) presos por um fio e para quem está mais longe, comunicamos por sinais de fumo, usando apenas restos de madeira proveniente de florestas sustentáveis.

    1. Avatar de Manuel Noites
      Manuel Noites

      Eu não, como sou um cidadão moderno e não tenho nada a temer, uso todas as redes sociais que puder e conseguir usar durante as 24h do dia. A minha foto do Face é a do meu cartão de cidadão e todos podem consultar os meus dados, incluindo n.º de contribuinte e de segurança social. Sou um livro aberto feito a partir de árvores provenientes de florestas sustentáveis.

      1. Avatar de Fernanfo
        Fernanfo

        Em Portugal está a faltar capim?

    2. Avatar de Mónica Cristina Reis Pinto
      Mónica Cristina Reis Pinto

      Adorei!

    3. Avatar de unknown
      unknown

      Nunca entendi esta coisa de privacidade. Se o governo tivesse a espiar naquele indivíduo hoje não tinham morrido mais 50 pessoas. Parabéns a todos aqueles que acham que a privacidade deve ser um direito

  12. Avatar de Milene
    Milene

    Deveria apagar face whats sapp
    Deveria apagar a net toda pq isso tudo, que ta acontecendo isso por causa dessa Internet.
    Eu acho que deveriam deletar todas as redes sociais

  13. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Eu deletei a um tempo,porém o sistema fala que eu tenho 30 dias para decidir ficar ou deletar realmente, faz mais de 30 dias e o face a8nda existe.

    1. Avatar de guilherme
      guilherme

      Como assim que mensagem foi essa ?

  14. Avatar de Luiz msrques
    Luiz msrques

    Eu não gosto, não confio. Pois para mim Facebook e uma rede que tem tudo de ruim

  15. Avatar de Chispe
    Chispe

    já era ha quase 2 anos 🙂
    O meu telefone ficou diferente

  16. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    E links para a citação original?

  17. Avatar de Emanuelb5
    Emanuelb5

    Eu não apago o Facebook unicamente por servir como ferramenta de lingn..

    Faz mais de 5 anos que não uso essa rede, e antes já não usava com frequência.

  18. Avatar de Emanuelb5
    Emanuelb5

    Se olharem no analítico de vocês , perceberam que tens mais leitores brasileiros, usem bilhões do invez de mil milhões

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, isso não é verdade. Cá usamos a escala longa e como tal não existe sequer a palavra bilhões, existe biliões. Contudo, na escala curta, que vocês usam, o correspondente a bilhões são mil milhões, que é o que temos de usar para ter informação correta.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Em pt-BR se escreve bilhões, da mesma forma que se escreve caminhão e não camião. Tem certa diferença.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Bah, é tudo a mesma coisa.

          1. Avatar de DdD
            DdD

            não é não.. caminhão escreve quem só tem 3 neurónios

    2. Avatar de DdD
      DdD

      *perceberão

      tu nem português consegues escrever em condições e queres que um site .pt escreva nessa atrocidade que é o pt br?

  19. Avatar de Gleiciane
    Gleiciane

    Seria mais fácil excluir o menseger de vez

  20. Avatar de Kiko Menezes
    Kiko Menezes

    Como falam besteiras, por isso é que tem o Facebook!

  21. Avatar de Gleiciane Costa
    Gleiciane Costa

    Seria mais fácil excluir o menseger de vez

    1. Avatar de Edimar
      Edimar

      Tem q excluir é a rede globo da face da terra !! Isso sim seria um grande avanço!!

  22. Avatar de Rech
    Rech

    Já excluí os dois, a anos.

  23. Avatar de E. Neto
    E. Neto

    É mais fácil eu tirar o Whatsapp.

  24. Avatar de REGINALDO BATISTA TELES
    REGINALDO BATISTA TELES

    Vamos excluir a internet, tv, rádios e revistas..

  25. Avatar de Ana
    Ana

    Eu não uso o Facebook mais graças a Deus e uso o WhatsApp mais e pouco nem foto minha eu coloco , privacidade tem que ter.nao quero expor a minha vida pessoal a ninguém quero ser feliz sozinha só eu sabendo é minha família da minha vida , Facebook e só pra mostrar a vida da gente rede social mais sem graças do mundo

  26. Avatar de Observador
    Observador

    Tá tudo dominado. Esta geração não sabe viver sem o canal de fofocas mais. Infelizmente estão todos se facedendo com este invasor de privacidade…kkk

  27. Avatar de Jasson Firmino
    Jasson Firmino

    A informação está errada aí.
    A venda do whatsapp não foi por 19 milhões e sim 19 bilhões. 16 bilhões em dinheiro e 3 bilhões em ações do Facebook.

    Passem a informação de forma correta

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, está correto sim. No Brasil (e noutros países) usa-se a chamada escala curta. Em Portugal e noutros países, usa-se a escala longa. Ora na escala longa não existe bilhões, existe sim biliões. Contudo, na escala curta existe bilhões, que tem uma correspondência a mil milhões na escala longa.

      Vê aqui: http://bit.ly/2OdDWim

      Além de informar corretamente 😉 ainda proporcionamos informação adicional.

      Bom fim de semana.

  28. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Vocês ainda nao perceberam nada, os brasileiros seguem os americanos em tudo, até no sistema de governaçao, eles pensavam que seguindo os americanos iriam fazer do Brasil o país mais rico do mundo.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      E vocês também o fazem, afinal adoram falar em inglês e misturar o português com inglês. É pagar muito p* dos gringos!
      A moda em PT tbm tem muita influencia americana

  29. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Tudo nasce, cresce e morre… é uma questão de tempo para o Facebook. A questão é que se aparece outra nova a fazer frente, eles compram e abafam, tem sido assim infelizmente.

  30. Avatar de Gílson Nascimento de Jesus
    Gílson Nascimento de Jesus

    Já apaguei..não faz falta nenhuma…já foi muito tarde ….

  31. Avatar de Marcia
    Marcia

    Eu particularmente tenho minha opiniao referente ao facebook.ele está ajudando muito ao novo presidente, pois é tem o seu lado bom e seu lado ruim.o lado ruim é que nos expomos demais.e isso e perigoso. Tem muoto bandido de olho nos seus dados.no face voce acaba se expondo sem perceber, mas todos tem livre arbitrio, respeito quem gosta e quem nao gosta. Eu mesmo tenho facebook.mas tenho consciência do perigo.

  32. Avatar de Sandra
    Sandra

    Única coisa que gostaria era inventar uma rede social e ficar bilionária

  33. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    O FB funciona com base na quantidade de utilizadores e a informação que disponibilizam.
    Sabem que uma conta que não tenha feito um post, a cada 600 dias, já é considerada sem interesse, apesar de os cookies continuarem a recolher informações, que são vendidas para publicidade? É daí que este diz que o melhor é apagar as contas, porque menos contas, menos lucro.

  34. Avatar de Adilson
    Adilson

    Eles criam, nós usamos e eles enriquecem, é mais ou menos assim!!

  35. Avatar de Thiago
    Thiago

    Blablablaá … Falácias! Uso msm !

  36. Avatar de Thiago
    Thiago

    Aprender a admirar as pessoas que conseguem enriquecer com boas ideias no é ruim , e isso te leva a um patamar quem sabe próximo. Mas a inveja de uns corta essa conexão .

    1. Avatar de Adilson
      Adilson

      Uns influenciam, outros são influenciados!!!

  37. Avatar de JE Moliveira
    JE Moliveira

    Deixemos como está gente, é por essas plataformas sociais, que iremos reeleger o HOMEM em 2022…

  38. Avatar de Anderson
    Anderson

    Cara sinceramente eu só entro no Facebook pra procurar algo que me interessa nos grupos de venda kkkkkkk. E haja o Android atualizar esse aplicativo e eu num sei nem q muda nesse troço. Pra mim vejo um monte de gente falando asneira e postando fotos besta. Só grupo de vendas mesmo pq o restante podia excluir.

  39. Avatar de chokkamus
    chokkamus

    Saudades da geração MSN. Software simples, eficaz e directo. Sem “fofoquices”. Viva a Microsoft. Peace 🙂

  40. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tá com azia ? toma um sal de frutas Eno

    1. Avatar de chokkamus
      chokkamus

      Nepia, já tive. Agora já não estou bacano

  41. Avatar de Fábio henrique
    Fábio henrique

    O Facebook ñ é seguro em nada, éssa é a verdade, qualqué ser humano com conhecimentos em trapacear a privacidade consegue, ter acesso a vida particular das pessoas,

  42. Avatar de censo
    censo

    Tanta parvoíce com o Facebook. Cada um usa o que lhe apetece, partilha o que lhe apetece e tenta ser feliz como lhe apetece. Ninguem obrigou nada a ninguém. Deixem de ser suscetíveis às opiniões alheias. Parem de buscar aprovação alheia. E sejam felizes. Usem a rede social seja ela qual for para coisas positivas. A rede social não pode servir para alimentar egos, para completar narcisismos ou preencher lacunas. Isso nunca será possível. É só mais uma invenção. Bem usada, como tudo, produz bons resultados.

    1. Avatar de Adilson
      Adilson

      E você não deixou este comentário!!
      Kkkkkkkkkkkk

  43. Avatar de Tiago Nascimento
    Tiago Nascimento

    Facebook só tem 1 serventia
    Ver onde tem as operações stops e radares. Móveis em lisboa

  44. Avatar de Gil. Araújo
    Gil. Araújo

    N uso há 1 ano e meio. É já estou enjoado do zap.

  45. Avatar de CelsoBrito,dono atual do Facebook
    CelsoBrito,dono atual do Facebook

    DELETEM O FACEBOOK, TODOS DELETEM…HE,HE, AGORA É SÓ MEU. EU MESMO ESCREVO, PERGUNTO, RESPONDO.,LEGAL…KKKKK

  46. Avatar de Lestat
    Lestat

    Não precisa excluir, só se desconecte. Fiz isso a dois meses, e me sinto bem melhor.
    Só aparecia esquerdismo, feminismo e desgraça de todo tipo na minha timeline, vivia irritado, encomodado, estou bem melhor sem, mas posso voltar a hora que quiser.

  47. Avatar de Lestat
    Lestat

    Não precisa excluir, só se desconecte. Fiz isso a dois meses, e me sinto bem melhor.
    Só aparecia esquerdismo, feminismo e desgraça de todo tipo na minha timeline, vivia irritado, encomodado, estou bem melhor sem, mas posso voltar a hora que quiser.

  48. Avatar de Sidnei
    Sidnei

    Pessoal esta briga nao e nossa o cara vende o wazap por milhoes fatura muito porem ahor percebe a galinh de ovos de ouro que deu para zukenber.
    Vem nos manipular par excluir face??
    Porque sera em?
    Se ele e esse cara bom samaritano porque vendeu o wazap????

  49. Avatar de Cristiane
    Cristiane

    O Facebook é uma ótima ma eira de se perder uma das coisas o que o ser humano tem de mais precioso na vida: tempo. Graças a Deus deletei minha conta e não me arrependo, me sinto liberta.

  50. Avatar de Maurício
    Maurício

    Cara sinceramente eu tenho Facebook porem de uns tempos pra cá
    Se tornou muito enjoativo ver um monte de pessoas postando suas vidas pessoais
    Geralmente só postam melancolia ou desgraça
    Então eu parei só uso pra vincular jogos

  51. Avatar de CRISANJOSMOOCA@GMAIL.COM
    CRISANJOSMOOCA@GMAIL.COM

    PODE SER POR CAUSA DO MK ULTRA , EU LEMBRO QUE 2018 , UM DOS SÓCIOS FUNDADORES DO WHATS , DEIXOU A SOCIEDADE POR NAO CONCORDAR COM OS PLANOS QUE SEGUEM! NOS EUA E EUROPA MUITAS PESSOAS JÁ SAÍRAM DO FACEBOOK!

  52. Avatar de Elisa
    Elisa

    Queridos eu já tive tudo na redes sociais: insta, snapchat, Twitter, face e Whatsapp.
    Hj em dia só tenho face, pra divulgar meu trabalho…. Porém percebo que é chato, fútil e vidas falsas igual ao Instagram. Aquela vida artificial que eu vivia tava me matando de tristeza e depressão todos os dias queria inventar um assunto, um texto, um lugar, uma foto pra postar e ganhar likes e comentários….. afff
    No que eu tinha me tornado??
    Hj só tenho face, mais poucas publicações e mais conteúdo. O face é mais vida real e normal sem muito exageros e perfeições como insta.
    Mais mesmo assim ficamos expostos sem privacidade. Só penso!