França proibiu Facebook de recolher e exportar dados para os EUA

13 Comentários

A recolha de dados e o seu processamento tem causado grandes problemas ao Facebook em território europeu. Os países tentam que estes fiquem alojados na Europa, algo que a empresa não quer.

O governo Francês deu agora três meses ao Facebook para que pare de exportar os dados dos seus cidadãos e para que pare de recolher dados da forma que actualmente faz.

Facebook

Esta decisão partiu da Commission Nationale de L’Informatique et des Libertés (CNIL) e dá ao Facebook um período bem definido, de três meses, para que pare de recolher informações sobre os utilizadores que não estão a usar o serviço directamente e por conseguinte sem terem consciência da recolha de dados.

Ao colocarem cookies nos computadores destes utilizadores, a maior rede social do planeta consegue recolher informação noutros sites que usam os seus plugins e outros serviços.

É este processo que o CNIL quer eliminar e manter assim os dados dos cidadãos longe das mãos do Facebook. O processo normal dado a essas informações, é a sua compilação e a sua utilização para efeitos de marketing, o que de acordo com o CNIL viola os direitos dos utilizadores.

Facebook

Para além desta recolha que é considerada ilegal, o CNIL alertou também o Facebook para parar de exportar os dados que recolhe dos utilizadores. A rede social tem estado a realizar essa passagem de dados para o outro lado do atlântico ao abrigo do Safe Harbor, mesmo com este tendo sido declarado ilegal pela Comissão Europeia em Outubro do ano passado.

O Facebook tem assim três meses para alterar a forma como recolhe e trata os dados dos utilizadores, passando a estar conforme as indicações dos governos europeus. A maior rede social da Internet tem estado debaixo de um escrutínio forte nos últimos meses, com os países a procurarem garantir aos seus cidadãos uma maior privacidade e uma muito menor exposição dos seus dados.

Sendo estes dados o seu maior activo e uma fonte de rendimento garantida, o Facebook tem tentado por todos os meios evitar estas limitações, procurando contornar as regras e encontrar falhas nas legislações.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    ACHO MUITO BEM

  2. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Por mim, já fechavam era o FB…Já se viu que a sua utilidade é nula, ou mto perto disso…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Abria outro facebook, com outro nome… portanto ia dar ao mesmo.
      Ninguém te obriga a usar o facebook, só usa quem quer.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Tu não leste o artigo certamente…

        Quem não tem facebook também é visado pela b*sta do facecrook…

    2. Avatar de rudua
      rudua

      Não tens a noção da quantidade de suicídios iam acontecer! Infelizmente é a realidade

    3. Avatar de Toderici
      Toderici

      Se a utilidade é nula então não utilizes simples! Agora nao falas pelos outros! Mania das pessoas hoje em dia pensarem que sao mais espertas que os outros

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    O FB está a abrir um dos mais avançados DC’s da atualidade na Irlanda, e está a recrutar.
    Esta notícia não é propriamente uma surpresa…. apenas uma confirmação.

  4. Avatar de Alguém
    Alguém

    Porque não começamos todos a utilizar a rede social que é portuguesa?

    1. Avatar de halnaweb
      halnaweb

      Porque não começamos todos a não precisar de redes sociais?

  5. Avatar de anonimos
    anonimos

    Nao sei porque da preocupação, em nosso pais existe o marco civil que coleta tudo o que e acessado por voce na interne.

  6. Avatar de Osvaldo
    Osvaldo

    É isso mesmo.