Fisco tem página oficial no Facebook a partir de hoje

30 Comentários

A partir desta terça-feira, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), ou vulgarmente designada de Fisco, já conta com uma página oficial na rede social Facebook.

Na página serão feitas publicações de apoio aos contribuintes quanto às suas obrigações fiscais, bem como informações e alertas sobre prazos fiscais e aduaneiros.



Já pode seguir a página oficial das Finanças no Facebook

A partir de hoje há uma nova página no Facebook que vai querer seguir. Trata-se da página oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), também designada por Finanças ou vulgo Fisco.

A página tem como endereço https://www.facebook.com/AT.financas e pode já colocar ‘gosto’ para começar a seguir todas as novidades. Através desta página, a Autoridade Tributária e Aduaneira vai fazer diversas publicações de apoio aos contribuintes no que respeita às suas obrigações fiscais. Será também um local onde os contribuintes podem ser alertados para prazos fiscais e aduaneiros.

Uma vez que as redes sociais permitem uma maior proximidade entre serviços e pessoas, a página oficial do Fisco no Facebook pretende então ser uma forma mais simples e rápida para ajudar os contribuintes, nomeadamente em processos e prazos.

Desta forma é também possível promover uma maior consciencialização sobre qual o papel da Autoridade Tributária e Aduaneira no nosso país.

Segundo a Lusa, através de uma mensagem do subdiretor-geral da área da Relação com o Contribuinte aos trabalhadores, Nuno Félix afirma que a COVID-19 obrigou a redesenhar a forma de atender os contribuintes. E a imprevisibilidade de evolução da pandemia reforça a ideia de explorar novos canais de comunicação para informar o público sobre questões fiscais.

O Facebook da AT será aquilo que — em conjunto — a instituição, os seus funcionários e os contribuintes fizerem dele. A nossa aposta é clara: utilizar este novo canal para publicar conteúdos que apoiem no cumprimento das obrigações fiscais e aduaneiras, alertar os contribuintes para o cumprimento dos eventuais prazos e promover uma maior consciencialização da sociedade em geral para o papel da AT.

Nuno Félix

Pandemia obrigou a novas regras no agendamento na AT

Neste ano, a pandemia obrigou à criação de regras de agendamento prévio para os atendimentos presenciais na AT. Até ao momento foram realizados mais de dois milhões destes atendimentos. Por outro lado, foram atendidas perto de 1,5 milhões de chamadas e respondidas mais de 600.000 questões dos contribuintes através do e-balcão no Portal das Finanças.

As Finanças vêem então assim a sua presença alargada nas redes sociais, pois a entidade já conta com uma página oficial no Twitter. Nesta plataforma são também publicadas informações fiscais e aduaneiras, como por exemplo datas de pagamento ou cumprimento de obrigações declarativas ou diplomas legais.

Com a vias de comunicação centradas sobretudo no mundo digital, é importante que os serviços mais necessários da população também estejam presentes na internet, seja através de uma plataforma, um site, uma aplicação móvel ou até uma página numa rede social.

Página oficial das Finanças no Facebook

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ao que chegamos, serviços do estado no facebook enfim mais um tacho para alguem actualizar aquilo.

    E depois temos os sites institucionais a carvão e com erros!

  2. Avatar de Zed Mendes
    Zed Mendes

    se activassem a área de recomendações e críticas seria bem mais interessante, aposto que a página ia durar o mesmo tempo que durou uma da emel

  3. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    Mais uma coisinha para o Facebook colecionar dados 🙂

  4. Avatar de Vilna
    Vilna

    O Estado a acompanhar as tendências. Se os cidadãos estão nas redes sociais o Estado tem de acompanhar e informar e esclarecer onde estão os cidadãos.
    Afinal o Estado não é mais do que uma grande empresa e tem de se adequar.
    Não podemos criticar tudo.

    1. Avatar de GM
      GM

      Eu, critico. E bem. O que vão fazer no FB podem bem fazê-lo na página do Portal das Finanças. Ou, uma vez que as obrigações fiscais dos contribuintes passivos são todas feitas no portal, enviarem os alertas via e-mail. Mas tudo certo. Para mim é que não tem qualquer validade, pois não tenho FB, nem nenhuma outra.

      1. Avatar de Asdrúbal
        Asdrúbal

        Serviço Publico Próximo do Cidadão

        Seguindo a mesma linha de pensamento, porquê abrir uma repartição das finanças em cada cidade? Não bastaria apenas uma, em Lisboa, no edifício sede do Min. das Finanças?
        Fazia o mesmo efeito e ficaria bem mais barato, pensem só que iríamos poupar em tachos de quem lá que trabalha…

        (para quem não percebe ironia, estou a falar a sério!)

        1. Avatar de GM
          GM

          Para ires ao FB, usas um determinado equipamento, que é precisamente o mesmo que usas para ires ao site oficial da AT. Continuas sentadinho onde estás, seja em Lisboa, na Madeira, nos Açores ou em Bragança. Para quê abrir uma página no FB, se na mesma plataforma física é permitido aceder ao portal? Não dá para entender, juro! Deve incomodar deveras o contribuinte, em vez de aceder via app do FB, aceder via browser ao portal. Gasta imenso tempo, são horas perdidas (para quem não percebe ironia ;))

        2. Avatar de GM
          GM

          Já agora, se receberes via e-mail um alerta das obrigações fiscais, isso sim, é Serviço Público. Já que és obrigado a fazeres, no mínimo, a declaração de IRS via portal (já não é possível a declaração ser feita em papel), a disponibilizar e-mail, contacto telefónico, etc. Se fores trabalhador independente, há mais declarações a fazer, nomeadamente de IVA. Além de que tens de ter cx correio na ViaCTT. É assim que recebo diversas comunicações da AT, sem problemas. E não preciso cá de FB nenhum.

      2. Avatar de Vilna
        Vilna

        Se não tem validade para ti tudo ok, mas talvez tenha para alguém. É errado estar mais próximo do cidadão?

        1. Avatar de GM
          GM

          Não, daí serem enviados e-mail’s: está bem próximo do cidadão (recebo, aliás, e-mail’s destinados a mim e a um familiar idoso). O ponto mesmo é usar FB e afins, como se desta forma estivesse alegadamente mais próximo do cidadão.

  5. Avatar de Ricardo Coelho
    Ricardo Coelho

    Ja nao chega o serviço publico ser lento, ainda lhe dao uma pagina no facebook, de rir…

    1. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Não percebo o que é que uma coisa tem a ver com outras…
      Ou seja, um cidadão com uma deficiência não por ter acesso a determinados serviços?
      Uma empresa que (alegadamente) trabalhe mal, não pode publicitar serviços?
      O que é que “serviço publico lento” tem a ver com divulgação, publicidade, visibilidade?

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Bolas, se se faz é porque se faz, se não se faz é porque não se faz.
    Malta, não dá para agradar a todos e tb só lá vai quem quer.
    Se é uma iniciativa positiva, sim acho. É mais uma forma de obtermos informação. Se a irei utilizar? Possivelmente não, mas tb não mando logo a baixo com este tipo de comentários.
    Se há muita coisa que pode e deve melhorar? Sem dúvida, mas tb não vamos criticar cada passo que é dado.

    Obg

  7. Avatar de RM
    RM

    Que emocionante!

  8. Avatar de Abreu
    Abreu

    Vai dar para rezondar as finanças!!! Kkkkk

  9. Avatar de Str
    Str

    Agora a AT já pode espiar aqueles que dizem nunca ter dinheiro mas passam a vida nos cafés, no Algarve de férias e com fotos de carros de alta cilindrada nas redes sociais eheheheheheh

    1. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Não percebi (juro) podes explicar melhor essa, sff?
      Se eu criar uma página no facebook, também vou poder espiar aqueles que passam a vida nos café, no Algarve de férias e com fotos de carros de alta cilindrada?
      Ensina-me que também quero!

      1. Avatar de Str
        Str

        ahahah opá a serio que não percebeu o comentário!!!!

      2. Avatar de Str
        Str

        Agora a serio, acha que seria inédito o estado usar as redes sociais para detectar indícios de crimes? Eu acredito que até para as autoridades seja uma ferramenta com alguma utilidade para detectar estilos de vida que não condizem com a declaração de rendimentos por exemplo. Ou não concorda?

        1. Avatar de GM
          GM

          Tanto não inédito, que as forças de segurança já tem processado alguns cidadãos que publicam vídeos de viaturas caracterizadas em alguma situação dita irregular para o cidadão comum, e que é justificada por estarem em serviço ou em emergência.

      3. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Basta começar a cuscar nada mais (isto se oFacebbok não lhe der na corneta e te bloqueia o perfil porque viola as regras deles…

      4. Avatar de Str
        Str

        Experimente não pagar o IVA e o IRC e depois vá postando umas fotos em que você aparece em aviões privados iates e carros de alta cilindrada que vai ver, experimente vai ver que pouco tempo depois vai receber visitas eheheheh

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Essa foi boa… 😀 😀 😀 😀 😀

    3. Avatar de Petrus
      Petrus

      Não é preciso preciso ter conta institucional para espiar. Qualquer inspetor das finanças pode ter conta, ou contas, e fazer esse trabalhinho. Aliás, a conta institucional nem vai servir esse propósito.

  10. Avatar de Donadel
    Donadel

    La tinha o António Costa arranjar um tacho para o afilhado preguiço que passa o dia no Facebook…

    1. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Tens provas do que dizes? ou é só para pareceres id/&%ta?

  11. Avatar de Vivas
    Vivas

    Paresse intereçante. Cuando voltar ao Portugal vou esprimentar.

  12. Avatar de Petrus
    Petrus

    Finalmente, um sítio onde o Fisco não me apanha! 😀

  13. Avatar de informado
    informado

    Já basta o que cobram. Eu também nao uso facebook por isso quero lá saber

  14. Avatar de Discovery
    Discovery

    Já mandei bjinhos