Facebook volta a explicar as permissões usadas pelo Messenger

37 Comentários

A polémica em torno da mudança que o Facebook fez em relação à sua aplicação para dispositivos móveis ainda não está terminada. Muitos são os utilizadores que se recusam a ter instalada esta aplicação dedicada à troca de mensagens, em grande parte devido a todas as permissões que ela exige.

O Facebook já veio a público explicar cada uma dessas permissões e a sua razão, mas ainda assim muitos não ficaram satisfeitos. A situação é tal que o Facebook se viu obrigado a explicar novamente e com algum pormenor adicional as permissões que mais incomodam os utilizadores.

fb_messenger_1

Mais uma vez o Facebook sente necessidade de vir a público explicar porque a sua aplicação Messenger tem necessidade de usar algumas permissões que não são totalmente lógicas para alguns utilizadores, ainda para mais numa ferramenta do seu tipo, de troca de mensagens de texto.

A página agora lançada detalha duas das questões que mais tem incomodado os potenciais utilizadores e que tem sido também alvo de alguma investigação por parte da imprensa.

  • A forma como utilizamos a câmara e o microfone – Como a maioria das aplicações, pedimos permissão para executar determinadas funcionalidades, como as chamadas ou o envio de fotos, vídeos ou mensagens de voz.

Mais uma vez fica claro que a aplicação Messenger do Facebook apenas usa a câmara e o microfone quando o utilizador está a usar funções que assim o obriguem.

O Facebook esclarece que em momento algum, desde que não tenha sido pedido pelo utilizador com a utilização da aplicação, a câmara ou o microfone são ligados e qualquer dado capturado.

  • Por que estamos a pedir às pessoas para instalarem o Messenger – Temos o compromisso de fornecer uma aplicação de envio de mensagens que seja rápida, fiável e divertida que as pessoas em todo o mundo possam utilizar para alcançarem as pessoas que lhes interessam.

O Facebook esclarece que a sua intenção de separar o Messenger da aplicação Facebook prende-se apenas com a facilidade de resposta que se consegue obter com a utilização desta aplicação em separado e que faz todo o sentido separar dois elementos que são distintos e com propósitos diferentes.

Apresenta uma estatística que indica que a utilização do Messenger torna as respostas 20% mais rápidas e dá ao utilizador uma muito melhor experiência de utilização.

fb_messenger_2

A verdade é que a decisão do Facebook em separar estes seus dois elementos em aplicações distintas são foi do agrado da maioria dos utilizadores e por várias razões.

Apesar de ser uma questão muito importante e com uma grande relevância, as permissões são apenas um dos vários pontos que estão a ser usados para justificar a decisão dos utilizadores para não abraçarem a nova aplicação do Facebook.

A piorar ainda mais este braço de ferro está a decisão unilateral do Facebook em terminar com o componente de mensagens dentro da sua aplicação, o que obrigaria os utilizadores a instalarem o Messenger e a aceitar esta imposição.

Esta pode muito bem ser uma disputa que ainda terá muito para ser vista, mas a posição que muitos utilizadores estão a mostrar pode sair cara ao Facebook, obrigando-o a recuar mais tarde.

Já instalaram a aplicação Messenger do Facebook no vosso dispositivo móvel?

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de otigroj
    otigroj

    Não, nem vou instalar nem a própria app do FB tenho instalada, prefiro ir pelo browser do Android.

    Offtopic: previnam os utilizadores de Android e Apple que estão aparecer enumeras apps a subscrever automaticamente serviços WAP PREMIUM em que em média tira semanalmente 2€ ou mais.
    Se forem pré-pagos basicamente ficam sem saldo, os pós-pagos têm a bela na surpresa na factura no final do mês.

    1. Avatar de VC
      VC

      Se tiveresnum barramento para servicos de valores acrescentado não te acontece isso. Ligas ao teu operador e pede para ativar barramento

      1. Avatar de otigroj
        otigroj

        WAP PREMIUM não está contemplado na lei dos barramentos automáticos só SMVA (envio de SMS) pq, pq WAP PREMIUM requer que seja o cliente a autorizar tal activação, a questão é que existem apps que subscrevem automaticamente sem o cliente saber.

    2. Avatar de Vitorpt
      Vitorpt

      Sabes como detectar se temos alguma aplicação a usar esse serviço?

      Tenho um amigo que ficou surpreendido com a factura.
      Calculo que seja algum dos jogos instalados.
      Se houver como descobrir qual é removia-se.

      1. Avatar de otigroj
        otigroj

        Boas,

        Infelizmente de todas as situações que apanhei não consegui ainda descobrir.

        Assim que conseguir comunico e aviso o pessoal.

  2. Avatar de Vasco Oliveira
    Vasco Oliveira

    Parece que se “esqueceram” de esclarecer porque precisão de permissões para aceder/modificar coisas como: sms, contactos, calendário.

    A única coisa que safa a aplicação é que todas as permissões podem ser bloqueadas com uma ROM em condições :D. No meu telefone só tem permissões para “draw on top”, “keep awake” e “auto start”

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Parei de ler em “precisâo”…

      1. Avatar de Silva
        Silva

        E ele nao vai entender o porque…

  3. Avatar de BR
    BR

    Nao tenho a app Messenger instalada nem o Facebook.
    So utilizo o Paper, mando mensagens sem problemas, tipo as bolas flutuantes do android.
    So tem permissions para me notificar e aceder as minhas fotos.
    Parece que o Facebook se esquceu da sua melhor app 😉

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O papel não é para todos 😉

    2. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Alguem arranjar o link para o Paper? Na store nao me aparece

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    porquê ter 2 apps quando uma faz as duas coisas?não sou de acordo com esta separação..que interessa se o envio é 20% mais rápido??

    1. Avatar de Vinicius Augusto
      Vinicius Augusto

      uma simples resposta para isso meu caro, seria em locais onde o serviço de dados é ruim (como na maior parte do Brasil) Acredite, isso faz uma grande diferença… No meu caso não há problema, ja que não uso facebook, mas minha namorada por exemplo, dependendo o lugar que estamos, ela faz uso do whats up que é mais rápido ainda.

  5. Avatar de Jervásio
    Jervásio

    Já tive a app instalada mas desinstalei assim que percebi a questão das permissões. Não me interessa se não puder usar as mensagens pelo browser. Existem mais aplicações que dão para enviar mensagens. Não instalarei mais a app do face nem tão pouco a app de mensagens.

    Se para eles a maioria gosta, então não estejam tão preocupados. Ou será que a maioria é talvez uma minoria?

  6. Avatar de tavares
    tavares

    Não tenho instalada nem vou instalar.Tal como não instalo a app do próprio facebook.Se tiver necessidade acedo a partir do browser…só tenho conta no face porque alguns sites a isso obrigam para fazer comentários.Mas a tendência é para que isso(a obrigatoriedade)termine…

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Curioso, no Youtube por exemplo também temos de ter conta Google para escrever comentários (estamos feitos temos sempre de ter conta algures para darmos opiniôes)…

  7. Avatar de Bruno Marques
    Bruno Marques

    Boas fiz a instalação ..mas logo desinstalei quando verifiquei que não conseguia fazer um log off no messenger..

    1. Avatar de Maxim
      Maxim

      Acho que isso faz-se pela app do face, acho eu

  8. Avatar de Pedro Miguel Oliveira
    Pedro Miguel Oliveira

    Não instalei nem vou instalar. Continuo a utilizar no browser, onde consigo enviar mensagens.

  9. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Não tenho nem vou instalar. Tenho a aplicação do facebook, e quando tenho mensagens leio-as no browser. Também tenho os serviços mínimos do google… Não gosto de me sentir observado, por isso nem acesso à net tenho no telemóvel, a não ser que esteja ligado por wi-fi.

  10. Avatar de Jose
    Jose

    Mas alguma vez na vida, eles iriam confirmar que espiam os users?

    Claro que não.

    Facebook é igual a outra empresa qualquer, explora os users e vende dados.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    tenho a app instalada mas como não fiz atualização da ultima versão, continua a funcionar tudo!!!!

  12. Avatar de VC
    VC

    O facebook messenger tem um bug estúpido.. Não é possível aceder a um histórico de uma conversa que tenhas tido. Quando começas a recuar no histórico acaba por voltar para o fim… Fraco

    1. Avatar de Sousa
      Sousa

      è verdade… tambem era afetado por esse bug…mas já desinstalei o messenger e a app do facebook do meu telefone… Não gostei mesmo nado do messenger… detesto essa mania que tem de nos impingir coisas quase á força…é mesmo chato estar constantemente a receber notificações para instalar isto ou aquilo e depois acabamos por ceder…

    2. Avatar de nuno_p
      nuno_p

      Esse bug sempre existiu e ao que parece nem querem saber disso.

  13. Avatar de Nelson
    Nelson

    Esta gente… LOL!

    Se for para instalar um joguinho em APK de um site duvidoso, nem ligam ás permissões…

    Agora para isto, dum site que metem lá as fotos, por onde andam, os putos… ai, são muitas permissões…

    Aposto que têm o hangouts instalado… que usa as mesmas…

      1. Avatar de Rui Almeida

        As pessoas “preferem” descarregar tudo em redes sociais e nem se “preocupam” em perder 5 minutos das suas vidas em verem as definições de uma rede social…

        Quem for cuscar o meu perfil Facebookiano encontra “APENAS” o essencial e mesmo assim… 😈

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Ahahhaha Nelson esta foi uma grande verdade! estou nesta contigo 😀

  14. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Quando vão ao messenger enviar uma mensagem a alguem, não esperam que a pessoa vos responda o quanto antes?

    Quando essa pessoa vos responde, não querem ser notificados o quanto antes?

    Precisam mesmo carregar os dados todos do facebook para ver/enviar uma simples mensagem do messenger?

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      eu tenho instalado a app e não me importa nada essas coisas, espiem à votnade, nao coloco a minha vida toda na internet, aliás privacidade hoje em dia é dificil……nem nos vossos pensamentos…..mas isso já é outra conversa

  15. Avatar de Rui Almeida

    Eu por acaso tenho imensa pena do aplicativo do Facebook para Windows ter deixado de “existir”. Desta forma e segundo a linha de pensamentos do tópico inicial, eu poderia ter um “chat” ou “messenger” com vídeo e voz instalado no PC (já que 99,9% pessoas com quem eu interajo usam maioritariamente o Facebook e não outras plataformas)…

    1. Avatar de lel
      lel

      Para que queres ter o Facebook instalado no PC quando foi feito inicialmente para se aceder via browser? Se estiveres num PC e acederes via browser perdes 0 funcionalidades…

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        e és notificado qd recebes as mensagens? E tens o chat ali num cantinho a não ocupar lugar?

  16. Avatar de Maxim
    Maxim

    Tanta gente reclama, mas tanta gente tem conta no face. se não gostam não usam, como vejo muitos utilizadores aqui. Não sou nenhum presidente dos usa para ter a mania da perseguição, se algum dia eles quiserem saber tudo sobre mim vão saber.

  17. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    A alguma forma de bloquear as permissões das apps? E até firewall?

    PS: Sou novo no android, porquê que estão sempre a aparecer processos que estão fechados? paro-os e voltam a aprecer em 5segundos?

    E perco 40% de bateria em inactividade de rede, nao deve ser normal

  18. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    “Apresenta uma estatística que indica que a utilização do Messenger torna as respostas 20% mais rápidas e dá ao utilizador uma muito melhor experiência de utilização.”

    Pois,pois, mais rapido é apelido!! deve ser é 20 % mais lento que no browser