Facebook está em testes com um novo botão de “voto negativo”

15 Comentários

Ao longo dos anos o Facebook tem procurado introduzir na sua plataforma uma forma dos utilizadores mostrarem, de forma simples, o que sentem sobre os conteúdos publicados.

Muito se falou sobre a possibilidade de surgir o muito pedido botão de “Não Gosto”, mesmo com o Facebook a admitir que dificilmente algum dia o iria criar. Agora começaram novos testes, mas com um botão de “voto negativo”.



Lentamente o Facebook tem aberto a possibilidade dos utilizadores se exprimirem de forma rápida e mais específica. Já longe vai o tempo em que só podíamos fazer “Gosto” numa publicação.

O Facebook fez surgir novas reações, podendo os utilizadores mostrar outras opiniões com um simples clique, melhorando a interação e a expressão dos utilizadores.

Agora há um novo botão em testes, mas está limitado aos grupos, uma área onde o Facebook tem crescido e que atraem muitos utilizadores. A sua função é exprimir o desagrado por algo que é publicado nesses grupos. O nome atribuído, por agora, é Downvote (voto negativo).

https://twitter.com/TaylorLorenz/status/961720791858544641

Para já está em testes apenas num grupo muito limitado de utilizadores, no EUA, e a ser avaliada a sua utilidade. O Facebook já explicou a utilidade deste novo botão.

Não estamos a testar um botão “não gostar”. Estamos a explorar um recurso para as pessoas enviarem opiniões sobre comentários deixados em publicações públicas. Está a ser testado num pequeno conjunto de pessoas apenas nos EUA.

Esta nova opção destina-se a marcar algo que alguém entende ser um comentário impróprio, mas sem que isso faça baixar de forma visível e pública o ranking desse mesmo comentário. Não existe também qualquer certeza de que este será um botão para manter, podendo o Facebook a qualquer momento terminar os testes.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Ora aqui está um assunto que,na minha humilde opinião,deveria ser levado a discussão no Senado Americano,no Parlamento Europeu ou mesmo a uma Assembleia Geral das Nações Unidas. Criavam grupos de trabalho para “investigar” se uma espécie de “dislike” no Facebook não iria ter alguma influência no comportamento psicológico da humanidade…e daqui a uns anos revelavam os resultados da “investigação”!!

    1. Avatar de E-Lektro
      E-Lektro

      Na minha opinião o Facebook já tem um impacto demasiado grande visto que é uma plataforma que atinge quase todas as faixas etárias, creio que este novo botão de não gosto vai apenas servir para sustentar o cyberbulling pois já não vai ser preciso escrever comentários de ameaça e sim apenas carregar no não gosto.

      Tenho a certeza de que a grande maioria da população tem uma grande dependência sobre a actividade e feedback que recebe no Facebook, alias foi feito um estudo que não me recordo se foi feito pelo pplware que dizia “As pessoas mais ativas no Facebook que recebem mais likes,etc… Têm a tendência a viver mais” então suspeito de que daqui a algum tempo vamos ver algo como “Pessoa entra em depressão depois de ter recebido x não gostos”.

      Creio que este tipo de ferramentas devia ser desenvolvido junto de competentes na área da psicologia visto que tem uma grande abrangência.

      1. Avatar de censo
        censo

        É extraordinário que se diga que quem é mais ativo no FB tem tendência a viver mais…Quanto tempo tem o FB afinal para se dizer isso ??? Espera …esta semana fez…14 anos. Uau !

        1. Avatar de E-Lektro
          E-Lektro

          Caro @censo deves saber que pessoas solitárias vivem menos pela ausência de actividade, por não estimularem componentes sociais como simples conversas e actividades conjuntas, etc… Dai a tal expectativa de vida referida no artigo.

          1. Avatar de censo
            censo

            Não disse o contrário, só repudiei a associação do facebook à conclusao tirada.

  2. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Achei que já existisse tal botão. Para que serve o botão da “Ira”? Não serve para mostrar desagrado?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Como explicado, este botão está dedicado aos grupos e não deixa qualquer parte visível. É apenas para marcar para o Facebook um comentário menos agradável.

      1. Avatar de E-Lektro
        E-Lektro

        Obrigado pelo esclarecimento @Pedro Simões colocando as coisas dessa forma acredito que até seja um bom “filtro” no que diz respeito ao conteúdo dos grupos

  3. Avatar de bom senso
    bom senso

    acho muito bem, já devia existir botão dislike desde o inicio e não só like, se não gosto de certo comentário ou artigo publicado, é uma maneira de manifestar o meu desagrado, talvez dai o lixo que aparece constantemente desapareça com mais rapidez…

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Concordo, o problema da sociedade hoje em dia é que se fere com tudo, o youtube tem o botão de dislike desde do inicio, no facebook é obrigatório meter gosto…

  4. Avatar de Álvaro Kichandoki
    Álvaro Kichandoki

    Isso de facto é pertinente, e de estrema importância. Muitas vezes não gostamos de certos post ou comentários mais acamos por se calar e consentir e é errado isso , é bom que isso vigore .

  5. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    O Stackoverflow desde sempre que tem o botão de downvote e funciona bem, não vejo porque não ira funcionar no Facebook.

    1. Avatar de Style
      Style

      Nesse caso concordo contigo, acho que faz todo o sentido até porque sendo o stackoverflow é uma plataforma muito específica, como tal, tem uma userbase de nicho que sabe ao que vai.

      Já o facebook nos dias que correm, ñ é mais do que um Hi5 de há 15 anos atrás com mais meia dúzia de funcionalidades e com a particularidade de na userbase do mesmo teres a tua mãe e muito provavelmente a tua avó.
      São universos distintos, mas até pode ser que a coisa funcione embora eu ñ esteja aqui a ver nenhum contributo de relevo com a implementação disso. Mas como também já ñ uso o facebook desde para aí 2014 e sei que mudou muita coisa desde então, provavelmente deve-me estar a escapar alguma coisa.

  6. Avatar de Francisco Laranjeira
    Francisco Laranjeira

    “Voto negativo” ? – Não concordo com o voto negativo. O voto negativo condiciona a Liberdade de Expressão. Cada um de nós não tem que concordar ou discordar com o que os outros dizem ou fazem. O que cada um de nós tem é de aprender a respeitar o próximo. Eu posso dizer o que entender sobre “Deus”, mas não posso nem devo criticar o que os outros dizem de “Deus”… Ponto.