Facebook tem 76.9 milhões de perfis falsos

35 Comentários

Perfis falsos, duplicados ou de animais de estimação fazem com que o Facebook pareça ter mais utilizadores do que realmente tem!

O Facebook é, sem dúvida alguma, a rede social com mais utilizadores do mundo, tendo atingido mais de mil milhões de utilizadores activos mensalmente.

Acontece que uma considerável parte dessas contas são falsas ou duplicadas.

As pesquisas de mercado apontam para uma tendência ascendente do número de utilizadores do Facebook, mas a tendência é também para que as contas e perfis falsos aumentem, e, neste momento, a rede social mais popular do mundo, tem já 76.9 milhões de páginas de utilizadores que não são verdadeiras.

2

Depois de ter apresentado o relatório de lucros do 4º trimestre de 2012, ver aqui, e de demonstrar que a nível de utilizadores continua em ascensão, a rede social Facebook também demonstrou que tem um problema em mãos que necessita de colmatar: as contas e perfis falsos.

Os números demonstram que a rede social mais popular do mundo também é popular em perfis fake, tendo já 76 milhões de contas falsas.

O relatório demonstra que o Facebook tem cada vez mais utilizadores, sendo que em Dezembro de 2012, ultrapassou os mil milhões de utilizadores mensalmente activos, um aumento de cerca de 25% de ano para ano.

Mas o mesmo relatório também dá conta que o conteúdo indesejável, vulgo spam, apenas diminuiu 0.9%, num total de 1.06 mil milhões de utilizadores activos/mês.

Esta percentagem equivale a cerca de 9.5 milhões de contas a menos, comparativamente aos 15.1 milhões em Junho de 2012.

facebook-fake-profile
Por perfil falso e indesejável, entende-se todas as contas que estão destinadas a ser utilizadas para fins que violem os termos de serviços do Facebook, tais como spam.

Para além das contas falsas, as contas duplicadas são também um problema para a rede social.

Estes perfis são contas que o utilizador mantém  para além da sua conta principal, e representam já cerca de 5% dos utilizadores activos mensalmente da rede social em todo o mundo, o que se traduz em 53 milhões de contas.

Por sua vez, cerca de 1.3% dos utilizadores activos/mês, algo como 13.8 milhões de contas, são perfis descaracterizados, como páginas que as pessoas criaram para os seus animais de estimação, para as suas vendas, etc…

facebook-boo-dog-profile-page-625x431

Desta forma, é um número considerável de contas falsas que não pertencem a um utilizador singular.

Em concreto, são já 76.9 milhões os perfis falsos que ocupam parte da rede social mais popular do planeta. O Facebook diz que estes números se baseiam numa amostra de contas relativamente pequena e que, por isso, os números podem estar incorrectos. No entanto, estes números representam uma queda de, aproximadamente, 6.7 milhões desde o mês de Agosto de 2012. [via]

Conhecem e/ou já se depararam com algum perfil falso/duplicado no Facebook?

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Marques
    Vitor Marques

    Uma das coisas mais estúpidas é a criação de perfis pessoais como sendo de marcas ou de outras coisas que não representam pessoas reais. Isto vê-se aos montes pela rede social e é algo que o Facebook deveria tomar atenção, avisando os criadores desses perfis que devem transferir esses dados para uma página/grupo.

    1. Avatar de Carlos Reis
      Carlos Reis

      Concordo plenamente 🙂

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Sim, bem se tenta alertar as pessoas, mas eles querem assim mesmo.

      O Facebook tem imensos bugs, desde traduções mal feitas a problemas vários que duram eternamente, eles parecem nem querer saber daquilo, embora lancem features, eles preocupam-se mesmo é com a publicidade e com o que lhes dá receita directa. O resto já reparei que estão a marimbar-se.

      Tão cedo não terá sucesso o Face enquanto se concentrar em fazer dinheiro rápido em vez de tornar o UI e página realmente útil e a funcionar bem.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Quando falo em sucesso, falo em solidez como empresa e marca, acções etc.

      2. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        “desde traduções mal feitas… embora lancem features”
        Features? Pois… tradutores!

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Pela boca morre o peixe hehehe!

    3. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      E o facebook já faz isso. Regularmente são apagados/bloqueados perfis por não serem de pessoas reais, enviando um email e dando como possibilidade converter em página (embora aí se percam todos os conteúdos, só convertendo os amigos em Gostos. Só que não dá para tudo!
      Podes fazer a tua parte e denunciar esses perfis e tens duas hipóteses: avisar a pessoa (simpático) ou denunciar mesmo ao facebook! Como?

      No perfil falso dessa pessoa/ Seta ao lado do botão mensagem /
      Denunciar / Enviar uma denúncia / Denunciar a conta de … / Este perfil representa uma empresa ou organização

      E é aqui que surge a possibilidade de avisar a pessoa ou mandas para o face

  2. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Acusem-se xD

  3. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Acho que esses números são muito Favoráveis para o Facebook…
    Já encontrei vários perfis falsos, Geralmente Mulheres, com fotos provocadoras

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      lllllllllooooooollllllll

      WIN

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Conheces mais que 1 perfil falso por cada 10 verdadeiros?

      É que conheceres muitos é uma coisa, conhecer assim tantos já é outra bem diferente.

      Este é um efeito semelhante ao das mulheres grávidas. Quando estão grávidas só veêm mulheres gravidas. Se é menino naquele ano é só meninos.

      Resumindo, achas muitos porque estás focados neles. Porque se vires percentualmente não são assim tantos.

  4. Avatar de david
    david

    ya. tons of them 🙁
    desde animais, herois de bd…
    empresas é o que se vê mais (bares, cabeleireiros, restaurantes… efim, todo o tipo de empresas)

    e depois tem aquele pessoal que faz m###a na vida e cria nova conta e depois n apaga a conta anterior… que comédia

    e pronto, tb eu tenho uma extra account para testar jogos do facebook. se a politica de privacidade nas apps do facebook não fosse tão ranhosa, muito provavelmente dessas 80M de contas, talvez nem 80% existissem

    1. Avatar de Dário

      bem visto, qualquer app ranhosa tem acesso a tudo e mais alguma coisa, e normalmente sem opção de remover esses acessos. Ou aceitas ou não usas. E a maior parte das pessoas não tem noção que ao aceitar está a invadir o perfil, e eventualmente a notificar amigos constantemente, com porcarias

    2. Avatar de Clar
      Clar

      Criei uma segunda conta, não por causa das app’s, mas porque aquilo o que quer que se meta gosto, apareçe para toda a gente… assim com uma conta secundária ninguém vê onde é que ando a meter gosto… pelo menos “online”… só se andarem à procura. O Facebook quer que todas as acções sejam visíveis, eu não quero… logo arranjei alternativa.

  5. Avatar de Tomás
    Tomás

    Eu não tenho perfil, e tenho hà 2 anos o perfil da minha fera (chihuahua), e daí?
    Como dizem os brasileiros, não tou nem aí!!!

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Mas no Brasil não se escreve hà escreve-se há

    2. Avatar de Tuga
      Tuga

      O facebook não é nenhum zoo!

    3. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      O chihuahua tem tido muitos “gostos” dos seus amigos? Usa muito o chat? Como vai a vida social do teu canito?
      É que se queres destacar uma entidade ou canídeo faz uma página… que até tens estatísticas e nem precisas aprovar os amigos dele!

    4. Avatar de xato
      xato

      o Tomás tem razão, porque não posso criar um perfil para o meu carro, para a minha moto, para o piriquito, para a minha cadeira, para o meu parafuso só faltava agora ser obrigatório meter o bi e o nº de contribuinte não???
      Existem empresas que tem facebook logo não é preciso ser uma pessoa!!!Não misturem a vida virtual com a realidade!!!O facebook é um livro de mentiras e quem não compreende isso precisa de ir a um psiquiatra urgentemente!!!

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        E qual é a piada de objectos e animais terem um perfil numa rede social? Isso é mesmo doentio…
        Acho que as pessoas que fazem isso é que precisam de ir a um psiquiatra com urgência…

        1. Avatar de xato
          xato

          como já disse o facebook é virtual por isso é aí que está a graça metes o que queres!!! se achas que o facebook é real trata-te
          ou queres que faça um desenho??

          1. Avatar de Marisa Pinto

            O facebook é tão virtual como este site, como este teu comentário.
            Discordo com essa tua perspectiva, é demasiado redutora.

            O problema está nas pessoas e no conteúdo supérfluo que colocam, e não nas redes sociais…

          2. Avatar de xato
            xato

            ok Marisa neste momento sou um “parafuso” “avatar” a responder-te! sim também acho que o pplware e tão virtual como o facebook, visto que estamos a comentar através de um nick, metes o teu nome pq queres lol isto se esse é mesmo o teu nome visto que pode ser um heterónimo 😉
            enfim fica na tua que fico na minha

      2. Avatar de AR
        AR

        Foi comentário mais “saudável” e genuino que vi ultimamente. Concordo plenamente. Parabéns por viveres no mundo real.
        Era o que faltava agora não se poder criar umas paginas ou perfis de facebook com o que quisermos para promover o cão ou o negócio.

  6. Avatar de tabonitota
    tabonitota

    O Facebook é a pura degradação social e exposição da decadência humana principalmente em termos sexuais. Redes sociais são lixo. Inventa-se algo com sentido humilde e é no que dá. Humanos com m*erda na cabeça em vez de cérebro.

    1. Avatar de Mike Litoris
      Mike Litoris

      Aleluia irmão.

  7. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Caso encontrem um senhor chamado Teste Teste, aviso já que sou eu.

  8. Avatar de Darktux
    Darktux

    Penso que a forma mais fácil de resolver a questão é mudar o nome para FAKEBOOK 😀

  9. Avatar de zeca
    zeca

    Posso imumerar algumas razões.

    – Privacidade – querer usar o Facebook e não publicar qualquer tipo de dados sobre ele proprio, incluindo o nome.
    – Jogos sociais (ter contas falsas permite enviar coisas para progredir nos jogos)
    – Botão Gosto – concursos e afins que para ganhar é preciso ter o maximo de likes

    Um problema que já foi dito é a criação de perfis pessoais em empresas ou eventos em vez de uma pagina. Acontece, por esemplo, com a pagina da minha junta de freguesia, assim como em comissões de festas populares de muitos lugares daqui da zona. Se ser amigo destas paginas permite o desbloqueio da privacidade com acesso por exemplo a fotografias e outros dados mais privados que talvez não gostariamos de estar a partilhar, e não sabendo quem são realmente estas pessoas que gerem o perfil, a situação torna-se um pouco mais grave.

    Mas cada um sabe de si. Eu cá vou continuar a administrar o meu perfil falso. Quem sabe quem eu sou sabe. Coisas pessoais não vai para lá nada, nem fotos, nem por onde ando.

    Quando me banirem, criu outro ou então adeus Facebook, tambem não preciso de ti para nada.

  10. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Só? acho o número muitíssimo baixo.

    E basta ir para ali à procura que encontramos cá em Portugal meia dúzia de pessoas que tinham mais de 1 milhão de contas a funcionar para eles.
    Já foi há uns anos atrás (creio que em 2007) que um concurso da gillete tinha mais de 3 milhões de gosto divididos entre 2 pessoas. Todos os outros estavam abaixo dos 1000. Depois de existirem reclamações pois tal era a quantidade de gosto que aqueles utilizadores tinham, foi feita uma limpeza pela empresa… no final do concurso o vencedor tinha pouco mais de 1200 gosto.
    Como o facebook só apaga contas quando os utilizadores dão a ordem, presumo que aquelas contas todas que foram usadas naquela altura ainda existem… e não é só cá.
    Ainda há poucos meses surgiram as notícias que uma actualização dos serviços do facebook, fizeram desaparecer mais de 10 milhões de fans de uma cantora americana. Contas que não tinham nenhum post nos últimos anos mas íam enviando pedidos de amizade.

  11. Avatar de Dário

    A sério? Who cares? Se a malta adicionar perfis de pessoas que conhece, em vez de adicionar tudo o que lhe aparece à frente, o facto de haver perfis falsos é irrelevante.
    Se a malta adicionar tudo o que lhe aparece à frente, e está no direito de o fazer, qual é o problema? Está a interagir com alguém falso? E então?
    Parece-me que os únicos a quem isso deve chatear mesmo é à administração do FB que tem de reservar 7 ou 8% do espaço em servidor para alojar coisas, mas a nós, users, não me parece que isso afecte alguma coisa.

  12. Avatar de Joji
    Joji

    Eu não tenho conta, mas tenho gato.. Esta notícia deu-me uma ideia, eu não preciso de FB para nada, mas para o meu gato é capaz de dar jeito..
    Ainda pode ser que ele encontre uma gata jeitosa..
    O problema é que ele é castrado.. :s enfim

  13. Avatar de blz
    blz

    74.000.001 assim sim… É que o meu é falso, e ninguém deu por ela 🙂

  14. Avatar de Ratoxx
    Ratoxx

    O meu perfil é falso. Tive de criar um perfil para aceder a documentos pdf em determinados sites universitários. Não tenho de pôr informação pessoal nestas coisas. Já tentei encerrar a conta várias vezes, sem sucesso. O facebook aparenta que a conta está desactivada, mas basta eu tentar entrar de novo e já está activada outra vez. O que se põe no facebook fica nos servidores, por mais que o neguem, não há como o verificar. Cautela com estas coisas.

  15. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    já encontrei vários perfis falsos no facebook, inclusive de uma amiga