Facebook avalia e recolhe bibliotecas dos smartphones Android às escondidas

24 Comentários

A relação do Facebook com a privacidade é conturbada. Os casos são por demais conhecidos e as situações não abonam para os utilizadores e os seus dados. A empresa tenta melhorar esta situação, mas, na verdade, os novos casos não param de surgir.

Uma nova análise ao código da app do Facebook para Android e ao seu comportamento revelaram uma situação que pode ser considerada anormal. A app está a analisar e principalmente a recolher as bibliotecas do Android sem uma razão aparente.

Facebook bibliotecas Android app recolher

O Facebook está novamente a fazer recolhas

O comportamento agora descoberto é no mínimo estranho. Detetou-se que a app do Facebook para Android analisa as bibliotecas presentes no sistema e que as envia para os servidores da rede social. Esta é avaliação que é feita periodicamente e não visa os dados do utilizador. Apenas e só as bibliotecas do sistema são visadas.

Aparentemente o Facebook está a criar uma coleção de todas as diferentes bibliotecas existentes nos smartphones Android. O nome dado a este projeto é já conhecido: Global Library Collector. A descoberta foi feita por Jane Manchun Wong, conhecida por descobrir novidades nas apps do Facebook ou Instagram.

As bibliotecas do Android são agora as vítimas

Ao analisar as comunicações feitas pela app no Android, descobriu que estavam a ser enviados dados para avaliação das bibliotecas. Caso estas não estivessem registadas, o processo seguinte seria simples. Posteriormente, são comprimidas e remetidas para o Facebook.

Não havendo dados dos utilizadores associados, ficam de fora quaisquer questões de privacidade. No entanto, o Facebook nunca referiu que faz esta recolha e está, ao mesmo tempo, a consumir recursos e dados de forma desnecessária aos utilizadores.

O estranho neste processo não é comunicado e não pode ser desligado pelos utilizadores. Existem já algumas teorias que explicam este processo de recolha de bibliotecas do Android pelo Facebook. Muitos alegam que é para conseguir despistar problemas nas suas aplicações.

Comment
by from discussion
inAndroid

É a app que está a recolher os dados

Como existem pequenas alterações nas bibliotecas, dependendo dos fabricantes, eventualmente podem provocar problemas. Outra dá conta da tentativa de acesso a APIs que a Google entretanto bloqueou para segurança dos utilizadores.

A verdade é que o Facebook não justificou este processo e nem veio a público explicar a razão pela qual faz a recolha destas peças da Google e de outros fabricantes. É mais um mistério que fica por esclarecer no universo da maior rede social da Internet.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    …só os anjinhos é que achariam que não!

  2. Avatar de O novo do restelo
    O novo do restelo

    Alguém é básico que, depois de tanta história a roubar e vender dados dos utilizadores, ainda usam apps do Facebook? O Facebook não paga impostos na Europa, ganha imenso dinheiro vendendo dados privados dos utilizadores, usa imensa bateria e… alguém ainda usa algo deles? Masoquismo

    1. Avatar de pauloj
      pauloj

      +1
      ignorância da nisto, triste!

    2. Avatar de William
      William

      Deviam falar o /e/ foundation phones. Poucos portugueses sabem da existência disso! E olha que é uma iniciativa européia!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Está na altura também dos velhotes deixarem o FB.

  4. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    O Facebook é um cancro.
    Deveria haver uma Lei para remover essa aplicação de todos os telemóveis.
    Só não o faço do meu, porque tenho amigos e familiares, onde mantenho o contato por lá, caso contrário era remover já.

    1. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      pois.. isso é a desculpa de todos….

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Se as pessoas têm Facebook têm obrigatoriamente email. E5falso que estejam contactáveis Apenas pelo Facebook.

      1. Avatar de GM
        GM

        Aí é que está o busílis da questão. A desculpa para a utilização, seja do FB seja WA, é a possibilidade de contactar familiares e amigos, mormente os que estão no estrangeiro. O que significa que até ao advento desses meios, não os contactavam. Admito que tornou o contacto muito mais fácil, mas de mão dada com o “fácil” veio tudo o resto. Com os mesmos equipamentos têm outras ferramentas, eventualmente muito menos intrusivas, que permitem perfeitamente o contacto.

  5. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    amigos e familiares se que me querem contactar têem o meu numero.. nao preciso do facebock

    1. Avatar de GM
      GM

      +1. E email. E SMS. E usam precisamente os mesmos equipamentos.

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        a unica coisa que está em questão é por quem queres ser espiado… Email? por acaso alojas o teu email pessoalmente?
        SMS? o estado obriga a guardar os “metadados” de todas as comunicações moveis durante X anos (já não tenho a certeza se são 2).. nem sequer especificam o que no entender deles o que raio são metadados

        1. Avatar de GM
          GM

          Sem dúvida! Assim, és espiado pelo email, SMS, FB, WA, INSTAGRAM, TWITTER, ….Se não tiveres essa tralha toda, nomeadamente estes últimos, fica talvez um pouco mais contido. Não achas?

        2. Avatar de Luisa
          Luisa

          Protonmail é excelente pra privacidade

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Sim, mas o ideal seria criar um email descentralizado e anônimo, estes serviços só existem na Deep Web, aí nem NSA, nem FBI tem acesso.

  6. Avatar de Mário Lemos
    Mário Lemos

    Esta recolha também sucede a quem usa apenas o Facebook via browser? Não tenho a APP instalada no meu Nokia 8.

  7. Avatar de Samuel
    Samuel

    É por isto que eu não tenho Facebook no smartphone.

  8. Avatar de quim
    quim

    facebook e android no mesmo dispositivo! ahaha selecao natural

  9. Avatar de Luisa
    Luisa

    Me assusta que ninguém ainda tenha fechado essa empresa com tantos e tantos problemas de privacidade, se a MS que faz pior continua no mercado… Deveria haver algum conselho pra verificar isso e não deixar as empresas fazerem o que quiser. Doentio. E ainda tem gente que usa o facebook mesmo com tantos abusos, só burros!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      As pessoas que usam facebook e não ligam são as mesmas que dizem que não tem nada a esconder, mas quando vão ao banco sacar dinheiro não deixam ninguém ver a senha.
      É hipocrisia num nível absurdo.
      É por essas e outras que não sou a favor do anarcocapitalismo, precisa existir um estado, mesmo que mínimo pra evitar que empresas mercenárias tomem conta do mercado e façam o mal. Facebook, WhatsApp e Instagram são apenas a ponta do iceberg. Google, Microsoft, Apple são outras problemáticas também.

  10. Avatar de William
    William

    E se usar o facebook através do navegador no android?!

  11. Avatar de De Lisboa com muito amor!
    De Lisboa com muito amor!

    Adeus, FB no telemóvel…

  12. Avatar de OneArmedBandit
    OneArmedBandit

    O Fakebook é um nojo.
    Mal posso esperar para que Bruxelas lhes trate da saúde, pondo-os na ordem com uma multa milionária…