Facebook: Portugal pediu informações acerca de 213 utilizadores

25 Comentários

Ao todo foram 71 países que pediram informações à mais popular rede social do mundo

Praticamente todas as pessoas têm uma (ou até mais) conta no Facebook, fazendo com que esta seja a rede social mais utilizada em todo o mundo, praticamente em todos os países.

O Facebook já foi alvo de várias notícias, umas boas outras menos boas, e recentemente, devido à polémica do Edward Snowden, a redes social disponibilizou um documento onde se pode ver os países que pediram informações sobre os utilizadores da rede social.

No documento podemos verificar que foram 71 países a pedir informações e, no caso de Portugal, foram pedidas informações sobre 213 utilizadores.

urn:newsml:dpa.com:20090101:120124-99-03609

Depois de Edward Snowden ter denunciado o programa PRISM, o programa de espionagem americano, várias entidades de renome vieram revelar alguns segredos, e muitas coisas já vieram a ser descobertas.

Relativamente ao Facebook, esta terça-feira, pela primeira vez, a rede social mais popular do mundo disponibilizou um relatório acerca dos pedidos de informação de agências governamentais de todo o mundo, respeitante ao 1º semestre deste ano, e que pode ser visto aqui.

O documento, intitulado “Global Government Requests Report“, demonstra:

  • O total e quais os países que pediram informações
  • O número total de pedidos que cada país pediu
  • Pedidos de informações sobre utilizadores/Contas
  • Percentagem de pedidos que foram apresentados

No total foram 71 os países que pediram informações sobre mais de 38 mil utilizadores/contas da rede social, somente nos primeiros 6 meses deste ano.

Portugal é um dos países que também se encontra na lista de países, sendo que, até final de Junho, as autoridades portuguesas requisitaram 177 pedidos de informação acerca de 213 contas/utilizadores do Facebook. O Facebook disponibilizou 42% da informação pedida.

fb

Dos países que pediram mais informação foram:

  • Estados Unidos (entre 20 mil a 21 mil)
  • Reino Unido (2.337)
  • Itália (2.306)
  • Alemanha (2.068)
  • França (1.598)

Segundo o Facebook, a grande maioria dos pedidos está relacionada com casos criminais, como roubo ou rapto. Na grande parte dos casos, as entidades governamentais pretendem obter informação básica sobre subscritores, como o nome, a morada e a duração do serviço. Outros pedidos também podem visar os registos de endereços de IP ou até mesmo o conteúdo de contas.

O Facebook garante que segue processos rigorosos para responder a todos os pedidos de informação governamentais, e que tudo faz para proteger os dados das pessoas, obrigando os governos a cumprirem requisitos jurídicos bastante elevados em cada pedido individual.

Veja aqui o guia de Informação para autoridades responsáveis pela aplicação da lei.

O que pensa deste relatório? E desta posição dos governos?

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alberto
    Alberto

    Pois… a tentação é grande, só de pensar que as pessoas deixam tanta informação sobre a sua vida pessoal. Isto aliado ao tweeter, hi5, tagged, google plus, gmail, android, computadores com windows,etc…. toda a informação é passível de ser cruzada.
    Mundo medonho em que vivemos actualmente!
    A uma escala menor, posso adiantar que sempre que é alguém recrutado para a empresa, o departamento de de RH pede-nos sempre para saber algo mais sobre um determinado candidato.
    Sem demorar muito sabemos tanto mas tanto de uma pessoa…. é tenebroso e ao mesmo tempo imprudente de quem alimenta redes sociais.
    O meu conselho é o de sempre….
    Tenham medo! Tenham muito medo!!

  2. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    As autoridades Portuguesas só pedem informações caso exista alguma denuncia, e primeiro tem de haver ordem do tribunal antes de existir qualquer pedido a uma entidade!

    Não façam drama onde ele não existe sff

    se te roubarem e achares o perfil da pessoa que te roubou não dás á PJ? caso exista mais testemunha segue para tribunal e o pedido provavelmente é feito!

    Isto não só é valido para o facebook como para os foruns e portais, ou alquer website da internet que contenha contas de users…exemplo pplware!

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Tudo isso é verdade mas… há sempre a questão do terrorismo e dos documentos forjados. Os EUA são peritos nisso, então em documentários na televisão para anestesiar e formatar a opinião pública…
      Não discuto as questões que levam as autoridades a pedirem informações de forma legal ou não, mas sim e apenas comento a falta de cuidado que as pessoas têm. Isso sim.
      Cada um sabe de si e Deus não cuida de todos porque há ateus graças a Deus 🙂

    2. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Certeiro. Pena o estilo “Correio da Manhã” vingar cada vez mais.

  3. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    O “Grande Irmão” anda aí… George Orwell nem sabia como estava tão perto da verdade.
    Ou saberia?

  4. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    aqui a noticia penso que esteja a fazer ênfase a portugal, o que considero impróprio

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas não será “próprio” o que queres dizer?

      É que o mais importante é mesmo o que Portugal e mais concretamente as autoridades portuguesas, requisitaram ao facebook e que, somente agora, este deu a conhecer.

      Isto quer dizer que… podes correr… mas não te podes esconder!!!

      1. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        Amigo Vitor, sempre foi assim. E vocês administradores do pplware sabem isso melhor que ninguém, ou deveriam saber. O impróprio é aliar a noticia ao prism, porque uma coisa não tem nada haver com outra

        1. Avatar de Vítor M.

          Segundo dizem… até tem! Este anúncio vem tentar limpar a imagem do facebook depois de ter saído na imprensa que milhões de dólares foram gastos do erário público para pagar a estas empresas por terem fornecido dados ao NSA. Embora o facebook tenha já vindo desmentir, contudo… como estamos a ver, estas empresas de repente tornaram-se um pouco mais transparentes 😉

        2. Avatar de Marisa Pinto

          David
          Depois do Snowden ter vindo a público falar do PRISM, muitas empresas vieram esclarecer e divulgar métodos de recolha de dados.

        3. Avatar de lmx
          lmx

          desculpa david, mas de facto no que toca a segurança, e privacidade das pessoas teem tudo a ver…

          cmps

  5. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Aqui no Brasil foram 857 pedidos.

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Acho isto ilusório.
    Diz o Facebook: “Os governos pedem ao Facebook e a muitas outras empresas informação sobre contas no âmbito de investigações oficiais. A grande maioria destes pedidos está relacionada com casos criminais, como roubo ou rapto” E dão o número: Estados Unidos 20000.

    Isto é o mesmo que dizer “Bateram-me à porta antes de entrar em casa x vezes”. Não é: “Entraram-me em casa x vezes, porque não há maneira de entrar sem bater à porta”.

    Estou convencido que com o PRISM, que não são casos criminais são procedimentos de “segurança”, entraram as vezes que quiseram, em especial no serviço de mensagens instantâneas do Facebook.

    1. Avatar de Vítor M.

      Para os americanos tudo tem duas ou mais versões. E é tudo perfeitamente justificável se eles quiserem. Essa malta não é de fiar, até criam cenários de guerra e terrorismo para justificar a sua acção militar, como já vimos no passado (e parece-me que no presente está a acontecer), contudo, nós somos consumidores do que eles nos dão, somos, ao usar, cúmplices deles.

      Portanto, eles fazem o que querem, como o nosso acordo.

      Enfim!!!

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Pois, mas a minha questão é outra.

        Na sequência das notícias sobre o PRISM e de que estavam a colaborar com a NSA (e que estavam a receber por isso) o que o Facebook e a Google disseram aos sete ventos é que não tinham nada a esconder e que iam pedir autorização para revelar, de forma agregada, as vezes em que tinham fornecido informação a pedido dos serviços de segurança,

        Os dados que o Facebook está a fornecer não têm nada a ver com isso. São os pedidos feitos no âmbito da investigação criminal, que nunca estiveram em causa. É uma mistificação – tentam fazer passar a parte pelo todo ou, como se diz, “vender gato por lebre”.

        http://www.theguardian.com/technology/2013/jun/11/google-doj-permission-publish-fisa-requests

        1. Avatar de Vítor M.

          Verdade. Na minha opinião e vendo o que tem estado a ser dito, estas empresas visadas estão a todo o custo a tentar desviar atenções, também a MS o tentou e conseguiu, este anúncio da saída de Steve Ballmer , nesta altura, não é inocente.

          Há uma pressão muito grande em torno deste caso que, embora possa parecer adormecido, está extremamente pejado de culpados.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            concordo plenamente contigo Vitor,
            mas atualmente, isto está muito mau mesmo…

            Desde a venda ou troca de bases de dados, em troca de dinheiro(que é uma coisa que já se faz há muito…por exemplo as empresas de recursos humanos…e a PJ até anda a investigar, pois parece haver em Portugal falsas empresas de recursos humanos apenas para ficarem com os dados…é muita info e demasiado perigosa a info dum CV…), até a espionagem, e roubo de informação…

            No entanto vejo os governos parados…ninguém toma iniciativas…a unica que vejo a faze-lo pelo menos publicamente para já é a Alemanha…não percebo muito bem o que se passa…

            quanto a Siria…sim também é verdade…parece que os ataques de gás foram lançados pelos rebeldes…vulgo AlQaeda…pelo penos é o que a Porta voz da ONU no terreno pensa…mas as evidencias são demasiadas…não sei como é que a América vai tentar inventar uma forma para este ataque…no passado eram as “bombas de destruição maciça”…agora são os ataques com gás…começo a ter muito medo da América a sério que começo…

            Também acho um Pouco estranho as autoridades pedirem a morada de determinados utilizadores de facebook…então no decorrer de um processo eles não sabem já as moradas…é que eu saiba eles teem uma base de dados distribuida, onde pelo nome/bi/etc sabem os dados das pessoas…já estou como o outro ..”acho isto muito estranho…”.

            cmps

  7. Avatar de So_true
    So_true

    Mais tempestades em copos de água… em tantos milhões de portugueses, foram 216… é (muito) improvável que tenham acedido ás vossas contas para saber quais os vossos “filmes favoritos” ou ás fotos das férias passadas, a não ser que sejam (grandes) criminosos, por isso, “quem não deve não teme”. Se acham que se não utilizarem sequer a internet estão protegidos, estão enganados, os nossos dados pessoais fazem parte de várias bases, a quem muita gente pode aceder, e aqui se apela à ética profissional/legal. É claro que é sempre preciso ter cuidado com aquilo que se coloca nas redes sociais, mas isso é puro bom senso!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      So_true
      Diz-me em que parte do artigo está escrito que 213 é muito ou pouco, sff.
      Pois é!

      1. Avatar de So_true
        So_true

        Alguém tem a mania da perseguição… fui eu quem disse que era pouco (menos de 0,5%) dos utilizadores. E por isso é que não há necessidade do alarmismo que se vê nos comentários (i.e. nas pessoas) face a este tipo de notícias. Espero ter-te esclarecido Marisa, também aqui não havia motivo para alarmismo 😉

        1. Avatar de lmx
          lmx

          não há necessidade…como quem diz…é que basta haver um caso para que possas ser tu!!

          Essa historia de que enquanto forem poucos esta tudo bem…não é boa ideia…é que embora a probabilidade de te calhar a ti ser baixa…podes mesmo ser tu uma das vitimas…

          quem te garante que o facto de teres a tua opinião publica acerca das coisas , não leva os puderes negros do pais a pesquisarem dados sobre ti??Achas isso legal, e mesmo que fosse legal…achas que seria moral??

          Ninguém sabe para que são os dados recolhidos…pois ninguém fiscaliza…e a fiscalizar terá que ser uma entidade idónea, e nunca nada ligado de alguma forma ao Poder Politico/Judicial…porque este é corruptível…Portugal tem uma longa historia de corrupção…

          cmps

  8. Avatar de João Cardoso

    Como se costuma dizer… quem não deve… não teme 🙂 Desde que os dados sejam fornecidos sobre ordem judicial e que não seja possível andar a investigar as pessoas sem justa causa, acho que não há nada de novo. Sempre foi assim. Não acho que isto tenha a haver com o PRISM. O PRISM tem mais a haver com o facto de os estados unidos espiarem a rede indiscriminadamente, com o pretexto do terrorismo e segurança nacional. E a polémica está dividida em duas partes. Para oa americanos é inconcebível que as agências andem a fazer isso a cidadãos americanos. Para estrangeiros já não se importam. O outro lado é de quem não mora nos estados unidos em que a lei deles autoriza a que vejam os nossos dados à vontade sem restrições. E isso claro que ninguém gosta.

    No fundo são dois problemas num só. Um externo de quem não gosta de ser espiado e que ficou a saber que a lei americana o permite… (ou seja todos nós) e o segundo que é interno e o facto de os americanos terem sérias duvidas de como essa recolha de informação não é feita sobre os seus cidadãos também, o que para eles é ilegal.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois os EUA mostram ao mundo que se estão pouco marimbando para o mesmo…

      Lançaram ha umas décadas muita propaganda contra o comunismo, etc…era mau e tal a liberdade é que era…mas agora são eles os criminosos…e agora é que são elas!!

      cmps

  9. Avatar de António José Milheiras de Oliveira Penetra
    António José Milheiras de Oliveira Penetra

    Já não é a 1ª. vez que ao entrar na página do faceboo: 1º. introduzo o m/ endereço; 2º. introduzo o password. e depois quando pretendo postar, ver postagens, comentar, transferir postagens, etc me aparece como no caso actual: legendas sem ser em Português, como por e.x.:
    Kya har du pahjartet? post sok etter personar, stader org ting Finn vener Eeim
    Likar – Kommenter – Del 31 minutt sidan likar dette
    Tilradde sider sja alle.
    Estou peocupado se devo entrar no facebook ou não. O que devo fazer para que os termos indicados numa língua que não o português passem a ser em português.