Facebook: Não partilhe esta mensagem! É um hoax

20 Comentários

Com o final de 2015 e início de 2016, alguns utilizadores do facebook voltam a ser enganados por “boatos falsos”! Depois dos concursos “fantásticos”, desta vez circula uma mensagem sobre os direitos de autor, que está a ser partilhada por milhares de utilizadores e que aparentemente limita a divulgação, copia, distribuição ou transmissão de algum dado pessoal ou conteúdo (fotografia, vídeo, etc).

Apesar de não ser propriamente uma novidade este tipo de mensagens, designadas de hoax (histórias/informação falsa) a verdade é que os utilizadores continuam a acreditar e a partilhar!

facebook_hoax


Se é utilizador do Facebook certamente já viu no perfil de algum dos seus amigos a seguinte mensagem:

Hoje, dia x de Janeiro de 2016, em resposta às novas directrizes do Facebook e, em particular na decisão de usar ou não o Facebook após 1 de Janeiro de 2016, nos termos dos artigos L.111, 112 e 113 do código de propriedade intelectual, quero aqui declarar que os meus direitos estão ligados a todos os meus dados pessoais (desenhos, pinturas, fotos, textos, música, lista não exaustiva) publicados no meu perfil. Eu proíbo o Facebook, e também funcionários, alunos, agentes e outro pessoal sob a direcção do Facebook de divulgar, copiar, distribuir, transmitir ou tomar quaisquer outras providências contra mim com base neste perfil e/ou seu conteúdo. Para uso comercial ou outro do exposto é necessário o meu consentimento por escrito em todos os momentos.
O conteúdo do meu perfil contém informações privadas. A violação da minha privacidade é punida pela lei (UCC 1-1-1-103 308 308 e o estatuto de Roma).
Facebook agora é uma entidade de capital aberta. Todos os membros são convidados a colocar um aviso deste tipo, ou se preferirem, podem copiar e colar esta versão. Se você não publicou esta declaração pelo menos uma vez, você permite tacitamente a utilização de elementos como as suas fotos, bem como as informações contidas na actualização de perfil.

Mesmo com um texto estranho e com leis desconhecidas, os utilizadores têm vindo a partilhar este mensagem, convictos que de facto o texto nela contida serve para alguma coisa. Na verdade trata-se de um hoax, sendo que os termos de utilização da rede social são iguais para todos e definidos pelo próprio Facebook (não é o utilizador que os define). Essa informação pode ser consultada aqui.

Se tem amigos que estão a partilhar esta mensagem passe-lhes o link deste artigo e alerte-os para outros boatos e esquemas que vão circulando pela maior rede social. Estejam atentos, que nós também!

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Basta ver que “UCC” nem é uma referência de lei portuguesa nem Europeia por isso cai logo…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, toda a mensagem é “duvidosa”, mesmo não conhecendo nada 😀

    2. Avatar de Arkop
      Arkop

      já aprendi uma coisa nova, agora mais quantos como eu que não sabem?

      1. Avatar de int3
        int3

        Mas deves saber porque quando assinas um contrato deverá estar com bastantes referências a decretos e despachos….

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Só ainda não percebi ao certo o que ganham os autores destes hoax. Isto não deve dar likes em páginas

    1. Avatar de Mota
      Mota

      O pior é que dá.
      E acabam a vender as páginas para possam já ter imensos likes.
      Publicidade gera publicidade

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ganham umas valentes gargalhadas a ver o povinho idiota a ir atrás disso.. algo comum, é só povinho que não pensa por si e nem faz a mínima pesquisa para ver se é verdadeiro, enfim como havemos de andar para a frente.

  4. Avatar de rui pedro
    rui pedro

    Algum de vós ainda se lembra daquela coisa que andavam a espalhar de “como mudar a cor do seu facebook”? Haha

    1. Avatar de Dr. Joaquim Gonzaga
      Dr. Joaquim Gonzaga

      Eu uso dark themes em quase todos os websites que frequento com regularidade, O facebook é um deles e há uma ferramenta muito boa no formato de extensão do chrome, stylish

    2. Avatar de Mota
      Mota

      LOL

      Ou aqueles links passados no MSN “Olhas as minhas foto das férias”

    3. Avatar de Arkop
      Arkop

      infelizmente ainda vejo isso e acabo sempre por meter a mão à cabeça porque muitas vezes são os mesmos a repetir o mesmo erro, tenho que limpar o meu facebook desses génios que caem no mesmo buraco várias vezes.

  5. Avatar de censo
    censo

    Espanta-me como tanta gente ignorante espalha esta mensagem assim sem mais. Sai reforçada a ideia de que neste mundo tecnológico, as falhas deste advêm em 99,9 % dos casos, do utilizador !

  6. Avatar de popy
    popy

    2016 e ainda há gente a partilhar isto…

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ainda caem nestas coisas?

  8. Avatar de MaqueGaiver
    MaqueGaiver

    É tipo uma que circulou á uns anos e que os mais iluminados se prontificavam a postar nos seus murais , basicamente era isto:
    “Eu de acordo com a lei americana xx236523 ao copiar este texto estou a garantir que tudo o que meter aqui no face me pertence e não autorizo o seu uso por terceiros…”

  9. Avatar de Me and me
    Me and me

    Mais uma entre muitas.
    Outra moda que existe e irrita-me MT são as montagens de pessoas com “deficiências” físicas graves…

  10. Avatar de LMA
    LMA

    A regra é:
    Toda e qualquer mensagem, venha ela por que meio vier, que termine com “URGENTE, ENVIE JÁ PARA OS SEUS AMIGOS TODOS”, ou qualquer outra dentro do mesmo espírito alarmista, é LIXO.
    Estou careca de dizer isto à minha mãe..
    Bom ano a todos

  11. Avatar de Sr_Decio
    Sr_Decio

    O maior problema é que o copy paste ou o share é mais simples que a leitura do texto.
    Este é um dos motivos de termos tanto lixo espalhado pelas redes sociais.

  12. Avatar de Joaquina de Melo
    Joaquina de Melo

    Já caí numa me### destas..,uma unica vez, fiquei perplexa qd vi alguém partilhar com o meu nome no fim do conteúdo…pensei como era possível se eu pedia para colar ??? depois tive cuidado de me informar por outros meios se aquelas leis existem…em Portugal NÃO..talvez no Brasil ou na América…. hoje por este motivo estive todo dia e ate esta hora sem vir ao Facebook… Resolvi eliminar esse contexto que nao serve de nada apenas para dar lickes a quem inventou essas porras… de resto não dou indicações minhas seja pró que for… fui abordada por um suposto concurso que envolve um conceituado hipermercado,, tão obvio que se tratava duma fraude…que imediatamente me propôs avisar quem anda nas redes sociais, espero ter ajudado …. mais estranho que os utilizadores nem ligam a esses avisos, PENA ..