Não, o Facebook não “espia” as conversas que tem ao telefone

24 Comentários

Há muito que se especula sobre a possibilidade do Facebook estar a escutar as conversas dos seus utilizadores nos dispositivos móveis para assim lhes servir anúncios dirigidos e com base nas suas conversas.

A empresa sempre negou tal prática, mas esta ideia nunca desapareceu. Sempre que o assunto volta a ser conversa, o Facebook volta a ter necessidade de o negar, tal como aconteceu agora.

Facebook

A forma como as empresas obtêm informações para apresentar publicidade dirigida na Internet é muito variada e em alguns casos um pouco obscura. Sempre que possível são usados métodos para aceder diretamente aos dados dos utilizadores e às conversas que estes têm.

O Facebook tem sido acusado em várias ocasiões de obter dados de forma pouco legal, nomeadamente através das conversas que os utilizadores dos smartphones têm. Recentemente, num podcast tecnológico chamado Reply All, o seu apresentador PJ Vogt pediu aos espectadores que dessem a sua opinião sobre se o Facebook os escutava e recolhia informações das suas conversas.

https://twitter.com/robjective/status/923620196010434560

Uma das primeiras respostas veio do vice-presidente da área de publicidade do Facebook, Rob Goldman, que negou que a maior rede social da Internet o faça ou que alguma vez o tenha feito.

Mesmo com esta informação, que o Facebook tem repetido ao longo dos anos, vários foram os casos de utilizadores que mostraram que o Facebook os escutava e deram exemplos reais de situações destas.

https://twitter.com/kelleyblythe_/status/923614518378418176

https://twitter.com/torihoover/status/923881150921232384

A verdade é que não existem provas de que esta prática esteja a ser usada pelo Facebook e que, muito provavelmente estes anúncios sempre estiveram presentes sem que os utilizadores reparassem neles.

Por outro lado também não existem provas de que tal prática não seja realizada. As apps móveis do Facebook têm acesso ao microfone e podem perfeitamente registar as conversas. A verdade é que a dúvida sempre existiu e sempre estará presente, com provas claras e cabais para cada uma das ideias, sem que se chegue a qualquer conclusão.

Leia também

Qualquer app do iOS com acesso à câmara pode estar a espiá-lo

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Se virem o meu historico nos comentarios aqui vão ver que sempre fui “fã” do facebook. Hoje em dia, sinceramente, estou farto. Está na hora de surgir uma alternativa.

  2. Avatar de Arkan
    Arkan

    ah ta bom…rs assim como o PT nao roubou o Brasil, alias nao foi o PT foi o LULADILMA rs…

    facebook espiona ate o modem que vc acessa ele, desde o envio de tudo nas atualizaçoes tanto android ou iossmerd.

  3. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    A Microsoft e a Adobe também já recriaram som a partir de um vídeo sem som, usando a vibração nos objetos, cena à Eagle Eye 🙂

  4. Avatar de Zeze
    Zeze

    Haja alguém que não expia. 🙂

    1. Avatar de Joel Reis
      1. Avatar de ze
        ze

        Prof. Joel não espiga!

  5. Avatar de fairwind
    fairwind

    Acho que já contei esta história aqui uma vez, mas vai novamente:
    Pelo menos as conversas privadas ESPIA !! Nem que seja somente por “palavras-chave”; tenho um amigo que há uns anos atrás emigrou para o Reino Unido, onde tem sempre trabalhado na área dele – Hotelaria, em determinada altura decidiu mudar de onde estava para outro hotel, em conversa privada falou-me o nome do hotel para onde ia, ADIVINHEM que publicidade na altura apareceu no meio do FB, pois claro, a publicidade do hotel que ele tinha referido para onde ia numa conversa privada !!!

    1. Avatar de DB
      DB

      E durante esses dias essa pessoa não fez pesquisas nesse mesmo computador sobre esse outro Hotel? Se sim através dos cookies podem aparecer essas publicidades referidas.

  6. Avatar de ic
    ic

    Pois não. Nem o Facebook, nem a Google, nem ninguém. Estamos todos seguros e todos eles respeitam a nossa privacidade – tá claro.

  7. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Então o Android e a Apple… ninguém diz nada?

    1. Avatar de poiou
      poiou

      Não acorde moscas que estão a dormir.
      Se algum fanboy lê o comentário vai preferir que os norte coreanos lancem uma bomba atómica para a Europa.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não leves para caminhos inúteis, a pergunta dele é muito pertinente porque para os “donos” da plataforma permitem isto é porque também “mama”.

    2. Avatar de Vítor M.

      Tens muita razão. Será que ambos de dobraram ao Facebook? Essa é uma pergunta muito pertinente sim senhor.

  8. Avatar de Félix Faria
    Félix Faria

    Ate pelo chrome espia. Tava eu a fazer pesquisas no chrome sobre uns carros no standvirtual e logo em seguida aparece me anúncios do standvirtual sobre os anúncios que cliquei, isto na app do facebook!

    1. Avatar de J.Fernando
      J.Fernando

      Mas isso é “normal”. Estavas a utilizar os serviços. Agora, “captar” o que falas sem estares a utilizar nenhuma plataforma é que é aterrador…

  9. Avatar de Malaquias
    Malaquias

    No android vocês têm uma opção nas definições chamada “app permission management”.
    Com ela, podem bloquear o que as apps têm acesso, e podem escolher entre autorizar sempre, bloquaer sempre ou perguntar o que fazer.
    Eu uso a opção ” perguntar sempre” e ficava até estupfacto com a quantidade de vezes que tava no smartphone a ler noticias e o “app permission management” mandava-me um pequeno balão no fundo do ecra a dizer “facebook is denied to get your current location”…
    A cada 5 minutos tava-me a aparecer isso… Acabei por desinstalar o facebook app e instalei uma app chamada ” phoenix”, a interface parece o facebook antigo, mas ao menos é mais leve e tem messenger integrado.

    Como isto a muitas outras… Através do app permission management apanhei uma app de foto para pdf a tentar aceder ao meu microfone algumas vezes…

    Cuidado com as permissoes!!!

  10. Avatar de J.Fernando
    J.Fernando

    Mas não é só pelo facebook. Utilizadores do Reddit têm testemunhos do mesmo. Conversaram sobre um assunto que nunca tinham falado na vida, que nunca tinham pesquisado, pois era bem específico e passado pouco tempo, abrem o reddit e lá tinha publicidade ao assunto que tinha falado. É este o mundo actual. Já por isso um Hacker famoso diz que para privacidade utiliza os telemóveis do tempo do arroz 15…:-))

    1. Avatar de malaquias
      malaquias

      J. Fernando

      Depende. Estao a usar reddit no browser? Se sim, é google chrome? É o mais provavel… Usaram o site da google.pt para lá chegar? É provavel…
      A google tem uma coisa chamada ad-sense que é a responsavel pela publicidade nos sites.
      Ele identifica palavras chave, ou seja, nos chats estas safo, mas no reddit, onde nao existe chat, o google adsense vai encontrar palavras chave, seja bo titulo ou no corpo.
      Ora, se estás a fazer comentarios no reddit (que usa o ad-choices da google para apresentar publicidade) a um tema especifico do genero “como programar em C#, o ad-sense vai deixar uma cookie ou varias no browser. Proxima vez que acedas o reddit, o ad-choices vai buscar a cookie e ja sabe o que te apresentar na publicidade, e entao vai-te apresentar algo do tipo ” aprender linguagens de programação facil e gratis” ou outra coisa qualquer.

      Maioria dos sites usam o google Ad-choices.
      Quem usa chrome nem consegue evitar o ad-sense, o chrome transmite automaticamente as tuas pesquisas para o ad-sense, e a não ser que uses navegaçao privada, mesmo que digites o site diretamente, o site é enviado ao ad-sense, ou seja, quem esta detras do ad-sense sabe exatamente quando entraste no facebook, no twitter, no reddit, no pplware… Mesmo acontece com o google (motor de busca). Não existe nenhum opt-out para o adsense, ou nao existia a muitos anos quando eu usava chrome.

      O ad-choices pertence aos sites, ou seja, só com ad-block o removes e mesmo assim as vezes ainda fica alguma publicidade no site…

      O Firefox tambem funciona com o google ad-sense, mas no firefox existe um opt-out.
      Ou seja, quando lês nas definições “enviar as minhas pesquisas à google” isso é o ad-sense.

      No caso de usar apps, é a mesma coisa, o ad-choice também existe nos browsers mobile, e tambem deve existir para apps para que os desenvolvedores possam monetizar as suas criações…

      O melhorzinho mesmo, para quem se preocupa com estas coisas, é usar um firefox, usar a extensão ublock origin, usar a self-destructing cookies, uma extensao para bloquear scripts e abandonar o uso de chrome e Google, e passar a usar um duckduckgo, ou um Ecosia para pesquisar (adoro o motor de busca Ecosia) ou mesmo um meta-motor de busca como o Ixquick…

      Peço desculpa se tem informação errada ou algo, ja li estas coisas faz muitos anos pode ser diferente hoje em dia…

      1. Avatar de Bruh
        Bruh

        A self destructing cookies era muito boa mas vai deixar de funcionar na próxima versão do firefox que chega no dia 14 de Novembro. Felizmente, já há uma boa alternativa. A cookie autodelete. Tenho estado a usar e estou a gostar.

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Não estou nada surpreendido. Nos termos e condições do Facebook diz o seguinte: “The Android app can record sound & video from your phone, at any time, without your consent.
    When installing the Facebook app on an Android phone, it allows access to the audio record path and to take pictures with the camera. This allows the application at any time to collect images the camera is seeing.” Isto é um resumo feito pelo serviço tosdr.
    Basicamente o que estão agora a surgir são provas que realmente utilizam estes métodos.

  12. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Inacreditável o ser humano no planeta terra.

    Nunca tive nunca usei e nunca me fez falta, serei o único?

  13. Avatar de Heron Santos
    Heron Santos

    Eles não roubam, eles (Facebook, Twitter, Apple, Microsoft, Google então…) “coletam meta-dados”… Avá, o povo não é tão leigo assim. Sabe-se que a massa de utilizadores pouco ligam pra isso, só clicam em aceitam e vão “curtir”. Fã boys sempre reclamam da plataforma alheia. E os techs que se preocupam com isso.