Facebook Messenger já não partilha localização dos utilizadores

3 Comentários

A questão e a confusão sobre a partilha da localização dos utilizadores pelo Facebook Messenger surgiu no final da passada semana e mostrou que se pode saber muito mais do que se julgava.

O Facebook anunciou na altura que iria tratar de resolver esse problema e agora surge a solução, com uma alteração profunda na aplicação móvel do Messenger muda a forma como se partilha a informação de localização.

fb_1

O surgir de uma extensão do Chrome, que permitia mostrar as localizações de qualquer utilizador do Facebook Messenger ao longo do tempo, veio trazer para a praça pública, novamente, a questão sobre a recolha e desta informação.

Na altura o Facebook reagiu, informando que estava a trabalhar activamente numa forma de alterar este comportamento e ajustar a partilha para que fosse feita de forma mais consciente e não de forma constante.

A solução surgiu agora numa alteração que fizeram no Messenger, e que passa a incorporar a partilha de localização como um extra do Messenger.

Na nova forma de partilha da localização o utilizador tem de o fazer de forma manual, deixando de estar automatizada, e é apresentada na forma de um cartão no receptor da mensagem.

fb_2

Mas para além da localização actual do utilizador, a novidade está também na possibilidade de partilharem outros locais, pesquisáveis e acessíveis da mesma forma como o fazem para a localização.

O Facebook anunciou agora a novidade e espera tê-la lançada para todos os utilizadores nas próximas semanas. Para conseguir implementar esta novidade não necessitou de recorrer a quaisquer novas permissões.

Fez também questão de alertar que este é apenas o primeiro passo no que diz respeito a funcionalidades relacionadas com GPS e localização dos utilizadores.

Está assim resolvido mais um problema de privacidade dos utilizadores do Facebook, que acaba também por abrir a porta a futuras novidades.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ate que enfim, detesto que saibam onde ando…isto com o gps indoors so faltava aparecer quando estava no wc ou na cozinha…

  2. Avatar de Luna Thomas
    Luna Thomas

    Conheço uma aplicação que dá posições falsas no GPS, tenho usado para quando as apps enviam a minha localização sem que me tenha apercebido e funciona bem 🙂 http://j.mp/fake-gps

  3. Avatar de camt
    camt

    Vai dar ao mesmo não a incluem directamente mas oferecem-na como extra.
    🙁