Facebook lança versão Lite da sua aplicação para smartphones

70 Comentários

Disponível para Android e dedicada a smartphones com menos capacidade de processamento

Não é novidade nenhuma que o Facebook é uma das aplicações mais usadas nos smartphones mas também uma das que requer algum poder ao nível do CPU. Quando usada a aplicação em dispositivos mais fracos (tipicamente ‘low-cost’) é normal sentir-se algum “lag” o que tem levado alguns utilizadores

Para tentar resolver o  problema, o Facebook lançou agora o Facebook Lite para smartphones com menos capacidade de processamento.

facebook

Uma vez que o Facebook é a app com mais queixas por parte dos utilizadores no sentido de consumo de memória o que, consequentemente, promove a não fluidez/rapidez nos equipamentos, a empresa de Mark Zuckerberg lançou agora uma solução.

A pensar exactamente nos smartphones com menos capacidade, tipicamente os ‘low-cost’, o Facebook disponibilizou, desde o dia 20 de Janeiro deste ano, a app Facebook Lite de forma a que os utilizadores tenham todas as funcionalidades básicas da rede social, numa aplicação bem mais leve.

fb1

Basicamente o Facebook Lite é uma versão mais leve, que tem apenas 252kB, é mais rápida de instalar e foi desenhada para equipamentos mais fracos mas também para locais onde a conectividade não seja a melhor.

A app permite-lhe ter à disposição todas as funcionalidades mais populares, tais como:

  • Trocar mensagens com amigos ou grupos
  • Notificações de likes e comentários às suas publicações
  • Ver o que os amigos partilham
  • Partilhar actualizações e fotografias

fb2

Se tem um smartphone que fica prejudicado ao nível da performance com a aplicação do Facebook… de que está à espera? Instale o Facebook Lite!

Homepage: Facebook Lite

Preço: Gratuito

Download: Facebook Lite .apk

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Minhoca
    Minhoca

    e para android? mais uma app para lagar o tlm..android e um cemiterio de apps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A ideia é que esta não tenha lag…pois isso é mais light (e é para Android).

    2. Avatar de Yordanov
      Yordanov

      Minhoca,

      Vai ler uns tutoriais no xda sobre root e cenas assim. E se queres um bom telemóvel não compres marcas brancas 😉

      Noob… :\

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        «E se queres um bom telemóvel não compres marcas branca» O que entendes por “marcas brancas”??? As que têm a capa traseira toda branca??? É que tenho um phablet e um smart com a capa branca e são bons equipamentos…

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Näo minhoca, näo é para Android. É para o teu iOS, vai lá ver se consegues instalar.

      Ahhh e depois quando instalares, tenta meter o Widget no ecrä principal, redimensionar e se näo gostares, instala um Launcher novo. Uppps sorry.

      1. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        Sabes, é que no iOS, não é preciso versão light, é tudo sempre no ultra…

        Tenta tu meteres um Widget sempre acessível em qualquer lugar… ou sequer um widget com animações…

        Mas se os widgets são tão importantes para ti, que tal o Apple Watch? Hein? Widgets mesmo no relógio… LOL!

        1. Avatar de webix
          webix

          Não?
          Bem… Eu por acaso queria que houvesse… pelo menos para o 4S.
          É que o facebook demora tanto tempo a abrir e a carregar que é desesperante! Isto quando não me faz crashar o iphone por completo!

    4. Avatar de Mota
      Mota

      Bom.. neste artigo podemos concluir diversas coisas:

      1- Este minhoca, que muda o nome a toda a hora, é um ignorante e odeia tudo o que não seja windows phone e ios.

      2- Este minhoca percebe tanto de android como eu percebo de lagares de azeite.

      3- Gostei do artigo. E penso que até pessoas com telemóveis topo de gama poderão optar por esta alternativa.

    5. Avatar de SupInfoPhones

      Esta aplicação não ira ter lag!!, é uma versão lite, logo a ideia principal de uma app como esta é que utilizadores com dispositivos mais fracos possam acessar ao facebook com mais rapidez e fluidez.
      Uma versão lite é uma versão que tem menos funcionalidades que a versão normal mas que consegue ser mais rapida.

      http://supinfophones.blogspot.pt/

    6. Avatar de Supinfophones

      Esta app não ira lagar o seu telemóvel pelo seguinte motivo, é uma versão lite, as versões lites são aqueles que são lançadas para dispositivos mais fracos e internet mais fraca, a versão normal terá mais funcionalidades do que uma versão lite

  2. Avatar de Minhoca
    Minhoca

    o android enterra tlms como o porto enterra treinadores..Apple e Microsoft sao as unicas que merecem respeito..google nem pintado

    1. Avatar de ZeNexus
      ZeNexus

      Diz que não pode ser instalado no país do meu dispositivo… lame… mas não me admirava que colocassem só para API’s baixos esta versão.

    2. Avatar de Ganfueiro
      Ganfueiro

      O que é que usas para pesquisar na internet? Ai… o Google xD
      ou vens me dizer que usas o bing ou yahoo?

      PS: secalhar é melhor pintares te um bocadinho

    3. Avatar de LP
      LP

      Tendo em conta que as minhocas vivem enterradas, os teus comentários são muito interessantes…

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Gosto dessa cantiga.. so Microsoft e Apple, eu tenho um Nexus nao sofro desses problemas de lag em aplicações mas gosto de ver que existem soluções alternativas ao contrário da Microsoft que tem meia dúzia de apps ou da Apple que ate num iPhone 6 o swiftkey se chega a laggar todo.

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Usa outro teclado… não?

      Se o SwiftKey lagga, a culpa é de quem o fez!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Já no Android a culpa é da google. Não é?

        1. Avatar de Não Não
          Não Não

          Não é minha de certeza…

    2. Avatar de Não Não
      Não Não

      Ai sim?

      http://www.reddit.com/r/Nexus5/comments/2gxlik/swiftkey_lag/

      Já deves é estar tão habituado que já nem notas…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Queres ir buscar lag? podes procurar no google tb encontras mto do iphone, como esse ridiculo que enviaste 🙂

        1. Avatar de Zero Zero Sete
          Zero Zero Sete

          Foste apanhado com a boca na botija… LOL!

  4. Avatar de Fábio
    Fábio

    Bem, mesmo sendo proprietário de um Nexus 4, que tem 2gb de ram… Gosto. Sempre achei o espaço/ram ocupados por esta app medonho. As aplicações são para ser leves e fáceis, não para serem trambolhos! Ainda não testei, mas vou fazê-lo, e se gostar, vou usar em vez da app oficial!

    1. Avatar de Marisa Pinto
    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Tenho um S4 e mesmo assim evito usar a app do facebook. Aquilo é medonho

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Mete o Google -> abre o Facebook em modo desktop -> 3 “pontinhos” e “Adicionar atalho ao desktop”.

        Quando carregares no icone entra-te o facebook (pelo browser) como se fosse uma app, podes fazer (quase) tudo que faz a app, até tirar fotos e subir.

        Eu já näo uso mais apps para o que der bem em website.

    3. Avatar de Jorge Désirat
      Jorge Désirat

      Mesmo com o meu OPO uso o facebook pelo chrome.

      É das apps mais pesadas para android e que serve apenas para consumir feeds.

  5. Avatar de DeeSeven
    DeeSeven

    Só não entendo porque é incompatível com o meu telemóvel.. se calhar é demasiado rápido para correr esta versão :S

  6. Avatar de Jorge B.

    É incompatível com a maioria dos dispositivos sabem porquê pplware?

    1. Avatar de Rui C

      É android e basta é o motivo.
      Não consguem fazer uma app compativel com as versões tds tem que ser uma por versão.

      1. Avatar de Invision
        Invision

        Ainda está tipo em fase de testes, nao comeces a disparar para o ar sem saber. Saquei a aplicação de outro sitio e instalei e funciona, apesar de na play store dizer que é incompatível com o meu telefone;)

        Típico tuga que só sabe criticar, parabéns!

      2. Avatar de DeeSeven
        DeeSeven

        Será que alguma vez vou ler um comentário teu sem ser spam?!!!
        Porra, tanto tempo disponível que tens para andar a perdê-lo a comentar artigos sobre Android….

        1. Avatar de Rui C

          Tenho os 3 sistemas em casa sei mt bem do que falo.
          Já tu duvido.

          1. Avatar de DeeSeven
            DeeSeven

            Até podes ter mais sistemas para além destes 3!! Continuas a fazer spam por aqui, em nada contribuem os teus comentários 😉
            O que eu tenho ou deixo de ter não te diz respeito, o facto de teres “os 3 sistemas” não significa que percebas alguma coisa de um que seja!

    2. Avatar de Jakuti
      Jakuti

      Pois… Wiko Stairway também não é compatível… Info da store:

      Requer o Android
      2.2 e superior

      :/

    3. Avatar de André Viana
      André Viana

      so para africa

      1. Avatar de Jakuti
        Jakuti

        Amadora conta? 🙂

      2. Avatar de João Silva
        João Silva

        E Bairro da Galinheira???

    4. Avatar de João P
      João P

      É um aplicação concebida para os mercados emergentes, para ser utilizada eficazmente com redes 2G.

    5. Avatar de tfae
      tfae

      O objectivo da app é estar disponível em países com menos recursos como o Bangladesh, Nepal, Nigéria, África do Sul, Sudão, Sri Lanka, Vietname e Zimbabwe.
      Embora seja compatível com a maioria dos equipamentos de outros países, está bloqueada na Google Play Store, mas é possível instalar via APK.

  7. Avatar de Joaquim Pinheiro
    Joaquim Pinheiro

    Já corre aqui. Também era incompativel mas recorrendo a outros método já se consegue instalar. A aplicação oficial e o messenger já foram desinstalados.

  8. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Viva,
    Tenho o Galaxy Ace Plus com KitKat UNNOFICIAL.
    A app também era incompatível mas instalei o .apk e correu tudo.
    Apesar de ter Facebook e Messenger sempre notei um pouco de lag, já que o meu equipamento é ultrapassado.
    Até agora, com esta nova app, tenho a dizer que corre às mil maravilhas e 5*.
    Recomendo para equipamentos mais “debilitados” uma vez que também, esta app foi criada para isso mesmo.
    Resulta!
    Cumprimentos.

  9. Avatar de Zero Zero Sete
    Zero Zero Sete

    Ai Ai Android…

    Tanto potencial… e é preciso uma app “light”…

    Já certas marcas, com “hardware de 2012”? Sem qualquer problema…

    1. Avatar de Zero Zero Oito
      Zero Zero Oito

      Mas o andoidi é hardware???

    2. Avatar de Zero Zero Oito
      Zero Zero Oito

      Mas o androidi é hardware???

    3. Avatar de Zero Zero Looser
      Zero Zero Looser

      tens android de 60euros e de 600 queres que todos tenham a mesma performance? brainless…

  10. Avatar de Danny
    Danny

    No Sony Erricsson arc s anos depois voltou a ter facebook,roda lindamente e sem a dor de cabeça da memoria ocupada.

  11. Avatar de Pedro Gameiro
    Pedro Gameiro

    Boas,

    Já instalei e recomendo… tenho um huawei g300 que após alguns scrolls no facebook dizia que a aplicação não esta a responder 🙁

    Com 756 de armazenamento interno passei de uma app de 130 mb para 760 kb.

    Recomendo.

    instalei em https://mega.co.nz/#!9NBQ1CaD!VO9uDuQbQNB8_w61U4CwVWJ4SK6lscnuJOWfHAfi2UU

    Abraços

  12. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Não mudo porque a aplicação não é fluída. De resto tem tudo o que é necessário.

  13. Avatar de Moto G
    Moto G

    Instalei no meu moto g de 2ª geração a partir desse apk e corre bem. Já desinstalei as outras duas. Leve e mais prática.

  14. Avatar de André
    André

    Há alguma maneira de no feed aparecer as “most recent stories” em vez das “top stories”? :/

  15. Avatar de J T
    J T

    Sai da aplicação e fui ver a memoria em execução…já nem estava la! (Nao fiz log out, limitei me a sair com o botão back e não ficou a ocupar 50mb na memoria como a aplicação “normal”.

  16. Avatar de MC
    MC

    Para mim a app do facebook só servia para actualizar as fotos dos contactos. Esta versão Lite perde essa funcionalidade 🙁

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Como se consegue atualizar as fotos dos contactos a partir da app do Facebook?

      1. Avatar de webix
        webix

        Eu uso o sync.me para isso!

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Sim de vez em quando vou ao chat e as fotos de alguns contactos estão desatualizadas, só mesmo quando vou às conversas. 🙁

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Tanta coisa com o Android. O problema do Facebook não é o Android, é a própria aplicação. É estranho é lançarem uma nova versão, e não simplesmente melhorarem a actual. Assim continuam com uma aplicação pesada, que provavelmente ficará mais pesada porque existe uma mais leve!

  18. Avatar de pmf
    pmf

    Lite?!!! É só a mim que parece ser “apenas” uma das versões iniciais do Facebook para android?
    Se for, por mim, tudo bem… vou instalar e ver como corre.
    Estou farto de uma app com mais de 150MB… e nem é de produtividade… 🙁

  19. Avatar de NelsonZED
    NelsonZED

    Não precisamos desta versão lite…..pois esta é muito melhor!!! Foi criada por um membro do XDA e posso garantir que funciona muito bem….instalado no Xperia X8 da minha mulher sem lag!!!!!

    http://forum.xda-developers.com/android/apps-games/app-facebook-browser-t2864561

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Muito boa essa aplicação, adorei! Muito leve e muito funcional. Para quê esperar por uma aplicação oficial quando há não oficiais melhores.

  20. Avatar de NelsonZED
    NelsonZED

    Desculpem por lapso não foi indicado o nome da app….Facebook Browser!!! Desfrutem…

  21. Avatar de João Dias
    João Dias

    Li numa outra página que esta aplicação só estaria disponível, ou funcional, pelo menos, em países de ligação lenta (2G). Podem confirmar esta informação, uma vez que no artigo nenhuma informação é dada que o confirme… Obrigado 🙂

  22. Avatar de Tiago Lapa
    Tiago Lapa

    A app Facebook Lite é uma versão da mesma muito antiga. Apesar de “Lite” nao deveria descuidar do aspecto gráfico da mesma. A desorganização instalou-se nesta app. Apesar de ocupar bastante menos que a versao Normal arrasta-se mesmo assim. Não ha uma boa fluidez. Espero que com mais de 2GB de Ram aquilo funcione melhor que os meus 2GB. A versão existente Facebook Browser no XDA apresenta-se ser melhor que esta versao “Lite”. (foram testadas as duas versões)
    A versão Lite poderia ser disponibilizada para o resto do mundo sem problemas. Todo o feedback poderia ajudar a reconhecer determinados erros que a versão normal têm.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Meu rico Opera Mini (os outros navegadores que tenho no telemóvel ocupam muito espaço).

  23. Avatar de lmx
    lmx

    Ninguém fala do ataque ao Facebook e instagram hoje??

    1. Avatar de Joao Ribeiro
      Joao Ribeiro

      então metem isto na play store e não conseguimos instalar porque não está disponível para o nosso país

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        É só meterem no Google “Facebook Lite Aptoide”, logo o primeiro resultado (com o habitual selo de confiança).

  24. Avatar de Alex
    Alex

    É lite mas precisa destas permissoes nao sei para quê:

    #Histórico do dispositivo e da aplicação
    – obter aplicações em execução

    #Identidade
    – procurar contas no dispositivo
    – ler o próprio cartão de contact

    #SMS
    – ler as mensagens de texto (SMS ou MMS)

    #Outra
    – executar no arranque
    – mostrar sobre outras aplicações
    – impedir que o dispositivo entre em inactividade

    //nunca percebi para que existe a permissão identidade,é para recebermos mais spam do que ja recebemos? agora nem se pode ter a conta do mail configurada no telemóvel.

  25. Avatar de Fernando
    Fernando

    Falta só ver quem viu as nossas publicações nos grupos, aprovar publicações, aceitar pedidos de adesão aos grupos e ver/responder às perguntas… De resto tudo ok. 😉

  26. Avatar de Rafael Ribeiro
    Rafael Ribeiro

    Instalei isto no Telemóvel da minha namorada à uns tempos e funciona bastante bem, não tem lag, ocupa menos espaço e é bastante fluida.

    Para quem tem um telemóvel mais fraco recomendo !