Facebook lança função que permite editar posts publicados

28 Comentários

Já não era sem tempo. Este era um dos pedidos mais audíveis que os utilizadores desta rede social mais faziam aos responsáveis. O facto de haver erros e enganos, não dava bom aspecto aos posts e editar para corrigir era uma necessidade primária. Até hoje nunca se entendida verdadeiramente a razão porque o Facebook não permitia essa alteração, podendo aplicar métodos complementares.

Agora está disponível uma opção de editar que mostra o texto que escrevemos e permite total edição intemporal.


Esta acção vem ajudar a manter os posts mais interessantes, mais correctos e com um conteúdo mais cuidado, principalmente porque muitos dos posts são colocados nos teclados dos smartphones e nem sempre é feito nas melhores condições, há sempre a necessidade de dar um toque.

Depois de corrigir ou inserir o que pretende clique no botão Edição concluida

Depois de corrigirem basta concluir a edição e tudo fica totalmente operacional. Claro que, nalguns casos, o “dito pode ficar pelo não dito” e isso foi sempre o que a equipa do Facebook quis salvaguardar, mas a edição e correcção é um direito de quem possui uma conta, onde é directamente responsável pelo que lá insere. Assim, damos como bem vinda esta novidade.

Claro que para evitar os previsíveis comportamentos abusivos da funcionalidade, tal como foi desenhado nos comentários – comportamento que poderá levar a subverter conteúdos dos posts – o Facebook vai mostrar o histórico das alterações efectuadas. Esta funcionalidade ainda só está disponível na versão web do Facebook e na app para Android, mas deverá em breve aparecer também na app para iOS.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sal
    Sal

    Eu ainda nem tenho esse novo layout de pagina do Facebook……

  2. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Até que enfim… Estava a ver que nunca mais se lembravam de uma coisa tão simples e a olho visto..!!!

  3. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    Mau! Das vezes que me enganei a escrever, pude corrigir. Que ferramenta é esta?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não não pudeste. Esta função está em testes há pouco tem e agora foi lançada ao público em geral.

      O que podias era editar uns segundos a seguir à publicação, mas agora podes editar em qualquer altura, é intemporal.

      1. Avatar de elsaldanha
        elsaldanha

        Primeiro dizes que não podia, depois já dizes que podia editar nessas condições…então? Queres ver que o meu fb é especial…cuidado com essas afirmações. Se eu disse que podia, é porque o fiz. Se foi na condição de ter alterado segundos após, talvez, mas que o fiz, isso fiz.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não podias nada. É nova esta função.

          1. Avatar de Ibraim
            Ibraim

            Em fotos sempre foi possível editar a descrição. Será que não foi o caso do @elsaldanha?

    2. Avatar de Pedro E.
      Pedro E.

      Viva Elsa, podias editar comentários, agora podes editar o post, foi essa a diferença.
      Por exemplo, os posts do pplware deviam ter esta funcionalidade, assim podiam camuflar os erros de ortografia e a má escrita: por vezes, nem copiar sabem.
      Dão as boas vindas a esta alteração, e dizem que não sabem bem porque é que o FB não a introduziu antes. Depois acrescentam que, desta forma, as pessoas podem dar o dito pelo não dito. Aqui se vê a qualidade da escrita…

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Para quem às vezes dá uns pontapés na gramática como eu dá muito jeito mas penso que esta função já está disponível desde Agosto… :mrgreen:

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Ainda antes…

  5. Avatar de João Moreira
    João Moreira

    Já há muito que edito os posts lol

    1. Avatar de Vítor M.

      Há muitos, editavas segundos a seguir à publicação, não tinhas esta funcionalidade, aliás, é nova.

      1. Avatar de BigLord
        BigLord

        Acho que ele quer dizer que editava os comentários, não os posts. Concordo com o Vítor, isto é novinho.

    2. Avatar de sideshow
      sideshow

      Eu tb, no G+ desde sempre acho… :p

  6. Avatar de Luis Goncalves
    Luis Goncalves

    Eu já disponho dessa função já há alguns tempos, tal como o novo visual que já me apareceu há cerca de 3 semanas e ainda não está disponível para muitos utilizadores. A disponibilização de certas funcionalidades é faseada.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Que layout é esse do facebook ? alguem me pode dizer?
    Obrigado

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      É o “novo” que eles lançaram e que milhões de pessoas ainda não tem acesso. Não sei porque mas, eu sou um deles xD

    2. Avatar de Vítor M.

      Sim este é o novo layout… já o tenho há algum tempo. Não sei o critério que usam para actualizar por esse mundo fora mas…

      1. Avatar de Jorge F. M.
        Jorge F. M.

        Se se mudar a linguagem do FB para Inglês (USA) o layout fica algo parecido a esse, mas sem aquels manus mais escuros.

      2. Avatar de Gil
        Gil

        Como se tira esse layout?
        Colocaram-se esse e agora não o consigo tirar 🙂
        Abc

  8. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Como é que já tens esse novo layout?

  9. Avatar de Manuel Serol

    Eu tenho vindo a editar postas desde alguns meses e com esse layout no entanto as vezes a opção de edição não está disponível pelo que tenho que apagar e voltar a publicar, isto se me aperceber assim que publico algo.

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Já tenho esse layout ha uns meses…

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    É tão ridiculo um serviço tão grande e universal como o facebook não conseguir actualizar o raio de um layout para toda a gente.. Tou na inscrito para receber esse layout há quase UM ANO e ainda nada.. Imagino quem nem sequer está inscrito! Enfim.. às vezes parece que em algumas empresas de tecnologia andam a jogar à apanhada nos corredores

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Não entendo é porque tem de ser facebook a facebook…

  12. Avatar de Adriano
    Adriano

    A minha conta do FB é de desenvolvedor, pois já fiz alguns apps para o facebook. Esta conta já tinha recebido o novo visual no fim de dezembro do ano passado, e esta funcionalidade apareceu logo em fevereiro deste ano.
    Já editei vários posts até mesmo dias depois de postados.
    A discussão aqui se deve pelo desconhecimento das pessoas, de que várias features do FB são disponibilizadas em momentos diferentes para cada conta. E muitos são os usuários não programadores, que ativam o perfil de developer para ter o visual novo seguindo vários tutoriais pela net.
    Portanto estão corretos AMBOS que dizem que já usavam e que e nova.

  13. Avatar de Ibraim
    Ibraim

    Estou decepcionado com uma coisa: já editei posts em páginas do Facebook, agora ele não permite mais. Apenas em perfis (pessoais).

  14. Avatar de Wiliana
    Wiliana

    Como faço para tirar histórico das alterações efetuadas? Atualizo a pagina e sempre aparece as fotos q editei mais clarinho.