O Facebook afinal guarda vídeos que não foram partilhados

21 Comentários

A avaliação que está a ser feita aos dados que o Facebook tem guardado sobre os utilizadores tem mostrado situações que muitos não julgavam possível. São dados que estão a ser guardados e que não se entende porque existem.

Uma nova descoberta mostrou agora que há novas informações que acabam guardadas sem os utilizadores saberem. Desta vez são os vídeos gravados e que acabaram por não ser publicados na rede social.

Facebook

Depois da descoberta da recolha indevida de dados pelo Facebook, os utilizadores estão agora mais atentos e até mais críticos sobre os dados que passaram para o Facebook e que a empresa guarda religiosamente.

Fruto deste movimento e desta consciencialização, já muitos descarregaram os seus dados e avaliaram o que a maior rede social da Internet tem acumulado ao longo dos anos sobre si, tendo descoberto alguma informação anormal.


Não deixe que o Messenger do Facebook o espie no Android

A mais recente revelação mostrou que estão a ser guardados vídeos que os utilizadores julgavam ter sido eliminados, porque não foram publicados. Foram apresentadas as pré-visualizações e acabaram por não ser (supostamente) submetidos para a rede social.

Quem relatou este caso foi uma utilizadora que descobriu, nos muitos gigabytes de dados descarregados, vários vídeos que identificou como tentativas de criar um vídeo que pretendia partilhar. Todas as diferentes versões estavam nos seus dados.

Estes diferentes testes deviam ter sido apagados, porque a utilizadora não os submeteu para a rede social e repetiu para conseguir uma versão mais ao seu gosto. Na verdade acabaram lá, escondidos e sem que fosse possível aceder-lhes.

Este é apenas mais um simples exemplo da teia de informação dos utilizadores do Facebook que está a ser guardada e que muitos desconhecem. Sempre se falou que o Facebook recolhia mais do que se anunciava e a verdade é que é isso que se está agora a provar.

Fonte

Mais informações sobre o Facebook

Facebook: Saiba tudo o que fez na maior rede social

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    A google já deve ter formado um gabinete de análise de risco…

    1. Avatar de F. Ferreira
      F. Ferreira

      A google sempre foi clara no que usa ou não teu. Não vejo qual a duvida.
      Uma coisa é certa, tudo o que é digital está acessível, seja Facebook, Microsoft, Google, Apple, nada está realmente protegido como nós gostavamos e a privacidade é algo que não existe muito menos em serviços gratuitos.
      Ou acham que a MS, Google, etc davam e-mails e tudo mais a troco de nada? Iam viver do ar? Não. Vivem de dados que nós fornecemos.

      1. Avatar de Jose Baptista
        Jose Baptista

        Certíssimo Ferreira, subscrevo !!

      2. Avatar de Alberto Medeiro
        Alberto Medeiro

        Pura verdade, F. Ferreira.
        Nada está escondido, nada é apagado, tudo é preservado.
        Cabe a cada usuário saber o que está publicando.

        Rede Mundial de Computadores, guardadores de todos os dados particulares e públicos, algo que nos lembra do código 666, onde tudo fica registrado, nada passa despercebido, até os mortos estão vivos. Só falta uma coisa: interligar os computadores aos cartórios de modo geral, aos Institutos Médicos Legais e automaticamente fazer uma baixa ou informar que a pessoa morreu, com data e tudo mais….

      3. Avatar de pedro
        pedro

        Serviços gratuitos em troca de publicidade? Acho q chegava. Nao serviço gratuito para ver conteúdos pessoais para utilização em serviços obscuros e não facilmente explicitos. Dao o coro e o cabelo em troca de migalhas. Faz lembrar a profissao mais velha do mundo… E esta de certeza que não é por escolha.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          A profissão mais velha do mundo? Algo como caçador? Ou pescador? Ou talvez carpinteiro?

          1. Avatar de pedro
            pedro

            Lol
            Tu és uma pessoa inteligente. Percebeste.

  2. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Sim deixa estar queva google deve ter muitos servidores deles, agora com a i.a em desenvolvimento acham que vai aprender com quem.

  3. Avatar de RM
    RM

    Toda esta recolha de dados pode perfeitamente ser parte de um esquema de vigilância por parte de algum governo (EUA)!

  4. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    ??? Isso acontece com TUDO.
    Os dados que fazem upload para a Cloud, quando os apagam, estão disponíveis mais de 2000 milhões de cópias, em cache, em todo o mundo. Só ao cabo de 260 anos é que aquilo que apagaram deixa de estar disponível para o operador que estiveram a usar…

  5. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Eu percebo a frustração do pessoal sobre as questões da cada um ao que toca a PRIVACIDADE. Não querendo defender nenhuma entidade ou site ou até mesmo uma(s) redes sociais, mas hoje em dia e mesmo antes sabemos que estas informações que temos mais sensíveis que outras ou partilhas tudo está a ser monotorizado pelas mesmas. Tem de haver sempre algo em troca. E muitas das quais temos informações expostas a culpa dessa privacidade é nossa. Como também a das entidades que assim pretendem sugar toda a nossa informação e ninguém foge disso. Não adianta usar apps ou o que quer que seja para evitar o excesso dessa informação enviada. Na Internet é mesmo assim quem anda a chuva molha-se. Mas se for bem usada utilidade tem ela como o ex. das redes sociais entre outras assim como o uso de um sistema operacional.

  6. Avatar de olverclock
    olverclock

    Fora o desempenho e o consumo de recurso eu suspeitava que Facebook e Google esta sempre com o microfone ativado ouvindo automaticamente e ficando atento nas palavras chaves.
    Por exemplo eu nunca fiz uma pesquisa relacionada ah flash profissional de câmera mais conversei com amigo sobre isso alguns dias depois olha o que aparecia no meu instagram e Facebook? pois é o produto! Fora o compartilhamento do gps para propagandas direcionadas a cidade no caso do google!

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Curioso é o processo de eliminação da conta do facebook, se o pedirmos, demora até 90 dias a eliminar tudo, mas se antes 10 segundos dos 90 dias nos arrependemos, podemos reactivar sem que nada se perca… ou seja, os 90 dias estão ali para que a pessoa fique tentada a voltar e não demora nenhuns 90 dias a eliminar nada, possivelmente após esses 90 dias fique lá para sempre e fique indisponível para nós

    1. Avatar de Style
      Style

      Ñ é possívelmente, é fica mesmo. Os dados apenas deixam de estar acessíveis dentro da rede social mas o teu perfil e toda a informação recolhida, quer por via de conteúdos partilhados por ti, quer por via de metadata fica alojada no mainframe.
      Muita gente pensa que a partir do momento em que apagam uma foto que partilharam ou até mesmo o perfil, que esse informação também é apagada serverside e isso ñ é verdade.

      Alguém que ñ me lembro agora disse um dia algo do género “Information is currency in an unregulated market”

      Ou então, como disse o Brett Larson na FOX News, “When you use a free online service you’re probably not the customer, you’re actually the product”

      Eles fazem tudo para te ter no facebook. Eu tenho uma conta à qual ñ acedo vai aí para 3 anos mas o email associado a essa conta está sempre a receber spam relativo a comments e partilhas de amigos meus. O filtro de spam está configurado e só ñ está a fazer delete na hora porque volta e meia, nesse spam há alertas de aniversários de alguém.

  8. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Como é que posso descarregar os meus dados de facebook?

    1. Avatar de José
      José

      Talvez processando a Empresa Facebook. Ou então fazer um baixo assinado, para que o Facebook, seja banido, e devolver todo o capital que arrecadou à custa dos utilizadores, sem que estes fossem informados que os seus dados estavam a ser usados em prol de fazer muito mais capital à custa desses mesmos dados. Só por isso já é considerado, roubo e abuso.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      No pc, definições -> geral

  9. Avatar de Allez
    Allez

    Por que é que nas últimas semanas tudo vem confirmar os avisos do Richard Stallman de anos atrás?!

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      E não só…pesquisar e pensarem um pouco como certos líderes foram apanhados… mas não pensem que o facebook é o unico a fazer isso… 😉

      1. Avatar de José
        José

        Pode não ser u único, e acredito, que não será| Mas à medida que forem sendo descobertos, é bani-los, e prende-los.

  10. Avatar de Jónatas Valério
    Jónatas Valério

    Lembro-me que quando abri conta no FB praticamente no primeiro ano de existência, ter lido as condições e que indicam que toda a informação colocada nos servidores deles passavam a ser propriedade deles e que autorizava o acesso e tratamento da informação por parte deles para fins de melhoria de serviço, etc., bla bla…

    Basicamente não se pode confiar certa informação privada/íntima… e mesmo assim, com a inteligência artificial conseguem depreender muita coisa sobre os utilizadores.

    Enfim, os dados pessoais serão casa vez mais valiosos e as pessoas estão a dá-los a troco de uma conveniência muito perigosa!

    É de facto preocupante!