Facebook está a testar encriptação ponta-a-ponta em chamadas no Messenger

3 Comentários

O Facebook Messenger é um dos serviços de comunicação mais usados do mundo. Apesar de na sua modalidade padrão não ter encriptação ponta-a-ponta (E2EE), esta existe como opcional e em breve abrangerá também as chamadas realizadas na plataforma.

Com esta medida, o Facebook garante assim a total privacidade dos seus utilizadores. As preocupações de privacidade e segurança têm estado na ordem do dia… Especialmente na rede social de Mark Zuckerberg!

Facebook está a testar encriptação ponta-a-ponta em chamadas no Messenger


O Facebook tem procurado melhorar o Messenger e fazer dele uma plataforma aberta a todos e onde será possível fazer muito mais do que comunicar. Uma das funcionalidades inauguradas, já em 2016, foi a de conversas secretas.

Usando este tipo especial de chats, que está disponível para todos os utilizadores, as conversas são encriptadas à semelhança do WhatsApp. A plataforma de Mark Zuckerberg garante assim um nível especial de confiança e privacidade aos utilizadores.

Não obstante, esta capacidade está limitada a mensagens simples. As chamadas, tanto de vídeo como de áudio, não são encriptadas nem têm tal opção… Pelo menos para já!

Segundo a utilizadora Jane Manchun Wong do Twitter, as chamadas encriptadas através das conversas secretas estão já em testes! Neste sentido, a novidade irá abranger tanto as de vídeo como áudio.

Contudo, mesmo assim fica a faltar suporte para mais conteúdo… GIFs, mensagens de grupo e pagamentos ainda não suportam encriptação ponta-a-ponta neste serviço de mensagens.

Apesar de o Facebook disponibilizar esta capacidade, a tendência é para que os utilizadores não a usem… Recorre às conversas secretas no Messenger? Partilhe nos comentários!

5 dicas para melhorar ainda mais a utilização do Messenger do Facebook

5 dicas para melhorar ainda mais a utilização do Messenger do Facebook

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fixo
    Fixo

    Poi pois, anda por aí uma bronca das com espionagem através do WhatsUp (não se preocupem que a menos que sejam políticos, militares ou jornalistas, alvos potenciais de espionagem política, não queriam saber de vocês) e a Facebook vem com notícias de privacidade.

    Mas não imaginava que as chamadas, de voz ou vídeo, do Messenger ainda não estavam encriptadas end-to-end. Estão à espera do quê para usar o Face Time?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O Face Time também pode ser espiado, porque é a Apple quem controla as chaves… e pode perfeitamente copiar tudo para uma qualquer agência de espionagem ou polícia quando lhes apresentarem documentos de tribunal com tal exigência.

      Até ver o único que pode realmente ser teoricamente privado e seguro (mas não anónimo… a menos que tomem imensos cuidados) é o Threema. Mas mesmo que o programa em si o seja, a plataforma onde está a ser utilizado poderá não o ser… por isso é tudo relativo.

  2. Avatar de Rasta
    Rasta

    Privacidade e Facebook? A sério que acreditam no que escreveram? Têm quantos anos? 10?