Facebook está a empurrar utilizadores Android para o Messenger

37 Comentários

O Facebook vê no seu Messenger uma plataforma em que pode criar novas experiências e novas forma de interacção com os utilizadores. Por essa razão separou este serviço da sua rede social e tem tentado a todo o custo mover para lá os utilizadores.

Muitos não querem ter mais uma aplicação e recorrem a um pequeno truque para manterem unificadas estas plataformas. Mas o Facebook está agora a preparar-se para terminar com o suporte ao Messenger no browser, pelo menos para os utilizadores do Android.

Messenger

Desde que foi tomada a decisão de separar o Messenger do Facebook que os utilizadores têm mostrado o seu desagrado. Para a maioria, esta foi uma decisão errada do Facebook e preferiam ter, de forma unificada, tudo debaixo de uma única aplicação e plataforma.

Muitos utilizadores encontraram no browser e na versão móvel do Facebook a forma mais simples de contornar esta imposição e de continuar a ter tudo o mesmo local, evitando de ter mais aplicações instaladas e a consumir recursos.

Mas o Facebook parece estar prestes a terminar com esta “falha” do seu site, tendo começado a mostrar aos utilizadores do Android uma mensagem a indicar que em breve o Messenger será a única forma de acederem às suas mensagens instantâneas.

Messenger

Após esta mensagem o utilizador é encaminhado para a aplicação Facebook Messenger, onde pode ter acesso a todas as suas conversas.

Por agora, é ainda possível contornar este alerta e continuar a usar o browser para manter as conversas com os nossos contactos, mas o mais provável é que muito em breve este separador de mensagens desapareça ou que encaminhe os utilizadores para o Facebook Messenger, caso este esteja instalado, ou para a Play Store, para que os utilizadores o instalem.

O Facebook tinha alertado que todas as conversas teriam de passar a ser feitas na sua aplicação dedicada e parece que agora finalmente retomou este processo.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Para contornar basta ir às opções e seleccionar modo Desktop

  2. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Dá mais trabalho e é menos prático do que ter o Messenger. Não sei qual é o problema com esta separação, estando as duas aplicações bem integradas uma com a outra.

    1. Avatar de DicaM
      DicaM

      O problema é o espaco que ocupa uma simples app de mensagens, e tambem torna o telemovel mais lento. Prefiro usar o DISA com os bugs que ainda tem do que usar o Messenger para ficar sem espaco na memoria

    2. Avatar de Proud Troll
      Proud Troll

      Prefiro mais “trabalho” mas em contrapartida não ficar pendurado por falta de bateria nem com o sistema a arrastar-se. Apps do Facebook = cancro no telemóvel.

  3. Avatar de João Costa
    João Costa

    Eu cá nem aplicação de facebook, nem de chat.
    Sempre usei a versão mobile para não ter tralha instalada e, no caso do facebook, em duplicado.
    Se seguirem esse caminho, deixarei de usar o serviço sem ser em casa no desktop.

    1. Avatar de José Mário Machado
      José Mário Machado

      É como eu, mas infelizmente parece que o messenger também vai deixar de ser suportado na versão desktop: http://www.messenger.com.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Então uma boa parte da razão de ainda ter conta Facebook irá cair por terra…

        1. Avatar de José Mário Machado
          José Mário Machado

          Exatamente.

    2. Avatar de Sr. Malaquias
      Sr. Malaquias

      Tirou – me a boca das palavras.

  4. Avatar de Dionisio
    Dionisio

    Queres um telemovel novo, rápido e que a bateria dure bastante mais? Fácil, desinstala as apps do facebook, usa o face web mobile, e instala o telegram. Vais ver que afinal o teu telemovel ainda dura mais uns anos.

  5. Avatar de Romeu
    Romeu

    Às vezes este tipo de comunicação dá jeito, mas realmente há aplicações nativas que não estão suficientemente optimizadas. Utilizo o Disa (http://www.disa.im/) para whatsapp e FB messenger e estou satisfeito – fica a dica para quem não conhecer.

    Cumps

    1. Avatar de Tiago Caldeira
      Tiago Caldeira

      Também uso essa aplicação e estou plenamente satisfeito 😉 Recomendo

    2. Avatar de Tiago Caldeira
      Tiago Caldeira

      Também uso essa aplicação e estou plenamente satisfeito 😉 Recomendo

  6. Avatar de jango
    jango

    As aplicações Facebook e Messenger têm melhorado imenso, integram se as duas muito bem e já não são as gastadoras de RAM e bateria que eram, o meu smartphone é de gama baixa e ambas as aplicações funcionam muito bem.

    1. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      +1 concordo plenamente. Há uns tempos atrás até mesmo os telemóveis de gama baixa eram “horríveis” nesse aspeto assim como, o android nessa gestão x’P

  7. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Sempre me recusei a instalar mais uma App. Solução, patch na app facebook e activa-se a funcionalidade incorporada. Menos 40 e tal mega numa App a ser sempre actualizado. http://forum.xda-developers.com/android/apps-games/app-facebook-apk-patcher-to-enable-t3366080

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    A serio que não consigo entender as pessoas que não querem instalar mais uma App.
    Porque então não crítica não ter a App do telefone é mensagens integrada. Que absurdo usar um cliente de email. Daqui a pouco começam a dizer que é um absurdo haver a App de galeria e camara em separado.

    Eu vou dezenas de vezes ao messenger por dia. Seja pela namorada ou amigos. Mas muito muito raramente vou a facebook. Mas mesmo que fosse são objectivos completamente diferentes. Por exemplo enquanto escrevia isto fui duas vezes ao messenger responder a minha namorada.

    1. Avatar de Jorge Sequeira
      Jorge Sequeira

      Espero que seja através do Messenger que fiques a saber o grande par que te meteram 🙂

  9. Avatar de Ghost
    Ghost

    Facebook Lite…. problem solved 😉

    1. Avatar de KaYs3r
  10. Avatar de José Mário Machado
    José Mário Machado

    Pois, e de facto já existe um site separado só para o messenger (www.messenger.com), ou seja, preparem-se porque dentro em breve até na versão desktop vai deixar de existir.

  11. Avatar de Alberto
    Alberto

    Uma boa alternativa é instalarem o Facebook Lite, uma aplicação oficial do Facebook que não ocupa mais do que 5/6 MB de espaço.

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bem… já eu optei por simplesmente apagar em definitivo a minha conta no facebook e adianto-vos já que é altamente terapêutico 😉

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Também fiz o mesmo (fiz o mesmo a todas as redes sociais) e literalmente a minha qualidade de vida aumentou e os níveis de stress baixaram consideravelmente. E não estou a ser irónico!

      1. Avatar de Machado
        Machado

        Pois eu fui mais longe: Nao tenho qualquer conta em redes sociais, e cancelei serviço de tv cabo e net em casa.
        Navegar na web so onde houver.
        Qualidade de vida familiar aumentou 500%.
        Recomendo.
        😀

    2. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      E se for possível, erradicar o telemóvel!

  13. Avatar de Pirata
    Pirata

    Facebook e Chrome é o maior cancro dos telemóveis. Não consigo encontrar nenhuma utilidade para o Facebook.

  14. Avatar de Kekes
    Kekes

    Usem o Metal, uma aplicação muito boa.

  15. Avatar de Albertini
    Albertini

    Pois, comigo aconteceu o mesmo… Mesmo utilizando a versão mobile no Google Chrome, “empurra-me” para o Messenger sempre que tento ver as mensagens… Solução? Facebook Lite, ou então mbasic.facebook.com (a versão básica do Facebook). Prefiro mil vezes a segunda opção, apesar de continuarem a faltar as poll das perguntas, mas ainda assim consumo menos dados, e para quem pretende apenas conversar considero que chega e sobra na perfeição… O Facebook Lite também serve, é certo, mas… Mesmo que termine sessão, aparece nas definições de segurança como se, de facto, ainda tivesse a sessão iniciada.

    Mas ambas estas duas soluções ficam ao vosso critério! 😉 (Saudades daqueles telemóveis “antigos”, mesmo que apenas tivessem Internet 3G.)

  16. Avatar de GAP
    GAP

    Para mim o grande problema de ter a app do facebook messenger no android, é a impossibilidade de fazer logout a aplicacao. A única maneira é ir as definições e parar o serviço.

  17. Avatar de rui
    rui

    É mesmo desta. Bye bye facebook.

  18. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Eu continuo a usar a versão 3.7 do facebook que não me obriga a instalar aplicações à parte só porque o facebook quer. Enquanto funcionar manterei.

  19. Avatar de Falconet
    Falconet

    Vão à Play Store e instalem uma app chamada Metal.
    Basicamente é o site do Facebook mobile mas as mensagens funcionam e tem notificações!

  20. Avatar de Pieidge
    Pieidge

    No meu caso, fui “empurrado” pelo Facebook para instalar a App, e instalei-a. E eu não me importava que ficasse a gastar um pouco dos recursos, a ocupar espaço na memória, etc. Desde que funcionasse como eu quero. Isto é, mesmo que eu fizesse Logout do Facebook e á parte eu desligasse a aplicação. Sempre que alguém me mandasse uma mensagem, eu recebia-a na hora. E a aplicação voltava-se a ligar espontaneamente. A solução foi mesmo desinstalá-la.