Facebook diz que a taxa de 30% da Apple prejudica as pequenas empresas

18 Comentários

Nos últimos dias um dos temas mais falados no mundo da tecnologia centra-se nas políticas das lojas de aplicações da Apple e também da Google. Mas o foco recai sobretudo na AppStore da marca da maçã por esta aplicar uma taxa de 30% sobre qualquer transação realizada através de uma aplicação do iOS.

Várias foram as entidades que deram um parecer negativo sobre estas políticas e algumas avançaram mesmo com queixas formais. Mas agora foi o Facebook que criticou esta prática da Apple dizendo que prejudica as pequenas empresas.




Perto do final desta semana, o popular jogo Fortnite foi eliminado da AppStore da Apple e do GooglePlay. O motivo prende-se com o facto de o jogo da Epic Games ter contornado as regras das lojas de aplicações ao pretender receber pagamentos diretos. Esta opção advém das políticas das lojas que retêm uma percentagem significativa das vendas das aplicações.

Esta mesma política já havia sido antes fortemente criticada, como o CEO do Telegram que apelidou a Apple de destruir as startups com as taxas da AppStore. Segundo o executivo, isto acontece porque a marca da maçã impede que os utilizadores do iPhone instalem aplicações fora da App Store. Mas também porque a empresa de Tim Cook cobra uma taxa de 30% por qualquer transação feita por uma app do iOS. Estas críticas motivaram mesmo uma queixa formal contra a Apple à Comissão Europeia.

Facebook diz que a taxa da Apple prejudica as pequenas empresas

Também o Facebook teve recentemente uma experiência azeda com a marca da maçã. Isto porque a app Facebook Gaming demorou vários meses até ser aprovada na AppStore, e quando finalmente foi permitida a Apple impediu-a de ter jogos. Em paralelo a Microsoft também acusou a Apple de impedir o Project xCloud de chegar ao iPhone. Como consequência, a Comissão da União Europeia iniciou uma investigação à empresa de Cupertino.

Agora o império de Mark Zuckerberg também criticou a taxa de 30% Apple, afirmando que esta política prejudica as pequenas empresas, sobretudo numa fase de pandemia.

Segundo o Facebook, para além desta taxa, a marca da maçã também rejeita o método de pagamento da empresa, o Facebook Pay, para as transações no iOS. Apesar de o Google Play também cobrar 30% de taxas, a loja do Android permite o uso de outras formas de pagamento.

De acordo com Fidji Simo, responsável pela aplicação do Facebook, a empresa esperava que a Apple colaborasse numa fase de crise, até porque a própria rede social não está a cobrar as suas taxas:

Ajudas as pequenas empresas a recuperarem-se da COVID-19 é uma coisa crítica, e todas as empresas de tecnologia deveriam cooperar.

No entanto, mesmo que discorde, o Facebook irá cumprir com as regras da Apple.

Concorda com as taxas cobradas pela Apple e pela Google?

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Isabela
    Isabela

    E o facebook que comprou o instagram e o whatsapp para acabar com a concorrencia fez o que? Também prejudicou o mercado…hipocritas.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Comparar coisas incomparáveis. O que está em causa aqui é a ganância da apple em cobrar 30% por cada compra através da sua loja. Coitados é dos “tapadinhos” que continuam a querer colocar lá apps a vender ou com compras nelas.

      1. Avatar de Isabela
        Isabela

        Mas se não fosse a apple, esses vendedores não tinham uma plataforma com visibilidade onde possam vender e faturar milhoes com as suas apps. Não vamos comparar a credibilidade de uma appstore e uma aptoide por ex…poupem me!

        1. Avatar de Toder
          Toder

          Fazem milhões lool, aqui está em causa as pequenas empresas que nem sequer conseguem viver. Tens 30% da Apple depois vem os impostos e depois no final tens ums 20 30 40 % que se ganha… Mas está tudo bem, deves ser loira…

          1. Avatar de Isabela
            Isabela

            Também pago impostos e vivo. Ninguem obriga ninguem a produzir apps para ios, eles fazem no porque no android não ganham nada e apenas ios rende dinheiro.

    2. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Exatamente o que pensei.
      Querem sucesso pras pequenas empresas para mais tarde as adquirirem. Apesar de concordar com eles, existem naturalmente interesses por trás desta afirmação.

  2. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    O facebook perdeu uma boa oportunidade para estar calado.

  3. Avatar de ...

    O meu patrão também fica com mais de 95% do lucro que lhe dou e eu só fico com o valor dum ordenado mínimo, será que o devo por em tribunal?

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Deve ser muito bom, quer vir trabalhar para mim e dar-me esse lucro? é que os meus funcionários depois de pagar os vencimentos e impostos, não me deixam mais de 10% e alguns nem lucro dão…

  4. Avatar de iSad
    iSad

    Acho que Apple ficava bem com todos se reduzir para 15%.

    1. Avatar de Isabela
      Isabela

      30 e justo, quem não quer não produza.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Hipocrisia no seu melhor.
      Nas condições do facebook gaming development :

      “10. Games

      Games on Facebook.com:

      a. Don’t share the same app ID with a desktop web game off of Facebook.com.

      b. Don’t use your Facebook.com game or email addresses you’ve obtained from us to promote or link to a desktop web game off of Facebook.

      c. Use Facebook Payments as your only payment method for all in-game purchases.

      d. Use Facebook Payments offers if you reward people for actions involving third parties.

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Olha outro a meter-se onde não é chamado. A Apple é uma empresa privada, só desenvolve aplicações para o sistema deles quem quer, ninguém é obrigado. Se tentam contornar o sistema de pagamentos, criando plataformas diretas de transações, é mais que sabido que a Apple suspende essas aplicações e faz muito bem. Regras são regras. Não gostam, mudam-se. Será assim muito difícil perceberem isso?
    Desenvolvo aplicações mobile e sou anti-apple. Devido a isso só desenvolvo aplicações para Android.

  6. Avatar de MrProTech
    MrProTech

    Eu concordo com o Facebook sobre isto e claro que as taxas das ambas lojas (Apple e Google) são um grande roubo (se fosse justo, era alterar a taxa de 30% para 5% ou nada) para as programadores que fazem apps, logo, as lojas Apple e Google vão ser castigadas pela Comissão Europeia por essas razões se as investigações derem certas.

  7. Avatar de Renato
    Renato

    Sff depois digam me só quantas apps são removidas mensalmente da loja android. Obrigado

  8. Avatar de jorge
    jorge

    A Apple e a Google ainda deviam de cobrar taxas maiores para os jogos, parecem todos uns obsecados com a merda dos jogos, muitos até passam fome e sede para poderem comprar certos jogos, é so pessoas incultas, como se os jogos dessem dinheiros aos jogadores, so eu vivo tam feliz sem a merda dos jodos, esseas empresas de mim nao levam nem 1 centavo, nem eles nem as redes sociais.

  9. Avatar de jorge
    jorge

    Se nao fossem a Apple e o Android eles nao conseguiam vender a porcaria dos jogos, carreguem Apple e Google aumentem as taxas, se nao gostam que desenvolvam sistemas operativos proprios, so compra quem quer.

  10. Avatar de PTO
    PTO

    Que piada. Os gajos que vendem os dados pessoais dos utilizadores a outras empresas vêm criticar as regras de outra empresa.