Facebook: 1 milhão de utilizadores ligam-se de forma anónima

26 Comentários

Apesar do Facebook ser a rede social mais frequentada do mundo e ter milhares de utilizadores que não se preocupam com a questão da segurança, há também utilizadores que se protegem ao máximo.

De acordo com as próprias informações do Facebook, há mais de um milhão de utilizadores que se liga à rede através da rede TOR.

facebook_001


Depois de ter activado o protocolo seguro HTTPS, para que os utilizadores se liguem de forma segura à rede social, em 2014 o Facebook, passou também a  disponibilizar o acesso a partir da rede TOR, disponibilizando para isso um link directo que apenas funciona em browsers compatíveis com a própria rede TOR (The Onion Router).

Para quem não sabe, TOR é uma rede de comunicações de baixa latência, construída sobre uma rede de servidores proxy, permitindo actuar sem deixar rasto, o que mantém o anonimato do endereço IP e da informação que viaja por essa rede.

FB_secret

Agora, passados quase dois anos, o Facebook revelou que há mais de um milhão de utilizadores que se ligam de forma anónima à rede social usando para isso a rede TOR. Segundo os responsáveis pelo desenvolvimento da rede, em 2015 apenas se ligavam de forma anónima 525 mil utilizadores, o que significa que a adesão à rede TOR para se ligarem ao Facebook tem crescido significativamente.

Como ligar-se ao Facebook de forma anónima?

Para se ligar ao Facebook de forma anónima basta instalar o TOR Browser Bundle e aceder ao endereço disponibilizado pelo Facebook – https://facebookcorewwwi.onion/.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luislelis
    Luislelis

    Se colocar em termos percentuais da 0.01%.
    Assim não parece muito.

    1. Avatar de Gustavo Aguiar
      Gustavo Aguiar

      +1.

  2. Avatar de JP99
    JP99

    e que tal um toturial de utilização e configuração da rede tor pra nubs como eu

    1. Avatar de joao
      joao

      instalar o thor, usar o browser e já está.

    2. Avatar de AqueleGajo
      AqueleGajo

      tor browser?..

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      ayyyyyyy lmao

      esse toturial fica aí mesmo bem

    4. Avatar de Paulo Evaristo
      Paulo Evaristo

      E que tal ires ao Youtube? Tens montes de vídeos, incriditável em pleno século XXI e não sabe o que é o Youtube nem o que é Google, mas vir até a um blog e comentar (que parece mais dificil para os newbies) sabe, mas procurar não..

      :FACEPALM:

      1. Avatar de Paulo Evaristo
        Paulo Evaristo

        Correcção *inacreditável*

  3. Avatar de Pereira
    Pereira

    Vantagens e desvantagens?

    1. Avatar de Paulo Evaristo
      Paulo Evaristo

      Absolutamente que há, a desvantagem de ires pelo URL original é seres espiado pelo próprio facebook, e pelas próprias empresas NSA,CIA etc.

      É só desvantagens, o melhor é ir pelo ONION sempre é muito melhor que nada.

  4. Avatar de ars
    ars

    se não utilizarmos o https://facebookcorewwwi.onion/. e nos conectarmos normalmente (pelo tor) a privacidade é exposta? Há 2 anos só acesso o FB via tor, porém através da url usual.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Em teoria é melhor utilizar o endereço .onion porque assim é tudo feito dentro da rede onion e nunca vêm à superfície para uma fácil observação.
      No caso específico do Facebook tem duas vantagens adicionais, como sabe o endereço, e o endereço é em si mesmo uma chave criptográfica (só RSA 1024 bits… o que é muito fraquito, mas eles não estão numa de actualizar) sabe que está ligado ao Facebook só por aí (nada de ataques de DNS) e por outro lado ainda tem uma confirmação extra porque o Facebook na rede Onion ainda utiliza um certificado de validação extensa (EV) que coloca a informação na barra de endereço o que torna fácil de verificar se não estiver no web site verdadeiro.
      Para todos os efeitos, a rede TOR foi desenhada para utilização nos web sites normais, e sim dá alguma privacidade se bem utilizada, e não tiver a união europeia contra si por exemplo… porque se decidirem apanhá-lo pode ter a certeza que coordenando os diversos ISP’s é quase sempre possível verificar de onde e para onde foi tal comunicação até estabelecer o inicio e o fim… e para esse fim esta rede não protege o utilizador… apenas contra aquelas pessoas que tentem espiolhar as outras mas tem recursos limitados, não tem acesso físico aos dispositivos nem malware nos mesmos.

      1. Avatar de ars
        ars

        entendi, muito obrigado mesmo pela ótima explicação João 2348! 🙂

  5. Avatar de teme
    teme

    Devem ter muito a esconder. quem não deve não teme. Eu exponho tudo na net! nada a esconder. Quem quiser ver que veja. Precisamos de mais segurança, mais controlo! Quem não deve não teme!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Também deixas o pessoal entrar em tua casa e andar livremente nela?

    2. Avatar de ars
      ars

      Isso, confie bastante no estado… o que pode dar errado? Privacidade pra quê??

      Daqui a pouco viverás no mundo orwerlliano, e serás bem vindo à sala 101

    3. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Por favor deixe aí os seus dados de acesso às suas redes sociais, e-mails privados, e mensageiros que utiliza para comunicações particulares, para que possa vasculhar e publicar aquilo que me parecer interessante para que todos vejam.

    4. Avatar de Arkop
      Arkop

      “UI tamos todos no cinema, espero que o hamster não se sinta sozinho, so voltaremos para casa daqui a 3 horas! xD :P”
      quando chegares a casa, só vês mesmo o hamster no meio da sala vazia.
      Porfavor tenha cuidado com o que partilha na net.

    5. Avatar de MLopes
      MLopes

      há comentários e chavões que revelam a vastidão da ignorância de quem os faz. “quem não deve, não teme” (sim, escreve-se com vírgula!) é um dos piores.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    O facebok e uma m#### não utilizem

  7. Avatar de Levolo
    Levolo

    Nada como o DotVPN para Chrome… 😉 Sem complicações quanto ao login! Eheheh

    (a escrever a partir da Alemanha)

  8. Avatar de pepa
    pepa

    a malta esquece-se é que mesmo com tor correm o risco de colocar a informação nas mãos de gente um pouco pior do que os governos… mas vocês é que sabem a quem preferem oferecer a informação. Eu n deixo de dormir por ter info na rede social pois normalmente só partilho coisas sem interesse nenhum para ninguém… Mas se quisesse realmente esconder algo talvez pagasse uma vpn+tor…

    1. Avatar de abc
      abc

      Deixa ai o link para o teu facebook e depois coloco aqui uma lista da informaçao que achas que nao tem interesse 🙂 depois logo dizes o que achas 😉