Diretor do FBI diz que TikTok é uma preocupação de “segurança nacional”

24 Comentários

O TikTok, bem como as redes sociais no geral, levantam questões em vários sentidos, principalmente quando a questão é a privacidade dos utilizadores. Para Christopher Wray, atual diretor do FBI, a plataforma de entretenimento poderá constituir uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos da América (EUA).

Em causa estão, mais uma vez, os dados dos utilizadores da aplicação chinesa.

Diretor do FBI, Christopher Wray

Na terça-feira, o diretor do FBI, Christopher Wray, avisou os legisladores americanos que permitir que o TikTok continue a operar nos EUA poderia constituir uma ameaça à segurança nacional. De entre vários medos está a possibilidade de o governo chinês utilizar a plataforma de entretenimento para controlar a recolha de dados de milhões de utilizadores, bem como a de controlar algoritmo para exercer influência ou controlar o software de milhões de dispositivos.

O estatuto do TikTok nos EUA foi revisto pelo Committee on Foreign Investment in the United States (CFIUS), uma agência governamental interserviços que está encarregada do escrutínio de investimentos estrangeiros que possam ter implicações na segurança nacional. Aliás, os operadores da aplicação têm estado em conversações, de modo a permitir que esta continue a operar nos EUA sem ter de cortar as relações com a sua empresa mãe, a chinesa ByteDance.

TikTok

Conforme Wray revelou aos legisladores americanos, a China tem sido a entidade estrangeira que mais roubos de dados pessoais e comerciais tem protagonizado.

O vasto programa de hacking da China é o maior do mundo e eles roubaram mais dados pessoais e comerciais dos americanos do que todas as outras nações juntas.

Disse o diretor do FBI, Christopher Wray.

De salientar que qualquer acordo entre o CFIUS e o TikTok poderia exigir que a aplicação garantisse que a ByteDance, bem como qualquer outra entidade ligada à China, não teria acesso à informação dos utilizadores americanos.

 

Leia também:

Opera traz mais uma novidade! É o primeiro browser a trazer o TikTok integrado

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pablo
    Pablo

    Não sou defensor da China… Mas esta guerra comercial encapotada de ameaça nacional vai correr mal.
    Dps da Huawei, querem acabar com o tik tok?¿
    Governo America ao serviço dos seus oligarcas… Ou então simplesmente a querer acordar o gigante chinês para uma guerra kkr….

    1. Avatar de Rrrrrrrr
      Rrrrrrrr

      Acho que o facto de existir espionagem entre governos, o Tiktok estar sobre o controlo chinês, e o facto destas aplicações poderem ser fonte de propaganda falsa… acho legítimo os americanos terem esta posição e preocupação.
      Possivelmente os chineses não têm pk mesmo as apps que não são chinesas são monitorizadas pelos chineses

      1. Avatar de Secadegas
        Secadegas

        Certo… Google, Facebook, Instagram, YouTube, Apple… Tudo empresas de “confiança” que nunca te roubaram os dados pessoais de propósito, certo?
        Na América é tudo muito “democrático”…

        1. Avatar de Rrrrrrrr
          Rrrrrrrr

          Não disse nada disso. Le de novo.
          Falo dos americanos como governo.
          Onde disse que só o TikTok rouba ou partilha dados?!

  2. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Quer dizer …

    Os chinocas aprenderam depressa a fazer como ou o mesmo que os U.S.A. e agora dói lhes o S …

  3. Avatar de jota
    jota

    Tudo o que for um grande sucesso e que não seja americano é uma preocupação de “segurança nacional” para os EUA!

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Basicamente, mas também o é para os outros.

  4. Avatar de João Melo
    João Melo

    Mas o apoio aos nazis na Ucrânia já não é um perigo??omg..

    1. Avatar de Spalix@gmail.com
      Spalix@gmail.com

      E o 5g? Será que irão obrigar a Europa a bloquear o tiktok tb?

  5. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Nada de novo, quem está na área de segurança informática sabe perfeitamente disso. Mas não só, a china esta a usar o tiktok para tentar incutir certos conteúdos.

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Tipo Facebook, YouTube, Twitter, Instagram, Apple, Google? Há que ter a certeza que te lavam (e bem) o cérebro.

  6. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Google;
    MS;
    Apple;

    São o quê?

  7. Avatar de Ludita_Modernaço
    Ludita_Modernaço

    “Mas o apoio aos nazis na Ucrânia já não é um perigo?”

    Claro que não! Os nazis da Ucrânia são nazis bons. Libertadores e fofinhos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Retórica putinista. Quem é o invasor? Óh não digam disparates. Não alimentem o ego com guerras que não entendem e que só trazem destruição.

      1. Avatar de Ludita_Modernaço
        Ludita_Modernaço

        Não compreendo essa precipitação… Que sabes tu sobre a leitura que eu faço da invasão russa à Ucrânia? O que podes inferir do meu comentário é que gosto tanto de nazis russos como de nazis ucranianos.
        Talvez o problema seja uma tolerância especial para com nazis ucranianos que o mainstream te ensinou a ter, o que torna a tua avaliação muito sofisticada. É isso?

        Insisto. É tão absurdo recear gigantes tecnológicos chineses e confiar nos americanos, como é absurdo preferir alguns flavours nazis em relação a outros.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nazis para aqui, nazis para ali. Em pouco mostras a tua falta de noção.

          1. Avatar de Ludita_Modernaço
            Ludita_Modernaço

            Vítor, o meu coração está dividido. Por um lado tens a hombridade de publicar o meu comentário, por outro em vez de usares argumentos válidos cospes essa coiseca.

            Já agora repara que nem fui eu quem falou em nazis, apenas citei alguém lá para cima e mandei uma boca. Mas olha, amigos na mesma!

          2. Avatar de Vítor M.

            Citam muitas coisas, não pensam pela própria cabeça. Isso sim é preocupante. Pensa nisso.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Mais outro bot russo

  8. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Nunca instalei nem instalarei a América tem defeitos mas ainda é uma democracia…

  9. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Apenas e só porque não é uma empresa Americana. De resto é mais do mesmo…

  10. Avatar de LUIS
    LUIS

    Engraçado que instalei uma vez essa a plicação e voltei a desisnstalar, não me diz rigorosamente nada…. ainda bem. Menos um lixo a ocupar RAM e espaço.

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Isto dito de um governo que foi apanhado a escutar as conversas dos aliados europeus, só pode ser para rir.
    Se é uma empresa grande, se está a ameaçar empresas americanos, é logo uma ameaça…

    Se eu tiver uma horta e os meus pepinos e tomates forem bem maiores que os que são produzidos nos EUA eu aposto que os meus vegetais serão tb uma ameaça à segurança nacional deles…

    PorcoDoPunjab, o encantador de burros