Cuidado, Elon Musk está a usar dados do X para ensinar o Grok! Mas há uma forma de evitar

7 Comentários

A proximidade do Elon Musk ao X e ao Grok estão a criar um precedente que muitos não vão gostar. Como qualquer IA o Grok precisa de ser alimentado com dados, algo que passa agora a ser feito com o que os utilizadores do X publicam. Esta novidade surgiu de forma silenciosa e ativada para todos. Ainda assim, há uma forma de o evitar que todos podem ativar.

Elon Musk X Grok dados IA

Elon Musk está a usar dados do X

Sem alerta ou comunicação, a rede social X começou a utilizar os dados dos seus utilizadores para treinar Grok. Esta é a IA de Elon Musk que, além de fazer parte da sua rede social, também é integrada nos sistemas dos carros elétricos da Tesla.

Numa série de publicações no X, os utilizadores começaram a notar que a plataforma adicionou um novo botão “Partilha de dados” nas definições. Este explica todas as publicações feitas na plataforma, bem como as interações, entradas e resultados com Grok são utilizados para “treino e ajuste fino”.

O Grok usa as publicações da plataforma para treinar os seus modelos desde pelo menos maio de 2024. Inicialmente, o chatbot generativo de IA foi pré-treinado em texto open-source disponível na Internet, e não com dados X.

No entanto, nos últimos meses, Elon Musk começou a utilizar publicações e interações públicas para formação contínua. O X afirma que o acesso do Grok a publicações públicas X em tempo real permite ao chatbot responder às dúvidas dos utilizadores com informações atualizadas e uma visão mais abrangente sobre uma gama mais ampla de temas.

Há uma forma de evitar comportamento do Grok

Se é um dos utilizadores que pretende alterar estas permissões, existe uma forma simples de o fazer. O X criou uma opção que pode ser desativada e que bloqueia o acesso aos dados do utilizador. A configuração é feita da forma seguinte:

  • Deve fazer login na sua conta através de um browser. Pode fazê-lo tanto no seu telemóvel como no PC.
  • A permissão encontra-se em “Configurações”. Acedendo ao separador “Privacidade e Segurança”, no final da lista de parâmetros, encontrará “Grok”. Escolha essa opção.
  • De seguida, será aberta a permissão, que deverá estar ativada. Deve alterar a permissão.

Esta IA ainda terá muito que mostrar na Internet

Importa destacar que por agora a nova opção terá mesmo de ser acedida pelo browser, quer seja no smartphone ou no PC. A app do X ainda não tem presente esta configuração para bloquear o acesso do Grok aos dados do utilizador.

A IA desenvolvida pelos funcionários de Elon Musk, o Grok, foi uma publicidade que o próprio revelou no final de 2023. Pretendia mostrar um incentivo à compra da subscrição X Premium. Para além de fornecer o selo azul e textos mais longos, oferece também esta IA generativa criada com uma abordagem mais informal.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    chega-lhe musk e uma das poucas vozes que ainda o povo confia estamos fartos da cultura woke mãos dadas com a extrema esquerda CHEGA

    1. Avatar de SilvaEs
      SilvaEs

      Um descerebrado. O Twitter agora é o faroeste.

  2. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    A policia devia de entrar na casa deste psicopata ao som desta musica! https://www.youtube.com/watch?v=2Q3dGZPguSM

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O «WhatsApp» é um aplicativo de espionagem e colecta de dados criado e gerido pelo Instituto de Inteligência e Operações Especiais («MOSSAD»), tem acesso, colecta, e distribuiu, todos os dados dos usuários, mensagens, chamadas, imagens, e vídeos, faz gravações de áudio e vídeo, todas as vossas fotografias ou fotografias dos vossos filhos, familiares, e amigos, são colectados e exportados, assim como os documentos que vocês partilham; o próprio Departamento Federal de Investigação («FBI») tem acesso aos dados e actividade do «WhatsApp» em tempo real, mas não se passa nada, os Portugueses continuam a utilizar esta plataforma de trocas de mensagens e não aparecem artigos sonantes nos Média Portugueses.

    O X está a utilizar os dados dos utilizadores para melhorar o seu sistema de Inteligência Artificial (IA) dando-lhes a possibilidade de participar ou desactivar essa colecta, mas nos Média nacionais e internacionais entra-se no histerismo e tenta-se dar uma má imagem desta rede social e os serviços digitais que promove.

    Mais parece Elonfobia do que outra coisa, estão todos à espera que o projecto X caia em desgraça e Elon Musk fracasse na tentativa de criar um super-aplicativo.

    1. Avatar de SilvaEs
      SilvaEs

      E a conta que utilizas faz o quê? Não tomes a medicação..

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Qual conta?

  4. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Elon Musk é um perigo publico pois é o paciente zero do assassino Wokemind vírus.