Comissão Europeia criou as suas redes sociais com uma versão do Twitter e do YouTube

20 Comentários

A compra do Twitter por Elon Musk veio trazer à luz algumas questões associadas à liberdade de expressão. Muitos receiam que esta rede social possa perder parte da sua autonomia e ser controlada de forma mais firme.

As propostas não faltam e o Mastodon tem sido o que mais se destaca. A Comissão Europeia abraçou também estas alternativas e tem já o EU Voice e o EU Video, as suas redes sociais, baseados no Twitter e no YouTube.

Comissão Europeia EU Voice EU Video Twitter YouTube

Ainda estão numa fase de testes e de avaliação, mas a Comissão Europeia criou há poucos dias duas alternativas para as suas redes sociais. Estas suas plataformas são controladas de forma total e não dependem da gestão de terceiros.

Pretendem ser mais dois canais de comunicação para com os cidadãos europeus e seguem o que é padrão neste campo. Para implementar a sua versão do Twitter recorreu a uma instância de Mastodon e para o seu YouTube usa uma instalação da plataforma de código aberto PeerTube.

Com o EU Voice e o EU Video, a Comissão Europeia quer transmitir informações para os cidadãos. Ao mesmo tempo, promove plataformas abertas, gratuitas e que
garantem a proteção dos dados dos utilizadores.

Estas vão ser complementares e tudo o que não tiver lugar no EU Voice irá ser transposto para vídeo. Essa mesma informação, neste formato, será depois disponibilizada no EU Video, mais uma vez acessível a todos.

Comissão Europeia EU Voice EU Video Twitter YouTube

Por ser um ambiente controlado, tanto o EU Voice como o EU Video não vão permitir para já registar novos utilizadores. Vão ser canais específicos para as entidades associadas à Comissão Europeia e de acesso livre.

Esta parece ser uma resposta direta da UE e da Comissão Europeia a toda a confusão que se passa nos EUA e no Twitter. Quer manter a sua independência e garantir canais de informação livres e sem qualquer tipo de censura, preservando assim a liberdade de expressão.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Deve ser para rir “Quer manter a sua independência e garantir canais de informação livres e sem qualquer tipo de censura, preservando assim a liberdade de expressão.”.

    1. Avatar de Memória
      Memória

      É essencialmente o “Ministério da Verdade” conhecido desde “1984”. Versão europeia

      Para ter uma ideia dos interesses e fantasias da Ministra da Verdade Nina Jankowicz dos USA basta visitar
      https://www.breitbart.com/politics/2022/04/29/biden-disinformation-chief-nina-jankowicz-sang-sex-fantasy-dead-harry-potter/

      Biden Disinformation Chief Nina Jankowicz Sang About Sex Fantasy with Dead Harry Potter

      . . .
      Went looking for some prefects in the bathroom one day
      But instead I found Harry and so I said hey
      I helped him solve the mystery of the egg
      But I’d like to solve the mystery between his legs
      . . .
      I hope that Harry drowns tomorrow in the lake
      So that our honeymoon we can take
      You know that ghosts have working ‘natomies
      What’s better than that – we don’t get STD’s!

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1 a tipa do Ministry of Truth Board e uma iluminada so demonstr e bem o estado da administracao LGBrandon

        Simples quando os media fake news, a corrupta LGbrandon admin, EU criticam algo e pq a verdade se encontra do lado oposto.

      2. Avatar de Olaf
        Olaf

        “É essencialmente o “Ministério da Verdade” conhecido desde “1984”.”
        Exactamente!!!

    2. Avatar de Sergio M.
      Sergio M.

      É mesmo para rir… E depois querem implementar a lei dos Digitais a tal lei DSA.

  2. Avatar de Roy Almaister
    Roy Almaister

    Vá lá, não criaram páginas na GAB…

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    “Muitos receiam que esta rede social possa perder parte da sua autonomia e ser controlada de forma mais firme.”

    Eu pensava que o Elon Musk acabar com boa parte da censura do Twitter.

  4. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Claro que sim, estou a ver que a UE está com medo é de perder a sua agenda globalista.. “Muitos receiam que esta rede social possa perder parte da sua autonomia e ser controlada de forma mais firme.” Como se não andasse a ser controlada pelos malucos woke

  5. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    ATIRAR GASOLINA PARA A FOGUEIRA. Quantos dos que aqui criticam a UE é que votaram PS e sao coniventes com o empobrecimento do país por estes políticos da treta que temos… Haters are gonna hate

    1. Avatar de jack
      jack

      Meu caro ponha a cabaça a funcionar, tire essa de politica da equação e veja que a maior pobreza está na carola, por acaso já se perguntou do motivo de alguns bons cerebros se porem a andar daqui para onde lhes reconhecem as capacidades? Estamos a abarrotar de excelentes “Emprecários”. E já agora qualquer pé rapado só pensa no eu com umas vaidades á mistura. Já reparou por exemplo em algo inexplicável, o sistema de Justiça? Quantos vigaros de colarinho tem visto ao longo dos anos pagar pelas tretas que fazem? Se a politica não é boa de quem é a culpa?

  6. Avatar de Toze'
    Toze’

    Não vejo inconveniente em haver n redes sociais. Já não perco muito tempo com isso e a palavra e’ mesmo perder tempo.

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Muito bem,nunca usei nenhuma rede social só vejo vídeo no YouTube.
    Talvez use essas aplicações.

  8. Avatar de Carlos Seixas
    Carlos Seixas

    Atenção que a União Europeia não criou qualquer rede social, e nem teria capacidade para isso, pelo menos em tão pouco tempo.
    O que a União Europeia fez foi, simplesmente, instalar uma sua própria instância de Mastodon e de PeerTube, exactamente com qualquer um de nós pode fazer em cerca de meia hora. Para cúmulo, e a acreditar nas notícias, a União Europeia nem sequer está a permitir que terceiros se liguem pelas suas instâncias, o que é, no mínimo, caricato. Como é que uma instituição que gasta por ano milhares de milhões de euros em propaganda (muito dela efectuada a nível das escolas, como o programa “Parlamento Europeu Jovem” e afins, já para não falar dos interrails, etc) não tem dinheiro para criar instâncias Mastodon ou PeerTube com suficientes recuros de hardware para que terceiros nelas se registem e as usem? Ah pois… Não convém que a censura que exercem um pouco por todo o lado dê demasiado nas vistas…
    Felizmente que as pessoas, aos poucos, vão compreendendo que a União Europeia não é nem mais nem menos que o IV Reich…

  9. Avatar de We
    We

    Mais redes sociais? Vamos é voltar à velhinha televisão não tarda nada.

    1. Avatar de Olaf
      Olaf

      Ou aos livros. Sempre devem ter menos lixo.

  10. Avatar de Felipe Cardoso
    Felipe Cardoso

    Já que é a UE que cuida, vou passar bem longe dela 🙂

  11. Avatar de Redin
    Redin

    Será que a EU Video vai ter coragem de colocar este vídeo (deles mesmo) nesse portal?
    Sempre quero ver a coragem.
    https://www.youtube.com/watch?v=hYzX3YZoMrs

  12. Avatar de Joao Luis
    Joao Luis

    De apontar a quantidade de palmas no fim …

  13. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Mais umas a evitar certamente.

    Estão a colonar o U.S.A. já algum tempo …

    E vai dar dejeto não tarda nada …

  14. Avatar de Vitor Oliveira
    Vitor Oliveira

    E interessante ver a quantidade de gente que se queixa da liberdade que hoje temos. Mas é essa mesma liberdade que lhes permite dar a sua opinião publicamente seja ela construtiva ou não . 🙂
    Gostava de saber como é que essas pessoas que se queixam tanto do governo X ou Y viviam se hoje fosse o regime k existia a 80, 90, 100anos atras. O cidadão comum não teria acesso e a distância de um click a um décimo que existe lá fora.
    Não estou a dizer k somos perfeitos mas leva tempo e tem custos mudar velhos hábitos. Só me queixo de uma coisa, não poder dar um bom tratamento a alguém que entre no que e meu, sem pedir licenca para entrar. É o cumolo não poder defender o que é meu. O resto, é lógico com base em estudo e de histórias contadas por quem lá viveu…. Não me parece um bom negócio.
    (aos que possam queixar-se do meu pretogues, e por escolha própria e estou a borrifar para o que possam pensar) texto de opinião.