Canadá manda fechar os escritórios do TikTok, mas mantém app em funcionamento

11 Comentários

São muitas as situações em que o TikTok é acusado de ser um risco à privacidade dos utilizadores. Esta rede social é um verdadeiro sucesso e isso tem causado muitos problemas. Depois de várias situações nos EUA, surge agora uma decisão no Canadá: os escritórios foram fechados. Por agora, a app continua a funcionar.

TikTok Canadá segurança dados

Canadá manda fechar escritórios do TikTok

O Governo canadiano ordenou o encerramento dos escritórios do TikTok no país, alegando “riscos específicos para a segurança nacional” relacionados com as atividades da ByteDance. A decisão, anunciada pelo Ministro da Inovação do Canadá, François-Philippe Champagne, foi tomada após uma auditoria iniciada em setembro de 2023, que investigou possíveis riscos para a privacidade e segurança dos utilizadores.

O Governo canadiano justifica a medida com base em informações e provas recolhidas durante a auditoria, além de pareceres de agências de segurança nacional e parceiros governamentais. A principal preocupação reside na possibilidade de o Governo chinês utilizar o TikTok para aceder a dados de utilizadores canadianos e realizar espionagem ou manipulação.

O TikTok, que conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos mensais, manifestou a sua discordância com a decisão e anunciou que irá contestá-la em tribunal. A empresa defende que o encerramento dos escritórios em Toronto e Vancouver irá prejudicar centenas de postos de trabalho e não contribuirá para a segurança nacional.

TikTok Canadá segurança dados

App continua em funcionamento no país

Apesar do encerramento dos escritórios, o Governo canadiano não proibiu o acesso à aplicação TikTok no país. Os utilizadores poderão continuar a utilizar a plataforma, mas são alertados para os potenciais riscos para a privacidade e segurança das suas informações pessoais.

A decisão do Governo canadiano gerou debate sobre a melhor forma de lidar com os riscos de privacidade e segurança relacionados com o TikTok. Alguns especialistas defendem que o encerramento dos escritórios não resolve o problema fundamental, uma vez que a aplicação continuará a recolher dados dos utilizadores. Outros defendem que a medida é necessária para proteger a segurança nacional do Canadá.

O futuro do TikTok no Canadá permanece incerto. A decisão do Governo canadiano de encerrar os escritórios da empresa aumenta a pressão sobre a plataforma e coloca em causa a sua sustentabilidade a longo prazo no país. A batalha legal entre o TikTok e o Governo canadiano irá determinar o futuro da aplicação e o seu papel no panorama digital canadiano.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Canadá sempre ao serviço dos Estados Unidos!
    Depois de prender a CFO da Huawei só porque a América mandou perdeu a credibilidade de ser um país democrático e independente.

  2. Avatar de SVR
    SVR

    Ou seja eles acham que a app é um perigo e pode estar a roubar dados, então mandam fechar uma sucursal basicamente mas deixam a app em funcionamento? Não entendo a lógica mas desisti de tentar perceber como é que aquele lado do oceano funciona há muito

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      São táticas encomendas pelos EUA, pois a história da APP roubar dados é tudo treta pois como vimos no congresso o seu CEO disse que se os americanos quiserem podem ter acesso ao código fonte e monitorar e até alojamento só em servidores americanos se assim fosse exigido, mas como sabemos é tudo treta da EUA sobre a guerra China-EUA.

      1. Avatar de SVR
        SVR

        Disso nao desconfio mas não consigo atingir o que é que esta medida é suposto atingir. O escritório segundo a lógica deles é só um intermediário, ou seja a “casa mae” continuaria a fazer o que quisesse…

        Já para não dizer que o teletrabalho ja existe ha uns anos, ha pouco que eles nao possam fazer apartir de qualquer lado…

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Canadá, aquela democracia que congela contas bancárias de manifestantes?
    Lixo woke.
    A evitar a todo custo… O Trudeau transformou o Canadá num esgoto.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Nesse momento que fizeram isso aos camionistas que estavam na greve bloqueando as contas para eles não terem dinheiro para comer ou comprar gasóleo foi um ponto de viragem para muito pessoal que ficaram a perceber que não ter controle sobre o seu próprio dinheiro é o pior de sempre para a democracia por isso sou sempre a favor que não acabe o dinheiro físico, e outro tipo de moeda como a Bitcoin onde só vocês a controlam, ouro também é uma boa solução.

      1. Avatar de trolha33
        trolha33

        concordo… mas o ouro não é bem uma solução, super limitado comparativamente à bitcoin

    2. Avatar de trolha33
  4. Avatar de jorge
    jorge

    Apenas peca por so ter sido agora, nunca deveriam ter aceitado abrir esses escritorios, cada pessoa é libre de escolha mas redes sociais para mim é igual a lixo tóxico.

  5. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Basicamente os estados querem ter controlo dos principais meios de manipulação de opiniões. No entanto o canada está a abdicar de um desses meios, é um pouco estranho!!

  6. Avatar de certo
    certo

    pois é como abrir uma embalagem que deve estar hermeticamente fechada e deixar assim sem fechar convenientemente de novo e por no frigorífico a pensar que já está bem…