Justiça resolveu suspender o X no Brasil e Elon Musk reagiu rapidamente

37 Comentários

A situação do X no Brasil não está fácil. A rede social, uma das mais usadas o país, tem estado envolta em polémicas e em ordens legais que parecem não ser cumpridas. Agora, o Juiz do Supremo brasileiro, Alexandre de Moraes, mandou suspender plataforma X no Brasil. Elon Musk, claro, reagiu rapidamente à decisão.

X Brasil Elon Musk Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes suspende X no Brasil

O Juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, determinou a suspensão da rede social de Elon Musk no seu país. Esta decisão surge depois de não ter sido cumprida uma ordem para nomear, no prazo de 24 horas, um representante legal da plataforma X no Brasil.

Na decisão, o juiz Alexandre de Moraes notificou ainda o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações. Nesta, deu ordens para que este retire a rede social em todo o território brasileiro, num período máximo de 24 horas.

O X irá estar suspenso no Brasil por um período indeterminado. Segundo as instruções dadas, irá estar assim “até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional”.

Elon Musk foi rápido a reagir à decisão

No seguimento desta ordem, rapidamente surgiu uma reação do dono do X. Elon Musk, acusou o juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil de destruir a liberdade de expressão “para fins políticos”, na sequência da ordem da suspensão da plataforma no país.

Elon Musk reagiu ainda no X à multa de cerca e oito mil euros (50.000 reais) por dia. Esta multa será aplicada a quem utilizar a rede social, enquanto estiver suspensa, usando outros métodos para contornar a lei, como, por exemplo, via VPN.

Nas suas palavras, “o regime opressivo no Brasil tem tanto medo de que as pessoas aprendam a verdade que levará à falência qualquer um que tente”.

Esta parece ser uma situação que não terá um final rápido e simples. As trocas de acusações entre Elon Musk e Alexandre de Moraes têm aumentado e subido de tom, tendo agora culminado com esta ordem, que retira o X do Brasil, por tempo indeterminado.x

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Como se permite um so individuo corrupto operativo da cia fazer o que bem lhe apetece.
    Ninguem faz nada e prende esses juiz corruptoe o ladrao!

    https://x.com/MikeBenzCyber/status/1829418488051466613

    1. Avatar de xspace
      xspace

      Pq os demais tb são! Só passaram as ações pro maior cara de pau!

      1. Avatar de Badmordeafoka
        Badmordeafoka

        A melher resposta que li faz muito tempo.

  2. Avatar de Veritas
    Veritas

    O socialismo / comunismo sempre e em qualquer lugar ( país ) a amordaçarem quem pensa diferente e não segue a cartilha deles.

    E enchem a boca para se auto-denominarem democratas!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pois é, deixem o PCP ou o BE chegar ao poder e vão sentir o gostinho.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        David, esses partidos deviam ser impedidos de concorrer a eleições, até porque quando se apanham no poder não as respeitam e para saírem só à lei da bala.

        No dia em que sair uma projecção que diga que o PCP ou o Bloco de Est(&%o, juntos ou sozinhos, podem chegar ao governo deste miserável país, começa imediatamente tudo a retirar o dinheiro dos bancos e a mandar para fora ou meter debaixo do colchão.
        O país implode antes das eleições.

        Qualquer pessoa de bom senso, que nesta republica das bananas são poucos, sabe que essa gente apanhando se no poder vai roubar os depósitos logo de imediato.
        Quando o dinheiro faltar vão aos depósitos e metem tudo a zero.
        Só não sabe isto quem não quer saber…

        Já se esqueceram da lambona a dizer que tinham que ir buscar o dinheiro a quem o tem?
        Agora imaginem isto com poder para o fazer.
        Venezuela 3.
        A 2 é o Brasil.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Pelo contrário, acho que devem ser mantidos no espectro político da legalidade. Teriam muito mais força ilegalizados. Deve-se vencê-los pelas ideias, e não por ilegalização. O PCP é o exemplo de como tem vindo a morrer aos poucos, a maioria da massa eleitoral tem mais de 70 anos e estão a ir desta para melhor como se costuma dizer. Os jovens não são suficientes para cobrir o eleitorado perdido.
          O BE está a perder eleitorado para o Livre, o novo partido da moda.

          1. Avatar de Blackbit
    2. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Isso não tem nada a ver com Comunismo e socialismo. O dono do X acha que pode fazer o que bem entende no Brasil e ainda acha que entende mais de legislação brasileira que um Juíz do Supremo Tribunal Federal.

      Era só obedecer as leis e cooperar com a justiça na luta contra fake News e crimes de ódio.

      O Twitter antes de ser vendido cooperava e nunca foi ameaçado.

      Agora, um bilionário acha que pode desrespeitar a soberania de um país, que vá fazer isso nos EUA.

      O X respeita as regras de todos os países do mundo, inclusive é proibido na China, país onde fica a Fábrica dos seus veículos Tesla, por que só do Brasil ele quer achar ruim e acusa de ditadura? Acham mesmo que não tem interesse econômico, principalmente sobre jazidas de lítio?

      Respeitem a soberania do Brasil.

      1. Avatar de xspace
        xspace

        Vc deve ser da embaixada né, noemado

        Existem leis, ele queria fazer censura escondido num país democrático, prendeu pessaos inocentes sem o devido apoio legal, toma decisões contra a constituição, é o juiz, executor e denunciante.

      2. Avatar de Badmordeafoka
        Badmordeafoka

        Surreal este comentário, o Maduro deve estar muito orgolhoso dos seus militantes internacionais.

  3. Avatar de AJ
    AJ

    É irónico o musk tanto defender a democracia e ao mesmo tempo apoiar um candidato com tendências de ditador à casa branca .

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      AJ, pode dizer quem é o candidato com essas tendências?
      É que pelo que vejo ditadores esquerdalhos é mato.
      Brasil a seguir o caminho da Venezuela.
      Votaram no ladrão corrupto agora inchem.
      Não tarda vamos ter 300 milhões de brasileiros em Portugal.
      Fogem do paraíso socialista, que ingratidão…

      1. Avatar de AJ
        AJ

        com essa pergunta de “quem é o candidato”?, melhor deixar de utilizar antolhos. deve ser o uncio que não sabe quem é.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          AJ, se está a falar do Trump, ele já lá esteve e além de nao ser ditador nenhum ainda conseguiu não fazer guerras…. Algo fantástico, notável.

          Portanto, mais uma vez, está a falar de quem?

      2. Avatar de Oh
        Oh

        Verdade… mas qual era a solução? Votar num corrupto que acha que a solução é meter pistolas nas mãos de toda a gente?
        É um mal menor. A verdade é nem um nem o outro valem um c4!#$%

        1. Avatar de !!
          !!

          é o que vamos vendo pelo mundo, escolhemos o mau menor… quando devíamos era exigir melhores politicos, desde à direita e à esquerda.

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            O problema aqui é mais grave, já começam a achar normal meter criminosos no poder.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Ele apoia o Trump, não a Kamala.

    3. Avatar de Contador
      Contador

      Tendências? Como assim? Ele apoia o Putin tal como o da Hungria, e apoia incondicionalmente. Permite que aquele genocida roube a casa dos outros fique com o que roubou e que fique tudo bem pelos crimes que cometeu. É mais um rodrigos e outros fascistas da vida que andam por aqui com piadinhas sobre o sofrimento humano. Lixo da humanidade. Para essa gente o lema é: Queres paz? Então dá-me a tua casa ou então mato-te. Psicopatas…

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Ora nem mais a palavra chave é mesmo essa Psicopatas ou gente muito mal formada, eu bem que aviso mas certos comentários são censurados infelizmente… Não queiram por psicopatas no poder em lado nenhum vão ser tratados como gado.

      2. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Apresenta ai os dados do apoio incondicional então dele ao Putin sff.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Este juiz persegue tudo e todos no Brasil, muitos pessoas tiveram que fugir para outros países para não serem presas e mesmo assim ficarem com os bens presos.
    Tinha a ideia que a ditadura poderia chegar com o Bolsonaro mas afinal estava bem enganado independentemente de quem está no poder esquerda ou direita é igual, a podridão está enraizada no sistema a muitas décadas.

  5. Avatar de Zé+Manuel
    Zé+Manuel

    Este foi um dos que trabalhou para tirar da cadeia o comunista condenado LULA.

  6. Avatar de Tiago A.
    Tiago A.

    O Brasil com o presidiário no comando está arruinado. E estes juizes são fantoches do lula. Fazem perseguição a quem tem trabalho, a quem luta por melhores condições de vida. São esquerdistas miseráveis. Elon não cale sua boca.

  7. Avatar de Aves
    Aves

    Como escrevi no comentário que apagaram,
    – “Esta multa” – não – “será aplicada a quem utilizar a rede social, enquanto estiver suspensa, usando outros métodos para contornar a lei, como, por exemplo, via VPN.” Nada tem a ver com o utilizador.
    – A multa era às aplicações VPN que possibilitassem “a continuidade das comunicações ocorridas pelo X”. Textualmente, segundo a Folha de São Paulo:
    “Moraes estabelece aplicação de multa diária de R$ 50 mil (8,3 mil euros) às pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo X, tal como o uso de VPN, sem prejuízo das demais sanções civis e criminais”.
    Como as VPN não iriam cortar os acessos ao X, provavelmente seguia-se a proibição de download das VPN, designadamente nos stores da Apple e da Google (que já estão obrigadas a impedir o download da app X). A proibição do download de VPNs não deverá acontecer, dada a importância das VPN, designadamente para as empresas, referida por outros juízes do STF.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      A ver se se percebe melhor. Com a mesma data (30 de agosto), Moraes emitiu duas decisões, ambas na página do STJ
      https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-determina-suspensao-do-x-antigo-twitter-em-todo-o-territorio-nacional-2/
      Na segunda anula o ponto 2 da primeira. O ponto 2.1 mandava comunicar:
      “(2.1) APPLE e GOOGLE no Brasil para que insiram obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo X pelos usuários do sistema IOS (APPLE) e ANDROID (GOOGLE) e retirem o aplicativo X das lojas APPLE STORE e GOOGLE PLAY STORE e, da mesma forma, em relação aos aplicativos que possibilitam o uso de VPN (virtual private network), tais como, exemplificativamente: Proton VPN, Express VPN, NordVPN, Surfshark, TOTALVPN, Atlas VPN, Bitdefender VPN; (…)”
      Mas deixou o ponto 3 “A aplicação de multa diária de R$ 50.000,00. A meu ver a multa é para quem, por exemplo, crie um site com uma ligação VPN que “dê continuidade das comunicações ocorridas pelo X” não a um utilizador individual que use uma VPN para aceder ao X.

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Tiago, no outro dia disse a um amigo brasileiro que se o Brasil fosse governado por suíços ou dinamarqueses seria um dos países mais ricos do mundo, senão mesmo o primeiro.

    Concordou de imediato… E começou logo a falar da corrupção e burrice dos brasileiros que se vendem por meia dúzia de reais.
    Eu disse lhe que cá era igual, só que com números menores porque somos menos…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Somos menos e por consequência menos ignorantes. No Brasil há muita gente ignorante, daí que esse tipo de regimes conseguem perdurar.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Deve andar ela por ela em proporção, cá e lá.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        David Guerreiro, o que nos vai safando é a Europa.
        Estivéssemos nós fora dela e seríamos outra Venezuela ou Cuba.
        Não se iluda com a “sabedoria” dos tugas.

  9. Avatar de trolha
    trolha

    Acho que não somos menos ignorantes, basta olhar para quem está no governo…um reflexo da nossa sociedade.

  10. Avatar de Tafc
    Tafc

    O Brasil tem mais cabecinha que os países europeus. X é lixo.

  11. Avatar de aa
    aa

    Ninguém acima das leis brasileiras.
    X é bloqueado na China e mesmo assim Musk faz negócios sem reclamar ou impor sua rede social lá.

    1. Avatar de XiJimir
      XiJimir

      És bastante inteligente.

  12. Avatar de Grunho
    Grunho

    Censor que censura censor tem mil anos de louvor.

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bem, no meio disto tudo, deixo só uma questão, e se fosse o Bolsonaro, ou outro não comunista, a fazer isto?
    Era logo as esganiçadas a rasgar a roupa a falar de censura, não era?
    Era ou não?