Afinal era verdade: Facebook e Google ouviam tudo o que dizia perto do seu smartphone

58 Comentários

Já todos passaram pela situação de verem surgir nas redes sociais publicidade a produtos sobre os quais estiveram a conversar. A justificação mais simples é os utilizadores estarem a ser escutados, algo que sempre foi negado e até indicado como impossível. Na verdade, como se soube agora, o Facebook e a Google podem ter estado a ouvir tudo o que os utilizadores diziam, recorrendo ao “Active Listening”.

Facebook ouvir publicidade smartphone

Os anúncios nas plataformas de redes sociais, especialmente no Facebook e Instagram, ambas propriedade da Meta, surpreendem muitos utilizadores. As pessoas ficam chocadas quando um anúncio de um produto que acabaram de discutir aparece em segundos. Documentos divulgados revelaram que o Facebook admitiu oficialmente ouvir os seus utilizadores.

A questão de saber se as redes sociais estão a utilizar microfones dos smartphones para ouvir as conversas e depois direcionar anúncios voltou à tona e, desta vez, as alegações são mais sérias do que nunca. Documentos divulgados, obtidos pela 404 Media, revelaram a existência de um software conhecido como “Active Listening”.

 

Software “Active Listening” ouve conversas em tempo real

Este software, utilizado pelo Facebook, emprega inteligência artificial para ouvir conversas em tempo real, utilizando os dados para compreender as intenções do utilizador. Os documentos alegam que o Cox Media Group (CMG), um dos principais gigantes da TV e da rádio nos EUA e parceiro de marketing do Facebook, tem utilizado este software de “Active Listening”.

Facebook ouvir publicidade smartphone

Segundo os documentos de apresentação da CMG, o software captura dados de áudio dos telefones dos utilizadores e combina-os com os seus dados comportamentais para tornar a publicidade direcionada mais precisa. É relatado que grandes empresas como a Amazon, Facebook e Google estão entre os clientes deste software.

Após a divulgação do relatório da 404 Media, a Google removeu o CMG da sua lista do Programa de Parceiros. A Meta começou também a rever a sua parceria com a CMG para investigar se violava os termos do serviço.

Estas fugas de informação e declarações reacenderam as preocupações sobre o impacto dos gigantes das redes sociais na privacidade dos utilizadores. Com as questões de legalidade, as implicações éticas de tais práticas continuam a ser calorosamente debatidas. Parece que a forma como estas plataformas regulam tais práticas e protegem os utilizadores continuará a ser um tema de discussão nos próximos tempos.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu nunca tive dúvidas porque aconteceu comigo a uns anos atrás por isso já a alguns anos eles vem fazendo isto.

    Foi um alerta para mim para bloquear certos serviços e ter um controlo mais apertado nas permissões e até mesmo no bloqueio de algumas telemetria.

    Quando tiverem coragem de prender este pessoal isto acaba, até lá eles não se importam de pagar multas os biliões de lucro dá para tudo.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      +1 ver gente a cumprir penas pesadas de cadeia à custa disto era mais que justo!

  2. Avatar de Zé

    Cada vez Melhor, Recall MIcosoft, já não deve ser de agora, á muito tempo que fazem isso a Meta e a Google e outros mais, Estas Captar, o que estão a falar.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Votas com a carteira?

      Usas linux ou windows?
      Usas Android ou iOS?
      Usas instagram,whatsapp ou messenger ou Signal?

      Uma escolha apoia estas coisas, outra combate-as.
      Qual és tu?

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Eu voto com a carteira, a minha não dá para IOS e a minha paciência não dá para LINUX, quando vou ao meu pc é para fazer na hora o que quero, não é ter de ir à net ler tutoriais. Uso preferencialmente telegram, mas os amigos e familia ainda estão todos no messenger e no whatsapp. Se queres realmente contornar, no que for possível ser espiado, usa o brave e/ou o firefox e evita fazer login no que quer que seja para aceder a conteúdos.

        1. Avatar de João Alves
          João Alves

          Mas qual ler tuturiais? Diz-me uma coisa, qual foi a última vez que usas-te Linux sequer? Claro que se queres mudar e ter mais alguma privacidade tens de aprender alguma coisa diferente, se não queres aprender mantém-te na ignorância…enfim…

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Conheces-me de onde pá!? Sim já utilizei linux um bom par de anos no meu antigo potátil. Até ver o windows não tem atentado em nada contra a minha privacidade, é releres o que escrevi acima.

        2. Avatar de João Alves
          João Alves

          Calma…vai lá fora e respira um pouco de ar puro. Deves ter usado muito Linux deves…e claro que a Microsoft é um exemplo de respeito da privacidade dos seus utilizadores, não haja dúvidas, ouvi dizer que até o PAPA usa Windows.

          1. Avatar de OUT
            OUT

            João, tu é que tens de respirar ar puro antes de vires para aqui dares uma de chico esperto.
            Até podes ter razão, mas respeito é bonito.
            Se muitos já não têm paciência para Windows, android ou outra qualquer tecnologia, para Linux menos um pouco e não é por isso que tu és mais esperto que eles.

      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        Se quiseres usar o Revit, tens escolha?

        1. Avatar de AP2
          AP2

          Podes usar dentro de uma máquina virtual (VM) à qual não dás acesso à internet.

      3. Avatar de paula rocha
        paula rocha

        É isso mesmo, a malta o que quer é facilidades e instalam qualquer app só porque sim.

        Para a maioria do pessoal que só vai ao facebook ver os posts dos outros, deveria ir pela web que não ocupa espaço extra, gasta bateria e não tem permissões a mais. Usar a app é dar acesso desnecessário para o uso que dão. Quem diz o facebook diz várias outras…

  3. Avatar de Quim Formação
    Quim Formação

    “Google removeu o CMG da sua lista do Programa de Parceiros. A Meta começou também a rever a sua parceria com a CMG para investigar se violava os termos do serviço”
    Nós queremos manter a nossa farsa de que realmente preocupamos com a vossa privacidade enquanto fazemos exactamente o mesmo nós próprios e com outras empresas parceiras e continuamos a desenvolver o software para esse objectivo

  4. Avatar de Aristides Barros
    Aristides Barros

    nunca houve dúvidas disso e a prova é que ainda há dias estava a conversar ao jantar com a minha esposa sobre comprarmos um automóvel novo, especificamente um peugeot 2008, e mal liguei o telemóvel, toda a publicidade que recebi foi sobre carros dessa marca e modelo …

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Eu também tenho uma história parecida, à tempos em casa da minha mãe ela estava a dizer que só compra esparguete da Barilla, eu disse que nunca tinha experimentado e ela deu-me um pacote para experimentar, nesse dia a publicidade do Youtube eram só receitas de massas Barilla, coisa que nunca tinha visto e nunca mais voltei a ver.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      E eu com a publicidade da Sierra Nevada, quando no jantar falamos sobre começar a ver em que semana daria para ir!!

  5. Avatar de António+de+Oliveira+S
    António+de+Oliveira+S

    E eu cheio de medo dos chineses….

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E é bom que tenhas, os “Xinos” são como as pragas de gafanhotos, por onde passam destroem tudo a volta, ou ainda não reparas-te que a China é uma ditadura.

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Não fiques aborrecido mas, “Há tempos”, “reparaste”. Tal como dizemos tu fizeste, tu comeste tu andaste tu fizeste. Não existe fizes-te nem comes-te nem andas-te nestes moldes.

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        e os eua são uma democracia? e portugal?
        não quero com estas perguntas insunuar que a china não seja. estou curioso apenas

      3. Avatar de Ivo
        Ivo

        Caro B@rão Vermelho, comparar uma raça a pragas é não apenas racista, mas também profundamente injusto. Generalizações baseadas em preconceitos distorcem a realidade e desumanizam as pessoas. Além disso, a política de um país não deve ser usada para avaliar ou julgar seu povo.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Sim o que eu tenho de mais é racismo, e é por isso que todos os anos viajo para a Ásia, para continuar a alimentar o meu racismo.
          É verdade, os Chineses são como “pragas” ou “tubarões”, onde houver um € para ganhar são capazes de tudo
          Eu já estive na China e vi e cheirei a polição e olha que estava numa “pequena” cidade no norte da China Zhengzhou.

          1. Avatar de António+de+Oliveira+S
            António+de+Oliveira+S

            Barão m, não sejas mentiroso, nunca saíste de arcos de valedevez

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Nem sei se lá lá estive alguma vez, eu que estou sempre a falar no meu modesto carro é que sou o mentiroso.
            Tenho o prazer de poder viajar e faço todos os anos viagens intercontinentais, se quiseres pagar um café na zona de Lisboa tenho um enorme prazer de mostra os meus passaportes.

  6. Avatar de joão
    joão

    e novidades???

    Agora o que eu quero ver é, uma vez que é oficial, quais vão ser as medidas da UE para isto…

    Sim porque deve ser giro eles estarem com reunião secretas ao mais alto nível e a google e o FB estarem a ouvir…

    1. Avatar de AP2
      AP2

      Ninguém leva smartphones para reuniões secretas ao mais alto nível.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Relativamente a Google podem desativar esta ‘opção’ no telemóvel.
    Quanto ao Facebook, como não uso no tlm, não sei.

  8. Avatar de Luís+Costa
    Luís+Costa

    E novidades? até eu já tinha percebido isso, de vez enquanto estou com o telemovel bloqueado e digo alguma coisa e abre-me o google com qualquer coisa que eu disse a pesquisar no google

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      isso não é a siri do android?

      1. Avatar de Luís+Costa
        Luís+Costa

        Não, estava tudo literalmente desativado

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    E o Elon Musk é que atenta contra liberdade

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      atenta contra a liberdade dos esquerdalhos de serem a policia do pensamento único!

  10. Avatar de riacariver
    riacariver

    “…algo que sempre foi negado e até indicado como impossível…”
    -Snowden has entered the chat.

    Já agora a Amazon também faz isto.

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Já me aconteceu receber anúncios de algo que estava a pensar. Pronto. 😀

    1. Avatar de Jorge Aragão
      Jorge Aragão

      Acontece comigo também. Todos já imaginávamos que isso acontecesse por experiência própria ao comentar sobre determinado assunto e os anúncios aparecessem. E não são somente anúncios, acontece muito no YouTube (dentre outros) tu comentares algo e um vídeo sobre este assunto aparece do nada. Enfim… não temos mais privacidade para nada.

  12. Avatar de Perfectly Balanced
    Perfectly Balanced

    Pedro Simões podes-me dar as fontes para o artigo? É que o artigo que tu citas da 404 Media não corrobora muitas das afirmações e insinuações que tu escreves, o que artigo refere é que a CMG – Cox Media Group é parceira da Google, Meta, Amazon e Microsoft e que eles criaram um software “Active Listening” que terá a capacidade de ouvir conversas e criar um perfil para publicidade direcionada.
    No entanto no artigo eles não mencionam nem sugerem que a Google, Meta, Amazon ou Microsoft estejam a usar o software, aliás eles nem sequer sabem onde é que a GMC está a recolher as supostas conversas – “The deck does not say where CMG allegedly sources this voice data, be that a particular brand of smart TV, a smart speaker, or smartphone loaded with a particular app.”

    1. Avatar de Pedro Simões

      A fonte é o artigo do 404 Media. Logo no início, e para quem não tem assinatura, está claro que a Google reconhece que a CMG, tanto que “Google has kicked CMG off its Partner Program in response”.

      Além disso, e na imagem apresentada, está lá a Google, a Amazon e o Facebook, de quem a CMG diz ser parceiro na publicidade.

      “Media giant Cox Media Group (CMG) says it can target adverts based on what potential customers said out loud near device microphones, and explicitly points to Facebook, Google, Amazon, and Bing as CMG partners, according to a CMG presentation obtained by 404 Media.

      The slide deck provides more information, and raises more questions, about CMG’s advertised capability which it calls Active Listening. In December, 404 Media first reported on Active Listening’s existence using pitches from CMG’s website before the company deleted that information. The presentation, which the company has sent to at least one company it was courting to buy its Active Listening services, shows how CMG was marketing the product to companies who may want to target potential customers based on data allegedly sourced from device microphones. Google has kicked CMG from its advertising Partners Program after 404 Media asked Google for comment on the slide deck.”

  13. Avatar de Tafc
    Tafc

    Hoje em dia todos espiam.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mas isso não era teoria da conspiração chalupa negacionista?

    1. Avatar de AP2
      AP2

      “But the fact that some geniuses were laughed at does not imply that all who are laughed at are geniuses. They laughed at Columbus, they laughed at Fulton, they laughed at the Wright brothers. But they also laughed at Bozo the Clown.”
      ― Carl Sagan

      1. Avatar de John Smith
        John Smith

        Mas era ou não era uma chalupisse? Responder à pergunta é que est
        a quieto.

  15. Avatar de Damnupa Kot
    Damnupa Kot

    Really Sherlock?

  16. Avatar de Marcos Pinheiro
    Marcos Pinheiro

    A minha história com isso foi no Youtube. Conversei com minha esposa sobre uma atriz e do nada ela apareceu em videos recomendados no celular da minha esposa.

  17. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Há e tal os chineses espiam mas os EUA esqueceram de dizer “também espiamos em todo o lado”.

  18. Avatar de JMRuas
    JMRuas

    De vez em quando o telemóvel põe-se a divagar sobre o que ouve na tv, por iniciativa própria. Nem é preciso dizer “OK, Google”, o que por si já diz que está sempre à escuta.

  19. Avatar de João
    João

    Não ouviam : ouvem! Ainda ontem gravei uma mensagem no WhatsApp em que disse na brincadeira que o meu dia de trabalho estava aborrecido porque ainda não tinha recebido uma mensagem engraçada. Dito isto abri o Facebook e fui aos Reels procurar algo engraçado e aparece-me o sketch dos Gatos Fedorentos em que ele brinca exatamente com isso : “passam-se 30 minutos sem receber um e-mail engraçado “ ! Curioso não é ? Mas a um ponto em que já não é só para vender nada mas sim para nos prender às plataformas

  20. Avatar de fcris
    fcris

    Experimentem por exemplo alterar o vosso browser no meta(Facebook) do que vem predefinido para outro ex: (Firefox) ao final de uma semana ele volta a colocar o que vem por defeito, e isto foi o que me apercebi… imaginem o resto

  21. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    Eu não acredito que nos ouvem.
    O facto de ter recebido anúncios acerca da opera de Verona apenas e só depois de ter falado disso lá em casa foi, certamente coincidência. Até porque eu passo os dias a falar e a pesquisar sobre tudo e mais alguma coisa, excepto óperas e Verona….

    1. Avatar de João
      João

      Uma vez uns colegas estavam a falar de rádio amador , coisa que me interessa tanto como criação de baratas e nesse dia tive publicidade de rádio amador . Outra vez a minha companheira falou de dois atores Portugueses e uns minutos depois apareceram sugestões de amizade desses dois atores no Facebook . Hoje foi a minha brincadeira de não receber emails engraçados e aparece um reel no Facebook com a rábula dos gatos fedorentos precisamente sobre isso. Mas isto são casos que presenciei , já ouvi dezenas de descrições semelhantes . Não é ficção , posso assegurar lhe que não é ..

    2. Avatar de John Smith
      John Smith

      Eu também não acredito nas armas de destruição em massa do Iraque.. ^-^

  22. Avatar de soraia mendes
    soraia mendes

    O Facebook faz merda atrás de merda! Há uns dois anos foi o escândalo do Facebook/ Meta, vender dados de milhões de clientes a empresas de marketing.
    Agora descobre-se que eles escutam as nossas conversas (active listening).
    Depois acho bizarro e hipócrita, que os EUA andem sempre a criticar o Tiktok e a querer banir essa app chinesa (Tiktok) por “violar a privacidade” dos cidadãos.
    HIPOCRISIA.
    O Facebook eles já não têm tomates para tentar banir, pois é empresa americana e envolve biliões de dólares na economia americana (embora o Zuckerberg seja judeu).

  23. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Devia haver câmeras em todas as ruas das cidades, quem não deve não teme. No final do dia as “ovelhinhas” têm que comer e calar, não vale a pena a indignação, vocês não controlam nada nem fazem nada para controlar, mas são os mestres dos comentários.

    1. Avatar de John Smith
      John Smith

      “Quem não deve não teme” então porque não nos revela a sua morada física? Afinal, quem não deve não teme..

  24. Avatar de Martins
    Martins

    Eles dizem combater a crise climática, preocupam-se imenso com a sustentabilidade, no entanto, as emissões de carbono na publicidade devem andar nas milhões de toneladas (TV, Internet, Smartphones, etc.) Existe a mesma taxação de carbono na publicidade? Se não existe, devia existir. Não matem o planeta com publicidade.

  25. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    Quanto tempo demorou desde a ARPANET até à massificação da internet para o cidadão comum? Acham mesmo que a inteligência artificial está agora a dar os primeiros passos? Desde que a internet foi “dada” ao cidadão comum que a inteligência artificial central está a ser alimentada de todos os dados que circulam na rede. Quem controla os dados controla toda a sociedade. O big brother não vem aí, já está cá há muito tempo.

  26. Avatar de Captain_Hindsight
    Captain_Hindsight

    “a Google removeu o CMG da sua lista do Programa de Parceiros. A Meta começou também a rever a sua parceria com a CMG para investigar se violava os termos do serviço.” A Google, Amazon, Meta, Microsoft, etc devem estar chocadas certamente que as coisas vão mudar agora.

  27. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bem, comigo tb aconteceu algo de peculiar, mas ao contrário de vcs só falo bem da Google.
    Gosto muito da actriz Rita Faltoyano e digo sempre aos meus amigos para verem os filmes dela porque são verdadeiras obras de arte.
    Mas que bela actriz que ela é, que talento…

    Então não é que ela apareceu aqui em casa e só saiu dia seguinte porque estivemos a ver a filmografia dela com calma?
    Como é que ela sabia que tinha a mulher e putos longe?
    Que coincidência aparecer exactamente quando estava só…