Afinal foram 30 milhões as contas afetadas no último ataque ao Facebook

23 Comentários

Foi no final do mês passado que se conheceu o mais recente caso de roubo de informação dos utilizadores do Facebook. A falha estava na funcionalidade “Ver como” e na altura estimava-se que teria afetado 50 milhões de utilizadores.

As investigações continuaram e agora o Facebook revelou mais dados. Afinal não o número de utilizadores é bem menor e ficou-se nos 30 milhões, estando o Facebook a trabalhar com as autoridades para descobrir quem acedeu aos dados.

Facebook 30 milhões dados roubo

Depois de algumas semanas de investigação, onde avaliou os acessos feitos ao Facebook, a maior rede social da Internet concluiu que os danos feitos são menores que o inicialmente pensado e está reduzido a 30 milhões de utilizadores.

Sabemos agora que menos pessoas foram afetadas do que pensávamos inicialmente. Das 50 milhões de pessoas cujos tokens de acesso acreditamos que foram afetados, cerca de 30 milhões realmente tiveram seus tokens roubados.

Os atacantes usaram um sistema automatizado para obter os tokens de amigos de contas que já controlavam. Dai conseguiram escalar para outras contas, até atingirem os 30 milhões de utilizadores.

Facebook 30 milhões dados roubo

Segundo o Facebook, os atacantes conseguiram roubar dados dos utilizadores que se basearam no nome e contactos, incluindo números de telefone e endereços de email. Destes, 14 milhões viram ainda ser retirado outros dados (sexo, religião, tipos de dispositivos, data de aniversário, localizações, quem seguem e as pesquisas mais recentes).

Com saber se os seus dados foram roubados do Facebook

O Facebook vai em breve comunicar aos utilizadores que foram afetados a sua situação. Mas para aqueles que quiserem saber já se foram afetados, existe uma página onde pode ser feita já a validação. Esta página pode ser vista aqui.

Esta é mais informação útil sobre o problema que afetou o Facebook. Se inicialmente os valores eram elevados, baixaram para 30 milhões e existe já dados concretos sobre a informação roubada. Com os problemas do G+ e este do Facebook, fica ainda mais tremida a confiança dos utilizadores.

O mais recente problema do Facebook

Falha de segurança do Facebook expõe dados de 50 milhões de utilizadores

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Facebook e WhatsApp: apagar de imediato.

    1. Avatar de d
      d

      Pode apagar a vontade, seus dados permanecerão nos servidores deles.

  2. Avatar de William
    William

    Por que as pessoas não usam:

    O Diaspora como alternativa ao Facebook?
    O Mastodon como alternativa ao Twitter?
    O Telegram/Signal como alternativa ao WhatsApp?
    O Linux como alternativa ao Windows?

    A sua segurança, privacidade e anonimato agradecem!

    1. Avatar de hommer
      hommer

      se as alternativas fosse tão boas como dizes andava toda gente a usa-las, infelizmente não é isso que acontece 😉

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Hommer, achas mesmo que é por isso? Pensa la mais um bocadinho….

        1. Avatar de hommer
          hommer

          tenho a certeza , se pensas o contrario pensas mal…

          1. Avatar de anon
            anon

            Tens razão, mas muitas vezes é apenas falta de publicidade.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Já que és arrogante, podes ter a certeza, mas estás enganado.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Pessoalmente gostaria de utilizar o Telegram, mas acho-o mais pesado e lento, alem de que as notificacoes as vezes aparecem meia hora depois da mensagem ter chegado.

          1. Avatar de d
            d

            Pesado e lento, você usa o quê?
            Um Galaxy Y?

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Parece que alguém não conhece o termo “Marketing”, fica a dica 😉 .

    2. Avatar de H.ramos
      H.ramos

      Mastodon está às aranhas, pelo menos o mastdon.social. Além disso a censura é absurda e abusiva, o único espaço de liberdade intelectual foi apenas atingido pelo 4chan.

      Telegram é bom mas tudo o que não for chat secreto, passa pelos servidores deles o que não convém. O Signal é menos bem desenhado mas mais privado.

      Diáspora, GNU social, enfim. Feio que nem cornos e inútil.

      GNU Linux sempre ao invés do microshit windows lol, aí nada contra

    3. Avatar de d
      d

      Porque as pessoas são burras e maria-vai-com-as-outras.
      Bom saber que há pessoas que pensam por si só e pouco lixam-se pros outros.

  3. Avatar de PsySc0rpi0n
    PsySc0rpi0n

    Qual foi o problema do G+?

    1. Avatar de JacareDTR
      JacareDTR

      o problema é ser da google

    2. Avatar de antonio
      antonio

      Um bug numa API que permitia obter informação reservada de 500.000 contas. A Google afirma não ter conhecimento de ter sido explorado.
      https://nakedsecurity.sophos.com/2018/10/10/google-wakes-up-to-what-the-rest-of-us-already-knew/

  4. Avatar de hommer
    hommer

    se formos a ver na realidade foram apenas 2 ou 3 contas e não milhões como dizem, isto já começa a chatear…

  5. Avatar de antonio
    antonio

    Só 30 milhões? 😉
    Bem, o ano passado, com o Cambridge Analytica foram 150 milhões. E a Facebook não tinha falado disso se outros não tivessem descoberto-

    Na mesma altura do Cambridge Analytica, em Março de 2017, a Google descobriu um bug numa APPI, usada em apps de terceiros, que permitia obter informação reservada de 500.000 contas do Google+
    Só agora, quando encerrou o Google+ para particulares, por ser um fracasso, é que a Google fala disso – e acrescenta que não tem conhecimento de o bug ter sido utilizado.

    Resumindo, só se conhecem os casos que vêm a público – mas por certo há mais.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Suspeito que daqui a uns tempos vamos descobrir que foram muito mais do que as 30 milhões de contas que o Facebook diz.

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Temos resignar que não existe software inviolável, ou servidores. Quanto mais não seja existe a componente humana. Penso que passa por forneceremos o menos dados possíveis que nos identifiquem. Se aa contas são comprometidas trocamos de contas. Infelizmente existem por exemplo os servidores do estado, têm toda a nossa informação, isso preocupa-me. Falhas de segurança no Facebook e afins não me preocupa, não tenho lá informação nenhuma a não ser umas conta de e-mail descartável.

  8. Avatar de Polo
    Polo

    Fico muito mais descansado serem só 30 milhões!

    1. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      +1…

    2. Avatar de d
      d

      Até você descobrir que está no meio deles