10 sinais que indicam que está viciado no Facebook

53 Comentários

O Facebook é a rede social mais popular e com o maior número de utilizadores no Mundo, tem sido a principal via de comunicação entre as pessoas, permitindo estarmos mais perto de quem gostamos, conhecer pessoas, receber notícias actualizadas, partilhar conteúdos com os outros, etc.

Mas, como tudo na vida, há que ter moderação e, assim, deixámos aqui 10 sinais que indicam que está viciado no Facebook!

Facebook

Confira os seguintes comportamentos e verifique se se identifica a si, ou a alguém, com alguns:

1. É a primeira coisa que vê de manhã e a última que vê de noite

Pense lá bem… de manhã, pega no seu smartphone ou tablet e qual é a primeira aplicação em que clica? E antes de dormir? Se a resposta for ‘o Facebook’ é porque se trata de algo significativo e poderá ser um indicador a ter em atenção.

2. Antes de fotografar algo, já está a pensar como a vai colocar no Facebook

Este sentimento é-lhe familiar? Está com amigos, fotografa a refeição, uma selfie em conjunto e pensa logo como a vai colocar, os efeitos que ficam melhor, a descrição que causará mais impacto, etc. Identifica-se?

Facebook01

3. Usa frequentemente expressões como “Vai já para o Facebook”

A palavra “Facebook” passou a estar no nosso vocábulo diário, sobretudo entre os jovens. Decerto que já ouviram alguém utilizar expressões como “Isto vai já para o Facebook” ou “Mete no Face”. Utiliza recorrentemente estas expressões?

4. Fica chateado se alguém não faz ‘like’ ou não comenta as suas coisas ou se o elimina dos amigos

Muitas pessoas colocam conteúdos com a intenção de conseguir likes e comentários, ou seja, traduzindo, como forma de obter algum reconhecimento de terceiros.

Mas há quem chegue ao extremo de ficar chateado quando alguém em específico não lhe dá esse prazer, ou seja, ‘ignora’ a sua publicação e não coloca like nem faz qualquer comentário. O mesmo acontece quando descobre que alguém o eliminou dos amigos (a não ser que se trate de alguém com laços emocionais fortes, pois aí é mesmo caso para preocupação). Já lhe aconteceu?

Facebook02

5. Verifica o Facebook de 5 em 5 minutos e isso acalma-o

Sempre que alguém o vê, está com o smartphone na mão a verificar as actualizações e publicações que os seus amigos fazem no Facebook. Guarda o dispositivo mas, pouco tempo depois, volta a aceder ao Facebook, como se necessitasse de estar sempre ligado a visualizar os conteúdos. Se esse hábito o deixa calmo, o mais provável é que esteja a desenvolver alguma dependência.

6. Fala através do Messenger com pessoas que até estão por perto

Parece bizarro mas sim acontece, mais frequentemente do que se imagina. Alguém está perto de si ou numa outra divisão mas relativamente perto e, em vez de ir ter com a pessoa e comunicar com ela, abre o Facebook Messenger para o efeito, como se essa via substituísse a via ‘natural’.

Facebook03

7. Fica ansioso quando passa algum tempo sem poder aceder ao Facebook

Imagine-se sem poder aceder ao Facebook durante um dia inteiro ou até dois. Nada melhor que fazer esse exercício para verificar como é que o seu corpo reage e se apresenta sintomas de ansiedade como agitação, nervosismo, inquietação. Faça o teste!

8. Nem nas refeições larga o Facebook

Repense o seu comportamento. Costuma estar à mesa, mesmo em família ou com amigos, e o smartphone passa um tempo significativo com o Facebook aberto? Para além de não ser um comportamento educado, é também um sinal de que o Facebook é significativamente importante para si, e pensa primeiro em aceder à rede social, antes de pensar na pragmática que deve ter socialmente.

Facebook04

9. Faz do Facebook um diário

Literalmente tudo vai para o Facebook… desde a hora a que acorda, como está o tempo, o que vai vestir, o que fez para o almoço, em que restaurante se encontra e com quem, questões existenciais, como se está a sentir apenas porque começou a chover, as compras que fez, o que está a pensar ler, que filme vai ver, etc. Já para não falar da ‘lavagem de roupa suja’ em público que muitas vezes é feita.

Tratam-se de comportamentos a ter atenção pois podemos estar a ver o Facebook não só como uma forma fácil de comunicação, mas sobretudo como a principal via de comunicação.

10. Pede opinião sobre coisas supérfluas

No seguimento do comportamento anterior, vem este de pedir opinião aos amigos do Facebook sobre coisas supérfluas tais como “Corto o cabelo?”; “O que faço para o jantar?” ou “Fico bem nesta roupa?”.

Para além de serem questões cujo interesse para a comunidade do Facebook é mínima, também demonstra uma carência e necessidade da opinião de terceiros como forma de dar seguimento e orientação às suas rotinas o que, resumindo, revela fraco poder de tomada de decisão e insegurança em relação a si, características comuns de ansiedade e dependência.

Identifica-se ou conhece alguém que apresente estes comportamentos?

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Knight rider
    Knight rider

    Google plus brought me here

  2. Avatar de Modem
    Modem

    Falhei as 10… Bolas, eu queria tanto ser viciado…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Lol são indicadores, não tens que cumprir todos 🙂

      Assim, parabéns, és viciado eheh

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    Só faço o 6 e é durante os testes! xD hehehehehe

    1. Avatar de asd
      asd

      I know right!!!

  4. Avatar de Toderici
    Toderici

    Ainda bem que nenhum, ufaa

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Há quem use o método indicado na primeira imagem. 😉

  6. Avatar de Maria Teresa Martins
    Maria Teresa Martins

    Estou mesmo viciada !!!

  7. Avatar de abdu
    abdu

    Nenhum. parece k não estou nada viciado

  8. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Eu não uso Facebook, e acho engraçado que quando falo isso com algumas pessoas viciadas nessa rede social, elas falam que eu não entendo nada de tecnologia, de informática, só rindo, q aí eu começo a falar de tcp/IP, pergunto se elas sabem o que é formatar um sistema, e acabam não sabe do nada, na minha opinião redes sociais como Facebook estão alienando muitas pessoas a ponto delas acharem q só isso q importa, que só isso q e tecnologia, ainda bem que não uso e nunca vou usar isso, isso sim rsrs

    1. Avatar de j
      j

      Formatar um sistema ?!!! Ou um disco rígido !

      1. Avatar de Fábio Guerreiro
        Fábio Guerreiro

        Gostei dessa observação, mas em certo ponto o rapz tem razão 🙂

        1. Avatar de frank
          frank

          a pessoa é usuário ou técnico em sistema?

  9. Avatar de Migas
    Migas

    Para além disto existe já diversos estudos que indicam que é um dos principais causadores de problemas psicológicos quer seja ansiedade ou depressão e até mesmo sentimentos de raiva,ciúmes e inveja. Facebook tem coisas muito boas mas como tudo na vida há sempre um lado negativo…

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    O meu vício é outro: Pplware 😛
    Fora de brincadeiras, será que há gente assim tão viciada no Facebook até chegar ao ponto de não saber o verdadeiro significado da vida? Meu Deus…

  11. Avatar de Ricardo Saraiva

    Durante o jantar de Natal no ano passado com umas pessoas amigas cheguei a presenciar algo fora do habitual, alguém telefonar para uma das pessoas que estava a jantar para ir ao facebook colocar um like numa publicação qualquer que tinha feito porque ainda ninguém lhe tinha dado likes. Já nem refiro o desespero que é para algumas pessoas durante um almoço de grupo à procura da senha do wi-fi para enviarem as fotos do almoço para o facebook em vez de disfrutarem da refeição e do momento.

  12. Avatar de marisa vieira
    marisa vieira

    Eu detesto redes sociais e mal sei lidar com computadores,nao me diz nada a tecnologia! Antigamente nao existia nada disto e as pessoas viviam bem à mesma e com mais saúde mental! Para as mulheres q usam abusivamente do facebook,cá vai uma dica: arrumem melhor suas casas,eduquem melhor vossos filhos e dêm mais atenção aos maridos! Aí sim,é tempo bem empregue e não desperdiçado! Boa noite…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Lol… E só mulheres porquê? 🙂

  13. Avatar de JA
    JA

    Eu falhei as 10, essencialmente porque ainda não me deixei enamorar por nenhuma rede social.

    Fico atónito com a maneira de estar de muita gente, chega ao limite de estar a mesa um numa ponto e outro noutra a falar pelo chat! Todos com a cabeça para baixo a olhar para o telemóvel. Impressionante!
    E depois eu é que sou retrogado porque ainda não aderir a redes sociais…

    Até tive de me deixar de fotos com muitos colegas porque ia literalmente tudo para o facebook! (tudo mesmo). E estamos a falar de pessoas com 30 anos, não são adolescentes. Quando tiram uma foto de grupo faço sempre questão de os obrigar a tirar outra sem mim porque não dou permissão para a colocar online.

    Tem de haver um a “inovar” e por acaso já vejo um ou outro que vai pelo mesmo caminho que eu na questão das fotos. Tudo o que é demais também cheira mal.

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    Desinstalei a app do telemóvel no início do ano que consumia bastante recursos para o que a utilizava. A partir daí passei a ligar muito menos, não é que já ligasse muito mas agora em média visito o facebook 2 vezes por dia. Não sinto que tenho andado a perder nada, continuo a utilizar bastante o messenger porque é muito útil para chat mas o facebook e o seu conteúdo têm vindo, para mim, a perder um pouco o interesse.

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Esta Marisa Pinto é a pior. Nice thumbnail

  16. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Viciado em pplware..

  17. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Olha, sou viciado em Alissa White-Gluz, a primeira coisa que faço quando acordo é ouvir a voz dela, antes de dormir a mesma coisa 😀 great!

    1. Avatar de Jaime
      Jaime

      Boa escolha, além que a menina é bem jeitosa! \m/

  18. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Deixei o Facebook a coisa de dois anos. No início até que custou um pouco. Mas andava cansado de ver sempre o mesmo. Admito que mesmo eu as vezes já ia numa de viciado. Passou a ressaca e com o tempo desliguei.

    Posso afirmar que temho amigos meus, que com o decorrer da vida ligavam e marcavam cafés. Quando deixei o Facebook, tal e a habituação a falarem por lá. Esquecem que tenho morada e telefone. Desde que o Facebook entrou na nossa vida mudou mesmo. Acabei por ter amigos, porque deixei o Facebook, porque deixei de comunicar através de lá.

    A pouco tempo, criei novo perfil, entrei… Criei um grupo do trabalho, para apostas e tal, passado dois dias deixei tudo de novo. Não me identifco mais por ali. E só treta, publicidade. Não dá mesmo.

    Pior é ainda, falarem de notícias… E eu ahhh ainda não li isso. (porque leio nos sites noticiosos) e o povo fala… Mas esta no Facebook, li lá essa notícia. Ehhe

    Prefiro ir na fonte.

    Mas pronto. Fica o meu testemunho.

  19. Avatar de Realista
    Realista

    infelizmente é a realidade deste planeta eu tenho facebook, sou igual mas o mundo esta cada vez mais cibernético-egocêntrico qualquer dia já nascemos com smartphones incorporados eu tenho smartphone mas não deixo a tecnologia comandar a minha vida. mas sim apoiar a vida , assim como vivo numa era de evolução mas humanamente temos que evoluir em aspectos de carne e osso, assim como massa cinzenta.(sei que a minha opinião não muda nada, apenas de um igual = )

  20. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    7. Fica ansioso quando passa algum tempo sem poder aceder ao Facebook—-»ADMITO,”MEA CULPA”. 🙂 🙂

  21. Avatar de Luiz Otavio Santos
    Luiz Otavio Santos

    Tenho facebook e utilizo principalmente para falar com familiares espalhados pelo mundo, além de amigos; para me divertir com alguns post de bom humor. Isto pode ser preocupante para os utilizadores diários de 5 em 5 minutos. O meu vício é viver e tenho certeza de que se deixar de utilizar o face não vou morrer.

  22. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Já deixei o FB há mto tempo, pela mesma razão q me levou a deixar o Hi5 na altura…conteúdo e interesse ZERO! 😛
    Só ainda não o apaguei definitivamente, porque ainda existem apps chatas q teimam em usar apenas o FB como login e alguns contactos, apenas usam o FB para comunicar…:-/

  23. Avatar de asd
    asd

    Acho extremamente engraçado/deprimente, quando chego ao bar da escola e vejo 8 pessoas numa mesa, todas a olhar para o telemóvel, é triste… Felizmente não tenho colegas assim

  24. Avatar de Catarino
    Catarino

    Isto parece o euromilhões não acertei um.
    Sou mais viciado em pplware do que de longe em facebook.
    E mais sou obrigado a olhar para ele todos os dias por motivos profissionais.

  25. Avatar de LDiogo
    LDiogo

    o narcisismo puro, “eu é que sou lindo/a, tenho mais amigos, tenho mais likes…….” e no fim têm é um grande vazio, quero lá saber o que comeram ou o aspecto que tinha, quero lá saber que o visinho gosta do Tony Carreira ou do Bieber, quero lá saber se estão numa relação….além de que, é preciso ter coragem para interromper a relação para publicar no facebook :p eu também tenho, uso mais pra jogar, aos amigos reais, telefono, visito, bebemos uns copos

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Acho interessante para quem está longe uns dos outros, saber o que se passa cá na terrinha, familia fora etc, para quem está muito perto uns dos outros acho que só afasta..

      Ao longo do tempo vi pessoas aderirem a isto como se fosse algo que sempre este presente na vida de todos, pessoas que pensei que iriam ter total desprezo pelo facebook. Detesto receber convites de pessoas que só conheço de vista qual é a lógica?? “É minha amiga!!” já se tornou habito a pergunta, “onde?”, respondem no face.. lol

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Mas o que acho mais piada são posts para chamar atenção de alguém, “a sentir-se triste” alguém pergunta que se passa?? “coisas da vida”

  26. Avatar de Fábio Faria
    Fábio Faria

    O 1 e o 5, por causa dos grupos pplware@

      1. Avatar de Monteiro
        Monteiro

        Eu cá não acho que os vossos grupos no face sejam uma coisa assim tão boa. A informação fica toda desorganizada. Se queremos encontrar uma informação mais antiga, chapéu. O fórum é muito melhor, mas com a criação dos grupos no face, muita informação e questões que interessariam a outras pessoas não está no fórum, que é muito melhor do que grupos no face.

  27. Avatar de Claudio Santos
    Claudio Santos

    O grande objetivo central das Redes Sociais é entreter as pessoas ao máximo para se esquecerem do que vai mal por esse mundo fora. Serve, nada mais nada menos, como um silenciador. As pessoas focam-se demasiado em coisas superfluas, sem significado e esquecem os valores da vida, os direitos humanos e cada vez mais a Media tem um poder maior sobre todos nós, pois as pessoas não querem saber do que é realmente importante! Abram os olhos!

  28. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Apenas a 3º mas não frequentemente ! Beber um fino com amigos e tal uma foto ta fixe ta e poderá ir, não tá apagou e venha a próxima rodada !

  29. Avatar de Amanda
    Amanda

    A matéria poderia ter o título, como ser um perdedor na vida

    https://twitter.com/SpirityGirl

  30. Avatar de Kanjy6
    Kanjy6

    Para mim existem formas muito distintas de usar o facebook, o narcisista (posta tudo e caça likes), e o comunicativo (aquele que entra muitos grupos para debater assuntos com interesse ou não)

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ser uma das primeiras páginas que abro e uma das últimas que fecho considera-se num Social Media Manager?

  32. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    O que me mete pena disto tudo não é propriamente o vício em si que algumas pessoas demonstram mas sim o facto de cada vez mais se perder a privacidade. Quantas vezes eu apareci em fotos de amigos a fazer isto ou aquilo sem consentimento?! Não que estivesse a fazer nada de mal mas incomoda-me o facto de pessoas externas ao momento em que a foto foi tirada fiquem a saber o local, hora e o que estava a fazer… um dia pode aparecer algo em fotos que possam ser ofensivas para alguém e depois dá confusão

  33. Avatar de Boox
    Boox

    Sou tão viciado quem nem sequer tenho Facebook…pode ter coisas boas mas as pessoas deixam de comunicar umas com as outras, só se vê grupos de pessoas em cafés/restaurantes e esta cada um agarrado ao seu telemovel….

  34. Avatar de viriato
    viriato

    Gostei particularmente dos dados do cartão de crédio escancarados na foto.

    1. Avatar de ACMSEBR
      ACMSEBR

      Números duplicados e vencimentos de 2012. Outra coisa você tentaria todos as combinações para o uso do código de segurança?

  35. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Mais um para os viciados do Facebook-anónimos lol

  36. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Tão ser viciado no Facebook! (Opinião Própria)
    Um enorme e grandiosa ferramenta de trabalho €€€.
    É o mundo actual…
    E quem não se actualiza (mundo do mercado) fica para trás, fica estagnado!
    Forte abraço a todos