Passatempo (17) – A loucura do Natal chegou ao Pplware

94 Comentários

Artigo Patrocinado pela PlayStation. Oferta do jogo LBP Kating para a PS3

O Pplware entrou em modo Natal! Seguindo a tradição da época, o nosso objetivo é deixar os leitores felizes, oferecendo muitos e excelentes presentes. Este ano, a loucura do Natal será ainda mais forte  já que iremos realizar passatempos todos os dias…. até dia 31 de Dezembro. Vamos lá ganhar prémios? natal_00

Sackboy vs Os Sequiosos

Oh-ouh, o universo do Artemundo corre um grande perigo. As preciosas Bolhas de Prémios, os blocos de construção feitos de imaginação, estão a ser roubados pelos malvados Sequiosos, um bando de mauzões de outro mundo que não são nada bem-vindos! Isto vai impedir qualquer tipo de construção de nível e design de roupa, de que as pessoas do Artemundo tanto gostam, e por isso ficaram tristes.
O Sackboy só pode ver, horrorizado, como os Sequiosos correm pela zona, nos seus super rápidos karts de corrida, levando as Bolhas de Prémios para grandes garagens e espalhando a tristeza pelo seu planeta. Os sonhadores que sonharam sonhos, os construtores que construíram construções, os designers que desenharem tudo aquilo de que se lembraram, estão agora perdidos. Isto não pode ser e eles sabem que precisam de um novo herói, que adore velocidade.

A acelerar o motor, com as mãos no volante, o Sackboy pisa o pedal do acelerador, na sua jornada para chegar às Bolhas de Prémios antes dos Sequiosos. Parece que nem tudo está perdido, afinal.

lbp_00

O passatempo de hoje consiste em oferecer, uma licença para o jogo LBP Kating para a PS3.  Para tal, basta que o leitor:

  • Indique neste artigo, porque deveria ser o vencedor deste passatempo?

O passatempo está disponível apenas durante o dia de hoje.

Partilhar:
Tags:

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Oliveira
    Fernando Oliveira

    Ora a razão porque acho que deveria ser eu o vencedor é para poder ter uma maneira diferente de passar o ano com a minha mais que tudo, sendo ela uma fã do Sackboy e de karts seria uma bela prenda para ela.

  2. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Tratando-se de um jogo de corridas,o primeiro a chegar é o vencedor e neste eu.

    1. Avatar de Filipe Rodrigues
      Filipe Rodrigues

      *Tratando-se de um jogo de corridas,o primeiro a chegar é o vencedor e neste caso só o melhor. Mas a verdade é que nunca joguei um jogo do LBP, talvez fosse a oportunidade disso.

  3. Avatar de Eduardo Francisco
    Eduardo Francisco

    A razão pela qual devia ganhar este jogo é porque sou um grande fa de LBP e era uma óptima maneira de passar o Natal!

  4. Avatar de BrunoR
    BrunoR

    Pura e simplesmente porque eu sou o às do volante e vou ajudar o Sackboy a dar cabo dos malvados Sequiosos!

  5. Avatar de Telmo Sousa
    Telmo Sousa

    A razão para eu ser o justo vencedor do passatempo é já estar a imaginar esse grande jogo que deverá ser o Little Big Planet Karting, porque da união de LBP com Karting só pode ser isso mesmo, um jogaço, além disso os meus primitos iam adorar jogar passar umas horas lá em casa a conduzir uns belos karts.

  6. Avatar de Diana Gonçalves
    Diana Gonçalves

    Com este jogo, vou mostrar os meus dotes na condução e provar que mulheres ao volante NÃO são um perigo constante!!!

  7. Avatar de Nuno Dias
    Nuno Dias

    Tenho uma PS3 e esse jogo é um dos que está na minha lista de compras mas como a crise aperta anda-se muito mal para comprar jogos. Seria uma prenda fantástica no sapatinho para relaxar.

  8. Avatar de Fernando Agria
    Fernando Agria

    Eu devia ser o feliz vencedor porque com estes jogos esqueço-me da idade que tenho e volta a ser criança 🙂

  9. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    O vencedor devia ser eu porque já há uito tempo que ando a namorar o jogo do LittleBIGplanet!!!

  10. Avatar de jose luis portela
    jose luis portela

    Neste momento era matar dois coelhos com a mesma cajadada, pois seria uma prenda não só para mim mas para o meu sobrinho, em momentos de crise não há dinheiro para prendas e assim seria uma prenda para ele e para os mais velhos…..

  11. Avatar de Francisco Sá
    Francisco Sá

    Não sei se serei o vencedor ideal, pois com certeza deve haver alguém com mais imaginação que eu, por isso simplesmente digo: não podendo comprar o jogo seria a prenda ideal para a minha filha. Desejo ao vencedor os meus parabéns e um Feliz Natal a todos os amantes da Pplware.

  12. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Eu deveria ser o vencedor, porque já à meses que não pego na minha PS3, falta de dinheiro para comprar jogos não ajuda, porque jogar os antigos já cansa! Assim já tinha algo para me entreter, novamente.

  13. Avatar de José MRS
    José MRS

    O Sackboy e eu temos muito em comum, por causa desta crise já estamos a usar o mesmo tipo de roupa e também vivo num país que parece de papel, e apesar de tudo, ainda temos um sorriso nos lábios.

  14. Avatar de João Sacramento
    João Sacramento

    Eu deveria ser o vencedor do passatempo para poupar gasóleo nos “rallys” que faço.

  15. Avatar de Jorge Nuno Silva
    Jorge Nuno Silva

    O LBP Kating quero ganhar,
    Para na PS3 poder jogar,
    O Plware sempre a dar,
    Prémios diários a rodar!

  16. Avatar de Margarida Mantas
    Margarida Mantas

    seria uma excelente prenda de natal para dar ao meu namorado visto ser um ás na tecnologia. seria a prenda ideal para lhe dar!

  17. Avatar de joao
    joao

    pudiam fazer alguns passatempos para a xbox tambem, e fazer alguns artigos sobre a xbox pois acho que nunca vi aqui nenhum.

  18. Avatar de Gonçalo Castanheiro
    Gonçalo Castanheiro

    Ora bem, como estudante de engenharia, vou fazer algo que por vezes fazemos para provar algo: vou demonstrar que é absurdo eu não ser vencedor!
    Pondo então a hipótese de outro participante ganhar o passatempo, isso implicaria que eu não tinha ganho e portanto não ia ganhar o jogo, o que não faz sentido! 😛
    Logo, a única solução lógica possível é eu ser o vencedor deste passatempo! (como queriamos demonstrar)

    Bom Natal!

  19. Avatar de Silverio Correia
    Silverio Correia

    Eu deveria ser o vencedor porque tenho a PS3 slim e falta-me um jogo adequado para entreter os meus sobrinhos quando lá vão a casa. Os que eu tenho não são adequados para a idade deles.

  20. Avatar de Augusto Cruz
    Augusto Cruz

    Porque vou receber uma PS3 este Natal e este era um ótimo jogo para começar uma coleção!

  21. Avatar de Tiago
    Tiago

    Esta prenda do pplware era perfeita para umas corridinhas em família na ceia de natal junto á lareira.

    Feliz Natal a todos

  22. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Seria uma boa maneira de ser obrigado a comprar uma PS3

  23. Avatar de Ricardo Jorge
    Ricardo Jorge

    Como se trata de um jogo de corridas, terei de ser o vencedor, para ganhar o passatempo! lol

  24. Avatar de Nuno Miguel Correia Dias
    Nuno Miguel Correia Dias

    Deveria ser eu a ganhar o jogo little big planet karting porque assim já tinha uma desculpa para comprar uma PS3 neste natal.

    1. Avatar de Nuno Miguel Correia Dias
      Nuno Miguel Correia Dias

      ups nem reparei qu a minha resposta é similar à do Jorge Silva, peço desculpa pelo plágio involuntário mas mantenho a minha resposta. bom Natal

  25. Avatar de Tiago Cardoso
    Tiago Cardoso

    Sempre tive curiosidade em jogar o LBP, mas nunca tive oportunidade.
    Sempre gostei de corridas e karts.
    Se eu ganhar o jogo junta-se o útil ao agradável.

  26. Avatar de Lopes
    Lopes

    Eu gostaria de ganhar o LBP porque a minha irma comprou me a ps3 este natal, ainda esta no embrulho mas ela disse que nao tem jogos por isso gostava de ganhar o jogo para me enterter nas ferias.

  27. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Deveria de ser eu a ganhar o jogo pois tenho a ps3 mas devido ao corte nas despesas não tenho jogos para ela e visto que jogos de corridas são dos meus favoritos, este seria um excelente jogo para me divertir neste natal.

  28. Avatar de Susana Malta

    A razão pela qual devo receber este jogo é óbvia!
    Tenho um filho de 5 anos que é vidrado na ps3 e que já terminou o jogo Little Big Planet 2 e que me anda a namorar para lhe dar este jogo!
    O meu filho é sem dúvida um PS3 addicted e um Digital Native… Para o acompanhar tento jogar com ele e estamos ansiosos por jogar este 🙂

  29. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Na minha lista de prendas esta o LBP Karting e um Ferrari, mas como demoram muito a entregar o carro xD adorava o LBP Karting.

    Feliz Natal a Todos

  30. Avatar de Mario Lopes
    Mario Lopes

    Deve ser o vencedor porque como não tenho dinheiro para comprar o jogo era uma excelente prenda para dar ao meu afilhado no Natal

  31. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Depois de 365 dias do ano de 2012 a ler feeds da pplware acho que já merecia alguma coisinha………..Bom Natal

  32. Avatar de Vitor
    Vitor

    Estou farto de ganhar aos meus amigos no street fighter: ganha-los em corridas levava as minhas vitórias a todo um novo nível! 😀

  33. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Ora bem, devo ser eu o vencedor porque sou masoquista. Passo a explicar, não suporto o boneco é irritante e então com a voz do Nuno Markl fica impossível. Como o meu filho é louco pelo boneco, se lhe oferecer o jogo vou passar os próximos meses a levar “porrada” e a ficar cheio de nódoas negras na mente. Dito isto queiram fazer o favor de contribuir para a minha insanidade. Obrigado e continuem o bom trabalho.

  34. Avatar de Pedro Leite
    Pedro Leite

    O vencedor devia de ser eu porque assim o Pai Natal já ná precisa de vir tão carregado… Vamos lá malta estou a contar convosco não me obriguem a gastar dinheiro 🙂

  35. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Acho que merecia ganhar o jogo porque o meu filho acabou de receber uma ps3, e como a crise aperta ainda não tem nenhum jogo, por isso seria uma ótima prenda de natal!

    1. Avatar de O cunhas
      O cunhas

      Ninguem compra uma cama sem colchão… LOL

  36. Avatar de Mário Guerreiro
    Mário Guerreiro

    A mulher mandou-me para o sofá da sala e roubou-me os jogos, assim sendo, se me mandassem este jogo às escondidas evitava ter que ver as novelas todas. 🙂

  37. Avatar de João Pedro Gonçalves Torres
    João Pedro Gonçalves Torres

    Quando vi a imagem deste artigo, pareceu-me olhar ao espelho! Porquê?! Raios eu explico. Careca como só eu, pareço mesmo eu ao “bolantinho” do LBP Karting!
    A minha PS3 novinha em folha que está plantada ao pé do pinheirinho lá de casa agradecia um complemento, pois o Pai Natal acho que se esqueceu que podemos ter o “bideo” mas se não tivermos “cassetes” a coisa não serve para nada. 😛
    Abraço a todos e Feliz Natal.

  38. Avatar de Leonel Sousa
    Leonel Sousa

    Garanto que o prémio ficaria me ficaria bem entregue! Porque com este jogaço em minha casa…ia ser andar à chapada no jogo e no sofá para afastar os karts adversários! =D
    Estou muito curioso com este LBP! 😉

  39. Avatar de Pedro Panoias
    Pedro Panoias

    Para ganhar pelo menos um passatempo do pplware 🙂

  40. Avatar de Filipe Cristiano Pereira
    Filipe Cristiano Pereira

    Eu devia ser o vencedor deste passatempo porque adoro os Little sackboys e infelizmente ainda nao tenho este jogo

  41. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Deveria ser eu a ganhar este jogo porque já tenho a ps3 parada há 2 meses por não ter jogos novos. Seria uma boa maneira de voltar a por a ps3 a correr a toda a velocidade. 😀

  42. Avatar de Mário João Castro
    Mário João Castro

    Sempre brinquei com bonecos de trapo, gostava de por os meus sobrinhos a curtir da mesma forma!! Little Big Planet Karting é a forma ideal!

  43. Avatar de Jorge Belo
    Jorge Belo

    Preciso ganhar este jogo e ficar à espera que no próximo passatempo do Pplware, o prémio seja uma PS3 para poder jogá-lo.

  44. Avatar de Carlos Alberto Filipe de Assunção
    Carlos Alberto Filipe de Assunção

    Porque o meu filhote ia adorar o jogo.
    Já aprendeu muito com o jogo Aprende com o Edu.

  45. Avatar de Jorge Miguel
    Jorge Miguel

    Quero ver se é desta que tenho a desforra no Little Big Planet.

  46. Avatar de João Miguel Pires Rodrigues
    João Miguel Pires Rodrigues

    Devia ser eu a ganhar este jogo porque preciso desesperadamente de um antidepressivo para ultrapassar o trauma de não conseguir fazer uma curva no GT5…

  47. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Eu gosto do sackboy e adoro kart. Um jogo que mistura os 2 mundos é a melhor prenda de Natal que podem oferecer 🙂

  48. Avatar de Miguel Correia
    Miguel Correia

    Porque eu sou muito gostoso! lol

  49. Avatar de Fernando Costa
    Fernando Costa

    LBP devia de ganhar
    Para a SNES não ligar
    Mas se tiver azar
    Com Mario kart me vou contentar.

  50. Avatar de Francisco Gusmão
    Francisco Gusmão

    Porque sou estudante de Engenharia Informática no Técnico e vou precisar de descarregar a minha raiva nos outros condutores, quando estiver na época de exames.

    1. Avatar de Vitor Pêgas
      Vitor Pêgas

      Hehehe, para o ano tambem quero ir para aí.
      Boa sorte e não desistas sff.

  51. Avatar de Vitor Pêgas
    Vitor Pêgas

    Acho que deveria ganhar este fantástico jogo, porque tenho toda a colecção do LBP, adoro jogar horas a fio, e de facto só me falta ter esta edição, que junta o sackboy com carros, enfim espectáculo total.

  52. Avatar de Marco Tereso
    Marco Tereso

    Sou um amante de Kartings e um aficcionado por jogos deste género, seria óptimo ocupar os meus tempos livres com este jogo 🙂

  53. Avatar de nepia
    nepia

    Não há nada melhor no Mundo, que fazer uma criança feliz… pois bem, o meu pequeno grande sobrinho já sonha com o seu Little Big Planet Karting! 🙂

    http://imageshack.us/photo/my-images/13/dsc0149lx.jpg

    1. Avatar de Bruno Lages
      Bruno Lages

      ass: nepia / Bruno Lages

  54. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    Com muita pena, não tenho ps3, deixo este passatempo para outros 🙂

  55. Avatar de João Santos
    João Santos

    Porque andar de karting tá caro, e é melhor aproveitar enquanto o Gaspar não começa a taxar quem o faz na PS.

  56. Avatar de DiogoC.
    DiogoC.

    Visto que acompanho o Pplware desde a altura do template 1.0 (como voa o tempo), e visto que nunca ganhei um único concurso Pplwariano, dos muitos que foram feitos, acho que merecia ganhar este! Até porque sou um jogador assíduo de PS3 (e claro, as análises do Pplware são-me bastante utéis) e tenho o LittleBigPlanet 1 e 2, só me faltando este para a coleção 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Uiii isso vai mesmo há muito tempo… 😀 cada um dos nosso visitantes merecia um prémio, pela constante ajuda dada ao projecto.

  57. Avatar de Alberto Flores
    Alberto Flores

    Com as devidas desculpas ao resto dos concorrentes, acho justo que seja eu a ganhar o prémio. 🙂

    Primeiro, porque nenhum faz sequer menção ao que de mais espectacular se pode fazer num jogo LBP: CRIAR! Jogar, saltar, dar chapadas nos outros players… tudo muito divertido. Mas só se atinge a realização completa no LBP ao criar. Níveis divertidos, jogos dentro de jogos, e agora, com esta versão, corridas loucas num maravilhoso mundo de faz-de-conta!

    E last, but not least, porque na eventualidade de ganhar este concurso, comprometo-me desde já publicamente a criar, dentro das minhas possibilidades de tempo (2 semanas, um mês) um nível louco de corridas inspirado no PPLWare! Já estou mesmo a ver, cartazes, neons, tudo PPLWare inspired!

    Boas Festas ao pessoal do PPLWare e ao resto dos concorrentes/leitores!

  58. Avatar de samuel teixeira
    samuel teixeira

    porque eu vou chorar se não ganhar!

  59. Avatar de Luís Reis
    Luís Reis

    A razão pela qual penso que deveria ganhar é porque comprei recentemente uma PS3 e quero viciar o meu priminho nela, quero que seja um verdadeiro gamer (não dos putos que jogam COD). E que melhor forma do que com o Little Big Planet em modo kart?

  60. Avatar de Pedro Camacho
    Pedro Camacho

    Ando aborrecido por estar doente, este jogo era ótimo para matar o tempo!

  61. Avatar de José
    José

    Mereço ganhar o jogo pois conduzirei o kart rumo ao pôr-do-sol com a minha princesa, no final de cada aventura!

  62. Avatar de Roberto Ferraz
    Roberto Ferraz

    Seria uma proposta excelente para entreter naquelas noites de inverno com a família reunida

  63. Avatar de Sérgio Santos
    Sérgio Santos

    E porque não? Como não existe nenhuma razão para não ser o vencedor, então tudo o resto são razões para ser o vencedor!

  64. Avatar de Rui
    Rui

    Eu é que devo ser o vencedor, visto que não tenho jogos novos à um ano devido a uma redução de custos da minha parte e era bom poder explorar um joguinho novo.

  65. Avatar de Fábio

    Sackboy vs Os Sequiosos, somente eu poderei desempatar essa peleja!

  66. Avatar de Patrick Monteiro Veiga
    Patrick Monteiro Veiga

    Simplesmente adoro por o sackboy a mexer, venho a acompanhar este jogo desde o primeiro e criar niveis nem se fala…

  67. Avatar de Luis Cândido
    Luis Cândido

    Uma vez que vou ter cá a família “toda” em casa no Natal, este jogo seria um belo presente para a noite de consoada. Iria meter tudo a jogar e seria diversão até às tantas hehe

  68. Avatar de João Horta
    João Horta

    Eu não deveria vencer este passatempo, pois não tenho playstation. Caso vença farei alguém feliz pois vou dar a alguém.

  69. Avatar de Narcilio Martinho
    Narcilio Martinho

    Como não há dinheiro pra comprar jogos, ganhar este passatempo seria a forma de ter um jogo.

  70. Avatar de Luis F
    Luis F

    Este prémio deveria ser para mim, para que a PS deixe de ser exclusivamente dos meus filhotes. Pois com este magnifico jogo eu vou à luta pelo comando!

  71. Avatar de Jose Cabral
    Jose Cabral

    A razão para ser eu a ganhar este jogo é simples, não gastar dinheiro nele, tenho os jogos todos de LBP, já estava na altura de receber um de oferta 😛

  72. Avatar de Romeu Caetano
    Romeu Caetano

    Bem, a única razão é o facto de poder oferecer ao meu filho mais velho, mais um jogo para a PS2 dele, neste Natal. Por sinal, foi um dos jogos que ele colocou na Wish List de presentes.
    A “Troika” não me deixa investir mais em mais do que um jogo.

    Abraço a todos.

  73. Avatar de Ricardo R
    Ricardo R

    Seria um merecido vencedor porque adoro criar e sou fã deste game, seria o que me falta para completar a coleção.
    Adoro karts e conduzir….

  74. Avatar de João Ramalho
    João Ramalho

    Todos merecemos! 😀 É Natal e todos nós gostamos de receber prendas 🙂

    Acho que deveria de ser para uma associação, para as crianças se divertirem, sem ser com jogos de violência.

    Pensem nisso Pplware, não era mal pensado e as crianças iam adorar 😉

  75. Avatar de Ricardo Lampreia
    Ricardo Lampreia

    Porque o Natal é para ser feliz e se eu quero realmente ver a minha namorada super feliz um LBP Kating tenho que lhe oferecer, senão este Natal é pão e água para mim…

  76. Avatar de João
    João

    Deveria ser o vencedor deste passatempo, porque não conheço o jogo e assim teria a oportunidade de o experimentar.

  77. Avatar de Igor Matias

    A razão é que sou eu, pura e simplesmente eu!!

    Espero bem que seja eu, nem tenho PS3 nem nada mas pronto. O OLX faz milagres.

    bom natal a todos!

  78. Avatar de Marina Moreira
    Marina Moreira

    Porque devia ser eu a ganhar? Porque sou uma coitadinha :O.

    Tenho de levantar cedo, preparar refeições, arrumar e limpar a casa, cuidar da roupa de toda a gente, cuidar dos gatos, aturar o meu chefe mais de 8h por dia e no meio disto tudo ainda tenho de dar atenção à família.

    No meio disto tudo também mereço divertir-me :D. Mas como não sou egoísta se ganhar convido a malta toda para jogar 😀

  79. Avatar de Rafael Gonçalves
    Rafael Gonçalves

    Desde o velhinho Crash Team Racing que mais nenhum jogo me fez passar dias a jogar em frente à TV, espero depois deste passatempo saber se o LBP Karting conseguirá conquistar esse lugar 😉

  80. Avatar de Pedro Moreira
    Pedro Moreira

    Como testemunha de Jeová com muito gosto, a minha religião nao me permite jogar jogos repletos de violência e sangue, portanto este jogo é o mais indicado para poder desfrutar ao maximo e também por ser um fã bastante acérrimo.

  81. Avatar de Tiago Bizarra Rebelo
    Tiago Bizarra Rebelo

    Porque é Natal! Porque sou fã LBP! Porque mereço! Porque o Pllware é fantástico! Porque adoro conduzir! Porque ainda não ganhei nenhum passatempo! Porque se vê na cara do Sackboy que quer vir para minha casa! Porque, porque, porque… 😀

  82. Avatar de José Freire
    José Freire

    Apresento as razões porque deveria ser eu o vencedor deste passatempo:
    1. Tenho PS3 [tipo, duh!]
    2. Sou membro PS Plus [tipo, isso interessa para quê?]
    3. Já tenho na minha colecção o LBP 1 e 2 e adoro-os.
    4. Sou viciado em jogos, ao ponto disso abalar a minha relação conjugal [tão a ver aquele “meme” com o tipo ao computador e a mulher (semi-nua) deprimida ao fundo? é tipo isso]
    5. Com este jogo, poderia usar o meu filho como desculpa para estar agarrado à PS3 a jogar [ver ponto 4 acima]
    6. Seria uma boa desculpa para comprar um 2º comando (novo) [ver ponto 5 acima]
    7. Um whiskey 12 anos entregue à vossa porta, vale? [just kidding, lol]

  83. Avatar de Bruno Realista
    Bruno Realista

    As vossas iniciativas são do melhor! Parabéns 😉
    Sobre o vencer este passatempo, sinceramente, não acredito muito que vá acontecer, mas como sou um Simples fã de video jogos :), podiam oferecer à minha pessoa :D.

    Bom natal para todos 😉

  84. Avatar de António Manuel Nunes Alves
    António Manuel Nunes Alves

    A razão pela qual devia ganhar este jogo é porque sou um grande fa de LBP e era uma óptima maneira de passar o Natal!

  85. Avatar de Joel Caetano
    Joel Caetano

    Eu merecia ganhar o jogo porque gosto muito de Little Big Planet e fazer umas corridinhas com ele deve ser brutal.

    Bom Natal!

  86. Avatar de Daniel Ferreira

    Queria ver se arranjava uma namorada, e com este jogo era uma ótima maneira de o fazer ! ;D