Hoje na História dos Computadores: a ascensão da Microsoft

25 Comentários

No dia de hoje relembramos um acontecimento que ditou o rumo da revolução levada a cabo pelo computador pessoal e que transportou a Microsoft para a fama e fortuna.

Fique a saber tudo o que aconteceu “Hoje na História dos Computadores”, uma rubrica Pplware, onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e software.


1957 – HP torna-se uma empresa de capital aberto (chegam os investidores)

Em 1938, David Packard e Bill Hewlett começaram a trabalhar em part-time numa garagem alugada com um investimento inicial de 539 dólares para desenvolver uma linha de equipamentos de teste para aparelhos eletrónicos.

Um ano depois, Hewlett e Packard decidiram formalizar a sua parceria. Atiraram uma moeda ao ar para decidir se a empresa fundada por ambos se chamaria Hewlett-Packard ou Parckard-Hewlett. Depois de escolhido o nome a empresa tornou-se legal a 18 de Agosto de 1947 e a 6 de novembro de 1957 é lançada a primeira oferta pública inicial da empresa.

A HP é ainda hoje vista como o símbolo fundador de Silicon Valley.

 

1980 – Microsoft e IBM assinam o mais famoso contrato na história dos computadores

No dia de hoje em 1980, a IBM e a Microsoft assinaram o célebre contrato onde a Microsoft se comprometeu a criar um sistema operativo para o famoso IBM PC, que na altura ainda estava em desenvolvimento.

No verão de 1980, a IBM estava interessada em obter a licença do sistema operativo CP/M (um sistema operativo para computadores com o processador Intel 8080), mas foi incapaz de chegar a um acordo com a empresa Digital Research. Esta incompatibilidade levou a IBM a pedir à Microsoft para desenvolver um sistema operativo semelhante ao CP/M (Control Program/Monitor).

Na altura, a Microsoft já se encontrava a trabalhar com a IBM no desenvolvimento da linguagem de Programação BASIC para o IBM PC, mas não tinham um sistema operativo. No entanto, a Microsoft conhecia uma pequena empresa chamada Seattle Computer Products que estava a desenvolver um sistema operativo semelhante ao CP/M, chamado QDOS (Quick-and-Dirty Operating System), e sugeriu à IBM que usasse algo parecido no IBM PC.

Entretanto, a IBM pediu à Microsoft para comprar a licença do QDOS, o que elevou a que as duas empresas assinassem o famoso contrato de 1980.

Em Dezembro de 1980, a Microsoft obteve a licença do QDOS e começou o desenvolvimento de um novo sistema operativo chamado MS-DOS. No entanto, lançou uma versão para o IBM PC chamada IBM PC-DOS.

Sem esta sequência de eventos, a Microsoft nunca se teria tornado a referência na área de sistemas operativos que é hoje e talvez o Windows não seria o sistema operativo para computadores mais usado no mundo.

Conclusão

Estes foram os eventos que marcaram o dia de “Hoje na História dos Computadores”. Sem dúvida, hoje relembramos notáveis acontecimentos na história de duas empresas que deram fortes contributos para que hoje possamos ter a tecnologia que utilizamos no nosso dia-a-dia.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Embora muito depois, estes acontecimentos fazem-me lembrar o meu primeiro contacto com um pc em 1999, que nostalgia e que vontade de reviver aquilo tudo de novo.

  2. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    O Bill Gates ta com cara de soninho,muitas horas no trabalho 😀

    1. Avatar de Jorge Cunha
      Jorge Cunha

      Conseguiu mudar a vida de todo mundo com produtos de excelência e constante inovação!

    2. Avatar de joão Terra
      joão Terra

      Uma coisa é o Bill gates, outra são os funcionarios e pelo que sei o bill gates não sabe uma linha de código. Disserem que o bill gates é o maior e trabalhou duro? Isso é palha, quem trabalhou não é mencionado.

      1. Avatar de Miguel Ferreira
        Miguel Ferreira

        Essa é para rir, não?!! Gates era programador…

      2. Avatar de FP
        FP

        Amigo, tá enganado, quem desenvolveu os algorítemos do das linhas de programação do Visual Basic, que serviu de suporte às primeiras versões do Windows 1.xxxx, e Windows 3.xxxxx, e ainda fazia parte do código fonte do Windows 95, devem-se todas a genialidade de Bill Gates, senão vá consultar a biografia deles que esta até disponível na Wikipedia.

  3. Avatar de LG
    LG

    Imaginem nos dias de hoje um CEO de uma grande multinacional a fazer estas poses como o Bill Gates xD

  4. Avatar de LR
    LR

    Aquele PC foi o primeiro onde meti as mãos. Com monitor âmbar ou verde-fósforo. Ligava-se, metia-se a diskette de 5 e um quarto do MS-DOS (senão arrancava em BASIC), e dava para ir beber um café enquanto arrancava.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      parecia as cassetes do Spectrum a arrancar rrrrrrrrr iiiiiii, velhos tempos.

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Mudou muita coisa nos computadores pessoais, tive o meu primeiro pc antes de 2000, não me lembro bem o ano com windows 98 SE, tive apenas algumas vezes com o 3.11 e o 95 mas foi muito marcante aqueles tempo 🙂

  6. Avatar de aj
    aj

    Ali na foto estava a pensar, bom negocio foi os 50000 dollars que paguei por o DOS e a ideia do windows que robei do amigo Steve Jobs a custo 0 🙂

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A ideia do Windows foi roubada ao Jobs!?
      Se formos por essa ordem de ideias, o Jobs roubou a ideia a Xerox PARC que estava a desenvolver o Xerox Alto.

      Na realidade… ninguém roubou ninguém… pegaram numa ideia existente e melhoraram-na, cada um ao seu estilo.

      1. Avatar de Miguel Ferreira
        Miguel Ferreira

        Exacto, Steve Jobs e a sua equipa adquiriram muita da sua inspiração na célebre visita aos laboratórios da Xerox em Palo Alto. Além do mais duvido que Gates estivesse a pensar no windows em 1980-81. Estava ainda inebriado com a sorte que lhe caiu no colinho devido à estupidez do executivosda CP/M…

    2. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Steve Jobs “inspirou-se” na sua célebre visita aos laboratórios da Xerox em Palo Alto. Duvido que Gates estivesse a pensar no windows quando o negócio com a IBM foi firmado. De acordo com a história Gates era apenas intermediário entre a IBM e a CP/M, até que um executivo da CP/M achou boa ideia deixar pendurados os executivos da IBM. A partir daí, foi o que se sabe. Gates foi o homem certo no momento certo, apenas. Mesmo Jobs, na altura em que esta fotografia foi tirada, estaria longe de ter o LIsa (e o Mac) em fase funcional.

  7. Avatar de bytes
    bytes

    Quem gosta mesmo disto, e se quiserem ficar a conhecer a história existe um documentário sobre silicon valley e que inclui a história da apple, microsoft e do primeiro computador pessoal. Achei fantástico.
    https://vimeo.com/64910914

  8. Avatar de McGoms
    McGoms

    E quem se lembra do QBasic? E dos jogos Gorilas e Nibles

  9. Avatar de Arkan
    Arkan

    Estudei em um desses, com tela mono verde rs, cobol, pascal….

    NAO sinto falta desse tempo, pois em 1999 meu potente k62 333mhz com 16mb e hd de 20gb e tela SVGA asaki, me atendia bem..e com seu potente leitor otico de 56x, que vivia quebrando cds!

    hoje so meu s8+ é infitamente mais rapido, que meu ”urrrrrrmiiide” 333mhz k62

  10. Avatar de JJ
    JJ

    Boa rubrica!
    Vai ser bom, para alguns leitores perceberem que o mundo dos computadores começou décadas antes dos anos 2000. Muito antes de haver Facebook’s, Youtube’s, iPhone’s e tablet’s…

  11. Avatar de JC
    JC

    Esta foto representa aquilo que é a Microsoft… So eu é que reparei no BlueScreen lá atrás? 🙂

    1. Avatar de João Bogia
      João Bogia

      Parece mas não é. O sistema não está em modo gráfico. Lembro bem dessas máquinas.

      1. Avatar de JC
        JC

        Eu sei, estava a brincar 🙂

  12. Avatar de sakura
    sakura

    A IBM quis compare o software a MS e a MS sempre recusou, no maximiano tem a licença de utilização. Filosofia que é valida até hoje, o windows não é de quem o compara só tem 1 licença para usa-lo.
    Hoje, com 1 SO free (gnu/linux) em que TODOS podem contribuir para desnevolve-lo e uza-lo livremente sem $$$$ a MS esta KO ou love Linux.

    TODOS ——>google redhat android apple facebock amazon samsumg amd intel(vulcan), etc…etc….etc…etc…etc….etc…..
    uma politica que é a MS hoje pode mata-la…. ou MS love linux.

  13. Avatar de A.
    A.

    Um detalhe tardio, o facto de a IBM não ter conseguido comparar o S.O. MS-DOS, levou a que esta e a MSFT lutassem anos mais tarde com a IBM a desenvolver o OS/2 com G.U.I. semelhante ao Windows daqueles tempos…

    Na realidade o OS/2 da IBM era um S.O. muito interessante, embora nunca tenha conseguido trabalhar muito com ele, e quase ninguém foi pena que não tivesse sobrevivido e concorria com o MS-Windows aos dias de hoje…

    Fica a sugestão para relembrarem o OS/2 da IBM ou até ponderaram, como se poderia obter e utilizar nos dias de hoje em alguma VirtualBox ou VMware
    Apesar de estar extinto há muito tempo tinha valências interessantes e quem conseguisse o usar haveria uma coisa que poderia estar descansado Vírus, e Big Brothers etc…