Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

6 Comentários

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

imagem_consultorio_pplware03

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Já não é possível a vídeo-chamada nos smartphones da Samsung?

Boa tarde…

Tenho o telemóvel Samsung S8+… sem problemas com a nova atualização.

Mas da minha mulher e da minha filha têm telemóveis Samsumg J3 6 2016 têm algum estranho ou problema. Antes da actualização, J3 tinham video chamada. Após actualização, desapareceram o video chamada ou seja… qdo eu ligo o video chamada para J3 diz indisponível.

A operadora Vodafone não reconhece esta a situação. E eu fiz o tipo reset dos telemóveis e continua igual. Vcs conhecem a resolver este caso?

Obrigado

Mário Santos

Ps: a minha mulher é surda e me dá jeito fazer chamada em video.

Resposta:

Mário,

Desde há vários anos para cá, a Samsung é a única marca de smartphones a disponibilizar vídeochamada UMTS, a tal videochamada que faz parte de alguns tarifários de rede móvel. Todos os outros fabricantes, utilizam o recurso das redes de dados para as videochamadas, em serviços como o Hangouts, Facebook Messenger, Viber, Skype ou outros.

Tudo indica que a Samsung estará também seguir o inevitável, até porque a videochamada UMTS tem recursos mais limitados e (aparentemente) menor largura de banda, e deverá estar a começar nos modelos de baixa gama.

Por essa razão, o que tem a fazer para continuar a utilizar esse recurso, será mesmo adotar um novo serviço para as videochamadas, que implica sempre haver disponível uma rede de dados, Wi-Fi ou móvel.

[Respondido por Hugo Cura]


E este ano o IRS ainda vai ser entregue com o Java?

Boas.

Não sei se não será um bom artigo mas numa altura em que a tecnologia Java applet está acabada nos browsers como irá a autoridade tributária tratar desse aspecto, uma vez que os seus serviços online ainda requerem essa tecnologia. Como será por exemplo o IRS este ano?

Nunca tive conhecimento de nenhuma aplicação standalone que não fosse a applet. Ainda no outro dia tive que entregar o modelo 44 (também por applet) e tive que instalar o java com o Internet Explorer numa máquina virtual, uma vez que o meu sistema base é Debian.

Paulo Oliveira

Resposta:

Paulo,

Ainda não sabemos se irá surgir uma versão web do serviço mas, em todo o caso, está sempre disponível a aplicação Modelo3IRS, para Windows, MacOS e sistemas Unix.

Nunca percebi bem as “reclamações” que foram surgindo nesse sentido, à medida que a applet ia “desaparecendo”, já que a aplicação standalone sempre esteve disponível.

Para o modelo 3:

Para o modelo 44:

No menu lateral tem acesso ao download das aplicações para os outros modelos.

Atualização: Do que pudémos confirmar, este ano há mudanças. Um novo sistema está agora disponível e é construído em HTML e JavaScript.

[Respondido por Hugo Cura]


Como mudar o IP público do meu router? Será que é possível?

Ora boas noites ..

será que me podiam ajudar a cerca de como mudar o meu ipv4 público do router novo da meo o fiber getaway ?

E que eu fazendo o reset manual no pequeno orifício q se encontra por de trás do router não muda meu ip.

Rúben Santos

Resposta:

Rúben,

Esse IP é atribuído pelo fornecedor de Internet e não é possível mudá-lo, a menos que seja o próprio fornecedor da Internet a fazê-lo.

Antigamente, nas linhas ADSL, de cada vez que havia uma autenticação era atribuído um IP público diferente, no entanto, com os serviços atuais isso não acontece.

Em todo o caso, o IP continua a ser dinâmico e irá mudar mais cedo ou mais tarde, mas pode demorar semanas até acontecer.

[Respondido por Hugo Cura]


Quero investir em bitcoins, mas tenho muitas dúvidas

Boa tarde

Tenho estado atento aos vossos posts sobre criptomoedas e o meu interesse tem vindo a crescer, mas como sou leigo na matéria, gostava de perceber algumas coisas sobre as quais ainda tenho duvidas:

  • Ao vender Bitcoin, é possível transferir o dinheiro da venda (em euros) para a nossa conta bancária? Se sim, posso fazê-lo diretamento no site gdax (por exemplo) ou tenho de enviar os fundos para uma conta do tipo da uphold e só daí é que posso transferir para a minha conta bancária?
  • Questiono o mesmo para o depósito de fundos para compra. Posso fazer diretamente da minha conta bancária para o gdax ou tenho de passar primeiro pela uphold?
  • Após comprar Bitcoin no gdax, preciso de guardar em algum sitio ou fica na minha conta do gdax até me apetecer vender?

Muito obrigado pela vossa ajuda

João Rodrigues

Resposta:

João,

Olá! Muito obrigado pela questão e por confiar em nós para o ajudar.

Respondendo à sua primeira parte da sua questão, sim possível transferir o dinheiro da venda para uma conta bancária, basta adicionar os dados do cartão na exchange que preferir. Sugerimos que verifique este artigo para obter mais algum conhecimento.

Na verdade, o Gdax faz parte da Coinbase, portanto os dois estão interligados. A Uphold é também outra exchange. Aliás, escrevemos no mês passado um artigo sobre a Uphold que pode ler aqui e onde pode encontrar todos os detalhes

Quanto a guardar as suas bitcoins, o melhor será optar por utilizar uma carteira pessoal e não deixar as criptomoedas nas exchanges. Deste modo, aumenta o nível de segurança. Pode ler aqui um artigo sobre carteiras de criptomoedas aqui.

[Respondido por Tomás Santiago]


A firewall do Windows deteta problemas no smartphone. Será normal?

Boa tarde Pplware

Tenho um Xiaomi redmi note 3 pro com global beta rom, e acontece que volta e meia (não acontece sempre) quando estou no meu pc a firewall do meu antivirus (eset smart security) acusa que o dispositivo com o ip do meu xiaomi tento envenenar a cache quando eu nem sequer estou a mexer no smartphone.

Curiosamente ou no mapeamento da rede feito pelo eset aparecem dois dispositivos associados ao ip do smartphone. Um como o nome do xiaomi outro com o nome ListenAirkan propriedade de Xiaomi.

Gostaria de saber se tem conhecimento de algo parecido e como poderei resolver esta pequena questão

Obrigado

Rafael Almeida

Resposta:

Rafael,

O Airkan é um recurso do MIUI associado ao Mi Cloud, com o objetivo de encontrar dispositivos da marca na rede, como a Xiaomi Box. A ideia deverá ser, de alguma forma, melhorar a integração entre todos os dispositivos, já que o ecossistema é o mesmo.

Estarão a ser feitas “perguntas” aos IPs na rede local, para os identificar, e será nesse ponto que a firewall o deteta.

Não havendo conhecimento de qualquer problema relacionado com esse recurso, o melhor mesmo será ignorar esse aviso na firewall.

[Respondido por Hugo Cura]


O que é o método zptd para ficar livre de imposto nas compras online?

Boas, gostaria de saber o que é esse tal de método zptd para ficar livre de imposto.

Tenho pesquisado pela net e só me aparece o Vygotsky’s Zone of Proximal Development, que duvido que seja isso.

Obrigado.

Sérgio Figueiredo

Resposta:

Sérgio,

O método referido como ZPTD, ou ZDP, é uma designação interna, provavelmente relacionado com o departamento de logística da empresa, para um método de envio cujas taxas são pagas pela origem.

A base assenta no conhecido DDP:

Assim, a transportadora trata de todo o processo de pagamento das taxas diretamente com o remetente, havendo ainda assim a possibilidade de o destinatário ser questionado acerca do preço real do produto, mas com o objetivo de taxar devidamente o remetente.

[Respondido por Hugo Cura]


Ainda vale a pena comprar o Apple Watch da primeira Série?

Olá boa tarde.

Desculpe estar a incomodar. Eu tenho uma dúvida.

Vale a pena comprar um Apple Watch mais antigo?

Muito obrigado

Kas Flávio Falcão

Resposta:

Flávio,

O primeiro Apple Watch diria que não, não vale a pena. É um smartwatch lento e muito fraco em autonomia, desadequado para o que existe na concorrência atualmente.

Já o Apple Watch 2 sim, é um grande salto face ao primeiro Apple Watch e está mais perto do que se obtém do Apple Watch 3

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo ouvir rádio no Xiaomi Mi A1?

Boas!

Agradeço todas as dicas até agora.

Será possível ouvir radio FM (offline), usando o auricular como antena, num smartphone com android one (Xiaomi Mi A1).

JLopes

Resposta:

João,

Sim, é possível ouvir rádio FM no Mi A1, embora ainda não o seja de forma oficial.

O Mi A1 tem exatamente o mesmo hardware do Mi 5X, onde este último suporta integralmente o rádio FM, mas a Google não colocou uma app que permita utilizar o recurso de rádio FM presente no hardware.

Contudo, temos um artigo que explica como o pode fazer no Mi A1:

Trata-se de um menu de teste de hardware de todo o smartphone, que permite testar também o rádio FM… e se testa, usa e deixa usar.

Esperemos que, numa próxima versão, a Google disponibilize uma app para utilizar o rádio sem problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Suely Rodrigues
    Suely Rodrigues

    Amigos,
    Quero comprar um smartphone com som alto.
    Nao e para ouvir musica, e muito menos fotos.Quero somente ouvir o que as pessoas falam nas mensagens de voz,+ o alarme que precisa me acordar quando tenho medico bem cedo, e tambem que as configuraçoes com relação a teclado, funcionem. NO MOMENTO TENHO UM LG 2015, e um Sony D2114 nao sei qual dos dois é pior! A maioria voce envia mensagens via Whatsap escreve certo e quem recebe nao entende porque aparece no destinatario tudo errado.CORRETOR ORTOGRAFICO VOCE CONFIGURA E DEZ MINUTOS DEPOIS SAI TUDO ERRADO.
    IMPORTANTE: Porque nenhum fabricante informa os dB dos aparelhos.
    Tenho 3 celulares sendo dois Androids.Por incrivel que pareça tenho 1 so que chama bem alto mas nao tem varias opçoes teclado por exemplo nao e muito bom no envio.Quando alguem precisa falar comigo peço usa-lo trata-se de um DL /VIVO TURBO, a chamada dele e bem alta. Quando quero ouvir bem so ele mesmo.Peço que tirem minha duvida.
    Ja procurei marcas /ja estive nas lojas, mas parece que voce esta falando abobrinha. A maioria dos vendeddores nao sabem te explicar nada. SO FALAM EM FOTOS, CÂMERAS, COISA QUE NAO ME INTERESSAM.
    AGRADEÇO POR UMA RESPOSTA. Sou nova no site de voces e estou gostando muito.

  2. Avatar de José P.
    José P.

    Em relação ao problema do Mário, da videochamada nos Samsung, está relacionado com o software adicional da Vodafone ( foram comprados com o bloqueio á Vodafone). É preciso instalar o Vodafone Call+ para recuperar a videochamada, e usar esta aplicação para fazer a videochamada. So tenho conhecimento disto com equipamentos samsung que tenham personalização Vocafone.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Obrigado pela informação adicional.

  3. Avatar de Rui pedro
    Rui pedro

    Só pra corrigir o erro no artigo das video chamadas. A samsung não é a unica a suportar a video chamadas. Mas é das poucas que ainda tem essa funcionalidade.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Queres partilhar connosco que outras marcas+modelos suportam essa funcionalidade?