Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

4 Comentários

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

imagem_consultorio_pplware03

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que smartphone comprar até 400€ em loja fisica e em Portugal?

Boas

Precisava de uma dicas, tenciono comprar um smartphone ate 400€ em loja fisica em portugal gostaria que me dessem algumas opções ate esse valor se fosse possivel.

Obrigado

Ruben Martins

Resposta:

Rúben,

Há muitas opções por esse valor, desde o Honor 9, o Samsung Galaxy S7, HTC U, LG G5, iPhone 6s ou mesmo o Asus Zenfone 3.

Todos são opções válidas mediante os gostos e preferências, mas eu apostaria num dos 2 primeiros que referi.

No site comparador kuantokusta.pt poderá ver onde encontrar estes modelos aos melhores preços.

[Respondido por Hugo Cura]


Que método de envio escolher em compras na Geekbuying?

Bom dia

Queria pedir-vos a vossa preciosa ajuda.

Estava a pensar adquirir está TV box que sugeriram

No entanto nunca comprei nada na geekbuying. Que método de envio é seguro?

Registered Airmail com seguro, passa na alfândega na mesma? EU Priority Line deve ser o método escolhido?

É que este último custa quase 13€, o que faz com que deixe de compensar tanto…

Hugo Monteiro

Resposta:

Hugo,

Sim, o método que deverá escolher é o EU Priority Line, como indicamos no final do artigo. Não há certezas de que com o outro método o produto pare efetivamente na alfândega, mas se parar, depois o que paga de taxas será superior aos 13€.

Se tiver dúvidas quanto às taxas e ao processo na alfandega leia este artigo:

[Respondido por Maria Inês Coelho]


Que telefone para uma “utilização normal” me aconselham?

Queria um telefone para uso dito normal. You tube facebook e internet e também me disseram que o iphone 6 tinha dado problemas.

Eu estou mais virado para o plus.

Agradeço a ajuda

Rodrigo Alexandre Santos

Resposta:

Rodrigo,

É verdade que alguns modelos do iPhone estão a apresentar problemas ao nível do desempenho e da bateria, uma questão já explicada pela Apple.

Poderá ver aqui alguns artigos relacionados com o problema: https://pplware.sapo.pt/category/apple/

Ainda assim, se procura um smartphone e está inclinado para a marca Apple, tanto um modelo quanto o outro podem ser opções aceitáveis.

Ainda assim, são smartphones antigos e já não terão o mesmo desempenho que poderá ter um Android pelo mesmo preço, como um OnePlus 5T que foi lançado há cerca de 2 meses, ou o Samsung Galaxy S7.

[Respondido por Maria Inês Coelho]


Antivírus para o Android, qual é o melhor gratuito?

Boa noite qual è o melhor antivírus para Android grátis?

Obrigado

João Dias

Resposta:

João,

Como se costuma dizer, o melhor anti-virus é a perceção do utilizador e os cuidados básicos na navegação com o telemóvel.

As versões mais recentes do Android já trazem serviços de verificação de packages associados ao Google Play Services e à Play Store, e na nossa opinião a utilização de um antivirus num smartphone não traz benefício a contribui até para prejudicar o desempenho.

À parte disso, considerando que quer mesmo utilizar um antivírus, a questão de referir “o melhor” é sempre subjetiva, pois o melhor para um utilizador poderá não ser o melhor para o outro. O nível de qualidade dos antivírus mais conhecidos é muito semelhante.

[Respondido por Hugo Cura]


Redes sem fios, o que torna uma destas redes segura?

Caro Pplware,

Como saber se uma rede WiFi é segura?

João Dias

Resposta:

João,

Essa pergunta é genérica demais para podermos dar uma resposta concreta.

Se a rede Wi-Fi for sua, simplesmente deve certificar-se que tem um boa palavra-passe de acesso, com segurança WPA2-PSK, e que não existem dispositivos desconhecidos ligados à rede. Poderá verificar tudo isso nas configurações do seu router.

Se a rede Wi-Fi não for sua, então o risco é maior e quem a disponibiliza poderá ter segundas intenções, no sentido de tentar intercetar alguma informação que circule nessa rede. As redes Wi-Fi abertas, sem palavra-passe e que não sejam de serviços conhecidos (como Fon Zon ou Meo Wi-Fi), são sempre suspeitas no que diz respeito à segurança.

Utilizando ligações seguras HTTPS nos sites e serviços que utiliza, não deverá haver qualquer problema, mas se utiliza algum site ou serviço que não tenha esse nível de segurança, ou se simplesmente desconhece a segurança que tem, então poderá haver fuga de informação.

Poderá utilizar um serviço de VPN, e dessa forma toda a navegação será segura. Deixamos um exemplo entre muitos possíveis:

Resumindo, deve sempre evitar utilizar redes Wi-Fi das quais não confia ou não tem o controlo.

[Respondido por Hugo Cura]


Instalar o Windows 10 num Raspberry PI é possível?

Bom dia.

Gostaria de saber se é possível instalar o Windows 10 num Raspberry PI 3 B.

Se for possível a instalação, podem ajudar-me em como o fazer?

Obrigado.

Atenciosamente

Nuno Jordão

Resposta:

Nuno,

A resposta à sua pergunta é “sim, mas não é o que quer”. E porque respondemos assim? É simples.

A Microsoft quando criou o Windows 10 tratou de apresentar versões para várias plataformas, entre elas o Pc, o smartphone, a Xbox e até para o Raspberry Pi e outros equipamentos IoT.

No entanto, e porque cada plataforma tem capacidades específicas, as interfaces e as apps disponíveis não são as mesmas.

No caso do Raspberry Pi, a versão do Windows 10 é muito limitada em termos de interface, mas muito desenvolvida em termos de criação de automatismos, próprios dos dispositivos IoT.

É esta última a razão porque não quer o Windows 10 no Raspberry Pi. Porque na verdade não é o Windows 10 que espera ter, com apps e com a interface a que se habituou.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual o melhor programa para edição de vídeo profissional?

Bom dia gostava de saber qual o melhor programa para edição de vídeo profissional seja ele pago ou não pago.

Obrigado.

Continuação de bom trabalho!

Diogo Pereira

Resposta:

Diogo,

O melhor programa para uma pessoa poderá não ser necessariamente o melhor para outra, seja de edição de vídeo seja de qualquer outra coisa.

Os mais conhecidos programas de edição de vídeo, embora sempre com o conceito base semelhante, têm diferentes formas de interação e de organização.

Pessoalmente utilizo o Adobe Premiere, que é uma das soluções mais completas, a par com o Final Cut X para macOS, mas há outras também muito boas como o Vegas Pro, Cyberlink PowerDirector, DaVinci Resolve 14, Hitfilm… alguns deles gratuitos, e existem muitos mais.

Se a intenção é trabalhar a sério, onde há disponibilidade para alocar à aprendizagem e se pretende ter frutos a médio prazo, então o Adobe Premiere deverá ser a melhor escolha.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo proteger-me da minha webcam?

Boa noite

Desde já queria dar os parabéns pelo vosso site que é um grande contributo para quem quer estar informado acerca de assuntos relacionados com a tecnologia.

Tenha uma dúvida relativamente à segurança da WebCam e em relação à sua vulnerabilidade.

  • Caso a câmera interna esteja desativa (através do Gestor de Dispositivos do Windows), é possível na mesma sofrer um “ataque” que permita ao hacker aceder à minha camêra interna?

Eu uso este método para evitar tapar a câmera com um adesivo, por exemplo, contudo não sei se é eficaz ou não.

Obrigado pela atenção,

Diogo Gato Rebimba

Resposta:

Diogo,

A forma mais eficaz, apesar de ser provavelmente a menos estética, é mesmo a colocação de fita adesiva a tapar a câmara.

No entanto, a solução que apresenta, recorrendo ao Gestor de dispositivos, é também ela eficaz.

Apenas existe uma dúvida, uma vez que assenta em software, é se eventualmente não exista um ataque que a consiga ativa e depois ligar e captar imagens. Este é um cenário altamente improvável, mas ainda assim passível de acontecer

Como dissemos no início, a solução melhor é mesmo a colocação de fita adesiva, pois apenas depende da presença física para ser contornada e o Diogo dará por essa “alteração”.

Esta é a solução que mais vemos a ser usada, como por exemplo o criador do Facebook:

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leonardo Macedo
    Leonardo Macedo

    Boas! Na minha opinião, o Adobe Premiere só é superior ao final cut no quesito correção de cores. No final cut só se paga uma vez, enquanto que no Premiere paga-se por mês e que no final das contas fica mais caro do que se comprar o final cut pro x. Acho que a melhor escolha é usar o final cut junto com versão gratuita do Davinci Resolve, para correção de cores.

    1. Avatar de joao Terra
      joao Terra

      Ou então usar o Filmora que é gratuito e é uma boa opção para quem se inicia

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      A grande vantagem que vejo no Premiere é pertencer ao ecossistema da Adobe, porque na prática quem trabalha profissionalmente com vídeo também trabalha com imagem e som e aí é inevitável pelo menos falar no Photoshop.
      Essa é para mim a razão para que eu pessoalmente use o Premiere, mas na prática reconheço que à soluções mais adequadas.

  2. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Greetings!

    Comprei há dois meses um telemóvel na geekbuying.
    Veio por DHL do UK.

    O telemóvel chegou e o microfone não funcionava bem. As pessoas para quem ligava, diziam que me ouviam como que no fundo de um poço.

    Reclamei com a geekbuying e disseram-me para enviar o telemóvel para uma morada na Polónia.
    Fiz isso por correio registado.
    No tracking dos CTT diz que receberam o telemóvel lá na Polóna a 26 de Julho.

    Até agora a geekbuying diz que ainda não entrou no sistema deles.
    Logo no inicio de Agosto abri um caso no Paypal mas durante esse periodo a geekbuying disse para ter paciência e aguardar mais um pouco.

    O caso na Paypal prescreveu quando eu estava de férias e longe do computador.

    Agora a paypal diz que não me pode ajudar em nada. Basicamente é para ir levar na anilha.
    Paguei com fundos directamente da minha conta bancária.

    A geekbuying continua a dizer para eu ter paciência.

    Parece que ‘levei boca’ a 258€.

    Alguém já passou por algo similar?

    É esquecer e olhar ‘para a frente’?

    Estou muito desiludido com esta situação e agora em coisas caras pago o que pedirem nas lojas cá em Portugal ou então compro na Amazon.es.

    Cumprimentos