Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

18 Comentários

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Root ao Xperia M, como se faz?

xperia_m

Boas pessoal.

Gostaria de saber como se faz root no Xperia M.

Já procurei mas não consigo achar nada.

Obrigado

Pedro Teixeira

Resposta:

Pedro,

Uma rápida pesquisa no Google devolveu-me um guia muito simples e detalhado (mas curto) do que é preciso para ter permissões de acesso root no Xperia M:

No caso de já ter a versão 4.1 do Android, tem outras instruções aqui:

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


Ecrãs curvos, valem mesmo a pena?

lg

Boa noite!

Qual a vantagem dos equipamentos curvos? Não sera apenas uma “moda”?

O Galaxy Round peca por algumas características de outros da mesma gama. E o LG G FLEX um topo de gama também curvo.

Tiago Pereira

Resposta:

Tiago,

No meu entender, após ter utilizado o LG G Flex durante uma semana, o ecrã curvo surge como uma possibilidade inerente à tecnologia do ecrã. Ou seja, primeiro surgiu a possibilidade de ter um ecrã flexível composto por OLEDs, depois vai criar-se uma utilidade para isso… o que nem sempre é viável (ou pelo menos realmente útil).

Segundo a LG, o material utilizado (substracto de plástico) é mais resistente a quebra e danos do que o vidro. Depois a curvatura (concretamente de raio 700mm) é vista como mais convidativa e imersiva na visualização horizontal de conteúdos multimédia do que a experiência que é conseguida em ecrãs planos… isso se pretender assistir a esse tipo de conteúdos regularmente no smartphones.

Há sempre outras razões como a possibilidade de sentar acidentalmente em cima do smarphone, onde neste caso o LG G Flex será bastante mais resistente.

Quanto ao Galaxy Round, com a curvatura no outro sentido, não faço ideia da argumentação que terá 🙂

Mais detalhes na nossa análise:

[Respondido por Hugo Cura]


Como delegar uma página do Facebook?

fb

Boa Tarde

Tenho uma página no facebook normal, entretanto criei uma página de facebook para um amigo que tem uma empresa de vinho e sem saber como essa pagina ficou agregada à minha conta.

Como passo a conta para esse amigo?

Eu já o tentei adicionar como administrador, mas não consigo.

Resposta:

Francisco,

Para criar uma página no Facebook é obrigatório possuir uma conta pessoal.

Tendo sido a página criada por si, é possível adicionar o seu amigo como administrador da página e, depois, remover-se a si mesmo da administração dessa página (também é possível que o seu amigo o remova, sendo ele gestor), passando a ficar apenas em posse do seu amigo.

Note que estou a referir-me a uma página de fãs e não a uma página pessoal que tem amigos! Caso tenha criado uma página de amigos, então é possível convertê-la para uma página de fãs. Instruções aqui.

[Respondido por Hugo Cura]


Uma placa gráfica com comportamento estranho!

laptop

Boas,

É o seguinte eu sou técnico informático (amador ainda), recebi de um cliente um portátil Acer Extensa 5635ZG e ele tem um problema que nunca vi algo igual, é assim quando se liga ele o que aparece no ecrã fica multiplicado em 6 partes…

exemplo é como se estivesse 6 ecrãs num só. deixo em anexo uma imagem do problema.

acer1

Eu penso que o problema é da placa gráfica, porque está em falta o driver da placa gráfica mas quando tento instalar dá “Blue Screen” e continua tudo igual…

Também quero mencionar que a resolução está em 800×600, e não dá para mudar.

Espero que consigam me ajudar.

abraço,

Hugo Couto

Resposta:

Hugo,

Em relação a ver isso pela primeira vez… já somos 2!

Dado que o problema surge logo no boot do PC, fica logo evidente que um driver não vai resolver essa questão.

Esse problema é, quase de certeza, só e apenas da placa gráfica. Pela informação que encontrei, esse PC tem versão com gráfica integrada e com gráfica dedicada.

Sendo gráfica dedicada, há uma hipótese remota de não estar soldada e utilizar um socket para se ligar à motherboard, o que permite que seja substituída.

De outra forma, só uma motherboard nova resolverá o problema.

[Respondido por Hugo Cura]


Problemas com software 3D!

3d

olá, estou com problemas na instalação de programas de desenho 3d no meu computador.

Estes problemas acontecem quando tento abrir os programas, ele instala normalmente e quando tenta abrir logo de seguida ou dá erro ou simplesmente não abre.

Neste momento estou a tentar colocar o Google sketchup portable que não precisa de instalação e nem este abre.

O meu computador tem windows 7 e nunca foram instalados qualquer tipo de programas 3d.

Agradecia ajuda por favor, porque não sei mesmo qual é o problema.

Ana

Resposta:

Ana

Numa primeira análise parece-nos que a sua máquina pode estar com limitações do que é capaz de entregar a nível gráfico.

Essas aplicações são extremamente exigentes e requerem uma configuração mínima de memória da placa gráfica, que deve confirmar se tem.

O que recomendamos é que valide quais os recursos que a sua máquina tem disponíveis a nível gráfico e o que cada um desses programas requerem.

Se esses recursos estiverem dentro do que é exigido, o que recomendamos é que veja se os drivers da sua placa gráfica estão actualizados e se são os mais recentes.

Por fim e se mais nada funcionar, pondere fazer uma reinstalação do Windows 7 ou a actualização para a versão mais recente do Windows.

[Respondido por Pedro Simões]


PDF’s que não se deixam sublinhar!

pdf

Boa tarde 🙂

Como sublinhar pdf’s?

Sei como fazê-lo, mas em alguns pfd’s “não me deixam” sublinhar, apesar de os mesmos não estarem protegidos, deve-se a quê? Como faço?

Se alguém me poder ajudar.

Cumprimentos.

Tiago Garcias

Resposta:

Tiago,

Isso acontece porque o PDF não tem realmente texto mas sim (e apenas) imagem.

Isso é facilmente ultrapassável com um OCR, que coloca uma camada de texto invisível (seleccionável e “sublinhável”) sobre a imagem.

O programa que prefiro para fazer isso é o PDF XChange Viewer, no entanto há outros leitores de PDF que suportam essa funcionalidade.

[Respondido por Hugo Cura]


Um iPhone com sérios problemas wireless

iphone_wireless

Bom tarde, será que me conseguem ajudar tenho um 4s…

Depois de actualizar o iOS fiquei sem acesso ao wifi, desliguei e voltei a ligar e ficou tudo a funcionar a 100% acontece que, desde ontem, e ja passados 3 ou 4 dias da actualização voltou a não dar acesso ao wifi.

Já fiz repor definições de rede, fiz vários reboots, ligar e desligar o modo voo…conseguem me ajudar a recuperar o wifi?

Obrigado

Eurico Orvalho

Resposta:

Eurico,

O que vamos recomendar para a sua situação é que indicamos nas normais situações de problema.

Faça um backup dos dados do seu iPhone para o seu computador, através do iTunes e depois faça o normal reset de fábrica.

Desta forma vai reinstalar o SO e garantir que o mesmo fica bem instalado e sem os problemas que descreve.

Depois deste passo o que deve fazer é um simples restauro do backup que criou antes e o problema deve desaparecer.

[Respondido por Pedro Simões]


Windows 8.1 – Instalação ou upgrade?

win_8_1

Boa tarde.

Tenho o windows 8 instalado no PC como sistema preferencial, alem de ter o w7 alojado.

Tenho a seguinte duvida, quero fazer o upgrade para a versao 8.1.

Devo fazer uma nova partição de disco e instalar o 8.1?

Fazer a instalação na própria partição do windows 8?

Ja vi situações de exclusão de “actualizações” para ser possível a notificação de “UPGRADE PARA O WINDOWS 8.1” a partir da Store mas sem efeito.

O que me aconselham para fazer o upgrade? ou uma situação mais facil para esta situação.

Obrigado

Cumprimentos

Tiago Lapa

Resposta:

Tiago,

Apesar de o Windows 8.1 ser muitas vezes designado por actualização, ele é na verdade um SO por si só.

O que recomendamos que faça para ter o Windows 8.1 na sua máquina é proceder à actualização que a loja disponibiliza, directamente no Windows 8, sem estar a ocupar mais espaço em disco e a criar nova partição.

A actualização é transparente e mantêm todas as aplicações instaladas, sem que note qualquer diferença, excluindo as que o Windows 8.1 introduz.

O mais simples que pode fazer é aplicar a actualização e ficar com o seu sistema com a mais recente versão do Windows.

[Respondido por Pedro Simões]


Sinal de TV via Wireless, como o fazer?

tv_wireless

Boa tarde, Pplware!

Estou a morar num apartamento que só tem saída de antena para a tv na sala. Uma vez que eu gostava de poder ver televisão no quarto sem ter de ligar um cabo entre a sala e o quarto e sem ter de comprar uma antena indoor, sabem-me dizer se existe alguma outra opção?

Pensei que existisse algum aparelho idêntico aos que existem para a internet, que usa a corrente elétrica para passar o sinal mas não encontro nada…

Obrigado,

Patrick Costa

Resposta:

Patrick,

Exite uma solução simples que pode usar para contornar este seu problema. A transmissão sem fios pode ser feita entre os dois equipamentos, evitando assim a passagem de cabos.

Os equipamentos que existem não são caros e funcionam de forma perfeita e sem qualquer problema.

Dependendo dos equipamentos que comprar pode ter apenas um pequeno problema. Alguns não permitem que o sinal do comando seja transmitido e por isso ficam apenas a transmitir o canal que a televisão central estiver a emitir.

Existem vários sítios onde pode comprar estes equipamentos e até vários modelos, com mais ou menos características e por isso mais ou menos caros.

Deixamos aqui três links que pode explorar para ver equipamentos, ficar com uma ideia do que eles disponibilizam e ver preços:

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Só uma pequena notificação em referencia á primeira questão.
    O Xperia M recebeu uma nova actualização no passado dia 26|03 Contando agora com o Android JB 4.3
    O root em Android 4.3 não pode ser feito usando o Framaroot. Só pode ser feito root se tiver o bootloader desbloqueado. Só desta forma se faz root ao Android 4.3 no Xperia M.
    Acho que merece ser acrescentado á resposta.

  2. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    Bom dia, ultimamente o meu portátil tem momentos em que deixa de comunicar com o disco, levando ao crash do computador. Quando reinicio o pc ele começa a verificação do disco e consegui reparar que todas as vezes que ele faz essa verificação ele encontra erros. Eu já formatei o pc e continua a acontecer o mesmo. A minha pergunta é: será que tenho de substituir do disco do meu portátil?

  3. Avatar de rb
    rb

    quanto ao portátil com o problema da gráfica, não é garantido que precise de mb nova. o problema, pode, em princípio ser resolvido por voltar a soldar a gráfica de novo. para iso basta desmontar o portátil, proteger a mb, deixando a gráfica à vista e aplicar uma boa dose de calor na gráfica. depois deve resolver-se o problema futuro do arrefecimento, que passa, primeiro por uma boa limpeza de todo o sistema de arrfecimento e arranjar forma de prevenir que volte a acontecer de novo. em 80% dos portáteis que me passam pelas mãos, este é o problema.

    1. Avatar de ML
      ML

      Caro Rui,

      Há uns anos tive esse problema com um Acer Travelmate e a solução que encontrei foi colocar um adaptador para HD externo, no lugar ocupado pelo gravador de cd/dvd e nele instalei um disco 2.5″” PATA. Também existem adaptadores para SATA.
      Nos computadores cuja BIOS permita o arranque por USB esta forma de contornar o problema é pacífica, pois pode sempre recorrer à utilização de um gravador cd/dvd externo via usb ou até mesmo utilizar um disco externo nos moldes utilizados para uma pen.

      Como a interface de ligação do disco está soldada à motherboard, a outra solução do problema passa pela aquisição de uma maquina nova.

      1. Avatar de ML
        ML

        Peço desculpa, pois este comentário era a resposta à dúvida do RUI FERNANDES.

        Cumprimentos.

      2. Avatar de ML
        ML

        Acrescento ao meu comentário a seguinte informação:
        Antes de partir para a solução que referi procedi à substituição do HD sendo que os sintomas persistiram, levando-me a conluir que a avaria estaria ligada com um mau contacto de algum dos pins do interface de ligação da motherboard ao disco.

  4. Avatar de paulo
    paulo

    Olá a todos,

    Estou aqui com uma pequena questão… O meu irmão tem um portátil HP 530 que adquiriu ao abrigo do programa e_escola (plano tecnológico) talvez em 2008, não tenho a certeza. O portatil tem estado encostado pq entretanto ele adquiriu um novo mas decidi po-lo a funcionar para utilização “soft” – mails, net e office. A minha questão é, como retirar aquele ecrã inicial que aparece quando o windows está a carregar onde aparece a “publicidade” da tmn, plano tecnologico, programe e_escola, etc???

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      C:\Windows\System32\oobe\info\background

    2. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      *C:\Windows\System32\oobe\info\backgrounds
      chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Authentication\LogonUI\Background
      valor de OEMBackground = 0

      1. Avatar de paulo
        paulo

        Mas isso é para apagar/executar? é o que?

        1. Avatar de Daniel Fernandes
          Daniel Fernandes

          Boas Paulo, no seguimento da resposta do PahAssimTodosJáSabemOmeuNome, deves executar o regedit.
          Ao abrires o programa segues o Caminho que o mesmo te deixou aí em cima:
          HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Authentication\LogonUI\Background

          E no valor de OEMBackground alteras para 0.

          Abraço

          1. Avatar de paulo
            paulo

            Obrigado, fiquei mais esclarecido! Vou então fazer isso

          2. Avatar de paulo
            paulo

            Estive a tentar fazer o que foi sugerido, mas a opção Background não aparece… Há mais alguma forma?

  5. Avatar de Anibal Assis
    Anibal Assis

    Partição com nome estranho no Desfragmentador de Disco.
    \\?volume{1e565056tgfd…)

    Se é possivel eliminar?
    Se Sim como ?

    Obrigado

    Comprei o PC com Win 8 64
    Atualmente em win 8.1

    1. Avatar de Hugo Cura

      Aníbal,

      A resposta a esta questão foi publicada na última edição do Consultório Pplware:
      https://pplware.sitedev.pt/consultorio/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-91/

  6. Avatar de Hugo Coutp
    Hugo Coutp

    Antes de mais muito obrigado por responderem há minha pergunta sobre o PC com o problema na Gráfica…

    Na versão do PC que tenho a gráfica é colada na Mb, tipo com cola quente, parece, sendo assim vou fazer o quem o que já mencionaram num comentário, o truque com o aquecedor na gráfica… se não resolver, só um Mb nova irá resultar.

    mais uma vez obrigado.

    abraço,
    Hugo

  7. Avatar de Nuno Bonardi
    Nuno Bonardi

    Boa tarde a todos.

    A questão que me traz aqui está relacionada com o raspberry, pois estou tentando liga-lo ao meu monitor através de um conversor HDMI to VGA, mas sem sucesso.
    O conversor está bom pois já o testei no portatil ligado ao hdmi.
    Deixo aqui um link com um conversor igual.
    http://www.ebay.com/itm/HDMI-Male-to-VGA-RGB-Female-HDMI-to-VGA-Video-Converter-adapter-1080P-for-PC-ne-/350655570552

    Desde já obrigado.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Nuno Bonardi,

      A resposta a esta questão foi publicada na última edição do Consultório Pplware:
      https://pplware.sitedev.pt/consultorio/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-91/