Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

6 Comentários

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:



Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Ao fazer um desalfandegamento, quanto vou pagar?

Bom dia!!

A minha questão é relativa ao desalfandegamento de encomendas postais com origem fora da UE.

Qual o valor aduaneiro a considerar para o calculo dos direitos aduaneiros e IVA??

É o valor efectivamente pago??

Ou não devem ser considerados os descontos discriminados na fatura?

Grata pela atenção,

Isabel Almeida

Resposta:

Isabel,

O valor aduaneiro a considerar é sempre o valor comercial do produto + custos de envio + seguro.

Por essa razão, se receber um produto que teve um grande desconto, ou que simplesmente lhe foi enviado a custo zero (um prémio ou uma amostra), terá de declarar o valor real do produto + custos de envio e pagar as taxas sobre isso, mesmo que tenha a fatura e prova de pagamento de um valor inferior.

Para o fazer, terá de redigir e assinar uma declaração com essa informação, para que seja usado o valor aduaneiro declarado para fazer o cálculo das despesas a cobrar.

[Respondido por Hugo Cura]


Consideram o Lenovo Moto Z um bom smartphone?

Bom dia

Que me dizem deste telemóvel?

Lenovo Moto Z(XT1650-05 ) 4G Smartphone

Obrigado.

João Rui Santos

Resposta:

João,

Esse é um smartphone que consideramos muito interessante pelo preço que várias lojas chinesas o estão a comercializar atualmente.

É um smartphone de gama alta do seu ano (2016), com Snapdragon 820, ecrã QHD (2k) AMOLED, 4GB RAM, câmara com estabilizador ótico (OIS), Wi-Fi ac, USB C, sensor de impressões digitais e… apenas perde um pouco para a bateria, que é de 2600 mAh, mas tem uma espessura impressionante de 5.2mm. Tem o Android 8 Oreo.

Por 150€, e para quem gosta do design que tem, com construção em alumínio, é de aproveitar.

Provavelmente terá sido um modelo produzido em quantidade significativamente superior à procura, e por esse razão estarão a ser vendidos praticamente a preço de custo, mas não são conhecidos problemas relevantes.

[Respondido por Hugo Cura]


Como altero os servidores de DNS do iOS numa ligação móvel?

Caro Pplware,

Gostaria de saber se é possível no iOS, alterar os servidores de DNS referente a uma ligação através dos DADOS MÓVEIS.

Para as redes wi-fi sei que tal é possível, agora, quando me encontro a usar o tráfego do plano de dados não aparece o tal “i” que permite editar as definições de rede.

Sem outro assunto.

Nuno Ricardo

Resposta:

Nuno,

A forma mais direta de fazer o que pretende é através de jailbreak, algo que neste momento não está disponível.

Sem esta facilidade, a única forma é mesmo alterando a APN que o seu operador lhe fornece. Para isso terá de usar aceder a Definições > Dados móveis > Opções > Rede de dados móveis e tentar alterar os valores referentes ao DNS.

Tenha em atenção que o operador pode não permitir que o APN seja alterado, o que de imediato vai impedir que faça a pretendida alteração de DNS.

No limite, e para conseguir controlar os servidores de DNS, poderá recorrer a uma VPN para a sua rede e aí terá todo o controlo sobre estes servidores, que vai receber via DHCP.

[Respondido por Pedro Simões]


Como migrar o Windows de um HDD para um SD de forma simples?

Boa tarde,

Surgiu-me uma dúvida e não encontrei nenhum post que a tira-se. Eu gostava de dar upgrade ao meu HDD para um SSD e queria basicamente clonar o Windows de um para o outro, pois iria usar o HDD num caddy no DVD.

Mas existe vários programas e tutoriais na net, não sabendo quais os mais fidedignos procuro ajuda ao pplware que já resolveu problemas que tive no passado.

Caso fosse possível era óptimo um post com o tutorial como fazer o processo todo de migração de Windows de um HDD para um SSD.

Desde já um obrigado.

Cristiano Ribeiro

Resposta:

Cristiano,

Esse é realmente um tema interessante, e já falámos nele algumas vezes.

Além disso, muitos dos fabricantes de drives SSD incluem um pequeno guia (às vezes até uma licença para o software) para clonar um disco antigo, o que facilita o processo.

Pode ver aqui alguns artigos:

Recomendamos apenas que nunca apague o disco de origem sem testar primeiro se o clone ficou bem feito. Há a possibilidade de não ficar funcional.

[Respondido por Hugo Cura]


Devo fazer ou não uma primeira carga sem ligar o meu novo smartphone?

Boa tarde,

Quando se compra um….tablet.. telemóvel.. portátil.. devemos meter a carregar antes de o ligar pela primeira vez ? Ou devemos gastar a bateria toda e carregar ?

Obrigado.

Rui Mestre

Resposta:

Rui,

Essa é uma questão que ainda cria alguma confusão entre os utilizadores, principalmente quem ainda utilizou telemóveis com baterias de níquel que tinham algumas recomendações desse género.

Respondendo diretamente à questão, o dispositivo pode ser, ou não, colocado à carga antes de ser ligado, mas se o for, de nada vai adiantar. Por outro lado, deve-se evitar ao máximo que a bateria chegue a níveis críticos de capacidade. Quando a capacidade chegar a 20/15% é altura de colocar à carga, menos que isso poderá ser prejudicial.

Deixo algumas notas:

  • a vida das baterias de lítio é medida por ciclos completos de carga/descarga (carregar duas vezes de 50% a 100% conta como um ciclo)
  • o calor é prejudicial, principalmente quando a bateria tem níveis elevados de energia (acima de 80%)
  • o nível de tensão baixo é prejudicial; se uma bateria atingir frequentemente 0% de carga, e assim ficar durante alguns dias, pode nunca mais recuperar e ficar definitivamente danificada
  • a bateria não vicia, pode ser colocada à carga diariamente, mesmo que tenha 90% de carga; é mais prejudicial não carregar diariamente e num dia de maior utilização chegar a 0%, que carregar todos os dias quando ainda tem 90%.

Pode ainda dar uma leitura neste artigo, que tem alguns dos pontos que referi e desfaz alguns mitos:

[Respondido por Hugo Cura]


Que smartphone recomendam para fotografar e filmar com pouca luz?

Boa tarde Pedro,

Que recomendas de smartphone para filmar e fotografar com pouca luz.

Abraços,

António Correia

Resposta:

António,

Dos telefone que testámos recentemente, os que melhor qualidade têm para fotografar e filmar em ambientes de pouca luz são os da Huawei.

Tanto o Huawei P20 Pro como o Huawei Mate20 Pro quase perfeitos para este tipo de ambiente.

Outra alternativa, que poderá também considerar, são os equipamentos da Samsung. Falamos do Galaxy s9+ e do Note 9, que também têm boa abertura e a qualidade de som a gravar é muito boa.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Tenho um iphone 7, e queria descobrir uma app para ser instalada a fim de descobrir onde um telemóvel Android se encontra com a opção de serviço de localização activa. Existe solução? Obrigado

  2. Avatar de Mario C.
    Mario C.

    Olá Fernandes,
    O telemóvel que esta a tentar localizar é seu?
    Se o perdeu ou foi roubado, deveria ir a policia apresentar queixa, vão lhe pedir o imei e modelo do telemóvel que deve de estar na caixa quando comprou o telemóvel.
    Alguns operadores na área de clientes têm essas informações.
    Se o mesmo não é seu, não deveria tentar procurar, pode ser punido por lei tentar entrar na esfera privada do utilizador.

  3. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Nas vossas respostas dizem que um Lenovo Moto Z custa 150 euros. Por favor digam me onde comprar este smartphone a este preço!! Preciso mesmo de saber! Obrigado

    1. Avatar de Mario C.
      Mario C.

      Olá Hugo Nabais

      Tens aqui um link que te pode levar aquilo que queres. Espero que o moderador não remova o link xD

      Se remover é da loja https://m.banggood.com

      Com o código 11BGZ64 deverá ficar a 150€

      https://m.banggood.com/Lenovo-Moto-Z-5_5-inch-4GB-RAM-64GB-ROM-Qualcomm-Snapdragon-820-Quad-core-4G-Smartphone-p-1274219.html

      Este telemóvel é bastante bom em quase todos os sentidos mas tem um a autonomia um pouco baixa. Para um utilizador normal deve chegar e sobrar.

      Existe outros sites bastante bons em preços e descontos que dão a novos clientes é uma questão de procurar

  4. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Atenção ao desalfandegamento de entregas via DHL.
    As comissões da DHL são brutais!
    Ficam avisados.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Não é só na DHL, todas as transportadoras cobram honorários. No entanto, isso nem fez parte da pergunta.