A humanidade está mais próxima da Lua! Lançamento do Artemis da NASA foi um sucesso

38 Comentários

Depois de inúmeros contratempos, a Missão Artemis 1 foi finalmente lançada. Inicialmente marcado para 29 de agosto, o lançamento do foguetão será o primeiro passo para voltar a levar terráqueos à Lua.

Está assim marcado oficialmente o início do programa Artemis da NASA.

A humanidade está mais próxima da Lua! Lançamento do Artemis da NASA foi um sucesso


A primeira parte da Missão da NASA está concluída

Foram fugas de combustíveis, depois tempestades tropicais e furacões. O universo parecia que estava a conspirar contra a missão da NASA, mas depois de um investimento na ordem dos quatro mil milhões de dólares, eis que o programa Artemis I arrancou oficialmente.

Este voo de teste destina-se a colocar uma cápsula de tripulação na órbita da Lua pela primeira vez em 50 anos. O foguetão, de 98 metros de altura, é o mais poderoso de sempre construído pela NASA, ultrapassando o Saturn V que levou os astronautas à Lua há meio século.

Depois do sucesso de Artemis I…

O lançamento destina-se a colocar em órbita lunar a cápsula Orion, que em vez de astronautas transporta três manequins de teste. A missão de órbita lunar tem uma duração prevista de seis semanas. Além disso, ao longo do caminho, a cápsula implantará 10 CubeSats projetados para realizar as suas próprias investigações científicas destinadas a ajudar futuras missões no espaço profundo.

O Artemis I irá fornecer à NASA os dados necessários para garantir que os astronautas possam voar com segurança para a Lua a bordo da cápsula Orion. Dará também a oportunidade de verificar se o escudo térmico do veículo pode proteger adequadamente os astronautas a bordo quando ele reentrar na nossa atmosfera e cair no Oceano Pacífico. Se tudo correr como esperado, a NASA poderá começar a planear a missão Artemis II, que será a primeira missão tripulada da Orion e enviará astronautas num sobrevoo lunar.

Antes mesmo desta última tentativa bem sucedida, a equipa da Space Force dos EUA teve que enfrentar mais uma fuga de hidrogénio e ainda um problema num radar de monitorização do foguetão. Tudo contratempos resolvidos a tempo do lançamento, ainda que tenha sido adiado por 1 hora, algo que já estava de certa forma nos planos.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Memória
    Memória

    Tudo falso. Nunca fomos ou iremos à Lua. Tudo propaganda pela nova ordem e a Nasa. Tal como as vacinas, invasão da Ucrânia, tudo um plano para nos controlar.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Deixa de ser tonto anda, vives na cave da tua mão não tens grandes preocupações na vida como trabalho e despesas e depois inventas essas coisas tontas

      1. Avatar de manuel
        manuel

        “Deixa de ser tonto anda, vives na cave da tua mão não tens grandes preocupações na vida como trabalho e despesas e depois inventas essas coisas tontas”

        Estás a ver-te ao espelho?

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Não sou eu que ando a dizer que nunca fomos a lua e que as vacinas e a guerra foi tudo para nos controlar, felizmente vivo no mundo das pessoas crescidas e não estou o dia todo as escuras em frente de um monitor a ler teorias da conspiração. Geralmente esses comentários e teorias é de quem tem pouco ou nada para fazer da vida, daí ocupar o tempo com barbaridades

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Mais tabaco para próxima.

    3. Avatar de Art
      Art

      Hehe…o Saturno V que tinha para aí uns 110 m de altura também nunca existiu…o von Braun era um drogado que imaginava coisas , e as milhares de pessoas que viram o foguetão subir naquela altura eram tolinhas…mas você nem sabe de certeza o que era o Saturno V

    4. Avatar de Jebus
      Jebus

      Do not feed the TROLL !!!

  2. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    50 anos depois voltamos à Lua… 50 anos… ridículo! A acreditar em tudo o que se passou e em todo o desenvolvimento nas décadas de 60/70, em 2022 já devíamos ter bases lá em cima e ir e regressar já deveria ser uma coisa normal… mas aqui estamos 50 anos depois, a NASA toda excitada por aterrar novamente na Lua….

    1. Avatar de Castro
      Castro

      Não faria sentido haver bases na Lua sem que houvesse algum proveito a retirar dessa presença… doutra forma seria um desperdício de recursos. Voltam só agora porque foi agora que viram o potencial para explorar certos recursos que podem vir a ser necessários na Terra e na viagem a Marte.

    2. Avatar de mamba
      mamba

      para quê? gastar dinheiro para nada. A lua é um calhau sem nada, a humanidade não iria tirar nenhum proveito material disso. Aí tens a razão para não existirem lá bases, não existe nenhum incentivo para tal.
      Sim ter bases é muito bonito e tal, mas alguém tem de pagar.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Completamente errado, a lua tem minério que pode ser usado pra gerar energia

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Sabes quantos milhões se gasta para ir a lua? Nós fomos lá em tempos, e fizemos os estudos necessários incluindo trazer amostras para a terra. Para que gastar recursos só porque sim? Neste século a lua vai ser importante por causa das viagens a marte, daí voltar a ter novamente interesse voltar lá e fazer novos testes

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Tiramos partido diariamente das ciências e tecnologias que foram desenvolvidas para irmos à lua há 50 anos atrás.
        Não percebes que é puxando os limites que a humanidade avança?
        Para ti é tudo milagres de sofá…

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Ah?? Bro eu estou contigo e concordo em absoluto com o teu comentário, não sei porque estas contra mim..

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Em 1972 a NASA tinha encomendado mais 5 missões lunares. 4 delas iriam iniciar a construção de uma base para estudos científicos. Só que os cidadãos americanos já nem seguiam os lançamentos, nem as missões. Desde 1970 até 1980, nem 1 missão entrou nos 500 programas mais vistos, do ano. Até ao lançamento do Columbia, que revisitou os voos do Entreprise. Seguiu-se o Challenger. Ambos foram perdidos com 14 vidas, o público desinteressou-se.
      O SLS pode ajudar a recuperar o interesse e permitir usar a Gateway para estudar formas de usar o solo lunar para criar novos produtos. Só que é preciso muito dinheiro e poucos acidentes.

    5. Avatar de aaa
      aaa

      mas íamos lá fazer o quê? quem é que pagava? provavelmente mais valia pagarmos nós uma ida à lua e deixar de meter dinheiro na TAP

  3. Avatar de Fuitoku
    Fuitoku

    Grandes tangas…

  4. Avatar de Robin
    Robin

    Devem ter apagado as bases de dados e tudo o que era informação, pela maneira como falam parece que é a primeira vez que lá vão.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Uau, que alegria numa viagem à Lua. Parece que é a 1a vez. Bem, se calhar é mesmo. Para mim sempre me fez confusão. Nos anos 60, tecnologia básica a nível de motores e comunicações conseguiram ir à lua. 50 anos depois ainda não. Só acredita quem quer.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Mostra então aí uma prova irrefutável como não foram a lua, inocentes até que se prove o contrário, portanto apresenta provas que sustenham o teu comentário, provas que eles não foram a lua.

    2. Avatar de Castro
      Castro

      Lógica falaciosa… A Space X também demorou muitos anos a desenvolver os seus foguetões, mesmo sendo apenas para viagens à órbita da Terra! Será isso prova de que nunca se alcançou a órbita da Terra? Novos veículos do tamanho dum arranha-céus requerem tempo para serem desenvolvidos, testados e construídos.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nos anos 60 tínhamos avioes supersônicos comerciais, e era possível atravessar o atlântico em 3 horas.
      50 anos depois demora-se o dobro do tempo. Só acredita quem quer

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Podes desenvolver? Acreditar em quê?
        Sabes ao menos porque é que o Concorde deixou de voar?

        Já agora caso não saibas há actualmente empresas a desenvolver aviões supersónicos: Exosonic ou Spike Aerospace, por exemplo.

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          E? Você dá-lhe razão.
          Exosonic prometeu que o avião deles estaria a voar em 2035. Sabe fazer contas?
          A Spike, nem daqui a 50 anos.
          A Skylom sim, espera ter uma versão espacial e outra terrestre lá para 2030-2046.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Dou razão em quê? A tua resposta é tão vaga como o post original.

            Quanto aos prazos que são dados é mais um sinal que não faz esse tipo de aviões de um ano para o outro

      2. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Porque entre pagar mais e chegar mais cedo ou pagar menos e demorar mais as pessoas preferem demorar mais.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não digas isso! Há quem prefira ‘acreditar’ não sei em quê…

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Aos valores de hoje, cada missão Saturn V, precisava de 187200 pessoas, para uma despesa “engraçada” de 83000 milhões de euros.
      Nota a razão para terem parado com elas?
      O Shuttle era mais barato, mesmo assim eram 3200 milhões, por missão.
      Este, ficará pelos 4000 milhões.
      É a mesma coisa que em 1970 você podia comprar um carro que atingia 230kmh, por 800 euros, hoje precisa de 34000 euros. Será que é mentira que existem carros que atingem 230kmh? Para além de que usar o carro de 1970 custa 60 litros de gasolina para uma viagem de 120km, nos de hoje faz 600km com a mesma quantidade que custa 523 vezes mais.

      1. Avatar de Pablo
        Pablo

        Então a cada pacote para o zelenksi vão 40mil milhões. A cada mês…
        Não falta dinheiro.

        Esse valores são inflacionados… Acredita quer.

        Os russos não tinham o msm orçamento e tinham tecnologia semelhante.

  6. Avatar de Melon Tusk
    Melon Tusk

    É incrível como qualquer notícia serve para a malta criticar. Impressionante

  7. Avatar de z-life
    z-life

    Em décadas tudo evoluiu menos a tecnologia espacial.
    Incrivel como em 2022/2023 estamos com sérias dificuldades em reproduzir o que foi feito várias vezes nas décadas de 60/70.

    É o que dá terem perdito os projectos e o resto da papelada das missões Apollo 🙂 Até usaram fitas originais do poiso na Lua para gravar por cima coisas “banais”. Tão inteligentes e tão desmazelados.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      por acaso já alguma vez reparaste quantos anos é que empresas como a Airbus ou a Boeing demoram a desenvolver um novo avião? Até o processo de desenvolvimento dum novo smartphone pode demorar anos, mesmo com todo o conhecimento acumulado pelas empresas.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      «Em décadas tudo evoluiu menos a tecnologia espacial.»
      LOL

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Sim… as cassetes de basic ainda hoje é preciso ir chamar técnicos com 90 anos de idade, pois os jovens, com 3000 doutoramentos, não sabem descodificar milhões de horas de dados. Até há mais de 100000 horas em cassetes de audio, gravadas em Basic e Assembler, com os programas e dados recebidos das Voyager e Pioneer X e XI.
      Até os dados das Viking foram gravados e muitos perderam-se, devido aos cortes, de 90%, que a administração americana ordenou a partir de 1973. Mesmo depois, já com os Shuttles, milhões de horas de dados, foram despejados em caves, pois não havia dinheiro para os traduzir e enviar para os cientistas externos. Ainda hoje se andam a usar dados das Voyager, obtidos no início da década de 80.

      1. Avatar de Neil Armstrong
        Neil Armstrong

        Eh lá! Eu tenho 50 anos e sei programar em Assembler… Ainda sei compilar código e ainda me lembro do desassemblamento do mesmo … Ainda uso para carregar EPROMs de chips IC1 ! Haja vontade e consegue-se fazer.

  8. Avatar de Infinity
    Infinity

    Bem, lá vou ter eu que poupar nas viagens de carro por causa da poluição

  9. Avatar de Eugênio
    Eugênio

    Ué já não estiveram lá kkkkk kk

  10. Avatar de Neil Armstrong
    Neil Armstrong

    Se não estivesse em guerra, a Rússia chegava lá outra vez primeiro. Sputnik,.Gagarin, Laika,MIR, etc.
    A ida à Lua foram produções holywoodescas para tapar o fiasco das missões Apollo. O ser humano nunca conseguiu passar da cintura de van belt. Pode ser que seja desta.