Sabe de onde vem a energia que está a consumir na sua casa?

65 Comentários

Num dia caótico, estranho e ainda por explicar, os portugueses, assim como os espanhóis (além de outros, mas poucos), ficaram literalmente às escuras. Afinal, a culpa do apagão é de Espanha… mas, afinal, de onde vem a energia que os portugueses consomem?


Ontem, algumas perguntas ficaram sem resposta, ou, pelo menos, com uma resposta que fosse cabal, que nos deixasse devidamente esclarecidos. Por que razão dependemos nós da energia vinda de Espanha?

A resposta dada pelo governo vai de encontro à lei da oferta, está mais barata em Espanha do que a nossa produção, então compra-se a Espanha. No entanto, Portugal não tem falta de energia derivada da sua produção hídrica, térmica, solar ou eólica.

Origem da produção da energia que abastece a casa das portuguesas

De forma a informar os consumidores sobre a origem da eletricidade que consome, ou melhor dizendo, quais as fontes energéticas utilizadas na sua produção, foi criado, há uns anos, um sistema de rotulagem para a eletricidade.

À semelhança do rótulo de um produto que compra no supermercado, a fatura da eletricidade, bem como a informação online das entidades envolvidas, passaram a disponibilizar informações sobre as fontes de energia associadas ao seu consumo e os impactos ambientais daí resultantes.

Mix energético referente ao 1º trimestre de 2025. Saiba mais aqui.

Em síntese, cada empresa fornecedora deve informar o seu cliente sobre:

  • A origem da energia consumida (carvão, gás natural, hídrica, eólica, etc.);
  • Os impactos ambientais associados ao consumo, designadamente as emissões de dióxido de carbono (CO2) e produção de resíduos radioativos de alta atividade.
  • Assim, se consultar a sua fatura deverá ver a informação sobre quais as fonte da sua energia que consumiu.

Electricity Map

De forma muito mais global, existem serviços que nos oferecem informação detalhada.

Assim, recorrendo ao serviço interativo Electricity Map, que nos dá informação tempo real, temos informação rica em pormenor.

Dentro, qualquer pessoa poderá informar-se sobre quais as fontes de energia usadas para a produção de eletricidade nos mais diversos países, incluindo Portugal. O site informa-nos também sobre a intensidade de carbono, assim quanto produzimos de energias renováveis.

Este serviço fornece ainda um vasto leque de dados sobre a produção elétrica de cada país. Desta forma, facilmente percebemos o estado do mundo, no que toca a eletrificação a vida das pessoas.

Electricity Map

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alguem
    Alguem

    Sim, vem de espanha…

    1. Avatar de Júlio
      Júlio

      Os Serviços criticos do País, devem, Obrigatóriamente, ser alimentados por energia produzida no País.

      Depois, o Páis deve ter pelo menos 2 tipos de energia disponivel, baseada em hidrocarbonetos, e baseada noutras formas, pode ser hidrica, nuclear , ou uma combinação de todas elas.

      Nunca de forma nenhuma, se deve ter apena electrico, gás, ou hidrocarbonetos, pois em caso de emergência, vai ser uma catastrofe.

      Existem pessoas no País a controlar e dimensionar estas coisas, quero acreditar, que essas pessoas são idóneas, e profissionais.

      Acho que o Governo deve uma explicação ao povo Português, de o porquê é que um colapso Eléctrico em Espanha, provoca um colapso Eléctrico em Portugal.
      É muito importante, eu diria imperativo que o Governo esclareça o País.

      Se houve falta de profissionalismo/Corrupção, deve ser resolvida rápido, com concequências grandes, dessa forma, a mensagem transmitida será de que o profissionalismo e idoneadade, é um requisito básico, para o cupar certas funçoẽs criticas.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Não funciona assim meu caro. Não pode ligar e desligar de Espanha como se fosse uma torradeira.
        Tudo funciona em rede, não é porque dá na cabeça de alguém que se vai buscar a Espanha. Então e o que diz da nuclear que importa de França?
        Não é preciso o governo dizer porque é que um colapso elétrico em Espanha extende se a Portugal, é lei da física, se estamos fisicamente ligados a Espanha, a rede é virtualmente só uma e uma só. Não há fronteiras.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          As baleares também estão @Mario e não ficaram privados da electricidade.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Informação falsa que é facilmente adulterada em prol do “ser mais bonito”.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Como tudo na vida mas as barragens e todos os paineis solares nao sao para efeitar nem para produzir barris de vinho é para produzir energia e ela tem de ir para algum lado

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Desde há muita dela é “enterrada”. Mas os investidores recebem na mesma como se fosse injectada na rede.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          A minha cá de casa não é “enterrada” de certeza

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que aconteceu ao teu sistema durante o apagão? Conseguiste usá-lo?
            É que, segundo a informação que tenho, a maioria das pessoas com painéis solares acreditava que teria luz, mas acabou por ficar frustrada.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Claro, tenho uma UPS liguei os paineis à ups e a UPS ao quadro desligando o diferencial para o exterior, claro que se tivesse uma bateria não precisaria disto mas ainda são caras.
            Claro pessoas sem conhecimentos é assim que funciona se têm paineis on-grid nunca podem funcionar sem a rede.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        As barragem só servem para reter água para alimentar as estufas dos grandes empresários, e assim destruir a costa e permitir o avanço do mar.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Sim ontem duas deles serviram para dar energia a milhares de pessoas, e as estufas dos grandes empresários é a comida que está na tua mesa

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Ele só come de estufas de pequenos empresários!

  3. Avatar de frogisdead
    frogisdead

    Esse mapa é treta.O sul de França deveria estar amarelo ou menos verde pois recebe energia vinda de espanha que tem emissões de carbonbo no amarleo. Mas deve ter sido um mapa feito na França 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      A produção nuclear é tida como limpa. E a França produz muita energia vinda do nuclear. Não tem nada de treta. Tens é de perceber o que está por trás do conceito de “limpo”.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Essa energia que o sul de FR recebe de ES é a tal a carvão que é importada de Marrocos e que não entra nas contas do carbono e portanto não paga taxa. Logo essa energia made in m@rocco passa a ser verde tb.

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A eletricidade que o sul de França recebe de Espanha é precisamente aquela gerada a partir de carvão, que é importada de Marrocos. No entanto, essa energia não entra nas contas de emissões de carbono e, por isso, não paga qualquer taxa. Assim, a energia made in Marrocos passa magicamente a ser considerada verde também

      1. Avatar de Jaquim
        Jaquim

        A energia de marroecos é uma gota de água, até porque os cabos não permitem mais potência e Lei de Joule é tramada

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não fosse isso e ainda estavas às escuras.
          @jaquim, estás a ser manipulado. Cuidado com isso. Já é a 2ª vez que .etes a pata na poça.

          “…A recuperação da energia é feita inicialmente nas cidades do norte e do sul do país, graças ao envio de energia feito pela França e Marrocos…”
          https://exame.com/mundo/apagao-na-espanha-energia-comeca-a-voltar-mas-premie-pede-restricao-no-uso-do-celular/

  4. Avatar de Factos
    Factos

    Este território acoplado a Espanha, é um antro de passividade e narcisismo, portanto não interessa saber de onde vem a energia porque por aqui diz-se que “somos os melhores” em quase tudo.

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    hehehe,… demais! Estou chocado por ainda nao terem acusado a Russia!

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      tu é que pareces obececado em defender a russia, baixaram a avença?

    2. Avatar de jotabê
      jotabê

      *obcecado

    3. Avatar de Aziado
      Aziado

      O Sr. jorgeg é pró-russo e pró-trump. Dizendo de outra maneira é pró-ditadores.
      As pesssoas quando são fracas, necessitam ídolos.

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    E eu que julgava que armazenavam energia elétrica para situações em que houvessem escassez de energia, mas afinal não, toda a energia gerada nas centrais elétricas é logo gasta. E pelo que parece, as centrais elétricas portuguesas apenas produzem quantidades reduzidas que não a totalidade do país necessita quando são capazes para tal, e uma grande parte é importada.

    1. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      O Filipe chegou de marte no último voo da Ryanair

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…No entanto, Portugal não tem falta de energia derivada da sua produção hídrica, térmica, solar ou eólica. …”
    Não chega.
    Desde q “abateu”as centrais a carvão, PT sofre de saldo importador. Com a desculpa que sairia mais barato importar. Não deixa de ter um certo sabor a humor negro: durante e depois da situação vivida ontem, aparece publicidade à Elektros. Não sei que milagre e esse. O carvão sai a 0,04€ o kWh. Pagamos bem mais que isso.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      sai mais barato face ao valor actual, mas nada bate o carvão em preço

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Nem a nuclear?

    2. Avatar de Zé

      Estamos há 24h a gastar energia 100% tuga. Temos capacidade para isso. Mas se podemos, em certos momentos, comprar energia que vem maioritariamente de França ao desbarato (por causa das centrais nucleares que não se desligam facilmente) porque não aproveitar isso? Queres levar com mais 1 ou 2 cêntimos por KWh? Eu não.
      Estamos a falar de menos de 24h (12h na maioria do país) de falha generalizada em mais de 20 anos. Alguma coisa realmente dura mais de 20 anos sem falhas? Tudo avaria, tudo tem problemas. Exceto alguns iluminados que têm sempre razão.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Caro @Zé. Portugal gastou 1,7 mil milhões de euros para importar 10,5 TWh de eletricidade em 2024 (saldo importador, isso representa um custo aproximado de 0,1619 € por kWh. Repito, o carvão sai a 0,04€/kWh.
        Continua a cair na ladainha deles que vais bem.
        Se ainda não viste este vídeo, vê que não perdes nada
        https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w
        Já agora, se achas que estamos a comprar ao desbarato, pq carga de água não te estão a vender ao desbarato? E pq de apesar disso, o govPT continuar a injectar uns milhares de milhões no sector elektro para conter o preço da electricidade? Pois é.

        1. Avatar de Zé

          Duvido que tenha sido a 0.1619€. Isso é muito acima do preço de mercado e certamente que as empresas não estão a perder dinheiro. E ainda se aplicam as taxas e tarifas da rede. Neste momento a energia (apenas energia) anda pelos 6 a 7 cêntimos por KW/h, dependendo obviamente de muitos fatores. Certamente que as empresas não estão a comprar energia 3x mais cara.
          No dia 28/04/2025 chegámos a “comprar” energia a preço negativo e a média diária foi 0.01826 € / KWh.
          Basta ir ao site da REN
          https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/mercado/?date=2025-04-28
          E sim, é possível “comprar” energia a preço negativo. É a tal questão de Espanha e principalmente França precisarem de escoar a a energia em excesso.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Dizer que houve um dia em que se comprou energia a preço negativo não significa nada. O que realmente importa é que gastámos 1,7 mil milhões de euros na importação de eletricidade só em 2024.

            Se nos dizem que consumimos aproximadamente um pouco mais de 50 TWh em 2024 e que 20% desse consumo foi importado, ou seja, 10,5 TWh, então os cálculos são fáceis de fazer. Se afinal o custo da energia importada fosse de 6 ou 7 cêntimos por kWh, alguém estaria a mentir, pois isso significaria que importámos mais do dobro do valor declarado.

            Adiante. Como certamente viste no vídeo, a dívida ao setor das energias renováveis é colossal. A energia solar está a custar mais de 0,30 €/kWh e a eólica quase 0,20 €/kWh.

            Além disso, estas empresas recebem o seu pagamento quer a energia que produzem entre na rede, quer não. Portanto, pagar para importar eletricidade quando já se tem de pagar ao lobby instalado é simplesmente absurdo. Era o mesmo que eu ir ao Mercadona de Badajoz, trazer 200€ de merceearias e depois qd chegasse passar ali no Continente de Loures e entregar 300€ aos gajos a troco de nada apenas pq eles instalaram o supermercado aqui na terrinha.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      4 centimos mais o cancro do pulmão não esquecer de adicionar essa taxa, Tambem não deixa de ser ironico que os únicos que tinham electricidade em casa era quem tem paineis solares e quem meteu um gerador a trabalhar ainda mais ironico morreram 2 pessoas devido ao monóxido de carbono do gerador

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Gonçalo, soube agora que o UK anda a querer escurecer o sol, LOL.
        Sabes qual é uma das substâncias que estão a usar? Dióxido de enxofre , sim, aquele mesmo gás tóxico que sempre associámos à chuva ácida e aos fumos dos navios e centrais a carvão. Um dos poluentes mais indesejados e combatidos nas últimas décadas… e agora querem largá-lo na estratosfera com fins “climáticos”.

        Isto é cada tiro, cada melro. A sério, cambada de idiocratas, tudo o que era para evitar, agora é “inovação”, desde que venha com um rótulo verde.
        https://www.technologyreview.com/2023/03/01/1069283/researchers-launched-a-solar-geoengineering-test-flight-in-the-uk-last-fall
        É só malucos loooololol ‍♂️

        1. Avatar de Zé

          Lá porque querem fazer, não quer dizer que seja boa ideia.
          Há 100 anos atrás a gasolina com chumbo era a melhor coisa à face da terra. E depois vimos bem o que real custo que isso teve, e ainda tem.
          Além do mais, o Reino Unido não é lá grande exemplo para nada. É cada tiro, cada melro. E o artigo tem 2 anos, não houve qualquer seguimento que eu tenha visto. Por isso…

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Esse artigo tem uma data de tempo e a ideia nem foi para a frente e mesmo que fosse o que é que isso tem a ver ? Estúpidos há em todo o lado

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A investigaca continua e o despejo de investimento em cima da ideia também. 2023 não é muito antigo.
            A insanidade com o fabrico de baterias é parecida. Morre muita gente e mais ficam sem terra e água por causa disso.
            A verdade é que ninguém morre por causa do CO2. Simplesmente não é venenoso.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Pois não fecha te numa sala sem circulação de ar durante 2 dias e vais ver ficas como novo e fazias um favor à malta toda

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Morres pela falta de oxigénio que entretanto consumiste , não é o CO2 que te mata diretamente. Estás a ser básico porque queres. Mas dá-me uma daquelas árvores que a pandilha elektra anda a abater para encher tudo de espelhos, e o problema fica resolvido.

          4. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Então queres meter a árvore no tejadilho do carro para consumir o CO2 do tubo de escape mais vale eliminar o tubo de escape e a arvore carro eletrico e painel solar.
            Mas para isso dou te uma das milhares que sao abatidas para fazer papel

      2. Avatar de Mariana
        Mariana

        Mais ironico ainda foi os que morreram devido as baterias que incendiaram com tanta demanda.
        E os que levaram com as pás das eolicas.
        Houve ainda quem morrese devido á toxidade, e queimaduras graves em carros eléctricos, que não puderam ser alvos a tempo, porque as ambulancias eram elas também eléctricas e não havia electricidade para as carregar..

        Mas nesses ninguem se lembra,certo?

        1. Avatar de Zé

          Houve? Onde? Ah pois, o musk bloqueou as notícias todas. Só vi mesmo a malta aflita atrás do papel higiénico.
          O carvão deixou de ser amplamente usado por razões de saúde e ambiente. Triste a sociedade que não consegue analisar 300 anos de história. De terem cidades cobertas de fumo negro (Londres, p.e.).

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lareiras.
            Hoje Inglaterra continua a queimar madeira e de que maneira (longe de Londres) e ainda pagam por isso como renováveis.
            Grandes negociatas.

          2. Avatar de Zé

            E lenha é renovável que eu saiba. Deixa pensar… E não é que é mesmo?
            Já o carvãozinho da terra…bem, também é mas demora muito tempo. Uns milhões de anos.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois mas não é lenha renovável. É lenha importada de matas aniquiladoas por esse mundo fora em nome do verde.

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Mostra la quais foram as baterias que incendiaram sff e levar com pas de eolicas essa é no minimo ridiculo ahahahahahah e ironico mesmo é que o unico carro que ardem naquele dia foi mesmo um a combustão que alias sao os que mais ardem todos os dias é um.
          Só para relembrar que grande parte das bombas de combustiveis também estavam fechadas ahahah

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se precisasse não iria ficar sem combustível.
            Até Cheganças tinha bomba aberta.
            As que fecharam foi pq acharam que não valia a pena irem a correr investir num gerador.
            Mas se a situação perdurasse era nisso que iriam investir.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Claro que iriam mas depois pagavas 12€ o litro e era até acabar o combustível porque depois a prioridade era encher os geradores dos hospitais não era da bomba de certeza.
            Quem tem carro eletrico capaz de fornecer a casa é que se safou foi so ligar o carro à casa e ficou com electricidade para tudo

          3. Avatar de Zé

            Hospitais, bombeiros, INEM, forças de segurança, proteção civil, serviços de escolas, lares de idosos, apoio domiciliário…. além das infraestruturas críticas como, p.e. os centros de saúde. O “meu” centro de saúde fechou o atendimento mas andaram à caça a recolher vacinas em todas as unidades locais para que não se estragassem e levaram para a sede onde instalaram um gerador.
            Com calma e boa vontade, tudo se resolve. E sem pânico sem açambarcamentos.
            O ser humano é que às vezes entre em modo de maluqueira. Depois da corrida aos supermercados de segunda-feira onde houveram supermercados a ficar totalmente depenados, na terça era só gente a querer devolver coisas. Que disparate. Só não foram também devolver o combustível porque não podem. Foi logo tudo a correr que nem tolos. Logo pouco tempo após o apagão já se falava em “cerca de 10 a 12 horas”. Ninguém tinha papel higiénico, água de garrafão ou chocolate do Dubai para 10 horas? Eu se não estivesse com uma amigdalite na segunda feira tinha ido na pausa do almoço ajudar a escoar o stock dos gelados à gelataria.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Gonçalo, Pagava 12€ por alma de quem?

            Quanto à função bidireccional…
            https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/apagao-o-que-ter-em-casa-para-situacoes-de-emergencia/comment-page-1/#comment-3664789
            Tenho dito!!

          5. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Por alma da bomba não é economicamente viável a bomba trabalhar com um gerador para isso teria que meter o preço do combustível que estão a usar no gerador mais o desgaste do gerador em vez de 2€ pagavas 12 e nao bufa.
            Hibrido eletrico pode ser o que tu quiseres apesar de hibrido a bateria ser pequena para alimentar uma casa mas pode ser na mesma desde que tenha energia carrega com ela, e apartamento é mais dificil ? ligas 3 carros ao diferencial do prédio ate as luzes das escadas acende

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estás errado. As que vi na passada 2ª feira a trabalhar a gerador fizeram o negócio da vida deles, tal a afluência e não aumentaram um cêntimo. Mal seria.

    4. Avatar de Mário
      Mário

      @Yamahia deixa me discordar… mas se colocares disponibilidade, CO2, carvão, ias ter um preço demasiado alto, arrisco-me a dizer proximo dos 200€ MWh.
      Quanto á importação… qual o problema de importarmos energia a -5€ o MWh como hoje?
      Continuo sem perceber as pessoas…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Importamos de Marrocos e o valor não é esse caro @Mario.

        Na verdade o que encarece o valor do carvão na UE é a taxa do carbono.

        “…The results reveal that coal-fired power plants have the lowest LCOE, ranging from 0.02 to 0.2 MAD/KWh,…”
        https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4998082

        O que equivale aproximadamente a 0,19 a 1,86 cêntimos de euro por kWh
        ( considerando a taxa de câmbio atual de 1 MAD ≈ 0,093 €.)
        Portanto menos de metade dos 0 04€ de que tinha falado inicialmente colhidos em tempos numa outra fonte. Esses 0,04 era o custo nas centrais em PT (creio eu, sem certezas)

        Qt à questão de estarmos a importar.
        Se temos capacidade instalada e a estamos a pagar por ela à custa de contraros megalómanos e insanos quer seja aproveitada, quer vá para o lixo, acho preferível aproveitar já que a estamos a pagar e bem (mais de 300€ o MWh sópara o solar). A dívida é colossal. Mais uma vez:
        https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EfwLJVpLF7YggNzfWAsAAAABhhmb9yPaEMHuIr4omlfOvQ

        1. Avatar de Mário
          Mário

          eu paguei o kwh a semana passa a 0.09 + IVA graças á importação que dizes ser ruinosa.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já com TAR, audiovisual, potência e restantes taxas?
            Tenho dúvidas.

            Divide mas é lá o total da fact pelos kWh consumidos a ver qt dá a cada um!

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Mário.
            Sobre os preços da brincadeira, bom ouvir novamente o PEDRO SAMPAIO NUNES-Eng⁰ especialista em electricidade.
            Vê especialmente a partir do min 5:35H, sobretudo para que desenganes com os preços que realmente estão caríssimos. Se não pagas na factura, pagas com impostos. É que temos falado.
            https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/a-situa%C3%A7%C3%A3o-el%C3%A9trica-em-portugal-est%C3%A1-presa-por-arames-n%C3%A3o-vejo-como-%C3%A9-poss%C3%ADvel-garantir-que-o-apag%C3%A3o-n%C3%A3o-se-vai-repetir/vi-AA1DUkpp?ocid=msedgntp&pc=LCTS&cvid=31497d2db12c4ce99e73b6d2c99a876f&ei=36

        2. Avatar de Jaquim
          Jaquim

          especialista mas pouco, porque é que a China com carvão a rodos está a fechar as suas centrais e a substituir por outras fontes renováveis e nucleares. Certamente porque não consultaram o especialista tuga

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó Jaquim, deixa de ser naif.
            A China não fecha. A China abre cada vez mais centrais a carvão.
            https://www.rinnovabili.net/policy-and-affairs/chinas-coal-power-plants-record-approvals-and-new-construction/

  8. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    De Espanha nem bom vento nem bom casamento!

    Ontem foi a luz. Amanhã poderá ser a água do Tejo.

    1. Avatar de José Melo
      José Melo

      O caso é milhares de vezes pior do que isso.

      Quando Portugal destruir o seu armamento a combarer a Russia, a Espanha apanha-se numa situação de invadir o País e fazer o que quiser conosco.

      Serviços criticos teem que estar salvaguardados.
      Até pode haver partilha, mas tem que existir sempre um backup cá!!!
      Eu concordo com o Julio acima, é mesmo imperativo.

      De não esquecer que a Espanha ocupa, e ainda quer ocupar mais Território Nacional.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        A Espanha quer invadir Portugal? LOOOL
        É bom que esperem pela altura certa…senão levam um tareão AHAHAH

      2. Avatar de Zé

        Portugal consegue produzir energia mais que suficiente para si próprio, não é a questão de ter um “backup”. Tem momentos em que simplesmente compensa comprar.
        Houve uma falha grave no sistema. Não devia ocorrer, mas nada é 100% infalível. É a vida. No ano passado eu meu telemóvel morreu e fiquei tive que esperar até ter outro.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      nem a -5 € / MWh? Para encher barragens? Depois andam a gritar que as eletricas esvaziam as barragens…