Retirados mais de 100 mil kg de plástico da Grande Mancha de Lixo do Pacífico

23 Comentários

Parece de filme, mas o oceano alberga, efetivamente, uma ilha formada apenas por plástico. A caminhar em direção à extinção desse lixo, a The Ocean Cleanup retirou mais de 100.000 kg de resíduos da Grande Mancha de Lixo do Pacífico.

O aperfeiçoamento dos equipamentos poderá permitir que se elimine essa ilha de vez.



Conforme explica o Público, a Grande Mancha de Lixo do Pacífico é “uma ilha em que não se pode caminhar: é toda feita de plástico flutuante”. Embora pareça um conceito inventado, a verdade é que o oceano está, efetivamente, a albergar uma enorme quantidade de lixo acumulada.

Com os sistemas anteriores da The Ocean Cleanup já tinham recolhido mais de 7.173 kg de plástico. Em agosto de 2021, no sentido de continuar a retirar esses resíduos da água, de forma mais eficiente, a The Ocean Cleanup instalou a Jenny.

Desde essa data, o Sistema 002 já recolheu 101.353 kg de plástico, em 45 extrações, limpando uma área de mais de 3.000 km2 – comparável ao Luxemburgo. Portanto, no total, estamos a falar de mais de 108.000 kg de plástico.

The Ocean Cleanup

Em 2018, de acordo com um estudo levado a cabo pela The Ocean Cleanup, a Grande Mancha de Lixo do Pacífico já tinha acumulado 79.000.000 kg. Se conseguirem repetir esse carregamento de 100.000 kg de plástico 1.000 vezes, a Grande Mancha de Lixo do Pacífico poderá desaparecer.

Estou orgulhoso da equipa da The Ocean Cleanup por ter atravessado este marco, o que é, tanto mais notável quanto o Sistema 002, ainda é um sistema experimental. Agora que a nossa tecnologia está validada, estamos prontos para avançar para o nosso novo e expandido Sistema 03, que deverá capturar
plástico a um ritmo potencialmente 10 vezes superior ao do Sistema 002, através de uma combinação de maior tamanho, maior eficiência, e maior tempo de funcionamento. A nossa transição para o Sistema 03 deverá começar em breve.

Partilhou Boyan Slat, CEO e fundador da The Ocean Cleanup.

Por agora, a equipa está focada no desenvolvimento do Sistema 03.

 

Leia também:

Portugal já inaugurou a gigante “Gigabateria” do Tâmega

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raven
    Raven

    Isto é que são notícias de valor… Agora as bordas do CR já enjoam!
    Keep up the fight!!!

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Será? isso depende de que lado animal estiveres. Aquela porcaria toda que se vê na imagem é um excelente sitio para biliões de microorganismos se desenvolverem.

      1. Avatar de XPTO
        XPTO

        Dever ser o comentário idiota do ano. Vou votar neste!

        1. Avatar de roger
          roger

          > Será? isso depende de que lado animal estiveres. Aquela porcaria toda que se vê na imagem é um excelente sitio para biliões de microorganismos se desenvolverem.

          Se o patch fosse grande, servia de recife artifical. Microplasticos, regra geral, são apenas tóxicos. Mas é as noticias desta mancha são sempre um exagero. A densidade de pásticos é apenas de 4 partículas por metro cúbico, o que faz com que nem possa ser observado por satélite.

          en.wikipedia.org/wiki/Great_Pacific_garbage_patch

          E é por isso que os esforços de limpeza são limitados. As 100 toneladas evidenciadas no artigo no meio de 79 mil toneladas (IQR = 45–129) não chegam a 1%.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Esgotos também é um excelente sitio para biliões de microorganismos se desenvolverem, e em regra geral, são apenas tóxicos. Sendo assim nem sei porque as pessoas são contra os mesmos

          2. Avatar de AlexS
            AlexS

            “Se o patch fosse grande, servia de recife artifical. ”

            Precisamente, serve de abrigo, tal como se afundam hoje navios para servir de abrigo à fauna maritima.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1
        Quando jogamos lixo para o chão estamos a promover o desenvolvimento de biliões de microorganismos.
        Próxima vez que for á praia vou apoiar a biodiversidade levando umas sacas de lixo.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Leva mais algumas sacas e deixa à porta do AlexS

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Penso não ser necessário, ele como bom defensor da Ecologia e Biodiversidade deverá estar bem abastecido.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Toda a gente devia fazer o mesmo, não digo sacas, mas se levassem uns saquinhos de lixo, sempre era menos lixo nas praias e consequentemente no mar

        3. Avatar de AlexS
          AlexS

          Sim, uma praia cheia de lixo tem bem mais biodiversidade que uma praia limpa.

          limpa é melhor para os humanos, mas não necessariamente para os animais.

        4. Avatar de AlexS
          AlexS

          O ponto é que muito do combate “ambientalista” é só um combate estético.

  2. Avatar de XPTO
    XPTO

    Por acaso estas BOAS notícias não aparecem nas telejornais.
    Parabéns ao Ocean Cleanup e ao PPLWARE por a divulgar!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Concordo; no meio de tanta notícia negativa é ótimo ler estes pedaços de esperança.

    2. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      A desgraca vende mais. ‘E primário.

    3. Avatar de secalharya
      secalharya

      Claro que não aparecem. O governo quer que o povo compre o máximo de produtos para ir buscar €€€ do IVA e afins.
      Que se lixe o planeta!

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Tudo para ti é culpa dos governos? Pensava que quem pretende vender mais são as empresas e é a lógica do capitalismo.
        Cabe ao governo (ou mais especificamente aos munícipios) gerir o lixo que nós produzimos.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Esta notícia por um lado é boa, por outro lado significa que a limpeza dos oceanos vai ser um negócio e ninguém vai estar interessado em prevenir que os plásticos cheguem ao mar, pois alguém vai sacar lucro do plástico recolhido nos oceanos.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Isso tem uma lógica… E que tal tentar não sujar os oceanos?

      Por essa ordem de ideias também já deveria haver negócios para a limpeza de matas. Ajudaria a prevenir incêndios tão fortes e serviria para biomassa.

    2. Avatar de Raven
      Raven

      Todas as tragédias têm um lado económico, que alguém irá aproveitar e lucrar. Mas é melhor haver quem fatura (como no caso das vacinas) do que deixar andar… Tbm já investimentos avultados no desenvolvimento de tecnologias que permitem está remoção de lixo. Acho bem.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Se a limpeza dos plásticos dos oceanos vai ser um negócio for um negócio assim tão bom, podemos ficar descansados porque alguém se vai encarregar de não os deixar chegar lá.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Por acaso 100 toneladas é bem pouco, mas fico feliz pelo início