Feito histórico! Produção de energia eólica e solar da União Europeia ultrapassou a do gás

15 Comentários

As medidas que a União Europeia tem colocado para tornar a produção de energia mais amiga do ambiente parecem estar a resultar. O período não é o mais amigável, com limites e problemas no abastecimento de matérias-primas, mas ainda assim há excelentes notícias.

A quantidade de eletricidade produzida a partir da queima de combustíveis fósseis na União Europeia deve cair este ano. Isto acontece à medida que esta se concentra em energias renováveis para substituir o fornecimento de energia da Rússia.

energia eólica solar gás União Europeia

Novos máximos da energia eólica e solar

A Europa correu para encontrar fontes alternativas de energia depois que a Rússia cortou os fluxos de gás na sequência da invasão da Ucrânia, elevando os custos de energia. Isso levou a uma maior dependência de combustíveis fósseis, em parte devido a uma queda na energia nuclear e hidroelétrica.

Ainda assim, a energia solar e eólica preencheu grande parte da lacuna, produzindo um recorde de 22% da eletricidade da UE no ano passado, ultrapassando o gás pela primeira vez. Há um foco na redução rápida da procura por gás ao mesmo tempo que elimina gradualmente o carvão. Isso significa também que uma enorme expansão da energia limpa está a caminho.

energia eólica solar gás União Europeia

Gás e carvão estão a perder terreno

A quantidade de eletricidade produzida a partir da queima de combustíveis fósseis na União Europeia deve cair este ano, à medida que o bloco se concentra em energias renováveis para substituir o fornecimento de energia da Rússia.

A geração total de fósseis pode cair 20% este ano, com a geração relativamente cara a gás natural caindo mais rapidamente, de acordo com a Ember, um think tank de energia com sede no Reino Unido.

energia eólica solar gás União Europeia

União Europeia está a reagir à guerra na Ucrânia

A Ember espera que a produção de energia baseada no nuclear seja estável em 2023, já que a eliminação gradual dos reatores alemães compensa o retorno das unidades francesas. Na energia hidroelétrica espera-se um aumento de cerca de 40 terawatts-hora este ano, depois de uma seca histórica que limitou recursos críticos em 2022.

Os altos custos de energia ajudaram a reduzir a procura de energia em cerca de 8% no quarto trimestre de 2022, em comparação com o período homólogo. Se a trajetória continuar assim, poderá contribuir para um declínio substancial no uso de combustíveis fósseis em 2023.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Com investimentos chaves aqui e ali podemos atingir os 100% regularmente sem grandes dificuldade, o aumento dos carros elétricos é um problema neste nível mas mais uns aninhos e acredito que conseguimos ter 100% de renováveis com 80% de elétricos

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Historico? A europa ja devia ser 80% energia renovavel, portugal nesse aspecto lidera com 96% de energia de fontes renovaveis.

    1. Avatar de Nhecos
      Nhecos

      Sei que estamos muito acima da média europeia, mas 96%? *Citation needed…

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      96%?! Onde viu isso?

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não sejas tão exagerado!

      «Entre janeiro e dezembro de 2022 foram gerados 44 059 GWh de eletricidade em Portugal Continental, dos quais 56,9 % tiveram origem renovável.
      Fonte: REN
      Análise: APREN»

    4. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      96% em certos dias/meses do ano. Qua do existe abundancia de agua e vento. No verão o valor está muito longe disso.

      O valor anual para 2021 é de 59%

      https://datahub.ren.pt/media/hkkdskwq/dados-técnicos-2021.pdf

  3. Avatar de Jose
    Jose

    Óptimas notícias.

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Pelo que diziam ontem num outro artigo, ha um problema de fundo com 97% da produção dos wafers a serem produzidos pela china.
    A carroça anda sempre à frente dos bois com UE, daqui 5 anos não é a Russia é a China e adeus painéis solares.

    Não deixa de ser uma boa noticia, mas os investimentos deviam de ser feitos para reformas e resultados a longo prazo e não e ações de curto prazo

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    E se o estado criar uma rede seria de incentivos a instalações solares para particulares, que irão devolver a rede muita energia aí a coisa irá ainda melhorar bastante
    Basta ter coragem e apresentar as famílias portuguesas( a todas) algo apelativo e JUSTO.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Já existem incentivos, por exemplo, o Fundo Ambiental
      Agora podes questionar se poderiam ir mais longe e alargar a pessoas…

  6. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    A energia renovável/limpa/sustentável, é ineficaz, extremamente poluente, prejudicial à Natureza, ao Meio-Ambiente, ao Ser-Humano, e dependente dos combustíveis fósseis.

    Com isto a união europeia (ue) dá mais um passo para o sub-desenvolvimento, pobreza energética, desemprego, pobreza, miséria, e fome.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Poderias detalhar o “dependente dos combustíveis fósseis” vs gerar electricidade queimando carvão ou gás?

  7. Avatar de António II
    António II

    Nem tudo é mau na humanidade! A ciência podia era estar mais avançada e não tão dependente dos interesses dos árabes!

  8. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Se Portugal tiver inergias de autosufficiente?
    Seria a maior riqueza conseguida da história?
    O problema do cofre do estado é os funcionários públicos !
    São caríssimos em base ha produtividade do país?
    Vai tudo direitinho para o estado?
    Devia de haver uma democracia tipo a de Luxemburgo.