Polónia pretende que a Coreia do Sul construa a sua 2.ª central nuclear

8 Comentários

A Polónia tem planeado a construção de uma central nuclear para substituir as suas centrais a carvão e, dessa forma, combater a poluição que gera. Depois de assinar com os Estados Unidos da América (EUA) e a Westinghouse para a sua primeira instalação, o país espera, agora, que a Coreia do Sul se encarregue da segunda.

O memorando de entendimento já foi assinado e o contrato vinculativo está previsto para o próximo ano.

Central Nuclear

Os países europeus, e a própria União Europeia enquanto entidade, aperceberam-se do impacto que a sua dependência energética relativamente à Rússia tem. Neste caso, a novidade chega da Polónia, que passou décadas a planear a construção de uma central nuclear, por forma a substituir as suas centrais de carvão e, assim, atenuar a poluição atmosférica.

Perante a invasão pela Rússia da Ucrânia, no início deste ano, e a utilização do seu domínio energético para exercer pressão económica e política sobre as nações europeias, os países, nomeadamente a Polónia, sentiram ainda mais urgência em procurar fontes de energia alternativas.

Dias depois de a Polónia ter anunciado que tinha escolhido os EUA e a Westinghouse para construir a sua primeira central nuclear, o país anunciou a assinatura de um novo memorando de entendimento, pelo ministro polaco dos bens estatais e vice-primeiro-ministro, Jacek Sasin, e pelo ministro sul-coreano do comércio, indústria e energia, Lee Chang-Yang.

Primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki
Primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki

Em Seul, funcionários dos governos polaco e sul-coreano, assim como de empresas energéticas (as polacas PGE e ZE PAK, e a coreana Korea Hydro & Nuclear Power), reuniram-se para assinar o acordo que oficializa a parceria para o desenvolvimento da segunda central nuclear. De acordo com o Associated Press, esta será construída com tecnologia coreana, em Patnow, no sudoeste da Polónia, a cerca de 230 quilómetros de Varsóvia, e verá o seu contrato vinculativo assinado no próximo ano.

 

Diminuir a dependência energética é apenas um dos objetivos da Polónia

Se, por um lado, a Polónia pretende reduzir as suas emissões de carbono e procurar segurança energética, por outro, a Coreia do Sul acredita que este projeto poderá ser uma forma pertinente de relançar a indústria de energia nuclear do país. Afinal, o seu último acordo de exportação data o ano de 2009, e foi assinado com os Emirados Árabes Unidos.

Para o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, o acordo é um “investimento estratégico”, que tem como objetivo reforçar a “soberania no domínio da segurança energética” da Polónia.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fan
    Fan

    E Portugal a dormir….

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Hibernado sem previsão para acordar nos próximos séculos!

  2. Avatar de Fan
    Fan

    Polonia em 2004 entrou para a UE com um pib 3x inferior a Portugal. Passados 18 anos ja nos ultrapassaram em tudo com salarios medios de quase 2000 euros em IT entao pagam mais de 4000 e o PIB é atualmente 4 vezes superior ao Portugues e a crescer. Tem o maior aeroporto da europa em construcao, linhas TGV em todo o pais e nuclear em construcao e Portugal continua na mesma. O custo medio de vida é uma maravilha, comprei um T4 com jardim e garagem a 20 mins do centro que custou o equivalente a 180 mil euros. Aconselho a todos, ainda para mais com voos directos para Lisboa a 30 euros de ryanair, Tap, wizzair em 2 aeroportos modernos. Ja nem falo nas polacas eheh

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Em Portugal apenas se aposta na distribuição de riqueza e não em formas de captar/criar mais riqueza. É um problema que já vem do passado e que ainda esta enraizado na mente de muitas almas, que pensam que o dinheiro cai do céu. Enquanto não mudarmos, vamos ver SEMPRE os outros a ultrapassar-nos 🙁

    2. Avatar de JS
      JS

      Acho que vou emigrar para lá

    3. Avatar de Milhais
      Milhais

      Completamente de acordo. O mais engracado foi ter me mudado para a Polonia a 9 anos atras, e em Portugal toda a gente me chamou de maluco. Hoje em Portugal tudo estagnado e eles a evoluir a olhos vistos.
      Muitos portugueses a ganhar excelentes salarios em accouting e IT sem duvida, salarios que em Portugal so em sonhos.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Pelos vistos Hiroshima e Nagasaki não lhes serviu de emenda!