Planeta vai ter 8 mil milhões de habitantes a partir de hoje

67 Comentários

O planeta atinge esta terça-feira os 8 mil milhões de habitantes. Este é um marco histórico que lança um conjunto de desafios, especialmente ao nível do ambiente.

Os ambientalistas alertam para a necessidade de se moderar o consumo de recursos. Além disso, é também importante reduzir emissões de gases com efeito de estufa para combater alterações climáticas.

Planeta vai ter 8 mil milhões de habitantes a partir de hoje


População com 8 mil milhões de habitantes? Alerta para o ambiente…

É sem dúvida um “grande número”. O planeta Terra vai passar a ter 8 mil milhões de habitantes, mas há muito a fazer para defender o nosso planeta.

Pedro Nunes, da Zero, refere que…

Os países mais ricos e pouco populosos são os maiores responsáveis pelas emissões de gases com efeitos de estufa [o que evidencia uma] distribuição assimétrica em termos de consumo de recursos

Segundo releva o JN, o continente africano “tem 16% da população, mas representa 4% das emissões”. Já a Ásia “tem 56% da população e emite 35% dos gases com efeito de estufa”, o que no ano passado equivaleu a 18 mil milhões de toneladas de CO2 em 2021. Ainda segundo o ambientalista, os Estados Unidos foram responsáveis por 15% das emissões e a União Europeia por cerca de 10%. No global, “os 10% da população mais abastada são responsáveis por 50% de todas as emissões”.

Planeta vai ter 8 mil milhões de habitantes a partir de hoje

Mas como se chega ao número de 8 mil milhões?

O marco de 8 mil milhões foi calculado pelo Fundo das Nações Unidas para a População. O crescimento tem sido exponencial desde a década de 1950, altura em que éramos “apenas” 2,5 mil milhões de habitantes.

A organização estima que se vá atingir um pico de 10,4 mil milhões na década de 2080, seguindo-se uma estagnação até ao final do século. O jornal refere ainda que já em 2023 a Índia irá ultrapassar a China. A população da China vai começar a diminuir e prevê-se que reduza para 1,3 mil milhões em 2050. A da Índia deverá chegar a 1,66 mil milhões em 2050.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Cada vez mais ta tudo f***** mas bora fazer mais filhos que não vão ter que comer.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Quem se lembra da “anedota da trampa”?

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Vem tudo para a Europa.
      Há lugar para todos e com direito a tudo desde o primeiro dia.
      Entretanto os indígenas andam anos à espera de uma cirurgia e centenas de milhares não têm médico de família e outros morrem nos corredores dos hospitais.
      Mas calma, merecemos isto e muito mais.
      Votem neles que isto tem tudo para acabar bem.

      PorcoDoPunjab, o porco imobiliário e encantador de burros.

      1. Avatar de AP
        AP

        Se o teu ídolo cehgar ao governo a população mundial é logo desbastada para metade… É isso?

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          AP, não estou a ver bem como é que o Johann Sebastian Bach ou o Jimi Hendrix iriam reduzir a população para metade uma vez que um morreu em 1970 e outro em 1750.
          Mas pronto, é o que temos.
          Entretanto, já abriu as portas de sua casa para receber alguns?
          Do que está à espera?
          Tanta boa vontade merece mais que apenas palavras.
          De certeza que na sua casa caberá mais um ou dois… Mostre lá então a força das suas convicções.

          Olhe só mais uma coisinha, alguma coisa do que eu escrevi antes é mentira?
          Tem um problema com a verdade e com quem não alinha nos delírios do politicamente correcto?
          Problema seu.

          PorcoDoPunjab, o porco que dá música e encanta burros

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            Esses imigrantes refugiados vêm para cá fazer os trabalhos de me%&€ mal pagos que os portugueses não querem fazer…
            Nos anos 80 foram os africanos dos palops

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      O problema não é ter filhos, se não tiveres filhos ou as pessoas terem menos só vai fazer com que o planeta fique com uma população extremamente evelhecida, é uma pessima solução o problema é que as pessoas duram cada vez mais, mais tarde ou mais cedo vai ter que ser implementado um limite de idade é escandaloso eu sei mas é o que vai ter de acontecer

      1. Avatar de AP
        AP

        Se decidirem limpar os velhotes com nome a começar pela letra N então por mim está tudo bem.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Por mim tambem não, não me importo de servir de cobaia aos 85 podem-me dar a injeção

      2. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        WTF??? Tens que fumar menos disso…

        Em Portugal não é preciso. Somos forçados a morrer: trabalhar até aos 70 daqui a mais, e com uma reforma que nem pros medicamentos dá, eu quando chegar a reforma se calhar não a gozo por 5 ou 6 anos. Se chegar lá…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Agora é encandaloso mas não sou nem o primeiro nem o ultimo a falar disto mas claro é daquelas que so vai ser implementado quando estivermos a beira de uma catastrofe por falta de recursos, este planeta não tem nem recursos nem tamanho para mais de 10 mil milhões e para lá caminhamos a passos largos

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Mas está descansado que se não quiserem implementar isto logo se inventa para ai um covid feito pelo homem para arrumar mais nao sei quantos velhos

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            Eu tenho uma ideia melhor que a tua: a partir dos 40, de 5 em 5 anos, um gajo tinha que fugir a um leão, uma alcateia de lobos um urso, algo assim…

      3. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Nuno, obviamente que o limite de idade seria para arraia miúda porque tudo o que é político e afins esses podem durar 500 anos porque fazem cá muita falta…

        PorcoDoPunjab, o porco sem limites de idade e encantador de burros

    4. Avatar de Louro
      Louro

      É na realidade fruto da pobreza, da falta de recursos e da falta de educacao no que diz respeito a planeamento familiar.

      Se reparares, quanto mais desenvolvidos os países forem, menos filhos há… e não é de todo necessário ires muito longe, Portugal é um bom exemplo.

      Entre 1960 e 1990 passamos de uma taxa bruta de reprodução de 1.56 para 0.77 e atualmente estamos em 0.65.
      Se olharmos para os nossos avós/bisavós, vamos ver que era comum eles terem 10 irmãos, hoje, o habitual é sermos filhos únicos ou termos um irmão.

      Isto foi possível através da evolução do país, mais educação e planeamento familiar, aliado claro ao facto de hoje darmos mais prioridade a nossa carreira profissional e acabarmos por deixar ter filhos para segundo plano.

      1. Avatar de Opiniões da treta
        Opiniões da treta

        Eu não considero Portugal um país desenvolvido, mas isso é outra história…
        O problema dos países desenvolvidos é ter a população envelhecida e não existir renovação de gerações. Portanto, o facto de estar a não contribuir para o aumento da população não vai poupar o planeta, mas vai trazer outros problemas graves à população existente.
        O “bem abençoado” COVID já arrumou com muitos velhos, mas não chegou. Vem aí a ww3 para resolver o problema do excesso de população por mais alguns anos…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Portugal não é desenvolvido? Falas de barriga cheia!

          Não vou dizer que é um paraíso mas daí a dizer que não é desenvolvido já é demais…

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Mr. Y, Portugal é desenvolvido sim senhor.
            Em relação ao Burkina Fasso somos de outra galáxia.
            Em relação à Suíça ou Áustria somos o Burkina Fasso da europa.

            Como vê, copo meio cheio copo meio vazio…

            Razão tinha o outro que nos idos anos 70 disse que Portugal iria ser tomado por gente do mais reles que poderá haver e transformará um país com grandes potencialidades num sítio mal amanhado e dependente da caridade de terceiros.
            Pois bem, e não é que o dito senhor tinha toda a razão?
            Mas tem razão num aspecto, para políticos e demais agiotas isto é um país e povo maravilhoso.
            Para os outros, é tão bom e desenvolvido que a emigração está nos níveis mais elevados em décadas
            Lá está, estão fartos de estar bem… Só pode ser isso.

            PorcoDoPunjab, o encantador de burros

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          O resto do texto nem tem comentário possível…

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Diga-nos o seguinte: é mentira? Não tem comentário porque o dito senhor acertou em cheio, quer queiramos ou não. Hoje somos desgovernados por gente inqualificável, que se esconde por detrás da memória de peixe de um colectivo adormecido e basbaque o suficiente para discutir mais um jogo de futebol, chegam a ser casos nacionais que a qualidade de quem o desgoverna.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Para esta gente ter casa, carro à porta de casa, pelo menos fazer 3 refeições por dia, ter roupa para se agasalhar, não chega, para mais de metade da população mundial é um sonho impossível de alcançar, mas aqui somos uma porcaria.
            O que faz falta a muita gente é viajar e quando digo viajar não é ir as capitais europeias e viajar para lugares onde podes fazer a diferença nem que seja pintares uma escola primária, aí e só aí talvez consigam ver que Portugal é um país fantástico mas que não é perfeito

          3. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Mr. Y , a sua capacidade de análise do mundo onde vive é, sem qualquer margem para erro, zero.
            Das duas uma, ou tem tudo dado pelos papás e então vive numa bola de cristal em que basta pedir e o papá dá ou então está nalgum tacho partidário em que basicamente vai dar ao mesmo…

            Acorde para a realidade, deixe lá as ideologias de parte.

            PorcoDoPunjab, o porco insubmisso

  2. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Este é o nosso verdadeiro problema: crescemos, multiplicamo-nos e consumimos tudo á nossa volta até esgotar. Tipico vírus. E depois vem a conversa fiada da descarbonizacao, da electrificação, dos custos da energia, etc, etc. E coragem política para inverter o crescimento da população? E combater o interesse econômico neste crescimento suicida?? Pois.

    1. Avatar de AP
      AP

      A ganância humana é que lixa tudo…

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Cada pessoa á face da terra é “um potencial cliente, um potencial comprador”…

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Perante o cenário horrível que descreve, suicide-se a si e à sua família, com esse acto estará a contribuir para inverter a situação calamitosa que refere.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        É por essa atitude que estamos como estamos. O que sabe de mim ou da minha familia ? Antes de vir para aqui com diarreia verbal e ofender os outros, devia refletir um bocadinho que fosse. O cenário é horrivel mesmo. Só não o vê quem opta por não o ver, como é o seu caso. Abras os olhos. Acorde para a realidade. Conhece a experiência do sapo na panela ? Pois, nós somos o sapo e o planeta é a panela com a agravante de que somos nós que aquecemos a água, somos nós que perdemos (como o seu caso) o discernimento e a capacidade de avaliar a real causa das coisas e nem podermos saltar daqui para fora, mesmo que tal fosse possivel. MAs esqueça: por mais horrivel que o cenário seja, mesmo que alguem esteja a ver a solução, ninguem vai admitir que a vê. Eu vejo, e não tenho problema em aqui a expor. O que é certo é que vão todos continuar a caminhar para o ponto final (o ponto sem retorno já passou há muito). É capaz de ver isso ? Não o aconselho a suicidar-se, mas prepare-se para algo pior, ou pelo menos, prepare os seus familiares mais novos ou as gerações vindouras que estão já a nascer. Lamento, mas é isto.

    3. Avatar de Jose
  3. Avatar de Joao M
    Joao M

    Isto é com cada comentário alarmista.. Porque é que a malta que diz “já somos muitos” não vai para um precipicio e se atira de lá? Assim é menos um. Não fazem isto porque até gostam de aqui andar, nem que seja a ser do contra ou “velho do restelo”. Ou faz lembrar aquela malta que diz que vai para manifs fazer barulho mas quando são entrevistados e perguntam o que o plan otem especificamente de mau ou que solução têm a resposta é “não sei” ou “não li em pormenor” .

    Sim, o mundo tem problemas mas não é com alarmismos e datas abitrárias para metas que as coisas se resolvem. O mundo tem muito espaço para 8 mil milhões. O que nós temos é um problema de gestão de recursos. Temos muita malta por esse mundo fora a morrer à fome enquanto do outro lado do planeta à malta a morrer por doenças ligadas a obesidade. Temos malta que bebe água contaminada enquanto que do outro lado temos malta que desperdiça àgua com banhos em banheira todas as semanas. Temos pessoas a viver empilhadas em zonas com densidades populacionais elevadissimas (India por exemplo) enquanto que noutras partes do mundo vemos uma casa a cada quilometro. Enquanto que de uma parte do planete não há energia nem para cozinhar, do outro lado gastasse milhares de KW/h só a gerar bitcoins ou luzes de natal.

    Se queremos resolver os problemas do planeta então antes de fazer reinvidicações vazias de “sumo” mas cheias de chavões ; porque não juntar toda a sapiência humana e realmente ir resolver os problemas da malta que está com fome e sede? Isto não interessa porque isso nõa dá dinheiro e muito menos likes em redes sociais. Nessas questões não vemos “BLMs” ou cancelamentos ou seja o que for – atira-se dinheiro para o problema quando o problema não é dinheiro é gestõa e vontade de resolver (que inclui a muita responsabilidade que os governos locais têm nesses temas).. Africa, por exemplo, é o continente mais fértil e cheio de recursos naturais à face do planeta, no entanto não se consegue governar. América latina diria que é o mesmo. Enfim.
    Nós não somos muitos , temos é uma concentração elevada de malta quee , como diz o outro, “fala fala fala fala mas não vejo a fazer nada”

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Falas de um utópico equilíbrio que é, foi e será sempre impossível de acontecer dada a natureza humana. Nós somos o vírus que está a matar o planeta. Não é alarmismo, é evidência.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Claro. Basta ver 10 pessoas a viver dia recursos de uma pequena Ilha, se forem 500, não há ilha que aguente para satisfazer as necessidades se todos. Assim mais simples talvez percebam melhor.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Ninguém entende, ou melhor, não querem entender.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Isso que falas além de não ser possivel por vivermos e subsistirmos com base no capitalismo, teria o efeito contrário, iria potenciar uma maior taxa de natalidade e com ainda menor taxa de mortalidade e voltariamos novamente ao problema dos recursos, dessa vez sem os ter.
      A unica solução é mesmo aplicar controlos de natalidade, 2 crianças por casal, ou seja 1 por pessoa, se a pessoa se divorcia e vai casar e já tem a sua quota de filhos não pode ter mais, isso aliado à normal mortalidade por problemas de saúde, acidentes, desastres naturais, etc, por si só encarrega-se de fazer o balanceamento correcto da população, além disso cria muita consciencialização para que se tenha menos filhos e se usem menos recursos e menos desperdicio.

  4. Avatar de Guilerme Gonçalves
    Guilerme Gonçalves

    Superpopulação? A terra aguenta mais. Se dessemos 1000m2 de terreno a cada pessoa no mundo, cabiamos todos apenas na Austrália, sobrando todos os outros continentes!!

    Ou seja uma família de 4 pessoas teríam 4000m2 para cultivar toda a comida que necessitam. Isto tudo sem “estragar” os outros continentes todos…

    Mais uma narrativa de terror. “Criar dificuldade para vender facilidade”

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Então a solução é virarmos todos agricultores e emigramos para a Austrália?

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Mr. Y, não. não vai para a Austrália.
        A política migratória deles é super restrita.
        Só entra quem eles querem por precisarem das qualificações que possa ter.
        Se vai lá de barquinho a dizer que é refugiado vai logo recambiado.
        É que nem chega a pisar terra.
        A marinha deles impede a chegada desses barcos aos portos.
        Vão logo para de onde vieram, para a frente é que não vão.
        Para entrar lá só legalizado e preencher os requisitos que eles pretendem.

        Já que estamos a falar disto vou contar o seguinte…
        Nos idos anos 90 a embaixada da Austrália em Portugal, e seguramente as outras fizeram o mesmo, abriu um programa, criado pelo governo Australiano, obviamente, para captar Portugueses para irem para a Austrália viver.
        Eu não sei as condições todas porque já não me lembro mas lembro de algumas.
        Cá vai…
        Só queriam casais, casados, namorados, o que fosse, desde que fosse um casal.
        Mas um casal dos anos 90, não é dos de agora. Disso têm eles lá muito…
        Tinha que se ter uma idade não superior a 35 ou 40 anos, já não sei bem.
        Tinha que ter as qualificações que eles precisavam… se bem recordo eles queriam muito era pessoal das obras, pedreiros, carpinteiros, electricistas, etc…
        Claro que médicos, engenheiros e profissões semelhantes esses tb não teriam dificuldade em serem aceites.
        Quando os seleccionados lá chegassem ao país dos cangurus, teriam uma casa enorme à espera, com uma renda minorca, porque era do Estado, e trabalho garantido, creches gratuitas para quem já levasse miúdos daqui, e outras coisas mais.

        Mas atenção, e agora é que a porca, e não o porco, torce o rabo, quem fosse tinha que assinar um documento em que teria que lá ficar ininterruptamente durante 12 anos a contar da data em que chegou.
        Ou seja, ai e tal quero ir para Portugal de férias ou outro motivo qualquer, ninguém impede, ninguém era preso por isso, perdia era as benesses que recebia.
        Lógica deles era, nós queremos que vcs venham para aqui e nunca mais se lembrem de Portugal.
        A partir de agora são Australianos.
        Alguém que não vem a Portugal durante 12 anos provavelmente nunca mais retorna…
        Eles investiram milhões no programa, não era para lá chegar alguém e dizer ai e tal aqui há muitos crocodilos e vou embora.

        PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      2. Avatar de Guilerme Gonçalves
        Guilerme Gonçalves

        Para quem tem uma visão limitada pode ser essa a solução sim. No entanto basta ver a imensidão de terras que sobram e a quantidade de terra que dá a cada um se fosse dado 1000m2 a cada habitante do mundo.

        Qualquer capacidade de abstração mínima dá para chegar a uma conclusão, não?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      só uma pequena retificação mil milhões são exatamente mil milhões e não 1 milhão a australia tem cerca de 8 milhões de km2 e não 8 mil milhões portanto se todos fossemos para a australia terias 1 m2 e não 1000 uma famila de 4 teria 4m2 que é uma wc generosa

      1. Avatar de JP
        JP

        Tens a certeza?
        então se 1km2 são 1000m (1 pessoa) x 1000m, isto dá quanto? 1000 pessoas a receberem 1000m?
        1000 pessoas vezes 8milhões (area da austrália, como disse) dá quanto? 8 mil milhões?
        Acho que não estou a fazer mal, mas também é verdade que não sou bom em contas!

      2. Avatar de Guilerme Gonçalves
        Guilerme Gonçalves

        @Nuno, estudaste? Sabes converter km2 em m2?

        Vamos a contas:
        1. Australia tem 8 milhões de kilometros
        2. a dividir por 8 mil milhões de pessoas, dá 0.001km2 a cada pessoa.
        3. convertendo km2 em m2 temos que; 0.001 sq km = 1,000 sq m (podes ver por exemplo aqui: https://pt.justcnw.com/superficie/quilometros-quadrados-metros-quadrados/)

        E sim, são 4000m2 para uma familia de 4 pessoas.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Chato é o deserto.

        2. Avatar de Dinis
          Dinis

          Não sei como fazes essas contas:
          1000 metros por mil metros são 1000 km2
          1 Km2 são 1.000.000 m2
          Só que 1000 m2 são 31,62 m x 31.62 m não são 1000×1000… é só fazeres a raiz quadrada de 1000…

          1. Avatar de JP
            JP

            ele faz as contas….com Matemática.
            1000m por 1000m são 1000km2? em que planeta??
            para tentares perceber melhor, 1m2 é 1m por 1m. Logo 1km2 é…BOA! 1km por 1km!
            vocês vão lá mas é fazer uma actualizaçãozita do tempo de escola.

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Ao afirmares que a Terra “aguenta mais” estás implicitamente a admitir que há um limite para não aguentar mais. Ou seja, o terror que dizes existir na narrativa alheia tem para ti um número. É só isso.

      1. Avatar de Guilerme Gonçalves
        Guilerme Gonçalves

        A terra está longe do limite, e podes ver pelos calculos de quanto de terra dá a cada um ocupando apenas a austrália. O que existe é uma má distribuição da população. Existe espaço para todos e ainda sobra bastante.

        A narrativa de “não temos um planeta b” e a “terra está sobrelotada” são sim narrativas para com o medo poder aplicar mais umas taxas, justificar uma série de medidas que normalmente ninguém aceitava, … e sim, atravez do medo.

        Segundo a tua exposição, se eu dissesse que um deposito de gasóleo não está cheio aos 30% de capacidade é só uma questão de prespectiva?

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          O gasóleo não se compara com a natureza humana. Que raio de analogia a tua. O fator humano, aliás aquilo que faz de nós diferentes em relação a todas as outras espécies não vai ser suficiente para evitar o mais elementar comportamento animal que também está no nosso ADN. Caminhamos para a autodestruição, outras espécies virão, mais ou menos inteligentes e um dia vai o planeta também, nem que seja pelo tempo de vida da estrela mais próxima. Agora, no ponto em que estamos, somos muitos, somos demasiados, acentuamos a cada dia que passa os desequilíbrios e é isso que nos mata lentamente, tão lentamente que alguns acham que a terra “aguenta mais”.

          1. Avatar de Guilerme Gonçalves
            Guilerme Gonçalves

            Nem analogias consegues atingir?!!

            Viste as contas que apresentei? Viste que dá cerca de 1000m2 de terreno a cada pessoa (contas por alto)? Já reparaste que isto é só ocupando a australia, deixando TODOS os outros continentes inabitados? Já viste o no mapa mundo o tamanho da austrália em comparação ao resto do mundo?

            O exemplo que dei do gasóleo poderia ser de outra coisa qualquer, porque disseste “Ou seja, o terror que dizes existir na narrativa alheia tem para ti um número. É só isso.”, e estava-te a mostrar que não. No entanto vejo que caiste na narrativa do planeta superpovoado… e nem mostrando as contas, continuas a acreditar em filantropos, políticos, narrativas de TV, …

  5. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    facam como na europa com a politica criminosa do aborto depois queixam-se que a populacao esta diminuindo e nao cresce e depois importam refugiados e todo o tipo de pessoas para fazer frente o problema que eles mesmo fizeram

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Mais uma pérola: fala-se que o problema é sobrepopulação mas afinal a causa disto tudo é o aborto que fez a população na Europa diminuir.

      Oh Goebbels, NÃO PASSARÁS!

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Mr. Y, isso do não passarás tem muito que se lhe diga.
        Já vi que vc é pouco sofisticado.
        O não passarão foi dito pelas tropas republicanas em relação aos franquistas mas como todos sabemos eles passaram a 100 à hora.
        Portanto, está a dizer um não passarás que na realidade equivale a dizer que vai passar.
        Passe menos tempo na madrassa a aprender disparates e faça algo de útil por si.

        Não tem que agradecer

        PorcoDoPunjab, o porco erudito e encantador de burros

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    “Os países mais ricos e pouco populosos são os maiores responsáveis pelas emissões de gases com efeitos de estufa”
    Fonte destes dados? Wish?
    Queres ver que o Luxemburgo, Noruega, Dinamarca, Suécia, é que são os culpados?

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      o Pedro nunes da ZERO muitas vezes só diz asneiras:
      “Pedro Nunes, da Zero, refere que…
      Os países mais ricos e pouco populosos são os maiores responsáveis pelas emissões de gases com efeitos de estufa [o que evidencia uma] distribuição assimétrica em termos de consumo de recursos”

      Basta uma breve pesquisa no google para deitar por terra essa falácia:
      China, with more than 10,065 million tons of CO2 released.
      United States, with 5,416 million tons of CO2
      India, with 2,654 million tons of CO2
      Russia, with 1,711 million tons of CO2
      Japan, 1,162 million tons of CO2
      Germany, 759 million tons of CO2
      Iran, 720 million tons of CO2
      South Korea, 659 million tons of CO2
      Saudi Arabia, 621 million tons of CO2
      Indonesia, 615 million tons of CO2

      Ou seja, os paises que mais contribuem para as emissões de CO2 (focando só no CO2 nesse caso) é a china – com o dobro dos estados unidos e China + India é onde se encontra a grande parte da densidade populacional do planeta. Logo Aqui o Zero já começa a falhar

      Se formos para poluição em geral, como rios e os miticos plasticos (que por causa disso nos tiram as palihnhas para os sumos) está, de novo, India, China e outros paises ali da zona.
      Paises esses que são conhecidos pela seu indice de pobreza e densidade populacional e, claro, politicas pouco “liberais” no que toca a liberdades. Ou seja, Anda a malta em portugal a vangloriar-se destas coisas quando nem 1% contribuimos para este problema. enfim. Até me admira ainda não doer os dedos de tanto nos esticarmos para estar em bicos de pés..

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Esse é um disparate que ouço desde há uns tempos por gente que se acha muito inteligente! Há cada baboseira que é de bradar aos céus. Para essa gente, não há países bem governados e com políticas inteligemtes e se admitem isso dizem ser resultado da escravatura e porcarias do tipo, gerando apenas ódio e ressentimentos entre as pessoas. O curioso é não falarem da razão da pobreza de alguns: guerras sem fim, corrupção, nepotismo, clientelas, má educação etc etc.

  7. Avatar de Mr. X
    Mr. X

    Aqui é só peritos em todas as matérias!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Hey mano! Já tão te vi há muito 🙂

      1. Avatar de Mr. X
        Mr. X

        Somos inseparáveis 🙂

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Ficou cansado? Por sinal, muitos esquecem que há gente formada que não vai à tv ou anda na mixórdia da política.

  8. Avatar de Oh
    Oh

    O Thanos tinha razão

  9. Avatar de Hali
    Hali

    Mandem o pessoal para Portugal.
    Por cá há cada vez menos população.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Chega e sobra! Ninguém diz que este país jamais foi capaz de alimentar a sua população toda desde que se formou como nação independente! Desde a nossa independência que importamos cereais do Leste Europeu, por exemplo. Temos de nos adaptar, é isso que fazem as pessoas inteligentes. 5 milhões em Portugal, seria melhor, desde que se aproveitassem bem os nossos recursos permitind0 a sua exploração tecnologicamente controlada 9bde for necessária, permitindo renovação natural dando tempo à Natureza para se regenerar.

  10. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Um vírus ou uma guerra,vai colocar o equilíbrio em falta.

  11. Avatar de Dinis
    Dinis

    Eu acho que isto é uma discussão estupida… ou nós resolvemos os nossos problemas ou sobram as baratas… para a natureza é igual….

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Em 1950 existiam 2,5 mil milhões de habitantes,e passado 72 anos já existem 8 mil milhões ?? Mais 5,5 milhões de habitantes ?? Em apenas 72 anos ?? 😐

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Quero dizer,mais 5,5 mil milhões de habitantes,peço desculpa.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      ou seja eu com 26 anos dá que pensar como é que isto vai estar quando tiver os meus 85

  13. Avatar de Jon
    Jon

    Entao e o covid e o aquecimento global que mataram é matam muitas pessoas?
    O pessoal gosta pouco de roçar gosta