Países de UE ganham com emissões de gases com efeito de estufa

8 Comentários

O mundo está aparentemente focado na redução de emissões de gases com efeito de estufa, com o objetivo de proteger a camada de ozono.

Segundo a Comissão Europeia, os países da UE já arrecadaram este ano mais 10,8 mil milhões de euros do que habitual com emissões de gases com efeito de estufa.

Países de UE ganham com emissões de gases com efeito de estufa


Efeito de estufa: RCLE é o mercado do carbono da UE para compra de licenças

Os Estados-membros da União Europeia (UE) arrecadaram, até setembro, 10,8 mil milhões de euros em receitas adicionais do regime de comércio de licenças de emissão (RCLE), segundo informou hoje a Comissão Europeia, sugerindo um fundo social com tais verbas.

O RCLE é o mercado do carbono da UE, através do qual as empresas compram ou recebem licenças de emissão que autorizam as empresas a produzir uma quantidade equivalente de emissões de gases com efeito de estufa dentro de determinados limites estabelecidos que diminuirão progressivamente ao longo do tempo.

A subida dos preços ameaça exacerbar a pobreza energética na UE, nomeadamente numa altura em que os cidadãos ainda recuperam da crise da COVID-19 e que poderão ter dificuldades em pagar as suas contas de aquecimento no outono e no inverno.

Países de UE ganham com emissões de gases com efeito de estufa

Em julho passado, aquando da apresentação do pacote climático “Objetivo 55”, o executivo comunitário propôs a criação de um fundo social para a ação climática, através do qual os Estados-membros poderiam apoiar investimentos em eficiência energética, em novos sistemas de aquecimento e arrefecimento e numa mobilidade mais ecológica, revela a Lusa.

Também no âmbito dessas iniciativas para permitir à UE atingir os seus objetivos climáticos, a Comissão Europeia sugeriu na altura uma revisão do RCLE para que as receitas daí provenientes sejam utilizadas pelos Estados-membros para mitigar o impacto da subida dos preços da energia, em particular as suas consequências sociais.

Em dezembro, a Comissão Europeia apresentará um pacote de iniciativas sobre o setor energético.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Ainda nenhum comentário?
    Parece que os tolinhos que diziam que a treta das emissões não passava de negócio disfarçado afinal tinham razão.
    Curioso agora dizerem que vão utilizar o fundo (conseguido á custa as emissões) para combater a subida de preços, subida que acontece devido a essas mesmas politicas de negócio das emissões.

    As taxas são cobradas +as empresas que depois as cobram aos consumidores, simples.

    1. Avatar de ZeDasCabras
      ZeDasCabras

      Isto sempre foi uma ‘racket’. A máfia do clima. Quanto mais taxam as empresas mais caros ficam os produtos e quem se lixa é sempre o zezinho.

  2. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    “O mundo está aparentemente focado na redução de emissões de gases com efeito de estufa, com o objetivo de proteger a camada de ozono.”
    lol, não. a Europa está num frenesim com isso, no outro lado do mundo estão-se a defecar para isso. O clima está em alteração constante desde os primórdios.

  3. Avatar de eu2
    eu2

    “O mundo está aparentemente focado na redução de emissões de gases com efeito de estufa, com o objetivo de proteger a camada de ozono.”

    Errado. A falta de informação que praí vai…

    O que ameaça a camada de ozono são os CFCs que desde o protocolo de Montreal são proibidos e o buraco da camada de ozono encontra-se em recuperação já há uns bons anos.

    As emissões de gases com efeito de estufa ameaçam sim o aumento do efeito de estufa, que por sua vez provoca o aquecimento global – e as alterações climáticas devido a isso.

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      As asneiras e confusões entre ozono, CO2, plásticos etc são tantas e depois vê-se nestes artigos e comentários. Sinceramente o público diz-se preocupado mas na realidade não está. E não está também a classe política.

      1. Avatar de Vítor M.

        Bom dia. As asneiras são no momento em que não se controla a quantidade de plásticos despejados no mar, material que está a poluir as águas, prejudicando a produção de oxigénio pelas algas marinhas, o principal produtos do gás que nos mantém vivos.

        As asneiras estão no excesso de CO2 que permite um aquecimento desmesurado do planeta levando ao degelo e a catástrofes a isso associadas, como temos visto ao longos desta última década. As asneiras estão na destruição da camada do ozono que permite uma entrada de radiação perigosa e que, ao mesmo tempo, intensifica o prejudicial efeito de estufa que leva ao desaparecimento da área florestal, destruída por incêndios terríveis ano após ano.

        São estas as asneiras, meu caro. Depois são os políticos a brincar aos médicos do clima.

        1. Avatar de Nuno José Almeida
          Nuno José Almeida

          Vítor, queria por favor reler o meu comentário.