Ondas de calor estão a levar as redes elétricas ao limite em todo o mundo

39 Comentários

O planeta está mais quente. As ondas de calor são cada vez mais frequentes e, por todo o mundo, as redes elétricas estão a ser levadas ao limite.
A situação é preocupante.

Ondas de calor estão a levar as redes elétricas ao limite em todo o mundo


Portugal sob aviso amarelo

A situação é de perigo e piora com o aumento da frequência das ondas de calor. As redes elétricas em todo o mundo estão a ser levadas ao limite para que as pessoas que consigam refrescar.

Os ares condicionados são uma das opções utilizadas e a pressão das redes elétricas poderá resultar em apagões. Este cenário é um dos desafios com os quais os operadores em todo o mundo estão a tentar combater.

Estamos em Portugal a enfrentar uma nova onda de calor, sob aviso amarelo por parte do IPMA para todo o território. Aviso este feito para hoje e amanhã, quando os termómetros nalgumas regiões poderão ultrapassar os 40 ºC.

O mundo em colapso energético?

Por toda a Europa, na China, Estados Unidos, Índia… são feitos alertas para temperaturas extremamente elevadas para a época do ano.

Nos EUA, mais concretamente no estado do Texas, a operadora ERCOT atingiu o seu recorde de procura de eletricidade em junho, na segunda-feira. Esta situação já tinha sido antecipada com a emissão de um “relógio meteorológico” de 15 a 21 de junho a pedir aos residentes que economizassem energia de forma voluntária.

Na terça-feira o Centro Nacional de Controlo de Energia do México também declarou estado de emergência durante um breve período, quando os níveis de fornecimento de energia caíram para os níveis mais baixos desde 2021.

A Índia e a China sofrem com ondas de calor extremas desde abril. A falta de energia na Índia esta semana fez com que as pessoas ficassem sem acesso ao ar-condicionado e a água corrente. Recentemente, o calor matou dezenas de pessoas no norte da Índia, inundando hospitais e morgues. Pequim quebrou um recorde de temperatura de junho de 41 graus Celsius.

As cidades que são potências industriais no sul da China pediram aos residentes e empresas que economizem energia, e a Administração Nacional de Energia do país realizou um exercício de emergência na quinta-feira passada para se preparar para possíveis interrupções neste verão.

Estes exemplos são apenas alguns entre tantos que poderiam ser dados pelo mundo fora e que se estão a tornar cada vez mais frequentes, com as alterações climáticas.

Um estudo feito em mais de 13.000 cidades em todo o mundo concluiu que o número de pessoas expostas a dias extremamente quentes e húmidos num determinado ano triplicou entre 1983 e 2016. As redes elétricas também se tornaram mais vulneráveis; 2020 foi um ano recorde de apagões nos EUA devido principalmente a eventos climáticos extremos e incêndios florestais.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Comentadores a dizer que é fake em 3…2…1

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      É fake estar calor no Verão? Claro que não. Agora qualquer coisa serve para assustar a população.
      Estou em Espanha e em Maio noticiavam que foi o mais húmido dos últimos anos. Por isso, nada de anormal.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1 como explicar aos ignorantes que nos encontra-mos no Verao!

        https://www.tiktok.com/@elpodcastmedia/video/7234626260385746218

        1. Avatar de kendimen.c
          kendimen.c

          *encontramos *verão

        2. Avatar de JL
          JL

          Não entendi essa dos 6x mais recursos, quando é precisamente o contrário e muitas mais vezes para os a combustão.

          Apenas 300 a 400x mais só:

          https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2021/07/2021_02_Battery_raw_materials_report_final.pdf

          Mas claro que quando há interesses, tudo se pode dizer….

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      As ondas de calor passaram a ser fabricadas porque a definição de onda de calor mudou. Agora definição passou a ser activada com temperaturas muito mais baixas.
      Não admira que existiam muitas mais.
      Por exemplo na Suíça uma onda de claro pode começar a partir de 25ºC.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        As coisas que tu inventas!
        Mesmo que essa definição tenha mudado, é óbvio que o critério passa a ser esse e não vários critérios diferentes no mesmo estudo.
        Demonizas os estudos mas nem sabes o básico…

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          ” As ondas de calor são cada vez mais frequentes”

          Qual a dificuldade de entender que se os critérios mudam a sua quantiade também muda.
          Nota que há décadas nem a definição onda de calor estava estabelecida.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            E tu a dares…
            Qualquer estudo sobre o histórico de ondas de calor usam o mesmo critério para as analisar. A data da definição não interessa para nada. As dados continuam os mesmos.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Lá vem a notícia climática do dia para colocar o medo. Se temos sol, deveríamos aproveitar para apostar na energia solar. Parece-me que querem proíbir o uso do ar condicionado, ou então colocar outro imposto qualquer.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Mas que medo? É um facto. O aumento de calor coloca a rede eléctrica sob stress e por estar mais calor aumento o uso de ar condicionado que faz aumentar o consumo e entra-se num ciclo vicioso.
      Ou achas que estar muito quente não cria sobrecarga nas linhas que transportam a electricidade para tua casa?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        E no Inverno há sobrecarga por causa dos aquecedores!

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não sei se estavas a tentar ser irónico mas, sim, tens razão. As situações extremas são para os dois lados.

      2. Avatar de Joaocesar
        Joaocesar

        Qual facto a mentira que vendem ! como vai ser quando as pessoas souberem que têm sido enganados a anos ,só para os roubarem com impostos e cumprir agendas, não faltará muito para sairem noticias a muito escondidas, muito cientista tem sido comprado para dizer o que aqueles que lhe pagam querem que digam.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não vendem nada! Analisa bem os gráficos e vê que conclusões tiras. Este até foi feito nos EUA que supostamente terá uma rede bem estruturada.

          https://www.climatecentral.org/climate-matters/surging-weather-related-power-outages

          A culpa é exclusiva dos fenómenos extremos? Lógico que não mas influenciam e muito.

  3. Avatar de andre
    andre

    é perfeitamente normal que as necessidades energéticas tenham uma tendência crescente ao longo dos anos, principalmente nos países em desenvolvimento.
    O importante é encontrar meios de produção energética eficientes e renováveis para compensar toda essa necessidade.

    1. Avatar de Durate
      Durate

      Solar e eólica são um atentado ecológico. Já não suporto olhar para uma serra sem ver um exército de palitos de ferro ao alto. Além de eliminarem toda a vegetação nas redondezas. São um complemento não um substituto das fontes atuais

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais um pretexto para aumentarem os preços.

  5. Avatar de Durate
    Durate

    A solução é fechar todas as centrais nucleares , queimar carvão e usar as ventoinhas nos montes

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Bem, pelo menos em África não é tão preocupante.

  7. Avatar de Jota Santos
    Jota Santos

    como se temperaturas acima dos 35 ou 40 em julho sejam anormais!?!?! ou consideradas ondas de calor (lol)
    hoje coram que não têm dinheiro, mas muito aparelho de ar condicionado eu vejo. a eletricidade está cara, dizem, mas pagam contas de eletricidade de 200€ para ligar os ACs. se a oferta de eletricidade não acompanhou a procura a culpa não é das tais “ondas de calor” (ondas de calor no verão, LOL).
    as energias alternativas estão a ser o maior desastre ecológico de que há história.
    hectares e hectares de campos de morte e envenenados por herbicidas. no futuro vamos pagar isso bem caro.

  8. Avatar de Awake
    Awake

    Energia: Apostar centrais nucleares e reforçar energias renováveis, olhemos para o caso recente da Finlândia.

    Seca: Apostar em estações de dessalinização, olhemos para o caso de Israel.

    Cansado de ver noticias que apenas criam receio na população, e apenas criam taxas e taxinhas ao longo dos anos e nunca soluções práticas.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      @AWAKE a Dessalinização tem que ser olhada com parcimónia, temos uma central dessalinizadora das mais eficientes da Europa, isto em Porto Santo e 1m3 de água potável já consumiu 3.5kWh sem bombagem para ser produzido.

  9. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    Algo que devia ser mais discutido é o uso de aparelhos de ar condicionado.
    Poucos percebem que para arreferecer um espaço, o aparelho, além de estar a emitir esse calor para o exterior o próprio calor gerado pelo funcionamento do aparelho contribui para o aquecimento da atmosfera. Em ambiente urbano isso é bem notório.
    Devia tentar reduzir-se o uso de ar condicionado e refletir melhor sobre a temperatura inserida.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      E as câmaras não abaterem arvores á parva “em sinal do progresso”, bem como evitar a desflorestação á parva.

  10. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    E depois? Podes ter temperaturas altas acompanhadas de elevada humidade. O que aliás é bastante mais perigoso para o ser humano…

  11. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    Imaginem agora que o 50% do parque automóvel era elétrico… Já a rede tinha estourado!

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Os carros carregam maioritariamente a noite.
      Durante o dia eles até poderiam ajudar a fornecer energias nas horas de pico!
      Onde vês um problema eu vejo uma solução , a questão é teres as coisas preparadas para isso.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Que esperto. Então, seguindo a tua lógica, digo o mesmo. Onde muitos vêm problemas com o calor, eu vejo soluções, “paineis solares”.

    2. Avatar de JL
      JL

      Imagem só que 50% do parque fosse a hidrogénio, logo 4 a 5x pior, e 8 a 10x pior de for com combustíveis sintéticos.

    3. Avatar de JL
      JL

      Já agora, não sei se tem visto as notícias, a Galp vai investir 227 milhões em electrolizadores para produzir hidrogénio usando energia da rede, este hidrogénio é apenas para ser usado na produção de combustíveis.

      Portanto gastar enormes quantidade de energia para produzir combustíveis. Segundo os números apresentados vão gastar cerca de 700 GWh por ano.

  12. Avatar de Mirtha
    Mirtha

    Continua a saga da Mentira do início deste século. Uma mentira por mais que seja repetida NUNCA se torna Verdade

    1. Avatar de gemario
      gemario

      Já vem do seculo passado. mas os gajos que não investigam e acreditam em tudo vão na onda.

      1. Avatar de JL
        JL

        A internet também deve ser uma mentira!!! Oops desculpem por ter usado a máquina de escrever. Lol

        1. Avatar de Mirtha
          Mirtha

          Deves ser um alinhadinho do sistema

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu não, sou um gajo livre, vocês é que andam presos a essas ideias malucas.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      @Mirtha, deve ter chumbado a física ou então foi formada pela universidade da vida!
      Então se em casa, ligar 2 aquecedores de 2000W e a sua rede de casa só aguentar 2000W, a rede não vai abaixo presumo.

  13. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Quem tem EV vai andar a pé. Temos pena.

    1. Avatar de JL
      JL

      Andar a pé porquê ? não entendi, como produzem combustíveis sem eletricidade e como abastece sem ela ? Pois, parece que você é que vai andar a pé, e basta haver uma simples greve para andarem todos à chapada.