O que se sabe mais sobre o meteoro que atravessou Portugal?

18 Comentários

O avistamento e registo de um clarão nos céus continua a dominar as conversas e notícias. Com vários especialistas na área a dar a sua opinião, há algumas “informações iniciais” que parecem não estar corretas.  Conheça a opinião dos principais especialistas.

O que se sabe mais sobre o meteoro que atravessou Portugal?


Opiniões dos especialistas sobre o Meteoro…

Miguel Gonçalves, especialista em astronomia, revelou à RTP que sobre o clarão azulado que foi observado será “um meteoro com grande concentração de magnésio”. Miguel Gonçalves referiu ainda que , “há cerca de 100 toneladas de material – pequenas rochas, poeiras – que entram pela nossa atmosfera”, que tem a “notável capacidade de incinerar, desgastar cerca de 90 a 95 por cento deste material”. “O que acabámos de ver é um meteoro. Aquilo que popularmente chamamos de estrelas cadentes”, explicou o especialista.

Nuno Peixinho, astrofísico, referiu à CNN que  “Um objeto destes entra na atmosfera a uma velocidade entre os 10 e os 70 quilómetros por segundo. Este entrou a 45. Já era grandinho e rápido.” E mais: “É como se estivesse a passar um avião supersónico. Por alguma razão os militares estão proibidos de passar com os aviões acima da velocidade do som por cima das cidades”

O que se sabe mais sobre o meteoro que atravessou Portugal?

O especialista esclarece ainda que estes fenómenos são “relativamente frequentes” mas menos visíveis em Portugal por causa de ser um país com um território mais reduzido. “Estatisticamente, os meteoritos caem mais na Rússia, porque a Rússia tem mais área. É o maior país do mundo. A maior parte deles até cai nos oceanos, porque dois terços da superfície da Terra é mar.” Nuno Peixinho explica que o “barulho” relatado por muitas testemunhas “só significa que era grandinho”.

O astrónomo José Augusto Matos acrescenta que “este ruído que muitas pessoas relatam terem ouvido na zona de Castro Daire pode não corresponder a nenhuma queda. “Este ruído é provocado pela entrada na atmosfera.”

O astrofísico Nuno Peixinho diz que fenómenos como o que aconteceu na última madrugada podem “em teoria ser perigosos, mas era preciso muito azar para que fossem”. O especialista explica ainda que a atmosfera da Terra protege-nos de meteoros com até cinco metros de diâmetro.

O geofísico Rui Gonçalves referiu que ainda é prematuro dizer se caiu e onde.

Em Resumo…

  • Clarão azul porque provavelmente era um meteoro com grande concentração de magnésio
  • “barulho” relatado por muitas testemunhas “só significa que era grandinho”.
  • Entrou na atmosfera a uma velocidade de 45 quilómetros por segundo (161 mil km/h)
  • Bola de fogo percorreu na atmosfera terrestre cerca de 500 km
  • Corpo celeste começou a uma altitude de cerca de 122 km sobre a localidade de Don Benito, província de Badajoz, em Espanha
  • Atravessou Portugal e terminou a uma altura de cerca de 54 km sobre o Oceano Atlântico

O projeto Vost Portugal refere que Meteoro é a luz brilhante que vemos quando um pedaço de rocha do espaço entra na nossa atmosfera e arde. Chamamos-lhe “estrela cadente”. Já Meteorito é o que sobra dessa rocha depois de atravessar a atmosfera e cair na Terra.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    O que se sabe ? É fácil: que o pessoal é ignorante e que não há falta de pudor em exibir ignorância. Ainda que façam figuras ridículas. Depois de ver a CMTV, senti vergonha alheia, como nunca tinha sentido.

    1. Avatar de Vítor M.

      “Os dinossauros vão voltar! Vamos todos com o caral…”

      😀

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Vitor! Não acredito!
        Ficas uma semana de castigo!
        😀 😀 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Não fui eu que disse, estava a citar o que passou nas TVs. E nem referi tal e qual para não ofender os mais puros 😀

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eheheh

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Também comecei a imaginar que o estrondo relatado não era mais que a onda de choque da explosão do meteoro na atmosfera, e nunca explosão de impacto. Não havia estragos em propriedades nem incêndio em floresta, foi de certeza a onda de choque da explosão, que chegou alguns segundos depois de ter sido visto na atmosfera.

  2. Avatar de Ggggg
    Ggggg

    Ninguém vê a ironia do destino ? Na noite da festa verde o céu iluminou-se de azul…..

    1. Avatar de Lol
      Lol

      E caiu, como caiu e ardeu

    2. Avatar de gipsy89
      gipsy89

      errado, é verde azulado… (quando mutio azul esverdeado) e isso deve-se ao facto de ser composto por magnésio.

      1. Avatar de Rui Gante
        Rui Gante

        Que nerd, linux user certo?

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Nada de especial, era apenas um Kinzhal hipersónico.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Eu continuo a achar que era uma manobra dos imperialistas americanos!

  4. Avatar de Infinity
    Infinity

    Foi os festejos do campeão

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Looolooolool

  5. Avatar de gipsy89
    gipsy89

    O PAN já veio dizer que caiu no oceano e matou 5 peixes e 2 crustáceos e a culpa é das alterações climáticas!
    O Bloco de Esquerda insurgiu-se e quer que mudem o nome para meteorite!

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      por outro lado, o líder da “coisa” repetiu sucessivamente, numa tentativa infrutífera que alguém minimamente inteligente lhe prestasse atenção, que “ainda bem que só atravessou portugal porque como estrangeiro não era cá bem vindo e todos sabemos que o meteroros não são conhecidos por serem trabalhadores”

      1. Avatar de Vagueante
        Vagueante

        Uma coisa temos a certeza, não era oriental, porque senão ia a uma velocidade muito mais baixa…

    2. Avatar de Miau
      Miau

      gipsy89 o anedótico quando vê um gato manda-o para a terra dele por ser africano!