Noruega instala painéis solares num local onde não há sol

30 Comentários

A Noruega escreve direito por linhas tortas e, mais uma vez, tomou uma decisão que pode levantar questões. O país decidiu começar a capturar energia solar num território inóspito, onde o sol não brilha, no inverno.

Svalbard na Noruega

Colocar painéis solares na rádio Isfjord, no Ártico, pode não parecer uma boa ideia porque temos uma temporada de noite em que está completamente escuro. É claro que não vão produzir nada nessa altura […].

Começa por explicar Mons Ole Sellevold, consultor técnico da Store Norske.

A Noruega iniciou a captura de energia solar num território onde o sol não brilha, no inverno, como parte de um projeto-piloto que prevê tornar o arquipélago de Svalbard, no círculo polar ártico, mais eficiente.

Conforme partilhado pela Euronews, no total, são 360 painéis solares instalados a 1300 quilómetros do Polo Norte. Estes vão começar a capturar energia do sol e a disponibilizá-la para a antiga estação de rádio Isfjord, que até aqui funcionava em exclusivo a gasóleo.

Svalbard na Noruega

O objetivo é que, daqui em diante, pelo menos no verão, a Isfjord transmita apenas alimentada a energia renovável e sem emissões poluentes.

[…] é na estação da luz, no verão, que temos o sol a brilhar 24 horas por dia e que também temos um maior albedo, que é o reflexo da luz no ar e na neve, e a baixa temperatura do ar que dá maior eficiência aos painéis.

Continuou Mons Ole Sellevold.

Painéis solares na Noruega

Svalbard, de 61 mil quilómetros quadrados, é habitado por mais de 2500 pessoas, que se veem alimentadas pela energia proveniente de centrais a carvão ou a gasóleo.

O objetivo da Noruega passa por desenvolver um sistema de produção de energias renováveis que permita tornar as comunidades de regiões remotas mais eficientes em termos energéticos e, consequentemente, menos poluentes.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alves
    Alves

    Não era mais lógico apostar em eólica?
    Deve ter sido um fundo qualquer para painéis solares é a única explicação.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Errado. Há mais uma explicação e é obvia. As turbinas eolicas (ainda) não se dão bem com o gelo.
      O google ajuda um pouco:
      “É uma questão importante, pois o gelo pode ser perigoso. A queda de blocos de gelo das pás da turbina é um risco sério para os trabalhadores que operam na área. O gelo também aumenta o índice de desgaste das turbinas, com repercussões evidentes sobre os custos de manutenção e substituição, assim como para a segurança, em caso de queda de partes da pá. As perdas de produção também devem ser levadas em conta: quando o gelo é detectado, ou suspeita-se que esteja presente, as turbinas devem ser desligadas.”

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Obrigado pela explicação, talvez no futuro com um design a prova de gelo ou até um material onde não agarre o gelo tão facilmente em combinação com aquecimento de x em x minutos quando não estão a funcionar, recorrendo a energia de outras que estão a funcionar pois em movimento não deve criar gelo.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          basta importar uns pombos de lisboa para fazerem um coco nas pás

      2. Avatar de Os leitores do pplware é que sabem!
        Os leitores do pplware é que sabem!

        Por acaso não tens razão absolutamente nenhuma. Trabalho na General Electric, e faço comissionamento de turbinas eólicas em parques onshore. Os fabricantes tem um sistema BHS (blade heating system) que detecta quando existe gelo na pá, e liga uns “aquecedores” dentro das pás.
        Se quiseres, existem estudos de como o sistema funciona: https://www.windpowerengineering.com/detecting-ice-on-wind-turbine-blades/

        Isto é uma breve explicação, mas tens muitas coisas no sciencedirect e coisas do género.
        Vale a ideia de que eu cada vez fico mais assustado com esta malta.
        E acerca da noticias propriamente dita, o pessoal também não tem razão. Não se esqueçam que de inverno não existe sol, mas no verão tens o chamado “sol da meia noite”, portanto… 24h de sol num dia.

        1. Avatar de GM
          GM

          Sim, tens 24h de sol , mas parte desse dia o sol nas costas da instalação, portanto nessa altura a produção será residual. Nada é referido se é com seguidores ou instalação fixa, que é o mais provável.

          1. Avatar de xxx@sapo.pt
            xxx@sapo.pt

            GM isso sao outros 500. Mas eu acredito que tenham seguidores, senao, a producao nao sera de todo interessante.

  2. Avatar de Fulcrum
    Fulcrum

    Fácil .. Nos dias e meses do ano que o sol não se põe faturam a valer e vendem ao estrangeiro, no inverno usam esse excedente para investir na Geotérmica… E tapam os painéis para os proteger do gelo aumentando a sua longividade

    1. Avatar de TagusPark
      TagusPark

      era mesmo isso que eu ia dizer 🙂

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      Não deve saber onde fica Svalbard …

      1. Avatar de Fulcrum
        Fulcrum

        Muita gente não sabe o que são painéis de silício amorfo…

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          Como vendem ao estrangeiro ? A Barentsburg , que também nasceu para explorar minas de carvão ? Até Longyearbyen ainda usa carvão (planeia mudar para o diesel). E a costa da Noruega fica a 1000 km quanto mais os restantes países.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Talvez produzam energia suficiente para fazer funcionar os congeladores no inverno.

  4. Avatar de adolf santos silva
    adolf santos silva

    povinho burro

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Acho que aqui o burro não são eles…

      1. Avatar de adolf santos silva
        adolf santos silva

        A Carapuça Serviu

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          E que tal deixar de ser um puto mimado, crescer, ler alguma coisa e dar uma opinião de jeito?

  5. Avatar de gambito do rei
    gambito do rei

    no título da notícia deveria estar,”…num local onde não ha sol no inverno”

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Depois não vinhas ler a notícia.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Não há sol nem dia.

  6. Avatar de xpto
    xpto

    hoje tb não está sol aqui e os meus painéis fotovoltaicos estão a produzir bem.

    1. Avatar de GM
      GM

      …mas não é de noite.

  7. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Eu já comprei uma máquina de café com defeito e o defeito era que não fazia café. Por isso já nada me surpreende…

    1. Avatar de Moina
      Moina

      Já agora essa suposta máquina de café fazia então o quê?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Fazia de bibelot.

      2. Avatar de Pintor
        Pintor

        Tirava imperiais.

  8. Avatar de PJA
    PJA

    Vamos ver se entendo nonta-se uns painéis num sítio sem condições para produzir energia solar, e isto é uma boa ideia. Ok, os Noruegueses têm muito dinheiro e e deles. Tudo bem para mim.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Leste o artigo todo? Achas mesmo que se isso não compensasse durante o ano todo isso seria instalado?

  9. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    O que me espanta é que Svalbard tem mais que uma rádio!
    E ouço frequentemente a Arctic Outpost Radio, também situada em Svalbard, e que o Bruno Nogueira e Nuno Markl divulgaram nos tempos dos confinamentos do Covid.
    https://www.aor.am/