N.º de mortes por calor extremo pode quadruplicar até 2050

26 Comentários

A sociedade tem vindo a ser alertada para as alterações climáticas. Alguns países têm vindo a esforçar-se para atingir algumas metas. Um grupo de cientistas prevê uma subida de 370% nas mortes anuais por calor extremo, até 2050, se o planeta aquecer 2ºC.


Calor: outubro de 2023 foi o segundo mês mais quente dos últimos 93 anos

Olhando para os dados estatísticos e considerando o que se tem registado nos últimos anos, percebe-se que o globo está a aquecer. Ainda recentemente se soube que outubro de 2023 foi o segundo mês mais quente dos últimos 93 anos.

As doenças e mortes relacionadas com calor extremo estão a aumentar à medida que o mundo aquece. Revela o relatório da revista científica The Lancet, que apresenta uma análise às alterações climáticas, que as mortes por calor extremo podem quadruplicar até 2050.

Calor

Os investigadores denunciam também a negligência de governos, empresas e bancos que continuam a investir em petróleo e gás, mesmo sabendo que as alterações climáticas estão a custar vidas humanas e meios de subsistência.

Refere a SIC que as ondas de calor cada vez mais frequentes podem causar insegurança alimentar a mais 525 milhões de pessoas. Os mais vulneráveis são os cidadãos com mais de 65 anos – as mortes nesta faixa etária aumentaram 47% na última década.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    la vem a campanha!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não é campanha, são números

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Há pessoas que ou tem -10 de QI ou nem têm olhos para ver o que acontece isto não são campanhas alias campanhas do que ? são números estatísticas e basta analisa-los nos ultimos 20 anos

  2. Avatar de Lol
    Lol

    Não há nada que se possa ser feito…Já ultrapassamos o limite e não dá mais para voltar atrás. A humanidade não aguenta mais 100 anos. Mas a natureza irá equilibrar tudo novamente. A terra já passou por no mínimo 5 extinções em massa. A próxima não tarda!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Deus escreve certo por linhas tortas, eu já fiz a minha arca e já tenho alguns animais, vou agora deixar crescer a barba.

    2. Avatar de Kush
      Kush

      Já está a acontecer, e não há maneira de a travar.

  3. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Já não estarei cá nessa altura looooollll

    1. Avatar de DV
      DV

      Os átomos que te compõem neste momento continuarão na terra e tornar-se-ão parte de outras formas de vida, essas criaturas vão sofrer com o calor extremo, vais cá estar na mesma só que noutro contexto a sofrer as consequências.

  4. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Daqui até muita coisa pode até mudar.
    Previsôes todos fazem.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Mudar só se for para pior

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    Como morre muito mais gente pelo frio, quais as vantagens?

    “Ainda recentemente se soube que outubro de 2023 foi o segundo mês mais quente dos últimos 93 anos.”
    Como raio se mediu temperatura do Pacifico há 93 anos…só o maior oceano?

    “Os mais vulneráveis são os cidadãos com mais de 65 anos – as mortes nesta faixa etária aumentaram 47% na última década.”
    Será porque há cada vez mais pessoas com mais de 65 anos???

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Eu explicava-te mas não queres ouvir. Apenas existe uma verdade, a tua verdade.

    2. Avatar de Someone
      Someone

      sabes como funciona as percentagens? xD

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Sei, tu é que pareces que não.

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    E essas mortes anunciadas serão daqueles que vivem nos locais habitados, onde já se registam as temperaturas mais altas, ou dos que não chegaram a tempo aos seus lugares climatizados? Deixemos de ser “flores de estufa”.

  7. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Ansioso para que as senhoras andem de bikini noite dia em todo lado hahaha. Zé Fonseca deixa a barba pequena senão ficas como o homer Simpson num episódio que até pássaros lá fizeram o ninho na barba:)

    1. Avatar de DV
      DV

      Não foi nos simpsons foi mesmo no Family Guy.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        pois foi 🙂

  8. Avatar de Aindanaoseitudo
    Aindanaoseitudo

    N.º de mortes por calor extremo vai quadruplicar, e a Terra agradece. Ela não precisa de nós.
    Antes de Nós existirmos Ela já cá estava, se a raça humana fosse extinta, Ela continuaria viva.

    Curtam a vossa breve existência e deixem-se de lamúrias.

  9. Avatar de Blopinhos
    Blopinhos

    Morrem 10x mais pessoas por frio do que por calor. Por isso o aquecimento global salva vidas neste aspecto.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sabes que o aquecimento faz com que os locais quentes fiquem cada vez mais quentes e os locais frio fiquem cada vez mais frios não sabes ? é assim que o planeta funciona tem de haver um equilíbrio se aqui vai estar muito calor é porque noutro local vais estar muito frio. Este comentário prova um desconhecimento completo da realidade

  10. Avatar de jose
    jose

    carneiros cientistas !!

  11. Avatar de Alpha
    Alpha

    A ciência do “PODE” para se tirar conclusões que valem NADA.

    A própria medição da temperatura média ao longo do tempo requer metodologias que podem ser altamente discutidas e os instrumentos usados ao longo do tempo serem de diferente precisão.

    Dar estas notícias como se fosse um dado sem ter cautela com a elevada incerteza que isto tem, é lamentável. é Uma narrativa

  12. Avatar de Burrinho
    Burrinho

    Afinal quantos caracteres são permitidos por comentário?

  13. Avatar de João
    João

    Sempre pensei que morriam muito mais pessoas com frio extremo do que com calor extremo. No entanto a atenção mediática não reflete isso.

  14. Avatar de manuel
    manuel

    Quando acabar a guerra na ucrania, e russia derrotada, a treta das alterações climáticas acaba…