Níveis de dióxido de carbono atingiram os níveis mais altos de sempre

22 Comentários

O mundo está em total mudança e há números preocupantes como os níveis de dióxido de carbono. Apesar de todos os apelos para um “mundo mais verde”, os países continuam a ignorar o estado do planeta e os resultados não deixam margem para dúvidas.

No passado mês de maio, os níveis de dióxido de carbono atingiram os níveis mais altos de sempre da humanidade.

Níveis de dióxido de carbono atingiram os níveis mais altos de sempre


Dióxido de Carbono: Antes da revolução industrial, o nível de CO2 rondava os 280 ppm

A quantidade de dióxido de carbono que aquece o planeta na atmosfera ultrapassou um marco importante (mais de 50% acima dos tempos pré-industriais), alertou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) na sexta-feira. A organização salientou que esses níveis não eram registados há milhões de anos.

O aquecimento global causado pelo homem – com produção de eletricidade com energias fósseis, transportes, produção de cimento ou desmatamento – é responsável por esse fenómeno, destacou a agência americana.

Em maio de 2022, foi ultrapassado o limite de 420 partes por milhão (ppm), unidade de medida utilizada para quantificar a poluição do ar. Em maio de 2021 essa taxa era de 419 ppm, e, em 2020, de 417 ppm.

Antes da revolução industrial, o nível de dióxido de carbono rondava os 280 ppm durante os cerca de 6.000 anos de civilização humana que a precederam, de acordo com o NOAA.

Níveis de dióxido de carbono atingiram os níveis mais altos de sempre

O nível alcançado hoje “é comparável” ao que era “entre 4,1 e 4,5 milhões de anos atrás, quando os níveis de CO2 estavam próximos ou acima de 400 ppm”, referiu a agência em comunicado.

O nível do mar na época era de 5 a 25 metros mais alto, o suficiente para que muitas das grandes cidades de hoje ficassem submersas.

O dióxido de carbono é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A representação química é CO₂. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754. Estruturalmente o dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de carácter apolar.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexS
    AlexS

    Heheh.
    Onde este brilhante valor foi medido e o que é que interessa?

    1. Avatar de manuel
      manuel

      O valor do CO2 é medido no Havai, que é só o ponto vulcânico mais ativo do planeta…

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Sim Mauna Loa.

  2. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Aproveitar o processo natural de fotossíntese

  3. Avatar de I S McJilton
    I S McJilton

    Este título é completamente errado: “de sempre”? De sempre na história da terra com 4,5 mil milhões de anos??… estima-se que no tempo dos dinossauros os níveis de CO2 eram mais que o dobro de hoje. E antes disso, quando a terra se formou, eram muito mas muito mais elevados que hoje. É preciso lembrar que ainda estamos a sair de uma idade do gelo, de há 20 mil anos para cá. Este artigo, como muitos outros, é simplesmente alarmista.

    1. Avatar de Vítor M.

      De sempre, pois, desde que há dados recolhidos. Desde sempre, porque antes de haver recolha, não se sabe, ninguém pode dizer que eram mais altos ou mais baixos. Essa tua ilação não tem pés nem cabeça.

      1. Avatar de I S McJilton
        I S McJilton

        Sou geóloga e sim, existem evidências do clima antes dos dados que temos agora. Chamam-se dados de proxy: isotopes de oxigénio, fósseis nas rochas (diatoms e foaminifera), stomata nos fósseis de plantas, solos tropicais, rocha de carvão, e material glaciar, entre outros, como dados da temperatura noutras eras.
        O título continua a ser erróneo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, há alguns indicadores, mas não há uma referência exata (quanto havia para sabermos se este não é o valor mais alto? Não se sabe!). Portanto, desde que os dados são recolhidos, este é o maior valor. Além disso, no artigo diz com muita clareza “No passado mês de maio, os níveis de dióxido de carbono atingiram os níveis mais altos de sempre da humanidade.”… humanidade! 😉 e não, o título não está errado. Prove que já houve um valor maior.

        2. Avatar de Carlos Costa
          Carlos Costa

          e a BORRIFADELA que vem do avioes? sem o strotion, barium e aliminium que mandam todos os dias nos nao tinhamos nenhuma doença, mas estamos quase la, falta pouco…

      2. Avatar de Pedro Alexandre
        Pedro Alexandre

        Posso saber porque é o meu comentário não foi aprovado? :/

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Fácil. O Pedro só tem 1 comentário feito, o sistema não o conhece…logo bloqueou.!

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            O meu também ficou em moderação. Porque não foi publicado sr Pedro?

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Está aqui. 4 comentários Miguel

  4. Avatar de speddy
    speddy

    Ainda bem então . O Co2 é óptimo para um “mundo mais verde”.

  5. Avatar de ZZZZZZZZ
    ZZZZZZZZ

    “O mundo está em total mudança e há números preocupantes como os níveis de dióxido de carbono.”.. Para os seres humanos. E estes valores estão dentro dos valores normais e a temperatura do planeta até tem baixado nas ultimas décadas, comparando com a revolução industrial

  6. Avatar de :-) geek ???
    🙂 geek ???

    os comportamentos continuam a não se alterarem, portanto, era óbvio que isto iria acontecer 🙁

  7. Avatar de Jon
    Jon

    Hehehe he
    E que tem a haver cm isso??

  8. Avatar de pereira
    pereira

    quantos jatos privados foram recentemente para Davos discutir este tópico (entre outros)?

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    Em 2050 não vai haver transporte aéreo e antes disso já começaram as execuções dos poluidores e emissores de CO2, numa tentativa desesperada de “salvar a humanidade”.

  10. Avatar de Antoino
    Antoino

    Onde estão as energias renováveis ? Onde estão os carros elétricos ? xD