Neutralidade Carbónica: China prevê investir 17,7 biliões de euros

24 Comentários

Sabia que a China é o maior emissor de gases de efeito estufa? Os tempos são de mudança obrigatória pelo nosso planeta. O último relatório da ONU não traz muitas noticias positivas, uma vez que revela que o aquecimento global é pior e mais rápido do que se temia.

A China revelou recentemente que prevê investir 17,7 biliões de euros para atingir a neutralidade carbónica em 2060. O que isto significa?

Neutralidade Carbónica: China prevê investir 17,7 biliões de euros


90% das emissões nacionais de carbono na China são da indústria, energia, construção e transportes

O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional, Zhang Shaogang, que revelou que a China deverá investir 136 biliões de yuans (17,7 biliões de euros), para alcançar a neutralidade carbónica em 2060.

Segundo Zhang, 90% das emissões nacionais de carbono são provenientes de setores-chave como a indústria, energia, construção e transportes, motivo pelo qual a China necessitará de fazer “a maior diminuição de emissões da história mundial”.

O responsável destacou, no entanto, que se trata de um objetivo difícil, uma vez que “60% das tecnologias que apoiam a neutralidade carbónica ainda se encontram numa fase conceptual“, o que requer um grande investimento e apoio à investigação.

Neutralidade Carbónica: China prevê investir 17,7 biliões de euros

De referir também que Pequim comprometeu-se a reduzir as emissões de carbono antes de 2030. Em 2019, as emissões per capita da China atingiram 10,1 toneladas, quase triplicando nas últimas duas décadas.

Essas metas, anunciadas em setembro de 2020 pelo Presidente chinês Xi Jinping, foram recebidas com relativo entusiasmo pela comunidade internacional, já que a China é o país responsável pela maior quantidade de emissões de dióxido de carbono no mundo (27% do total global em 2017, de acordo com o Global Carbon Atlas), revela a Lusa.

Organizações ambientais como a Greenpeace pediram ao Governo chinês uma maior fiscalização dos projetos de energia a carvão – cerca de 60% da eletricidade nacional vem dessa fonte – aprovados por algumas autoridades provinciais do país.

Leia também…

Novo estudo revela que carros elétricos poluem menos que os com motores de combustão

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fo
    Fo

    Mais ou menos 442 milhões por ano até 2060…
    É um bom princípio.

    1. Avatar de RNF
      RNF

      Acho que essas contas não estão certas…
      17,7 biliões = 17.700.000.000.000 euros (bilião =milhão de milhão)
      Até 2060 são 38 anos (contanto a partir de 2022), logo são +/- 466 mil milhões por ano.

  2. Avatar de André
    André

    A China não é, em parte, responsável por grande parte da poluição que produz, até porque é o ocidente que fabrica lá os seus produtos sem impor qualquer tipo de atenuações para o ambiente. Se não houvesse tanta empresa do ocidente a produzir lá, as coisas poderiam ser diferentes… digo eu…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não diga asneiras, realmente no top 25 das maiores empresas a operar na China é só empresas estrangeiras: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_Chinese_companies
      Veja lá se encontra alguma empresa europeia ou americana no top 25.

      Informe-se melhor, no máximo as empresas ocidentais subcontratam empresas chinesas, como a Apple, Intel, etc…… e mesmo essas estão muito atrás!!!!!

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Essa não é uma lista que apenas inclui empresas chinesas?

      2. Avatar de André
        André

        Correto, não produzem diretamente mas mandam produzir lá. Obrigado pela chamada de atenção.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          A minha maior frustração é que você não atingiu o que eu escrevi, mas o problema não é meu!

          Se acha que as marcas produzem na China porque lhes mandam……
          Quantas marcas de telemóveis chineses conhece? Eles produzem a mando de alguém!?!?! Só disparates André!
          E as centrais a carvão alguém os obriga? Você pensa que a China é um país de bananas que vai lá uma empresa e faz o que lhe apetece? Se é isso não faz a mínima ideia do que é a China. A China é uma ditadura comunista encantada com o capitalismo e riquíssima! Já lá vai o tempo em que morriam à fome. Mas não é o primeiro nem o último milionário chinês que de vez em quando desaparece quando não obedece ao comité central: https://observador.pt/2021/01/20/bilionario-chines-jack-ma-reaparece-apos-estar-desaparecido-quase-tres-meses/

          https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/apos-criticar-sistema-chines-dono-da-alibaba-pode-estar-desaparecido/

      3. Avatar de miguelreal
        miguelreal

        Não diga asneiras foram as multinacionais ocidentais que mudaram ara a China devido as novas leis, (á época), ecológicas e maiores custos de redução, (não é só a mão-de-obra), nunca querem reduzir aos milhões de lucros ! mas deviam! Alem disso todo o mundo é grande consumidor do que se produz na China veja os números das export/import com a China. Ta a tapar os olhos a quem?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ahahah, já deu para rir um bocado com este comentário. Obg

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Estou comovido pelo aposta chinesa numa meta patética que os europeus impõem às suas próprias empresas agora mesmo, quando os maiores poluidores são a China e os EUA!

    Entretanto a indústria europeia é dizimada com taxas e taxinhas da treta e os chineses só agora vão começar a investir uns trocos na melhoria ambiental!!!! Parabéns aos europeus papalvos.

    Para os passarinhos europeus fica uma notícia brilhante, a China vai construir só 43 mega-centrais a carvão para produzir energia eléctrica + 18 altos-fornos. Notícia fresquinha: https://time.com/6090732/china-coal-power-plants-emissions/
    A Europa não vai impor sanções à China por ir ainda poluir mais?

    1. Avatar de RPG
      RPG

      A índia lançou um argumento deveras forte para cima da mesa recentemente. A Europa por exemplo, durante mais de 200 anos foi o maior emissor, desde a revolução industrial, e desenvolveu toda a sua economia e indústria à volta do carvão, e de elevadas emissões de carbono, que nos levaram ao ponto que estamos hoje. Temos o direito de agora impor a países em desenvolvimento que cortem as emissões “de um dia para o outro”, ou temos nós de dar o exemplo? Não têm outros países o mesmo direito de se desenvolver com energia barata da mesma forma que nós o fizemos?

      É muito bonito apontar dedos à China, mas tens por ex os EUA a investir muito menos em energias renováveis nos últimos 10 anos que a China, e no entanto têm mais do dobro das emissões per capita que a China tem. Só o exército dos EUA, emite mais CO2 que Portugal inteiro, enquanto andam a fazer turismo durante 20 anos em terras afegãs.

      Claramente nunca meteste os pés na China nos últimos 10 anos, para poderes ver a quantidade de veículos eléctricos que lá circulam. Bastante superior aos números europeus, e comparado com os EUA, é de rir. Tens cidades com frotas inteiras de autocarros elétricos.. cidades com mais população que Portugal.. e mais autocarros que Portugal inteiro naturalmente.

      Um pequeno exemplo do investimento que tem havido por lá, e que por aqui não passa de conversa: https://www.youtube.com/watch?v=dZzaTs_q72k

      1. Avatar de Outro José
        Outro José

        Outro iludido desta vida.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          És o reflexo da insuficiência. Mas entendo, contra factos não existem argumentos.

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        “A índia lançou um argumento deveras forte para cima da mesa recentemente. ”

        Forte? então temos que colocar um preço muito superior à tecnologia que os Europeus venderam à Índia. Quando é que a Índia paga?

    2. Avatar de miguelreal
      miguelreal

      Sou de cá defendo o que é nosso quando faz sentido, mas a China começou a poluir 100 anos depois do ocidente, não te diz nada?,.
      Se não concordas com a evolução do seculo XX! vai pra China ou pra mata!!! papalvos são o Europeus que acreditam na VW e outros que mentem anos a fio e o pessoal nem se lembra e assobia rola, apenas um exemplo!!! u mundo não se mede elos EUA nem ela Europa (colonialistas e escravizadores), mas com o dialogo tudo pode e deve melhor especialmente os direitos das mulheres e dos trabalhadores.
      Os mortos não levam o dinheiro pra campa

  4. Avatar de manuel
    manuel

    Só acredita quem quer…

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A China não utiliza só o carvão parar gerar eletricidade, também o usam em fábricas como meio para aquecer fornalhas, etc. Compram até carvão à Coreia do Norte.

    1. Avatar de miguelreal
      miguelreal

      ta ai a nova geracao do nuclear!!!

  6. Avatar de Outro José
    Outro José

    Alguém acradita no que a China (PCC) diz? Só se for um “anjinho” ou anda a desmoralizar por aqui. Tanta preocupação e tretas afins, mas – a pior palavra em português-, porque razão continuam a apostar em força nas centrais a carvão? Por que as regiões, fora do “postal ilustrado” do partido continuam a viver miseravelmente e envolvidas em poluição e veneno? Por que este país aposta tanto, hoje, nas suas forças militares ao ponto de já possuir mais navios qye os EUA? Que ameacas tem hoje, que não tinha antes? Continuem a acreditar no conto da sereia enquanto vão “libertando” tibetanos, uigures e mongois da sua pátria e cultura bem como os seguidites do Falung Gong e por fim, o próprio povo chinês! Muitis de nós europeus, agora, adoramos fingir que somos impolutos e ingénuos, pois com a qualidade dos políticos a actuais, fazemis é figura de estúpidos ou incapazes sequer de avaliar um contexto sem que alguém lhes dê o mote, perdendo assim, sem dar conta, a liberdade, a cultura milenar e fantástica, bem como a maior dádiva ao mundo: s democracia e tudo que fez deste continente o mais brilhante na História da Humanidade a diversos níveis. É triste.

    1. Avatar de Outro José
      Outro José

      Desculpem lá alguma troca se letras, mas nunca me sei bem com o teclado de telemóveis.

    2. Avatar de miguelreal
      miguelreal

      tudo o que dizes esta muito bem mas lembra-te da historia ocidental …. lembra-te bem.
      A China é o ais com mais população do mundo então é tudo fácil ??? soma a população ocidental e ainda sobra !!!

  7. Avatar de AlexS
    AlexS

    A fraude do cientismo continua.

  8. Avatar de miguelreal
    miguelreal

    Sem ser anjinho !!!

  9. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Biliões, em métrica europeia, certamente. Não é muito dinheiro, é algo que não cabe nas nossas cabeças. Ninguém lida com números tão monstruosos no quotidiano.