Musk poderá doar $6 mil milhões para acabar com a fome no mundo

36 Comentários

A fome no mundo tem acompanhado muitas gerações e a fortuna dos milionários e de algumas organizações e empresas é muitas vezes apontada como a sua solução. Embora o título oscile, Elon Musk tem sido mencionado como o homem mais rico do planeta e, recentemente, os meios de comunicação noticiaram que 2% da sua riqueza poderia resolver o problema.

Confrontado com isto, Musk disse que doará 6 mil milhões de dólares, se a Organização das Nações Unidas (ONU) conseguir provar a veracidade das alegações.

Elon Musk

Recentemente, David Beasley, chefe do United Nations World Food Programme (WFP) da ONU, apelou aos bilionários para ajudar os 43 países com mazelas económicas deixadas pela COVID-19 e em conflito devido às alterações climáticas.

A par do aumento do preço das ações da Tesla, também o crescimento da fortuna pessoal de Elon Musk tem sido assunto mediático. Então, o CEO da fabricante de carros elétricos, assim como o fundador da Amazon, Jeff Bezos, foram apontados como a possível solução para a fome do mundo. Embora se tenha mantido calado até agora, Elon Musk acabou por quebrar o silêncio no Twitter.

Eli David, um investigador que tem tweetado acerca das vacinas contra a COVID-19 e da utilização de máscara, bem como sobre a cimeira climática, partilhou um relatório da CNN que sugeria que 2% da riqueza de Elon Musk poderia resolver o problema da fome no mundo.

Em resposta, Musk disse que, se o WFP pudesse descrever, exatamente, como 6 mil milhões de dólares resolveriam a fome no mundo, bem a forma como o valor seria aplicado na prática, ele doá-lo-ia.

Depois disso, David Beasley surgiu e afirmou que o dinheiro que o WFP pretende angariar não resolveria a fome no mundo. Por sua vez, impediria a instabilidade política e a migração em massa. Dessa forma, em consequência, seriam salvas 42 milhões de pessoas da fome.

 

Leia também:

Elon Musk deu a conhecer planos para criar uma universidade de ciência e tecnologia

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Caso isso acontecesse pode ele ter a certeza (que eu também tenho) que desses 6 mil milhões nem 5% chegaria aos que têm REALMENTE fome e necessidade! Ficava tudo pelo “caminho” até chegar aos necessitados…o Musk que guarde o dinheiro e tire proveito dele! Mas ele não é parvo…sabe isso melhor que eu!

  2. Avatar de Gustavo Jorge
    Gustavo Jorge

    Penso que não seria assim tão simples. Deve haver um grande controlo por essas organizações para a resolução efetiva do problema e onde há fome, também há guerras.

  3. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Primeiro a UN não sabe como resolver isso e atirar dinheiro não chega. Depois o Musk não tem esse dinheiro. Se ele tentar vender as ações da Tesla primeiro tem de pedir autorização aos outros da board e mesmo que o faça haverá um colapso da mesmas. Nem metade do dinheiro vai conseguir. Juntas a isto os impostos que terá de pagar e nem 1/3 do valor que vale ficará. Ele não tem 6B no banco…

  4. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    é impossivel acabar com a fome. isso é tudo treta, muita gente vai enriquecer e mesmo que a coisa funcione no ano seguinte estava tudo igual.

  5. Avatar de Cristina Rodrigues
    Cristina Rodrigues

    2% da net worth do musk não daria nem para dar 1 dolar a todas as pessoas do planeta, imagina acabar com a fome do mundo durante varias decadas lol.

    1. Avatar de BC
      BC

      Se achas que acabar com a fome mundial passa por dar uma sandes mista às pessoas eternamente, então não fazes puto de ideia do que realmente é preciso para acabar com a fome mundial.

  6. Avatar de eu2
    eu2

    O problema é que o único que disse que $6 mil milhões seria suficiente para acabar com a fome global foi quem escreveu o título da notícia da CNN.
    O David Beasley disse sim que isso seria suficiente para resolver a fome de + de 40 milhões de pessoas *este ano* (2021), devido a uma conjugação de fatores (pandemia, alterações climáticas, crise económica), e era isso que estava a pedir ao Musk.
    Mas o Musk calhou de responder ao título impreciso da CNN, que passa a ideia de 6 mil milhões resolverem a fome para sempre (quem não daria 2% se isso fosse verdade), muitíssimo diferente de apenas resolver por 1 ano.
    Está claro que não vai doar nada, já que a ideia inicial é inválida.
    No entanto a bola ficou do lado da UN/do David Beasley, que não foi capaz de responder publicamente e pelo twitter como exatamente é que usaria o dinheiro, tendo-se apenas oferecido para explicar ao Musk em pessoa.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Musk simplemente repondeu ha hipocrisia dos tipos com salarios milionarios da ONU e da sua inificacia,…nada mais do que isso,…
      Poderiam era terem colocado resto do twitter do Musk:
      https://twitter.com/elonmusk/status/1454930023966773249?t=TLsSp98rp4ZF2G9aRguxzQ&s=09

  7. Avatar de Daniel Jardim
    Daniel Jardim

    Autora do artigo errou ao informar 6 milhões. A quantia correta é 6 bilhões. Que compreenderia 2% da riqueza de Musk.
    Com essa enorme quantia seria possível sim acabar com a fome no mundo.

    1. Avatar de Pedro Simões

      A autora do artigo acertou em cheio nos 6 mil milhões. 6 bilions = 6 miil milhões na nossa escala.
      Aqui está tudo explicado:
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa

      1. Avatar de TslaBull
        TslaBull

        Pedro, quando puderem façam um artigo para perceber se fica mais barato para alguém que tenha um Tesla e use os carregadores da Tesla comparado com o outras redes de carregamento! 😉

    2. Avatar de Daniel Jardim
      Daniel Jardim

      Verdade! Cai na pegadinha da autora. Neim vi 6 mil milhões.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não é pegadinha, é o termo mais correto para não andarem trolls a despejarem as escalas como se não se as conhecessem.
        Cada um usa o que quiser, no mundo financeiro usa-se a escala curta em qualquer país, no mundo matemático é que se usa a longa, em jornalismo usa-se os mil milhões para não existirem trollices.

      2. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Foste rápido a deitar abaixo. Como viste que não tinhas razão, levaste para a piada. Piada piada era teres, simplesmente, escrito: as minhas desculpas, li na diagonal. Mas isso… Está bem está.

  8. Avatar de Mysta
    Mysta

    Mania de “cobrar” o dinheiro de quem o ganha, fruto do seu intelecto. Que vão cobrar a ajuda do Vaticano por exemplo, para esses sim, 6 biliões são trocos e supostamente é obrigação deles ajudar os pobre, são os pobres que os mantêm.
    Agora cobrar dinheiro do musk..ele fez se à vida e enriqueceu, tal como o bezzos. Não têm obrigação nenhuma de ajudar seja quem for

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nao e mania nenhuma, mas se muitos milionarios doassem parte da sua fortuna (nao sao obrigados a faze-lo obviamente) em vez de a torrarem nos casinos, ja ajudaria muita gente no mundo, poderia nao resolver o problema na totalidade mas resolvia uma parte. E talvez ganhassem um cantinho no ceu lol

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Duvido que vejas o Elon Musk a torrar dinheiro nos casinos, o homem nem tempo para isso tem, viciado no trabalho.

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    6 mil milhões de dólares ?? Para acabar com a fome no mundo ?? Infelizmente é uma gota no oceano. 🙁

  11. Avatar de Zed
    Zed

    A comida que sobra à maioria era suficiente para resolver a fome de todos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não vale de nada se a comida nunca chegar a quem passa fome. Na verdade, nos dias de hoje so passa fome a quem não é possível chegar ajuda devido a problemas políticos, esses não se resolvem com dinheiro, nem de nenhuma forma democrática.
      Preocupem-se antes com os direitos animais e com tratamento de lixo em países do 3o mundo, isso sim são problemas prementes e onde dinheiro, educação e sensibilização conseguem fazer a diferença.
      Para ajudar pessoas já existem muitas ONGs com bolsos cheios e muita gente a esbanjar dinheiro que nunca veem a sua praticidade.

  12. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Pedirem dinheiro não custa nada… e se algum bilionário cair na esparrela de lhes dar o dinheiro sem saber exactamente como é que o dinheiro vai mesmo ajudar a pessoa necessitada e não os corruptos e terroristas pelo meio… tanto melhor.

  13. Avatar de ddqdd
    ddqdd

    1 – eu mudo o meu nome para Mundo.
    2 – ele manda o guito.
    3 – nunca mais tenho fome.

    Fácil.

  14. Avatar de André
    André

    Nos paises em que as pessoas “passam” fome o dinheiro não vai resolver nada. Não se trata de uma questão do dinheiro conseguir ou não ser canalizado a 100% ou se alguem pelo meio vai meter algum nos bolsos. Dar dinheiro para matar a fome nunca vai ser solucao, estes 6 mil milhoes podem tirar a fome das pessoas 1 dia, 1 mes, 1 ano é indiferente. É necessario criar novos horizontes para estas pessoas, atuar com os liders dos paises para criar situações sustentaveis(casa, empregos, etc), para isso ainda existe muita falta de “educação” em muitos destes paises que é preciso ser trabalhada primeiro.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Casa e emprego em países de 3º mundo? Convido-te a viajar um pouco para perceber que não é possivel. Mesmo que fosse possivel, maioria não estaria interessado em trabalhar e a questão das casas ficavas sem materia prima no mundo para betão, aço e vidro necessários.

  15. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    1º Acabar com a corrupção e a mama dos instalados na ONU…ainda hoje não percebo como um cepo como o Guterres ficou à frente de tal organização…isso já diz muito da podridão que lá grassa, nem para governar a sua terra natal o homem servia.
    2º Acabar com as oligarquias corruptas dos países necessitados.
    3º Os países do G8 que promovem essas oligarquias responsabilizarem-se pelo mal que fazem a esses povos subjugados.

    O Musk respondeu bem à DEMOcrata CNN!
    Se ele quiser dar que converta essa ajuda a ser prestada pelas suas próprias empresas, alimentar humanos em Marte não será assim tão diferente de alimentar humanos na Terra…mais um problema para a SpaceX resolver, podem começar por praticar cá!

  16. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    O musk dá à sociedade e é invejado. Vedetas do desporto que nada dão são idolatrados com a própria vida. Vá lá alguém perceber!

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Acabar com a fome no mundo: economia baseada em recursos.
      Para quem não conhece, The Choice is Ours (2016), The Venus Project.

  17. Avatar de andre
    andre

    qualquer proposta que apele á redistribuição de riqueza não funciona e serve apenas para enganar as pessoas que não conseguem ver mais que duas jogadas á frente num tabuleiro de xadrez .
    infelizmente isto é a maioria da população, dai este tipo de ideia ter a designação de populista pois agrada a uma maioria.

    A solução tal como sempre passa sim por um aumento da produtividade e da tecnologia que aumente a capacidade do mundo de dar conforto e bem estar á sua população.

    retirar “dinheiro” aos ricos e distribuir apenas vai fazer com que dinheiro que estava parado comece a circular, isto por so só não acarreta um aumento da produtividade logo consequentemente haverá inflação pois existe mais dinheiro circulante para os mesmos bens de consumo.

    resultado da redistribuição que gera inflação?
    o rico em vez de ter de gastar 0.0001% da sua fortuna vai ter de gastar 0.0003% o que para ele é irrisório.
    Mas o remediado que tinha as contas todas feitas até ao ultimo cêntimo vai deixar de conseguir comprar o que comprava.
    em vez de ficarmos com ricos, remediados e pobres, ficamos apenas com ricos e pobres.

  18. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Viva a hipocrisia. Marketing puro para angariar investidores.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Infelizmente existe muito pessoal assim no mundo, sempre que se pede dinheiro começam a fazer perguntas e a pedir justificações.
      Esse pessoal era pagar e calar.

  19. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Tem muito dinheiro na bolha, pode bem doar esse montante.

    Entretanto acções da Tesla a 1200USD…lol.

  20. Avatar de Nuno M
    Nuno M

    É pena que se tenha perdido a credibilidade em qualquer acção de solidariedade ou humanitária. Compreendo as razões mas há que procurar combater essa ideia através de soluções e controlo e escrutínio apertado em toda a cadeia de ajuda e solidariedade.

    Quem sabe até usar tecnologia como Blockchain ou outras possa ajudar a controlar e garantir que os processos estão a seguir os trâmites supostos e o dinheiro é aplicado onde deve ser e a comida chega corretamente aos destinos.

    É preciso continuar a acreditar que uma pequena acção que seja, de cada um, pode ter impacto positivo em quem necessita.

    Seja onde for no mundo.

  21. Avatar de AlexX
    AlexX

    O WFP das NU tem aos poucos acabado com a fome no mundo. Com farinha e vacinas. Esses morrem a prazo.
    Onde não chegar a morte a prazo vai a morte à ordem, o exército de mercenários das NU que entram em aldeias disparando indiscriminadamente contra tudo e contra todos poupando apenas algumas crianças que são posteriormente traficadas para consumo na Europa e EU e chegam com os dias contados.
    Devem ser estas as 42 milhões de pessoas salvas da fome a que Beasley se refere. Os poucos que conseguem fugir da extinção, correm pela vida para os arredores das capitais onde vão pôr em prática e tentar apurar o seu sentido de sobrevivência.
    Elon Musk sabia muito bem que não passava duma charada e manobra de distracção por parte de Beasley, nem Musk podia fazer nada por muito boa vontade que tenha. Quanto muito iria financiar balas contra a sua vontade.

  22. Avatar de Márcio Lima
    Márcio Lima

    Elon Musk, o “senhor” com “eles” no sitio…
    Vem a WFP com títulos sensacionalistas para free marketing e quando encontram um louco racional como o EM, fecham a matraca e metem a viola ao saco.

    primeiro, 6 mil milhões resolvia a fome no mundo… depois, afinal, esse dinheiro iria server para impedir migrações e salvar (supostamente) 42 milhões…

  23. Avatar de informado
    informado

    EM Portugal há fome. Mas para acabar com a fome é simples. Basta pegar nos 300 milhões de euros que a RTP gasta todo os anos a brincar à televisão. Exitingue-se a RTP e está o caso resolvido. Basta Só fazer isto e em Portugal deixava de haver mendigos na rua e pessoas com fome !

  24. Avatar de Aguinaldo
    Aguinaldo

    Bom dia nunca vi uma resposta tão objetiva e muitíssimo colocada pois o papá é o mais rico do mundo desde que mundo é Abita do eles vêm colhendo dinheiro e nunca vi um programa do Vaticano para combater a fome eles fazem doações com as doações dos bobos fiéis que levam 1 kilo de alimentos para a igreja onde? É qndo? Eles abriram os cofres para um poglama sério contra os miseráveis do descaso dos grandes politicos