Japão quer libertar a água contaminada de Fukushima para o oceano

17 Comentários

Vivia-se o ano de 2011, março, quando Fukushima registou um dos maiores desastres nucleares alguma vez conhecido. Agora, e embora a área ainda não esteja livre de radioatividade, o Japão quer filtrar e libertar água contaminada da antiga central nuclear.

O plano do país já foi aprovado pelos reguladores.

Fukushima no Japão

Em 2011, aquando o desastre nuclear de Fukushima, foi utilizada água para arrefecer os reatores. Desde então, essa tem estado armazenada em enormes tanques, tendo, em julho, ascendido a 1,3 milhões de toneladas.

Conforme adiantado pela Reuters, os reguladores nucleares do país aprovaram um plano para libertar essa água da central nuclear de Fukushima para o oceano. Numa declaração, o ministério dos negócios estrangeiros revelou que, na opinião dos reguladores, é seguro libertar essa água, apesar de ainda conter vestígios de trítio, um isótopo radioativo de hidrogénio.

O mesmo comunicado deu a conhecer que a operadora Tokyo Power Electric Company vai sofrer inspeções adicionais.

Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão
Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão

De acordo com a Reuters, o plano do Japão passa por filtrar a água contaminada, separando os isótopos nocivos à saúde do títrio. As autoridades locais alegam que, embora se trate de um processo difícil, não deverá comprometer a qualidade da água.

Faremos o nosso máximo para manter a qualidade da água muito acima dos padrões de segurança.

Garantiu Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão.

 

Plano do Japão está a receber duras críticas

Por ser um tanto duvidoso, o plano tem encontrado alguns opositores. De entre eles, a China e a Coreia do Sul, mas também pequenas associações de pesca da região de Fukushima. Para a China, especificamente, este plano é “extremamente irresponsável”.

Se o Japão insistir em colocar os seus próprios interesses acima do interesse público da comunidade internacional, e insistir em dar este passo perigoso, certamente pagará o preço pelo seu comportamento irresponsável e deixará uma mancha na história.

Avisou o porta-voz chinês do MFA, Wang Wenbin.

 

Leia também:

Onda de calor na Europa obriga ao encerramento de centrais nucleares

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Engarrafem-na e bebam-na!

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      E seria segura para a beber, após o tratamento a percentagem de títrio na água é 1/40 do valor legal no Japão, se bebesses apenas dessa água durante 1 ano receberias menos radiação que se fizesses uma viajem de avião para o Japão…

      Títrio já existe naturalmente na água do mar e na atmosfera, após os vários tratamentos os níveis de material radioactivo na água será inferior à média que já existe naturalmente nos oceanos, esta ideia de a água ser libertada para o oceano não é de agora, há anos que a água está a ser tratada para garantir que não tenha consequências para o ecossistema.

      1. Avatar de Vilna
        Vilna

        Possibilidade de negócio. É engarrafar e comercializar. O melhor de 2 mundos 🙂

  2. Avatar de Rui Dias
  3. Avatar de João
    João

    Que guardem em casa a porcaria que criaram. Quem tem é defende esse tipo de usina, que se virem com elas.

  4. Avatar de João
    João

    Que guardem em casa a porcaria que criaram. Quem tem é defende esse tipo de usina, que se virem com elas. Se vão filtrar e é seguro, pra whe descartar no oceano então?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Essa é a grande questão: Se é boa bebam-na 🙂

  5. Avatar de jon
    jon

    Godzilla coming! I like it! E o kong?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O Kong está na Nintendo.

  6. Avatar de Ivo
    Ivo

    A Greta Thunberg está muita calada sobre este assunto. Será que não convém criticar Japão pelo ato de terrorismo ambiental? Isto pode provocar graves consequências para todos nós.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não seja mal intencionado. A coitada não pode dar conta de tudo e, há grandes associações de defesa… e esses sim, não dizem nada!

      1. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        A coitada (que é mesmo infelismente) tem é de ser resgatada das mãos dos energumenos que gostam de facturar e viciar com a sua doença.

  7. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Só comentários de especialistas nucleares.
    Desde virologistas, Engenheiros de hardware e software, especialistas em geopolítica, especialistas em ambiente e clima, generais ed guerra…e agora também cientistas nucleares.
    MITe Harvard andam muito distraidos, o pplware já os deixou a comer poeira á muito tempo.

    1. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Não querendo defender os “especialistas” daqui…
      Vejo muita instituição com verdadeiros especialistas diplomados a fazer uma alta cagada em termos de tratamento de resíduos e afins.
      No final do dia podes ter os diplomas que quiseres… O gajo ali ao lado com dinheiro e conhecimentos é que vai ditar o que se vai fazer. Tal é a nossa sociedade.

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      Os outros são especialistas, depois vem o cromo, invejoso, armado em herói só para marcar presença… enfim…

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Estás chateado por a tua especialidade ser apenas a de criticar os outros?

      Se te faz feliz até te digo que a desempenhas com grande competência.

      Parabéns!