James Webb encontra galáxia mais distante alguma vez observada

13 Comentários

O Telescópio Espacial James Webb é um telescópio espacial desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial do Canadá, com a finalidade de colocar no espaço um observatório para captar a radiação infravermelha.

Segundo notícias recentes, o Telescópio Espacial James Webb terá encontrado a galáxia mais distante alguma vez observada.

Telescópio James Webb encontra galáxia mais distante alguma vez observada


GLASS-z13: A Galáxia descoberta pelo Telescópio James Webb

Depois da revelação das primeiras imagens do telescópio espacial James Webb, o mais poderoso alguma vez construído, os cientistas podem já ter identificado a galáxia mais distante já observada, que existia há 13,5 mil milhões de anos.

Com o nome GLASS-z13, esta aparece tal como era cerca de 300 milhões de anos após o Big Bang, 100 milhões de anos mais nova do que o registo anterior, explicou à agência France-Presse (AFP) Rohan Naidu, do Centro de Astrofísica de Harvard. Uma das principais missões deste novo telescópio é observar as primeiras galáxias formadas após o Big Bang, ocorrido há 13,8 mil milhões de anos. A luz desta galáxia foi emitida há 13,5 mil milhões de anos.

Telescópio James Webb encontra galáxia mais distante alguma vez observada

A galáxia foi observada pelo instrumento NiRcam do James Webb e detetada através do que é chamado a “profundidade de campo”, ou seja, uma imagem mais ampla tirada com um longo tempo de exposição para detetar as luzes mais fracas.

O telescópio James Webb, projeto de 10.000 milhões de dólares, tem o nome de um antigo administrador da NASA e foi enviado para o espaço em 25 de dezembro, após sucessivos atrasos, num foguetão de fabrico europeu. Está em órbita a 1,5 milhões de quilómetros da Terra.

Os astrónomos esperam com o James Webb obter mais dados sobre os primórdios do Universo, incluindo o nascimento das primeiras galáxias e estrelas, mas também sobre a formação de planetas.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mysta
    Mysta

    É incrível como ainda hoje é possível observar os primórdios do universo. Absolutamente mind blowing

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      sabes lá tu o que são os primórdios do Universo

      1. Avatar de Pedro Mendonça
        Pedro Mendonça

        sabes tu

        1. Avatar de David
          David

          Não briguem!

      2. Avatar de Melon Tusk
        Melon Tusk

        E que sabes tu do que ele sabe sobre os que sabem?

      3. Avatar de TSSRK
        TSSRK

        Encontramos um neandertal

    2. Avatar de kotze
      kotze

      E possivel observar pois o tempo não existe la. Quando olhamos po fundo do ceu vemos algo que ja não existe, ora pela mesma logica nos nao existimos. A verdade e que o universo não existe, nos somos apenas uma projeção de emergia cosmica criada apenas com um proposito. Entreter os deuses

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        “E possivel observar pois o tempo não existe la.”
        Como? Se o tempo não existisse nem sequer o poderíamos o observar.

        “Quando olhamos po fundo do ceu vemos algo que ja não existe, ora pela mesma logica nos nao existimos.”
        A tua lógica não tem qualquer fundamento. Quando olhamos para o “fundo do céu”, vemos algo que já não existe conforme observamos, mas sim, conforme o era no passado. E isto não se refere apenas a galáxias distantes, mas sim a absolutamente tudo. Pular daí para afirmar que não existimos é preciso fumar mercadoria da boa.

        saltar da tua conclusão errada para “A verdade e que o universo não existe, nos somos apenas uma projeção de emergia cosmica criada apenas com um proposito. Entreter os deuses”, aí já é preciso drogas pesadas.

        1. Avatar de David
          David

          @Nuno

          Pó branco que, num instante está, noutro upps já não estás…

          A única coisa que ele tem de certa forma razão…
          Não sei se saberei explicar… mas se hoje estamos a ver a “luz” de algo que está a 13.5mil milhões de anos, quer dizer que estamos a observar o que pode já não existir… ou seja se essa luz se desligar, demorará x anos a que deixemos de a ver… pq… estamos a ver algo medido em “anos luz”!
          Podemos fazer o teste… em câmera muito lenta…
          Ligar uma luz é instantâneo mas entre a luz acender e a vermos do outro lado é rápido mas em câmera lentíssima (bota lento nisto) pode ser perceptível a luz ir andando e se ao desligar de seguida ela toca um ponto. E vemos tb o desligar da luz… não temos essa percepção pq serem espaços muito curtos mas quando toca ao espaço… a coisa muda de figura…
          Agora essa de entreter Deuses foi pó branco a mais ou então é pó talco do bom! Lol

        2. Avatar de luis
          luis

          ahah,,,,gostei dessa,,

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bom dia!

    Cuidado com os “bilhões” e os “mil milhões”. Têm significados diferentes e, pelo texto, a galáxia é mais antiga que o próprio Big Bang. Obrigado pela partilha da notícia!
    Abraço

  3. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Não era esse mesmo James que tinha sofrido um acidente no olho ?!